As Montanhas Dolomitas são inconfundíveis por sua cor e relevo. Avistá-las a partir da simpática Molveno, de uma ponte sobre o rio que deságua no lago de mesmo nome, trouxe recordações de outras viagens pelos Alpes Italianos (confira os 12 artigos sobre as Montanhas Dolomitas).

O lago mais bonito da Itália
Molveno foi eleito 7 vezes o lago mais bonito da Itália, e estava marcadinho com etiqueta “quero conhecer” no meu Google Maps. Então foi natural sugerir ao grupo, mesmo já tendo passado das 14h em Riva del Garda, fazer os 50 km que separavam os dois lagos. A viagem foi de paisagens rurais lindas, às vezes passando por ruelas de antigos vilarejos de casas de pedras, outras vezes avistando-as no meio da montanha do outro lado do vale. Brincadeiras de “casa de 1 euro” foram inevitáveis. Pequenas fazendas, flores nas janelas, curvas acentuadas divididas com ciclistas, enfim, só o caminho já teria valido a pena.
Quando chegamos, 1 hora depois, nos maravilhamos com a cor do lago, com o rio tendo como pano de fundo as Dolomitas, com as pessoas curtindo a praia e o gramado naquela tarde quente de junho. Faça fotos na ponte sobre o rio, com vista para as Dolomitas. Você pode nadar no alto verão ou alugar um barco.



Como você pode ver pelas fotos deste artigo e dos demais desta nossa viagem em junho de 2025, o norte da Itália e a Suíça, países que visitamos, estavam com o céu sempre esfumaçado. Não era neblina, não era climatológico. Para minha surpresa, era fumaça proveniente de incêndios florestais do Canadá, do outro lado do Atlântico!

A Molveno de apenas 1.000 habitantes recebe turistas em busca de aventuras: ciclismo, paragliding e trilhas. Um teleférico leva ao planalto Pradel, a 1.500m de altitude, onde além disso tudo, ficam atividades para crianças, fazendinha, arvorismo, e mirantes para a cidade, lago e para as Dolomitas. Confira a programação, custos e horários no site oficial Funivie Molveno.
Apenas 400m depois do segundo mirante em Pradel, surpreenda-se com uma escultura de um urso, animal símbolo das Dolomitas de Brenta. O Urso de Pradel tem 6m X 8m, e a madeira usada para a obra foi recolhida de uma tempestade histórica que derrubou muitas árvores, em 2018. Eu vi a devastação desta tempestade quando visitei o Lago di Carezza em 2019.


Depois do passeio pelo lago, deixamos os amigos num café saboreando gelato e doces, e marido e eu subimos as ruas íngremes para alcançar a parte mais antiga de Molveno. Quando perguntei a algumas pessoas, turistas e locais, onde era o centro histórico, desconfiei que ele não era muito valorizado, pois não sabiam a resposta. Caminhamos até o terraço panorâmico da igreja San Carlo Borromeo, facilmente identificável pela torre de pedras de 1500, mas se pode usar o Google Maps para localizá-la.



Na periferia da cidade fica uma serraria do século XIX, com moinhos de água que eram utilizados para cortar toras. Não chegamos a ir até lá porque só descobri isso enquanto escrevia este post. Procure a localização como “Taialacqua Sawmill” no Google Maps.
Onde Ficar em Molveno
Esta parte da cadeia alpina se chama Dolomitas de Brenta, na região de Trentino, cuja capital é Trento. Molveno fica ao sudeste dessas lindas montanhas com picos acima de 3 mil metros, e aquele hotel instagramável com piscina de vidro, o Chalet al Foss, fica do outro lado da montanha. Veja mais abaixo sugestões de hotéis em Molveno.
Não tive a experiência de dormir em Molveno, mas fiquei com vontade, e observei algumas opções que compartilho aqui. Todos selecionados têm nota superior a 9 (de 10). Ao fazer sua reserva por estes links, eu recebo uma pequena comissão, e não custará nada a mais para você, sendo uma forma de retribuir pelas dicas gratuitas. Você pode navegar também por opções de apartamentos, boa opção para economizar em refeições ou para quem viaja em família ou grupo de amigos. Se tiver alguma pergunta, me chama que te ajudo.

Para contextualizar, eu estava com um grupo numa viagem de 20 dias pelo Lago di Garda e Lago di Como, pela Toscana e Suíça, durante o mês de junho de 2025, quando visitei Molveno. Entre em contato se tiver interesse em viajar em grupo comigo. Além disso, ofereço o serviço de roteiro personalizado para quem prefere viajar independentemente. E para quem tem apenas algumas dúvidas, podemos conversar durante uma consultoria para resolvê-las. O Mulher Casada Viaja é uma agência de viagens regulamentada pela Cadastur. Fale comigo para planejar sua próxima viagem.

Na volta a Limone sul Garda, mais paisagens lindas, como a ponte dei Servi sobre o rio Ádige, e uma paradinha em outro lago lindo, o Tenno, que fica a apenas 10 km de Riva del Garda. Esta é uma das vantagens de viajar de carro: acesso fácil a lugares aonde o trem não chega e o ganho de tempo, e com isso mais lugares visitados. Na estrada tem um ponto panorâmico para avistá-lo de cima, mas acho que vale a pena parar por uns 10 ou 15 minutos, ao menos. Tem estacionamento e para chegar a sua margem, tem uma escadaria, é um lugar muito bonito!

A Itália é um país encantador, repleto de monumentos históricos, belas praias, lagos como o Molveno, e as Dolomitas, que na minha opinião totalmente subjetiva de quem ama montanhas, são o que há de mais lindo no país.