Suvenires, lembrancinhas, regalos, presentes. A gente sempre traz alguma coisa na mala – ou várias – para que a viagem seja representada mais concretamente, não é mesmo?
Às vezes nos empolgamos e quando chegamos em casa percebemos que aquele sombrero mexicano é grande demais para ficar no armário ou que não combina nada com a decoração da sua casa. E matrioskas, casinhas de Ouro Preto, cabine telefônica de Londres, Taxi de NY, etc., tudo que pode ser considerado kitsch, mas que rendem uma história gostosa a cada vez que as olhamos.
Não sou decoradora e este post não tem intenção de dar dicas de decoração, mas de exemplificar que algumas peças podem, sim, fazer parte integrante da decoração sem que sua casa se pareça com uma loja de suvenires! rsrsrs
? O tal sombrero, por exemplo, eu pendurei em uma parede junto a um chapéu chinês e outro alemão, conferindo um ar de coleção, o que enriquece a iniciativa. Mas não ficam como peças de museu, não, as crianças adoram colocá-los para brincar ou posar para fotos – e os adultos também!
? Os imbatíveis ímãs de geladeira talvez sejam o item mais encontrado nas casas de viajantes! Pena que não tenho um para cada cidade que visitei…
? Calendários viram quadrinhos para adornar as paredes, como os que vieram de NY com fotos PB de ícones da cidade e estão hoje no corredor de casa. Aliás, esta é uma forma barata de decorar as paredes!
As máscaras de madeira não vieram da África, mas do Animal Kingdom de Orlando.
Outra ideia é comprar pôsteres de suas pinturas
preferidas em museus que visitar. Eles
também dão quadros bonitos e econômicos.
Escolha reproduções de seus pintores preferidos, mas veja se as cores combinam com o ambiente em que você quer dispô-los.
? Também organizei nichos de uma estante por assunto:
– objetos de origem de povos nativos das Américas:
– Italianos junto aos guias de viagem. A máscara veneziana eu coloquei numa moldura encapada com papel para scrap.
– da minha primeira viagem aos EUA:
– Londres e Amsterdã separados pelo Mar do Norte (rsrsrs)
? Adoro brinquedos – e minha filha também, tanto que alguns objetos estão desgastados pelo uso:
? As máscaras africanas também vão em outra parede. Deixei espaço para ir preenchendo com novas.
? Também vale presentinho de quem viajou e lembrou de você. Estes lindos elefantes de madeira, uma amiga trouxe para minha filha, que brincou muito com eles e agora que cresceu eu os uso como decoração. A Deusa da Fertilidade veio de uma loja da 25 de março mesmo e o dominó tribal também foi presente da mesma amiga.
? Todas as bugigangas que a gente traz (eu adoro!), eu levei para nossa casa no interior e sempre que vamos lá dou uma conferida para ver se estão bem (rsrsrs).
? Mesmo que sua decoração não seja romântica, um cantinho da cômoda ou do criado-mudo fica lindo com pequenas caixinhas.
? Trouxe um bordado, tapeçaria ou um tecido étnico legal? Que tal emoldurar e dar a ele status de obra de arte? Este veio do Peru.
? Outra coleção que deixo exposta é a de canecas. Tem quem as use no dia-a-dia, mas eu prefiro a ideia de enfeite – assim o risco de quebrar é menor! Estou precisando de uma estante só para elas!
Atualização: no Natal de 2016, ganhei de amigo secreto estes aparadores de livros, olha que graça pra quem curte NY e Londres:
E você, tem um cantinho onde expõe suas lembrancinhas de viagem ou tem uma coleção guardada a sete chaves? Conta pra gente aí nos comentários!
No próximo post sobre decoração, vou publicar onde comprar peças lindas com o tema viagem. Por enquanto, dou a dica de uma blogueira que acaba de lançar produtos para apaixonados por viagem e tem uma loja online, a www.viagema.com.br. Boas compras!
Respostas de 10
Oi Márcia! Que bacana o post, também adoramos coisinhas de viagem e juntamos várias em casa. Inclusive tb colocamos nossa máscara de Veneza em um quadrinho com moldura, bem parecido com o que você fez. E para não ficar muita coisa tomando pó, compramos uma “vitrine” bem estreita de vidro e juntamos um monte de souvenirs lá, fica no hall de entrada.
Aproveito para agradecer que mencionou a loja Viagema, que nós montamos com tanto cuidado e carinho. Obrigada mesmo, e aguardaremos o próximo post! 😉
Abraço
Nossa, que coincidência a da máscara (rsrsrs). Ah, essas estantes tipo cristaleira são ótimas para exibir os objetos! Quanto à menção, imagine, espero que traga visitas e compras.
Abraços!
Boa noite! Trouxe 4 meias-máscaras [só pra região dos olhos] de Veneza e gostaria de pendurá-las sem moldura, mas infelizmente estou sem ideia de como fazer isso. Você poderia me ajudar? Abraços Kátia
Oi, Kátia,
Vai ter que fazer um furo com furadeira e usar bucha e parafuso. Use um fio ne nylon para pendurar. Acho que é o melhor jeito. Este link tem uma imagem de objetos pendurados que te dará uma ideia (http://www.dailyherald.com/storyimage/DA/20130602/entlife/706029970/EP/1/7/EP-706029970.jpg&updated=201305311131&MaxW=800&maxH=800&updated=201305311131&noborder) . É parecido com o que fiz com as máscaras africanas. Espero que tenha ajudado.
Abraços!
Peço mil desculpas pela ignorância, mas onde prenderei o fio de nailon? Minhas máscaras não têm nenhum furo, tanto que as fitas são colocadas na parte de trás. Abraços
Imagine, Kátia! Você pode fixar o fio de nylon (eu compro fio de pescaria 0,35 no Armarinho Fernando, mas acho que em loja de material de construção tb se vende) com cola quente. Se escapar, use dois botões pequenos: passe o fio nos furos do botão, dê um nó e cole o botão com a cola quente (ou superbonder). Me conta se deu certo. Abraços!
Nossa, muito obrigada. Vou comprar o material e assim que tiver colocado, aviso. Abraços
Boa tarde!!
Amei suas lembranças de viagen, principalmente as canecas!! Eu tbm costumo trazer uma de cada viagem, tenho 102 na coleção.
Oi Marilane, wow, que coleção a sua! Ultimamente só compro se for uma caneca diferente, tem tantas iguais, né?