
Quem vai a NY sabe que as opões de o que fazer, comprar, comer por lá são infinitas e a cada visita tem algo novo rolando na cidade que não dorme. Viajar para lá em Outubro era um sonho antigo e consegui realizá-lo este ano. Explico. Mas antes, que tal ouvir uma musiquinha enquanto lê:
Enquanto no hemisfério sul, onde está o Brasil, temos a primavera, no hemisfério norte é outono. E algumas árvores típicas de países como Estados Unidos, Canadá, Japão, norte da Europa apresentam o chamado Fall Foliage, efeito em que as árvores sofrem transformação na coloração de suas folhas, variando de amarelo, laranja, bronze, vermelho, dependendo da espécie e da região em que estão plantadas. Além disso o calor e as chuvas que antecedem o período também influenciam na intensidade e no período de pico. Na Europa, por exemplo, é comum a coloração amarelada e apenas os países nórdicos são presenteados com o vermelho.
É um desafio planejar uma viagem internacional para um desses países com o objetivo de pegar o pico das cores, mas pelo menos nos Estados Unidos há vários sites especializados (veja no final do post) que fazem o mapeamento por região ano a ano.
Um mesmo Estado pode variar em semanas o pico, por causa da altitude, principalmente. Manhattan, por exemplo, é o último a ter o pico no Estado. Se não coincidir com a época, faça como eu: alugue um carro e corra atrás das cores. Se você gosta de natureza, não vai se arrepender!
O mapa abaixo representa uma média das datas em que ocorre o processo, mas vale conferir os websites de cada região e no ano de sua viagem.
O Processo de Pigmentação das Folhas
Todo mundo lembra das aulas de Ciências e da clorofila, que permite às plantas capturar o sol e produzir energia pelo processo de fotossíntese, não é?
Quando o clima esfria no outono, a clorofila deixa de ser produzida. Os pigmentos amarelos e laranja, sempre presentes por baixo da camada verde das folhas, têm a chance de aparecer quando o verde diminui. O mecanismo que resulta o vermelho é mais complexo de ser entendido pelos cientistas por causa da energia que a árvore precisa para produzir a cor em um momento em que as folhas estão para cair.

Outono em NY
Adoro o outono. Aqui em São Paulo, o céu ganha uma luz linda e o pôr do sol parece o de uma pintura clássica. Mas o hemisfério norte tem seus truques também. O clima é ameno, e o friozinho é gostoso, assim como na primavera. Bom para as longas horas de caminhada que uma viagem impõe.
Estive em Nova Iorque de 8 a 14 de outubro de 2014. As árvores em Manhattan apresentavam folhagem amarelada e bordos (a árvore cuja folha é o símbolo do Canadá) já estavam alaranjados no meu último dia na cidade.

Embora o Central Park tenha algumas nessas árvores, muitas delas foram derrubadas durante a tempestade provocada pelo furacão Sandy, em 2012. Cerca de 300 árvores de diferentes espécies caíram. Esta foi a explicação para o parque não estar tão colorido como eu esperava, segundo o simpático e falante funcionário do hotel, proveniente de Hong Kong.



Leia sobre nossa day trip pelo interior do Estado de Nova Iorque em post futuro e confira fotos lindas do Parque Estadual Minnewaska durante a Fall Foliage. Também dediquei um post só ao Central Park (link abaixo). Afinal, redescobri minha paixão pelo parque nesta viagem!
Eu sabia que a região que compreende a Nova Inglaterra nos Estados Unidos ou o estado de Virginia eram ótimas opções para o Fall Foliage, mas rever NYC depois de 17 anos foi tentador demais! Mas se você quiser ou puder, pode dedicar uma viagem inteira a regiões com o melhor do Outono. Clique neste link para um passeio de imagens e dicas de cidades onde há o espetáculo das cores nos Estados Unidos (em Inglês):
E websites com mapeamento do Fall Foliage (sorry, in English again):
Mais dicas de NY você encontra nos links abaixo. Sobre outros destinos, clique no botão SEGUIR e receba nossas atualizações. Se tiver perguntas, você pode usar o formulário de comentários. Ele só será exibido depois de aprovação, então se não quiser vê-lo no blog, é só avisar.
Posts Relacionados (clique sobre cada título para ir ao respectivo post)
Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends
Nova Iorque: planejando sua viagem
Roteiro New York – dia 2: Upper West Side
Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown
Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park
Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico
Atração turística em NY: lojas de brinquedos
Aeroporto La Guardia e o voo Delta SP-NY-SP
Adorei sua matéria! Parabéns!Sou amante do outono e fall foliage me encanta… Beijo
Obrigada, Elaine! Se tiver dicas, pode mandar! bjs
oi Márcia… fui atraída para este texto! Eu amo o outono, minha estação do ano favorita, sempre, justamente pelas cores. Suas fotos estão lindas! Eu voltei há pouco da cidade de Nova York, estive lá no outono também e achei a cidade belíssima, com as cores desta bela estação.
Contudo não sabia de um monte de coisas que você conta por aqui, como o mapeamento de regiões, picos e afins. Gostei muito e outono agora terá ainda mais encanto para mim! 🙂
[…] outonal da vida (acho que vou colorir os cabelos! rsrsrs), já publiquei no Mulher Casada Viaja o Outono e o Fall Foliage em Nova Iorque, e compartilhei nossa busca por paisagens no post NY: bate-volta a Minnewaska State Park, nossa […]