NY: Bate-Volta a Minnewaska State Park

O Minnewaska, em bate-volta a partir de NYC

Um bate-volta de Nova Iorque perfeito para um dia quente ou para curtir as cores do Outono, o Minnewaska State Park fica um pouco depois do Woodbury Premiun Outlet, a 90 minutos de Manhattan. Confira aqui as dicas práticas para chegar lá e o que fazer.

Parques americanos conhecidos dos brasileiros são o Grand Canyon, o Yosemite (e olhe lá!), o Yellowstone. Não, parque americano é Disney, para a grande maioria dos brasileiros. Que pena, estão perdendo e muito! Dos 50 estados americanos, 27 têm um ou mais parques nacionais e só a Califórnia tem 9 parques! Mas existem também os parques estaduais e hoje vou falar de um deles, o Minnewaska, cujo percurso fica especialmente lindo no Outono.

Minnewasca scenic byway Shawangunk

Eu nunca tinha ouvido falar desse parque e só soube da existência dele quando digitei no Goggle “New York fall” e “Fall foliage in New York State”. Deixe-me explicar essa história: o processo de (des)colorização das folhas de algumas espécies de árvores, que são tingidas pela natureza de amarelo, laranja, vermelho e finalmente caem (lei o post onde explico como e porque isso acontece: Outono e o Fall foliage em NY) sempre me encantou, afinal, não é algo que países tropicais possam experimentar. Só que na cidade de Nova Iorque, devido à altitude e proximidade com o litoral, não seria possível ver o espetáculo das cores, que aconteceria depois de meu retorno, ou seja, mais para o final de outubro, e comecei a pesquisar lugares próximos.

Leia aqui no Mulher Casada Viaja sobre outro destino de natureza em Nova Iorque, o Central Park. Ao final do post tem links para outros assuntos sobre NYC, como roteiro, guia, lojas, etc.

gunks New York Minnewaska
The Gunks: faixa de granito vertical perfeita para escaladas

Fazendo a pesquisa de parques que poderia visiar em bate-volta de Nova Iorque, as primeiras referências encontradas foram Shawangunk Mountains, carinhosamente conhecidas como the Gunks, uma cadeia de montanhas a 2 mil metros de altitude cuja estrada que leva até lá se estende por 140 quilômetros entre cidadezinhas que parecem saídas de filmes americanos. Detalhe: só encontrei informações em blogs americanos. Parece que brasileiros só saem de Manhattan para fazer compras nos outlets… O Woodbury Premiun Outlet, muito visitado por brasileiros, fica a 80 milhas de Manhattan, na mesma direção de Minnewaska, a 92 milhas, só um pouquinho mais ao Norte.

Nordeste dos Estados Unidos Minnewaska outono
A estrada ladeada de árvores coloridas: tudo o que eu queria!

A partir daí foi só pesquisar no Google as estradas a pegar. Anotei o trajeto numa folha em que eu tinha impresso uma foto do local, referências de cidades e distâncias. Parece bobagem, mas foi essa folha de sulfite que imprimi que nos ajudou a chegar lá, pois eu não sabia exatamente aonde queria ir. Como pedir informação assim? Só sabia que queria ver o vale da foto que aparece mais abaixo neste post. E quando mostrei a foto impressa na folha de sulfite, Bingo! Um morador nos indicou o caminho.

Como chegar ao Minnewaska Park

Como sempre, blogueiro viaja pra se perder e passar perrengue, depois deixa as dicas redondinhas pros leitores! Tão simples, se eu tivesse achado o website do parque, teria o endereço e poderia ter colocado no GPS! Anote aí, então: Latitude 41.735149 e Longitude -74.239037 para jogar no GPS. 5281 Route 44-55, Kerhonkson, NY.

Como é o trajeto entre Manhattan e o Minnewaska

Aqui organizo as fotos na ordem em que as tirei, na sequência da viagem, e relaciono as estradas que utilizamos.

Abaixo, ainda em Manhattan, uma referência ao Soup Man, tema de um episódio do seriado Seinfeld, em que os nova-iorquinos aderem a uma nova moda na cidade e fazem fila à porta do restaurante que apelidaram de nazzi-soup (sopa nazista) por causa do péssimo atendimento. “No Soup for you!”, gritava o atendente se não fosse com a cara do cliente. Entre meu marido e eu, virou jargão para atendimento rude em qualquer lugar.

sop man seilfeld
“No soup for you!”

Era uma linda manhã de outono, e não havia trânsito em Manhattan por ser final de semana, então logo chegamos à 9A, marginal do Rio Hudson (foto abaixo) e cruzamos a ponte George Washington, lower level, pois há dois andares na ponte, atenção! Saímos na I-95 e seguimos em direção à NJ4West.

Nova York bate volta Minnewaska

No início a paisagem não é tão atraente: rodovia com muitas faixas, pedágios… Depois avistamos alguns bairros residenciais daqueles de filme, em New Jersey, com grandes jardins perfeitos.

Saia da NJ 4 na intersecção com a NJ 17, sentido Norte. Depois de cruzar a divisa entre New Jersey e New York, a NJ 17 vira I-87. Neste ponto a paisagem é mais rural e as primeiras cores começam a dar as caras. o Woodbury Common Premium Outlet fica logo ali.

interior de Nova Iorque bate volta Minnewaska
Para quem acha que Nova Iorque não natureza

Seguimos um pouco mais pela I 87 até chegar na 299 e foi lá que nos perdemos, mas foi prazeroso, pois passamos por pequenas fazendas.

Mas o que erramos é que saímos da I-87 e entramos na 300, via local. Se você continuar pela I 87, pegue a saída para New Platz, 299 West, e você chegará a Minnewaska. E foi ali, ao lado dessa loja fofa, que pedi informação e mostrei minha folha de sulfite para dizer onde eu queria ir.

minnewasca Park nova iorque

Entre Setembro e começo de outubro, muitas famílias fazem bate-voltas de Nova Iorque para a região a fim de colher suas próprias abóboras para decoração de Halloween. Além delas, maçãs também são colhidas. Antes da viagem, entrei em contato com alguns produtores, que me disseram que eu já não pegaria essa fase. Acho que preciso ficar lá alguns meses para curtir tudo o que o outono oferece…
Abaixo, algumas imagens da viagem:

Nova Iorque caixa correio outono halloween
minnewasca Park como chegar nova iorque
Cadê o Catatau, Zé Colmeia?
minnewasca Park nova iorque

Pouco antes de chegar ao parque, há um mirante, inclusive com recuo para carros, de onde se avista o vale que eu queria ver, aquele que imprimi. O Sol já estava bastante alto então a luz não estava das mais bonitas, mas mesmo assim, Wow! Sugiro que você pare ali no final da tarde, quando estiver voltando, para que o vale não esteja na contra luz, como aconteceu conosco.

Quando chegamos perto da entrada do parque, vi que os carros estavam estacionando na estrada mesmo, pois o estacionamento do parque estava lotado! Por sorte, saímos antes da chegada da polícia, que passou multando todo mundo. Mas o que fazer numa situação como esta, em que não há onde deixar seu carro?

A Portaria

Pouco depois da entrada, uma trilha curtinha nos leva a uma queda d’água lindíssima, a Awosting Falls, quase seca por ser outono. É possível vê-la no alto e em sua base. Aposto que no verão é uma delícia nadar nesse lago.

Minnewaska bate-volta nova iorque
Minnewaska nova iorque

Dali sai uma trilha margeando o rio Peter’s Kill, mas porque estava tão deserta e porque eu não tinha dominado o mapa do parque ainda, decidimos voltar e seguimos pela beira da estrada e nos juntamos aos demais visitantes. Pegamos então a via SS (Sunset), que é asfaltada e uma subida constante, de 350 metros de diferença de altitude. Minha filha pedia que buscássemos o carro para fazer a subida. Quando ela era menor, bastava fazer umas brincadeiras e ela se distraía, mas o mau humor de adolescente é cruel. Gente, aproveitem para viajar com seus filhos enquanto ainda forem crianças!!!

Em meio a reclamações de cansaço, na metade da trilha, uma clareira com esta vista:

A vista do mirante na SS é ainda mais linda do que a da estrada

Enquanto caminhávamos, eu ia coletando folhas e enlouquecendo com a variedade de cores. Quando uma brisa mais forte batia, produzia um efeito lindo das folhas caindo que ficou apenas na memória, porque não consegui registrar em foto.

Minnewaska nova iorque fall foliage
Minnewaska nova iorque fall foliage outono
Minnewaska nova iorque

E quando estávamos quase sem fôlego, chegamos ao Lago Minnewaska, que tem dois mirantes: um acima das pedras e outro onde estávamos. A trilha não termina ali. Continuando, é possível dar a volta no lago, passando pela represa que fica na outra extremidade de onde eu estava. A foto que abre este post é nesta parte do lago. Lindo, não?

Eu já estava satisfeita pois a proposta tinha sido aquela mesmo. Hora de voltar e pra baixo todo santo ajuda!

Na estrada, além do Woodbury Premiun Outlet, passamos pelo galpão da Orange County Chopper, do programa Discovery Turbo. Se você curte, anote o endereço: 14 Crossroads Ct, Newburgh, com acesso pela I-87.

Minnewaska nova iorque oficina

Horário de funcionamento do Minnewaska Park

Abre o ano todo às 9h e o fechamento varia conforme a estação.

Aluguel de carro em Manhattan

Escolhi a Hertz porque é uma locoadora confiável e a loja fica a dois quarteirões do nosso hotel, com fácil acesso para sair de Manhattan. Reservei pelo Rentcars.com, site parceiro do blog, que permite parcelamento e pagamento em reais, evitando o IOF e flutuação do câmbio.

Preços em dólares em out/2014:
aluguel de Ford Focus 4 portas: 58,50/dia
GPS: 13/dia (uma porcaria de GPS, não pegava na proximidade da cidade, ainda bem que eu tinha anotado o caminho a seguir). A desculpa da funcionária foi que a altura dos prédios atrapalhava o GPS. Pode?!

Onde Ficar no Minnewaska Park

O parque não tem abrigos ou pousadas, mas é permitido acampar. Pode-se buscar pousadas em New Platz ou fazer como nós: bate-volta de Manhattan. Pesquise seu hotel pelo site Booking.com, o mesmo que utilizo para fazer as minhas viagens. Leia as avaliações de hóspedes, veja as fotos do quarto e do hotel, a localização e faça sua reserva.

O que Fazer no Minnewask Park

Além de caminhar pelas trilhas, é permitido nadar e passear de barco. Muitos procuram os paredões para fazer escalada e no inverno há esqui cross-country e snowshoeing, aquele tipo de caminhada na neve com “raquetes de tênis” nos pés. rsrsrs Ainda vou testar! Para minha surpresa, é permitido caçar em algumas áreas.?

outono em Nova Iorque minnnewaska

Fazer esta viagem foi para mim a realização de um sonho, minha primeira incursão no mundo outonal.embora eu ainda queira visitar a região da Nova Inglaterra nesta época. No voo de volta ao Brasil, havia uma conexão em Detroit e tive a chance de ver as árvores coloridas nos subúrbios residenciais da cidade, coisa linda!

E você, curte as cores do Outono? Depois desta viagem, curti o Outono nos Alpes da Alemães, te espero lá, também.