Trem: Luzes, Câmera, Ação!

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Quando planejava uma viagem a Paris-Bruges-Amsterdam de trem, escrevi Paris-Londres de trem, minha primeira vez na Europa e nesse tipo de transporte. Me lembrei da segunda experiência, no trem Vista Dome a caminho de Machu Picchu e percebi que as recordações eram tão saborosas que valia a pena estudar um pouco mais sobre trens e suas belíssimas estações.

Como não queria um tom de Wikipedia, pensei em compilar imagens de estações de trem que haviam servido para cenas de filmes e foi assim que cheguei até aqui. Espero que gostem, pois para mim foi uma viagem deliciosa!

O primeiro filme da história tinha um trem como personagem principal

Marco do cinema, a cena de 50 segundos dos irmãos Lumiére, de 1895, em que um trem é filmado chegando à estação La Ciotat, perto de Marseille, está na minha primeira lembrança.
O efeito causado na plateia (sair correndo achando que o trem os atropelaria) pode ser comparado com o mesmo que tivemos nos primeiros bons filmes em 3D? Não tenho vergonha de admitir que tentei segurar a Sininho (Tinker Bell) na primeira vez que assisti a um 3D na Disney. Maior mico, mas sempre vejo gente fazendo o mesmo por lá! 

Estações de trem parisienses

O belo filme A Invenção de Hugo Cabret, cujo personagem principal vive em uma estação  parisiense dos anos 1930, teve o relógio inspirado no Museu D’Orsay, originalmente uma estação de trem, e há na estação do filme elementos das Gare de Lyon e Montparnasse. O historiador consultado para o filme revela que Méliès trabalhara na Gare Montparnasse, mas como a estação original não existe mais, o set de filmagem foi 80% baseado na Gare du Nord, uma vez que filmar na própria estação não foi permitido. A cena do descarrilhamento de trem no sonho de Hugo é referência ao acidente ocorrido em 1895, na Gare Montparnasse. Se você já esteve em Canela, RS, deve ter visto algo parecido com a foto abaixo, no museu que lá existe.

O descarrilhamento na Montparnasse, Paris
O descarrilhamento na Montparnasse, Paris

Gare du Nord, Paris, é a estação mais movimentada da Europa, com 190 milhões de passageiros por dia! Inaugurada em 1846, é uma das mais antigas do mundo ainda em uso. Apareceu em diversos filmes, entre eles A Identidade Bourne e Ocean’s Twelve.

A bela fachada da Gare du Nord, Paris
A bela fachada da Gare du Nord, Paris

Grand Central Terminal, Nova Iorque

Intriga Internacional, Homens de Preto, Eu sou a Lenda e O Poderoso Chefão, entre outros tantos, tiveram cenas na Grand Central Terminal, em Manhattan. Construída em 1913, a elegante estação tem mais plataformas do que qualquer outra no mundo: 44! O legal é chegar lá e ficar vagando lembrando-se das cenas dos fimes…

grand central terminal
Grand Central Terminal, NYC

St Pancras, Londres

Minha queridinha, a St Pancras, sobre a qual falei no post Paris-Londres de trem, foi cenário para filmes  e shows da TV inglesa. O mais recente, a comédia romântica I give it a year (não conheço o título em Português). O  mais famoso, Harry Potter e a Câmara Secreta.

Fachada da St Pancras, Londres
Fachada da St Pancras, Londres

A plataforma de embarque para Hogwarts, entretanto, “localiza-se” na estação King’s Cross. Veja a fila para fotografar!

Sua fotinho garantida na plataforma 9 3/4. Fonte: ww.movie-locations.com/
Sua fotinho garantida na plataforma 9 3/4.

Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai

Conhecida como Terminal Vitória, a estação gótica finalizada em 1888 é uma das únicas estações de trem reconhecidas pela UNESCO. Aparece no filme Quem quer ser um Milhionário, que apesar do título meio Silvio Santos em português é um ótimo filme.

stations-mumbai_2465107k
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai, Índia

Union Station, Chicago

A cena em que a gente estica todos os músculos das pernas e pés em que uma mãe tenta descer as escadarias da estação com o carrinho de seu bebê, em Os Intocáveis, foi feita na Chicago Union Station, estação subterrânea cujo átrio tem 34 metros.

Union Station, Chicago

E para quem curte a dupla viagem-cinema, o site Movie Locations com diversas locaçõesé uma boa fonte.

Você se lembra de algum filme com cenas rodadas em estações de trem? Deixe seu comentário!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.