Quando planejava uma viagem a Paris-Bruges-Amsterdam de trem, escrevi Paris-Londres de trem, minha primeira vez na Europa e nesse tipo de transporte. Me lembrei da segunda experiência, no trem Vista Dome a caminho de Machu Picchu e percebi que as recordações eram tão saborosas que valia a pena estudar um pouco mais sobre trens e suas belíssimas estações.
Como não queria um tom de Wikipedia, pensei em compilar imagens de estações de trem que haviam servido para cenas de filmes e foi assim que cheguei até aqui. Espero que gostem, pois para mim foi uma viagem deliciosa!
O primeiro filme da história tinha um trem como personagem principal
Marco do cinema, a cena de 50 segundos dos irmãos Lumiére, de 1895, em que um trem é filmado chegando à estação La Ciotat, perto de Marseille, está na minha primeira lembrança.
O efeito causado na plateia (sair correndo achando que o trem os atropelaria) pode ser comparado com o mesmo que tivemos nos primeiros bons filmes em 3D? Não tenho vergonha de admitir que tentei segurar a Sininho (Tinker Bell) na primeira vez que assisti a um 3D na Disney. Maior mico, mas sempre vejo gente fazendo o mesmo por lá!
Estações de trem parisienses
O belo filme A Invenção de Hugo Cabret, cujo personagem principal vive em uma estação parisiense dos anos 1930, teve o relógio inspirado no Museu D’Orsay, originalmente uma estação de trem, e há na estação do filme elementos das Gare de Lyon e Montparnasse. O historiador consultado para o filme revela que Méliès trabalhara na Gare Montparnasse, mas como a estação original não existe mais, o set de filmagem foi 80% baseado na Gare du Nord, uma vez que filmar na própria estação não foi permitido. A cena do descarrilhamento de trem no sonho de Hugo é referência ao acidente ocorrido em 1895, na Gare Montparnasse. Se você já esteve em Canela, RS, deve ter visto algo parecido com a foto abaixo, no museu que lá existe.
Gare du Nord, Paris, é a estação mais movimentada da Europa, com 190 milhões de passageiros por dia! Inaugurada em 1846, é uma das mais antigas do mundo ainda em uso. Apareceu em diversos filmes, entre eles A Identidade Bourne e Ocean’s Twelve.
Grand Central Terminal, Nova Iorque
Intriga Internacional, Homens de Preto, Eu sou a Lenda e O Poderoso Chefão, entre outros tantos, tiveram cenas na Grand Central Terminal, em Manhattan. Construída em 1913, a elegante estação tem mais plataformas do que qualquer outra no mundo: 44! O legal é chegar lá e ficar vagando lembrando-se das cenas dos fimes…
St Pancras, Londres
Minha queridinha, a St Pancras, sobre a qual falei no post Paris-Londres de trem, foi cenário para filmes e shows da TV inglesa. O mais recente, a comédia romântica I give it a year (não conheço o título em Português). O mais famoso, Harry Potter e a Câmara Secreta.
A plataforma de embarque para Hogwarts, entretanto, “localiza-se” na estação King’s Cross. Veja a fila para fotografar!
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai
Conhecida como Terminal Vitória, a estação gótica finalizada em 1888 é uma das únicas estações de trem reconhecidas pela UNESCO. Aparece no filme Quem quer ser um Milhionário, que apesar do título meio Silvio Santos em português é um ótimo filme.
Union Station, Chicago
A cena em que a gente estica todos os músculos das pernas e pés em que uma mãe tenta descer as escadarias da estação com o carrinho de seu bebê, em Os Intocáveis, foi feita na Chicago Union Station, estação subterrânea cujo átrio tem 34 metros.
E para quem curte a dupla viagem-cinema, o site Movie Locations com diversas locaçõesé uma boa fonte.
Você se lembra de algum filme com cenas rodadas em estações de trem? Deixe seu comentário!