Visto Canadense: passo a passo para emitir a AEV (eTA)

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Neste post você encontra informações sobre como emitir o visto canadense eletrônico o eTA – electronic travel authorization. Fiz um super passo a passo, que ajudará quem não se sente seguro para completar um formulário oficial em inglês ou francês, línguas oficiais do Canadá. Elas são as únicas opções no formulário, que substitui a necessidade do visto Canadense em alguns casos. Confira quem pode ou não emitir o eTA.

visto canadense eTA

Desde maio de 2017 turistas brasileiros podem viajar para o Canadá sem precisar solicitar um visto, bastanto emitir o eTA, desde que:

  1. tiveram visto canadense emitido nos últimos 10 anos OU
  2. possuam um visto americano válido.

Se você não tem visto americano nem teve o canadense nos últimos anos, terá que emitir o visto canadense, que pode ser solicitado online ou fisicamente. Visite o website oficial do Canadá para mais informações.

Mas só estou escrevendo agora sobre isso porque aqui no blog eu compartilho sempre minhas experiências, ou seja, todas as dicas são em primeira mão, então, agora que vou retornar ao Canadá, 21 anos depois (pausa para ohhhh), tive que emitir o eTA e aproveito pra compartilhar com você as informações.

visto canadense eTA
A selfie, em 1997, era colocar a câmera, apertar o botão de disparo e correr pra foto!

O que é o eTA (Autorização Eletrônica de Viagem)

Trata-se de um documento eletrônico e virtual, emitido pela autoridade canadense ao turista que deseja ficar no Canadá por período igual ou inferior a 6 meses, e tem validade de até 5 anos ou até o vencimento de seu passaporte, pois o eTA está atrelado ao número do passaporte. Venceu, tire outro eTA.

Não quero apavorar ninguém, mas o próprio site governamental canadense alerta que ter o eTA aprovado não garante sua entrada no Canadá, e que os funcionários solicitarão, além dele, outros documentos, como o visto americano. Mas relaxe, pois o mesmo acontece na entrada da maioria dos países da Europa que, apesar de não exigirem visto, podem barrar a entrada de turistas ‘suspeitos’. A dica é ser firme nas respostas, apresentar bilhetes de voo de retorno ao Brasil, declarar ter dinheiro suficiente para arcar com os custos da viagem, estar relaxado e não fazer brincadeirinhas na hora de passar na imigração de qualquer país.

A última vez em que renovei meu visto americano foi em 2014, e deixei dicas em Check list de viagem para a Flórida

como-emitir-visto-canada
Mas agora somos 3!

Como saber se você precisa de visto canadense convencional ou apenas emitir o eTA

Apesar de os dois pontos acima serem essenciais para permitir a emissão, alguns casos podem dispensar ou impedir a solicitação do eTA, então, como o preenchimento é bem demorado, sugiro que você teste se está apto a solicitar o eTA:

  1. Acesse o site do governo canadense, na página eTA
  2. responda ao questionário online para saber se você precisa ou não de um visto.
    A primeira pergunta diz respeito a sua situação como cidadão: se você é cidadão canadense, se você é refugiado, despatriado ou antigo residente. Eu escolhi ‘None of the above’ (= nenhuma das anteriores) e fui direcionada para uma segunda tela.
  3. Na tela “Find out if you need a visa”, escolhi a sigla do Brasil (BRA), Na segunda pergunta, respondi ‘não’, pois não tenho um GreenCard americano. Nova pergunta: “Você teve um visto canadense temporário nos últimos 10 anos, ou tem atualmente um visto americano de não-imigrante?”. Como meu visto canadense foi emitido em 1997, mas tenho um visto americano válido, respondi ‘sim’.
  4. Uma nova tela exibe minhas respostas e diz que tenho direito a solicitar o eTA para viajar de avião. E deixa um link para a página de solicitação “Get an eTA”. Também informa que se eu entrar no Canadá de trem, ônibus, carro, barco ou cruzeiro, eu precisarei de um visto de turista.* E, nesse caso, é preciso informar o motivo da viagem: a. visitar filhos ou netos por mais de 6 meses; b. ir ao Canadá como turista, visitar familiares ou amigos ou estudar (até 6 meses); c. participar de conferências, feiras ou negócios; d. entrar no Canadá apenas de passagem para outro país. Veja print da tela abaixo:
visto Canadense eTA

Confira dicas de viagem pelo Oeste Canadense, na página Canadá 

* Cruzando a fronteira de outro modo que não o aéreo

Quando eu estava planejando 2 dias no Glacier National Park, que fica no estado americano de Montana e faz fronteira com Alberta, no Canadá, lembrei dessa regra e entrei em pânico, pensando que não conseguiria usar o eTA para reentrar no Canadá depois de 2 dias nos EUA – ou teria que tirar o visto completo. Uma rápida pesquisa me levou ao blog Viajoteca, onde a Mirella e seus leitores confirmam que é possível cruzar fronteira de carro apenas com o eTA, desde que:
sua primeira entrada no Canadá tenha sido por via aérea e ainda esteja dentro do prazo de 6 meses
– o funcionário da imigração no aeroporto tenha carimbado e anotado a data de sua entrada no passaporte. 

Eu não tinha prestado atenção a este trecho do site canadense, pois quando tirei o eTA, nem pensava em ir aos EUA de carro:

“Foreign nationals with official Canadian documents

  • Travellers with a valid Canadian visa.
  • Travellers with valid status in Canada (e.g. visitor, student or worker) who re-enters Canada after only visiting the United States or St. Pierre and Miquelon.”

Ou seja, se eu já entrei no Canadá via aérea, e tenho um carimbo para comprovar isso, significa que tenho um status válido no Canadá. Mas de qualquer forma, vou guardar bem o link para o site oficial, vai que…

Cruzei a fronteira, foi tudo bem! O funcionário pediu os passaportes, viu o carimbinho de entrada do aeroporto de Calgary e disse que nem sempre o agente da imigração no aeroporto carimba, e que se não tiver o carimbo não podemos reentrar no Canadá só com o eTA.
Confira nossa experiência em Cruzando a Fraonteira Canadá-Estados Unidos: roadtrip entre Alberta e Montana

visto canadense eTA
um pulinho, literal e figurativo, em Montana, pra conhecer o Glacier Park

Solicitando o visto canadense eTA e pagando a taxa

Antes de entrar no site oficial do governo para emitir o visto canadense eTA, separe junto ao computador:

  • seu passaporte (ou dois, como no meu caso: um já vencido, mas com o visto americano, e o atual)
  • cartão de débito ou crédito internacional (Visa, Mastercard ou American Express) ou cartão pré-pago, para efetuar o pagamento da taxa de 7 dólares canadenses por eTA.

Apenas a página introdutória de solicitação do eTA tem várias opções de línguas, inclusive Português. O formulário em si é todo em inglês ou francês, então eu, paciente e carinhosamente como toda professora de inglês, fiz um passo a passo.♥

Se você quiser voltar mais tarde para preencher, além de salvar o post no seu navegador você também pode salvar no Pinterest:

Passo a Passo do preenchimento do formulário para emitir o visto canadense eTA

Se você só ler o que segue abaixo, não fará o menor sentido, então entre no site quando for preencher o formulário e faça o passo a passo comigo. A intenção é ajudar quem não sabe inglês e/ou se sente inseguro para preencher um formulário em inglês/francês. Se você não puder ou não quiser fazer isso agora, salve o link deste post em favoritos no seu navegador Chrome ou Explorer ou, se você tem uma conta no Pinterest, é só pinar a imagem a baixo em uma pasta sua para voltar fácil aqui.

  1. Clique em “Solicitar uma AEV” = eTA. Uma nova tela será aberta. Responda se tem passaporte emitido pela França ou não e clique em ‘Continue’. A partir dali, o formulário é em inglês. Clique em “Continue to the eTA application form”.
  2. Alerta sobre o campo passaporte – preste atenção em algarismos confusos, como o O ou 0 (zero) e a letra l e o número 1. Informa para não usar hifens ou espaços.
  3. Uma nova tela, novamente em inglês, pergunta “Are you applying on behalf of someone?”. Escolha ‘No’. Clique em NEXT. Quando fui preencher para minha filha, que é menor de idade, precisei escolher Yes e preencher um formulário à parte com meus dados pessoais antes de ir para o formulário que se inicia no item 4 a seguir.
  4. Esta é a tela em que você efetivamente começa o preenchimento do formulário. A primeira pergunta é “What travel document do you plan to use to travel do Canada?” Selecione o tipo de passaporte.
  5. Surge uma pergunta abaixo: “Which country issued your passport?” Selecione BRA.
  6. “Are you a lawful permanent resident of the United States with a valid alien registration card (Green Card)?” Eu não tenho um green card, então respondi ‘Não’.
  7. “What is the nationality noted on this passport?” Selecione ‘Brazil’.
  8. Are you travelling to Canada by air?” Selcione ‘yes’, se estiver entrando no Canadá por avião. Se for de outra forma, não pode emitir a AEV.
  9. “In the past 10 years, did you hold a valid Canadian temporary resident visa?” Selecione ‘No’ se não tiver tido nos últimos 10 anos um visto canadense temporário de residente.
  10. “Do you currently hold a valid US nonimmigrant visa?” Se você tem um visto americano, selecione “yes”. O sistema informa que o número do visto americano que eu fornecer será validado pelo governo dos Estados Unidos para determinar se posso solicitar o eTA. Se você não tem um visto americano e neste caso escolher ‘no’, o processo acaba aqui, pois você não tem direito ao eTA.
  11. “US nonimmigrant visa number” Preencha com o número do seu visto americano. Clique no ponto de interrogação ao lado do campo para saber em que parte do visto é (algarismos vermelhos, parte inferior direita). O campo seguinte é para confirmar o número.
  12. “Date of expiry of US nonimmigrant visa”. Complete com ano, mês e dia do vencimento do visto americano.
  13. “Passport number”. Complete com o número do seu passaporte, sem espaços ou hifen. O campo seguinte é para confirmar o número.
  14. “Surname”. Digite seu sobrenome como está no passaporte. No meu, tenho o meu sobrenome de solteira e de casada.
  15. “Given Name”. Digite seu nome (o primeiro).
  16. “Date of Birth”. Preencha a data de seu nascimento com ano, mês e dia.
  17. “Gender”. Escolha seu sexo (female-feminino Male-masculino, unspecified-não especificado).
  18. “Country/territory of birth” Escolha ‘Brazil’.
  19. “City/town of Birth”. Digite a cidade de nascimento
  20. “Date of issue of passport”. Escolha ano, mês e dia da emissão do passaporte.
  21. “Date of expiry of passport”. Escolha ano, mês e dia do vencimento do passaporte.
  22. Personal Details of Applicant – Detalhes pessoais do solicitante. No primeiro campo, indique se você possui alguma outra nacionalidade além da brasileira.
  23. “Marital Status”. Escolha seu estado civil.
  24. “Have you ever applied for or obtained a visa….Canada?” = “Você já solicitou ou conseguiu um visto, um eTA ou uma permissão para visitar, viver, trabalhar ou estudar no Canadá?” Como eu já tive um visto, escolhi ‘yes’ e abriram 2 novos campos, que são opcionais. Como eu não tenho o número do visto, deixei os campos em branco, o que é permitido.
  25. Employment information. Occupation. Selecione a opção que descreve sua situação de trabalho atual. Como é muita coisa, use um dicionário para traduzir, caso precise.
  26. Job Title. Selecione a opção que descreve seu emprego.
  27. “Name of employer or school, as appropriate”. Nome do empregador ou escola. Se for autônomo, complete com ‘self employed’.
  28. “Country” . Selecione Brazil.
  29.  “City”. Digite a cidade onde trabalha.
  30. “Since what year?” Selecione o ano em que iniciou este trabalho.
  31. “Contact information”. Selecione se prefere ser contatado em Inglês ou Francês.
  32. “Email address” preencha com seu e-mail este e o campo seguinte.
  33. “Residential address”. Complete com seu endereço, começando com o número do apartamento/complemento (se for o caso) e no campo seguinte o número da casa/prédio. No terceiro campo, digite o endereço. E no quarto, apenas se não houve espaço suficiente no campo 3. Em ‘city/town’, digite o nome da cidade onde mora. Em ‘country’, escolha ‘Brazil’.
  34. “Travel information” “Do you know when you…?” Escolha ‘yes” se você já tem a data de sua viagem ao Canadá, e ‘no’ se você ainda não sabe. Se clicar em ‘yes’, terá que preencher o campo novo que se abriu, com ano, mês e dia de chegada ao Canadá e esta informação tem que ser precisa, já que no próximo campo terá que completar com o horário do voo, em “Please enter the time your flight…” . Quase surtei aqui, pois tive que descobrir o nome da Time zone em que está Calgary, cidade aonde chega meu voo! Usei este website.
  35. “Background Questions” A primeira pergunta: “Você já teve uma permissão ou visto de entrada negado ou foi obrigado a deixar o Canadá ou algum outro país? Escolha Yes ou No – e deixa aí nos comentários o babado da expulsão do país porque eu quero muito saber!  ?
  36. A próxima pergunta é se você já foi preso ou indiciado ou sentenciado por qualquer crime em algum país. Yes or No?
  37. “In the past two years, were….?” pergunta se você foi, nos últimos 2 anos, diagnosticado com tuberculose ou teve contato com portadores de tuberculose.
  38. “Do you have one of these conditions?”  Sífiles não tratada, vício em álcool ou drogas ou doença mental ou psicótica.
  39. Consent and Declaration. Em resumo, o textão informa que as informações podem ser compartilhadas com diversas autoridades canadenses. Clique em “I Agree” e continue para o pagamento.
Visto Canadense Autorização
como tirar visto Candá

40. Depois de clicar em “Transmit and Pay”, escolha a forma de pagamento. Digite os dados do cartão e clique no botão verde Process Transaction.
41. Após a aprovação do pagamento, uma nova página (foto abaixo) informará que você receberá uma mensagem por e-mail e que é preciso verificar também a caixa de spam. 

Eu recebi a mensagem imediatamente, confirmando minha autorização para entrar no Canadá com o visto canadense eTA. Meu marido recebeu uma mensagem dizendo que o eTA dele seria avaliado em até 72 horas, mas poucas horas depois recebeu novo e-mail dizendo ter sido aprovado. Confira se o número do passaporte informado no e-mail está correto e prepare sua viagem, o Canadá está cada vez mais perto!

como emitir visto canadá
a mensagem que recebi: eTA aprovado!

Atenção:

O eTA não é um documento físico, não há nada para imprimir. Quando você chegar na imigração, lá na terra das pessoas muito educadas, e apresentar seu passaporte, o funcionário verificará esta autorização no sistema.

Não esqueça de assinar gratuitamente a newsletter do blog para receber todas as publicações e ficar por dentro desta viagem ao Canadá – e de outras, claro!

Dê uma forcinha a quem te ajuda com dicas legais e gratuitas

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 101

  1. Oi marcia, vi q vc disse q o ETA tem q ser ‘carimbado’ para valer por via terreste, isso está vigente até hj?? tenho medo de ir até o alaska de carro e nao conseguir retornar pra vancouver só com o ETA rsrss
    aguardo seu contato
    mto obrigada

    1. Copio a resposta do post do roteiro no Alasca:
      Oi, Renata, esta foi uma preocupação nossa, pois nesta viagem ao Alasca e Montanhas Rochosas canadenses cruzamos a fronteira para Montana, de carro. Deu tudo certo, mas eu me certifiquei de que nossos passaportes recebessem o carimbo na entrada aérea no Canadá. Parece que nem sempre os funcionários carimbam.

      Então sugiro que caso na imigração, na sua chegada aérea ao Canadá, você explique que irá aos EU e que precisa do carimbo porque tem apenas o ETA. E vá na fé. Canadenses em geral são muito prestativos e educados : )

  2. Oi! Voltando ao assunto polêmico do nome de casada no passaporte e nome de solteira no visto americano para tirar o ETA, li vários tópicos sobre isso mas nenhum com uma solução concreta. Eu e minha esposa estávamos com viagem marcada com menos de uma semana e esse problema apareceu, a solução foi simples, quando preenchemos o formulário do ETA, em todos os campos “Nome”, colocamos o nome de solteira como consta no visto americano e sim, o passaporte estava com nome de casada mas no formulário colocamos o nome de solteira, porém exatamente como consta no visto. Depois de umas 5 horas, recebemos o email com o ETA aprovado. Entramos e saímos do Canadá sem problemas na imigração. Espero ter ajudado!

  3. Ricardo, você colocou no ETA o nome de solteira( igual ao visto americano) e o número do passaporte válido( já com nome de casada)? Ou usou nome de solteira + número do passaporte antigo (com nome de solteira)?

  4. Ricardo, vocÊ preencheu o ETA com nome de solteira e colocou o número do passaporte novo (com nome de casada)? O eTa saiu com nome de solteira e com número de passaporte de casada? Na imigração não questionaram essa diferença?
    Estou com o mesmo problema no ETA da minha esposa que trocou o nome depois de casada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.