10 Coisas para fazer no Egito, talvez inéditas

Coisas para fazer no Egito

Viajar para um destino nunca antes visitado já proporciona inúmeras possibilidades de experimentar o novo. Se vamos a um outro país, as chances são maiores. Caso seja um país árabe, as alternatvas se potencializam. É possível que você imagine que apenas visitar pirâmides e templos esteja entre as coisas para fazer no Egito, mas saiba que é um dos destinos de viagem de roteiro mais rico e diversificado.

Aqui no Mulher Casada Viaja eu já compartilhei dicas essenciais e roteiro de viagem ao Egito, mas encontre na página Egito tudo o que já compartilhei. Este post é uma listinha para te inspirar e desfazer a imagem de múmias, pirâmides e templos a que associamos o país. E como não podem faltar dicas, sugiro onde comprar alguns desses passeios, também.

Voar, voar, subir, subir – de Balão

Eu estava aguardando uma viagem à Capadócia na Turquia ou a Myanmar para minha estreia num balão, mas depois de passar por um câncer, o tempo ganha outro significado e a gente não quer esperar por mais nada. Tanto que embarcamos para a viagem ao Catar e ao Egito no dia em que terminei a última etapa de meu tratamento, para surpresa de meu oncologista, ahaha. E foi ali mesmo em Luxor que tive minha primeira experiência de voar num balão.

Não deu nem tempo de ter medo, mal chegamos, tivemos que entrar na cesta. O ideal é decolar bem antes do nascer do sol, pra ver esse espetáculo do alto. E foi o que nossa agência nos proporcionou. Quando descemos, um outro grupo estava chegando, perderam o nascer do sol. Por outro lado, nem tenho coragem de mostrar minha cara, de tão zubi que eu tava parecendo. Dormir não é uma das coisas para fazer no Egito ehehe.

Outra dica é deixar pra subir por último (nem foi intencional, fiquei fotografando e me atrasei), assim sobra um lugar no cantinho da cesta e você terá mais abertura para fotografar e apreciar a vista.

Lá em cima o silêncio só é quebrado em intervalos regulares pelo jato de chamas. A vista não é luxuosa ou estonteante, mesmo assim ficamos emocionados por estar vivendo essa experiência. Vemos o rio Nilo, sua estreita margem verde e fértil e todo o mais tomado por deserto. E o sol nasce, colorindo o horizonte em tons inesquecíveis. Estávamos esperando muito frio, mas nem vento tinha, clima perfeito pra voar de balão. Obrigada, meu Deus.

Coisas para fazer no Egito

Born to be um pouco wild

Onde moro os quadriciclos estão sempre circulando pelas ruas nos finais de semana, mas só descobri a delícia que é passear com esses veículos robustos nas areias do deserto, num passeio chamado safari, na região do Mar Vermelho. Quando nos aproximamos da vila beduína (pra-turista-ver), a paisagem fica linda, com montanhas ao fundo, e o dia vai caindo e as dunas ficando douradas. Então é hora de sentar sob tapetes orientais, e fazer uma refeição tradicional enquando assistimos a um espetáculo de danças árabes. Outra coisa para fazer no Egito que foge do tradicional.

Visitar um oásis

O passeio extra ao Oasis de Faiyum foi delicioso e valeu os quilômetros rodados e a escolta armada que nos alarmou um pouco logo no segundo dia de viagem. Fizemos várias paradas: primeiro numa bela cachoeira, depois num sítio e museu arqueológico com fósseis de baleias – e que parecia um cenário de Guerra nas Estrelas, Tattoine.

E foi dia de aventura, também! Os 4×4 nos surpreenderam radicalizando nas dunas, foi tão divertido quanto montanha russa! Para encerrar o dia, tivemos um almoço preparado numa fogueira improvisada, com vista para a lagoa, sentados em tapetes sobre a areia.

Sally, the Camel

Nosso primeiro dia no Egito, primeiro encontro com as grandes pirâmides de Gizé e também a primeira vez sob um dromedário. Sim, os camelos têm duas corcovas, e os bichões de Gizé têm apenas uma. Dá um medinho, porque eles são muito altos, de 1,80 a 2m.

Confesso que não fiquei muito à vontade naquela altura, mas os tratadores foram muito simpáticos, fazendo piadas o tempo todo, tirando fotografias. Sou da geração que leva na boa a brincadeira de trocar a esposa por camelos – e não como assédio e tudo o que representa – então foi apenas um dos momentos de descontração desta caminhada com as pirâmides ao fundo.

E se você já estiver pensando em maus tratos dos animais, saiba que fiquei foi com pena dos tratadores! Os dentes dos camelos estavam em melhores condições que os deles. O Egito é muito, muito pobre. Por mais que a gente repita disso, só estando lá pra entender.

Mas evite fazer passeios longos em camelos, é possível alugar veículos para circular entre as pirâmides e a Esfinge.

A respeito de exploração de animais, vi que existe um passeio ao Mercado de Camelos de Birqash, onde já foram relatados maus tratos, então evite. Também não achei legal usar charrete para ir ao Templo de Kom Ombo, os cavalos trabalham sem parar pra dar conta de atender aos turistas que vão todos no mesmo horário, pela manhã, por causa dos horários dos cruzeiros no rio Nilo.

Atenção: no Egito em geral, a cultura da barganha deu lugar à extorsão. É comum relatos de turistas que acertaram preço para passeios de camelo e tiveram que pagar mais para poder descer do animal. Por isso, negocie antes e de forma clara o valor total. Melhor ainda, contrate um guia de confiança, pesquise preços antes.

coisas para fazer no Egito  camelo

Entrar numa pirâmide

Menos conhecidas que as pirâmides do Planalto de Gizé, Saqqara e Dashur são dois sítios repletos de mastabas e pirâmides, e foi lá que entramos numa pirâmide, que tem 104 metros de altura contra os 138m de Queops. Foi uma experiência dolorosa ahaha, porque é preciso descer e subir agachado a rampa no estreito túnel de apenas 90 cm de altura. Dois dias sem andar direito, mas daquelas coisas para fazer no Egito, certamente!

“E por que não entrou na pirâmide de Queops?”, você pode perguntar. Bem, não foi uma escolha nossa, embora nos tenha sido dada a oportunidade, mas o sítio de Gizé é tão cheio e ainda estávamos aos cuidados de máscaras e álcool em gel contra o Covid-19, em março de 2022. Em Saqqara, éramos os únicos 7 a visitar as pirâmides.

Mergulhar no Mar Vermelho

Essa eu não fiz, tava muito fria a água! Mas o Mar Vermelho é um dos lugares do mundo mais espetaculares para mergulho, não perca a chance – se você não tiver medo de água fria como eu.

O passeio que fizemos até Orange Bay na Ilha Giftun foi maravilhoso e incluía flutuação com snorkel.

coisas a fazer no Egito mergulho

Navegar o rio Nilo

Não se iluda: você ficará pouco tempo a bordo num cruzeiro no Rio Nilo de 4 dias, a maior parte deles dormindo, mas nas poucas horas navegadas durante o dia, meu Deus, que sensação maravilhosa estar no poderoso Nilo, observando as margens verdes cheias de tamareiras, ou vilas, ou plantações, ou miranetes de mesquitas nas cidades. Daquelas coisas inesquecíveis e gratificantes.

fazer no Egito: cruzeiro

Veja este cruzeiro de 3 noites, com passeios inclusos em Assuã, Edfu e Luxor, muito parecido com o que fizemos, comercilaizado pela Civitatis, nossa parceira de tours.

Ver múmias de pertinho

Pensa numa emoção ao ver nada menos do que a múmia de Ramses II! Desde abril de 2021 seu corpo embalsamado há 3 mil anos pode ser visto com outras 21 múmias reais no Museu Nacional da Civilização Egípcia, o novo museu do Cairo.

Visitar templos milenares à noite

Nossa visita ao templo de Luxor foi mágica, é a única palavra que posso usar para descrever aquele início de noite, quando a tarde caía e o chamado para a oração do pôr do sol se infiltrava entre as colunas do templo. E todos, todos os turistas pararam, como se fosse combinado, como num flashmob. Uma das coisas para fazer no Egito e deixar seus pelinhos arrepiados. Leia sobre os templos do Egito.

Levar seu playmobil para Abu Simbel

Esta foi só meia inédita pra mim, sempre que tenho uma viagem onde trajes são bem distintos, procuro um playmobil para passear comigo. Já fiz foto de gladiador no Coliseu de Roma, de príncipe e princesa renascentista em castelo da Alemanha, e nesta viagem levei Cleo e seu companheiro para o magnífico templo de Abu Simbel.

Você pode até dizer: “nossa, andar 300 km a partir de Assuã, só para ver um templo?” Bem, na verdade são dois templos, o de Ramses II e o de Nefertari – Sim, aqueles que se acredita serem contemporâneos de Moisés dos 10 mandamentos. E não é só um ou dois templos, é o conjunto mais impressionante do Egito, além das pirâmides de Gizé.

Situados em frente ao imponente lago Nasser, que mais parece um mar, a gente fica boquiaberto ao lembrar que os templos foram desmontados no local original e remontados onde os vemos hoje. Tal qual acessórios de playmobil.

Percebeu a variedade de coisas para fazer no Egito? Não tem tédio, não. É uma viagem rica em aventuras, história, gastronomia, paisagens e sensações inesquecíveis. Curiosamente, a maior parte destas atividades não estavam inclusas no roteiro da agência que nos levou, eram opcionais pagos à parte, mas organizadas por eles.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário. Se quiser só dar um oi, também vou adorar. Bom Egito pra você!

Picture of Marcia Picorallo

Picture of Márcia, a viajante

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?