Willkommen! Aqui relato o segundo dia na Rota Romântica alemã quando visitamos Donauwörth (pronuncia-se como ‘donauvârt’), o Castelo de Harburg e Dinkelsbühl, no final de setembro. Havíamos chegado à Rota no dia anterior, dirigindo de Munique, a Augsburg, onde passamos a noite, e nos dias seguintes visitamos Rothenburg ob der Tauber e Wurzburg. A parte mais ao Sul da Rota Romântica, Fussen e Schwangau, conhecemos no retorno da Alsácia e da região de Baden-Württemberg. Encontre aqui nosso roteiro em Donauwörth.
Caso você não saiba do que se trata a Rota Romântica ou queira informações sobre quais cidades visitar por lá, onde dormir, enfim, dicas a respeito, leia Rota Romântica Alemã: que Cidades Visitar e outras Dicas. Mas deixo aqui um mapinha para você se situar geograficamente – e aprender os nomes dos países que fazem fronteira com a Alemanha, em Italiano, ehehe:
Breve histórico de Donauwörth
Esta cidade não estava nos nossos planos, mas sua vista a partir da estrada nos convidou a pegar a saída. Não que eu soubesse que ela deve ser incluída na Rota, mas com tantas cidades e tão poucos dias, é preciso fazer escolhas. Que bom optamos por entrar em Donauwörth, uma jóia na junção do Danúbio com o Wörnitz, que por esta característica foi fundada por pescadores no século 1 e carrega momentos históricos importantes, como um confronto violento entre católicos e protestantes no início do século 17, à beira da Guerra dos Trinta Anos. Suas colinas sobre o Danúbio também viram sangue derramado durante a Guerra de Sucessão Espanhola, conhecida como a Batalha de Schellenberg, de 1704. Durante a Segunda Guerra Mundial, a exemplo de outras cidades alemãs, teve quase todos os edifícios destruídos por bombardeios.
O que fazer em Donauwörth
Este mapinha oficial da cidade contém os pontos turísticos principais. Numerei os lugares que conhecemos para você se situar e usar em sua visita:
Deixamos o carro no estacionamento (leia mais abaixo) e atravessamos uma das pontes sobre o rio Wörnitz, afluente do Danúbio, pois estávamos na ilha Ried (1), ponto de fundação da cidade. A ponte que se vê nas fotos abaixo leva ao único portão remanescente da muralha original da cidade, Rieder Tor (4), que passou por várias transformações ao longo dos séculos e hoje abriga a Casa da Historia de Donauwörth.
Do outro lado da simpática ponte, era dia de feira. As barracas eram apenas as de frutas, legumes e flores. Para peixes, embutidos e frango assado, havia furgões, que utilizavam uma fonte de energia instalada na praça. Tudo limpo e sem odor.
Seguindo em direção ao centro, você verá um prédio amarelado que se destaca, com floreiras nas janelas e um relógio. Trata-se da Prefeitura, ou Rathaus (7).
Viramos à esquerda e estamos na rua principal da cidade, a Reichsstraße (8), a que abre este post. O comércio é moderado, mas todo ele para moradores – acredite: não consegui achar uma única loja que vendesse os batidos souvenirs, como ímã de geladeira ou canecas.
Ao final da Reichsstraße , você verá a Fonte Imperial da cidade (15). O prédio branco ao fundo é Fuggerhaus (16), uma das propriedades do patriarca dos Fuggers, mais conhecidos dos turistas em Augsburg por causa do trabalho social. Hoje pertence à prefeitura.
Nossa última parada foi a igreja gótica de Nossa Senhora – Gotisches Liebfrauenmünster (14), do século 15.
Onde estacionar em Donauwörth
No centro histórico pode-se entrar de carro, mas não estacionar, então siga as placas direcionando a um dos muitos estacionamentos públicos. Escolhemos o P3. O serviço é de autoatendimento e não há opção para selecionar outra língua – e não sei nadica de nada de alemão. Pensávamos que tínhamos que pagar na saída, mas quando voltamos soubemos que funciona como um parquímetro, ou seja, você marca o tempo que vai usar e paga antecipadamente. Acabamos tirando outro bilhete e pagamos, mas como não há qualquer controle, não houve problema. Pagnado mico na Alemanha!
Como você pode ver, não visitamos todos os pontos turísticos, mas se você tiver mais tempo, curta a cidade. De qualquer forma, a Rota Romântica tem muitas cidadezinhas parecidas, cada uma com seu encanto, e dá pra passar rapidinho por algumas delas, como foi aqui.
Onde ficar em Donauwörth
Caso você vá chegar mais no final da tarde e precise de um travesseiro – ou se tiver se apaixonado pelo clima interiorano da cidade, confira as opções de hotéis no site do Booking.com. E se decidir reservar, faça através deste link, pois assim, sem gastar nada a mais, estará contribuindo para a manutenção do blog no ar, pois temos uma parceria com o Booking e recebemos uma pequena comissão. Não vai pagar minhas viagens, mas vai ser um estímulo para continuar escrevendo gratuitamente as dicas para facilitar sua viagem. Danke!
Respostas de 9
Que roteiro fantástico. Fico impressionado com o charme e a beleza da arquitetura. Muito legal mesmo, espero poder conhecer um dia.
Resumo excelente.
obrigada, Eduardo. Já esteve lá?