Bagagem em Trem na Europa

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Muitos estão familiarizados com normas de peso (de malas, fique claro) e restrições para viajar de avião, mas e quanto a viagens de trem? Importante conhecer as regras de bagagem de trem na Europa. Transporte bastante popular, o trem é muito mais prático para vencer distâncias pequenas e por isso muitos brasileiros usam até mesmo para ir de um país a outro no velho continente. Onde vão as malas? É preciso pagar por excesso de bagagem? Há algum controle? Para quem nunca usou trem na Europa, estas são perguntas naturais.

Limite de quantidade e peso

Não se paga nenhuma taxa para embarcar e viajar com suas malas nos trens da Europa, não há controle de peso ou quantidade na maiorira dos trens, embora seja aconselhável não levar mais do que você pode carregar ou empurrar.

Procedimentos de segurança como raio-X das malas são adotados nos trens de velocidade entre Paris, Londres, Bélgica e Holanda e nos espanhóis, então chegue mais cedo à estação para não perder o trem.

As malas são embarcadas e acomodadas por você. Isso pode ser um problema em alguns tipos de trem ou em determinados países, que têm o vagão mais alto que a plataforma ou um vão grande e perigoso. Procure informação sobre o país específico para se preparar.

Bagagem de Trem na Europa
Vão e diferença de altura em plataforma na Itália

Embora haja regras de bagagem em alguns trens na Europa, limitando a 2 volumes de 25 kg cada, como nos trens da Eurostar entre Londres e Paris, considere em qualquer destino que muitas estações de trem são antigas, e não possuem elevadores nem escadas rolantes. Eu nunca levo mais que uma mala tamanho M, principalmente se vou viajar de trem pela Europa. No máximo levo uma duffel bag (sacola de viagem) dobrada na mala para o caso de eu ter feito compras, e aí eu a acomodo em cima da mala. Assim continuo com uma das mãos livres para manipular o que for preciso.

Não deixe de ler Viagem de Trem na Europa, onde você encontra dicas essenciais para quem nunca viajou nesta modalidade, dentre elas: onde comprar bilhetes, como é o embarque, quais são os serviços na primeira e na segunda classe, etc.

Regras de Bagagem de Trem na Europa

Onde vai a bagagem em trem na Europa?

Bagagem em trens regionais

Em trens regionais, ou seja, que param em várias estações, há apenas um rack acima dos assentos, onde cabem sacolas e malas tamanho P (de bordo). Malas grandes acabam entre nossos joelhos ou no corredor, atrapalhando o trânsito, é bem chatinho. Não é incomum ver malas ocupando lugar de assento, mesmo em países considerados muito desenvolvidos, como a Alemanha.

Bagagem em trens de velocidade

Nos trens de velocidade, que ligam cidades grandes ou mesmo países, há espaço maior disponível para as malas, em geral perto das portas. Em alta temporada, estes espaços são preenchidos logo, então chegue uns 10 minutos antes do trem, localize qual será seu vagão e posicione-se para embarcar logo e garantir um lugar para sua mala, caso ela seja tamanho M ou G.

Regras de Bagagem de Trem na Europa
espaço para malas em trem para Zermatt, Suíça

Trens de aeroporto

A maioria das capitais ou cidades grandes de cada país têm ao menos uma linha de trem, expressa ou não, que liga o aeroporto à cidade. Já usei este tipo de transporte em Milão, Munique, Roma e Zurique. Neles, o espaço reservado para as malas é maior, mas como neste caso todo mundo tem bagagem, repito o conselho de chegar cedo à plataforma para entrar logo no vagão e assegurar um espacinho para sua bagagem – ou para colocá-la numa altura mais confortável.

Ah, malas de rodinha ficam dançando durante a viagem, então posicione a mala deitada para evitar acidentes, como as da direita, na foto abaixo.

Acima, espaço no trem do aeroporto Malpensa a Milão, e à direita o rack acima dos assentos.

Regras de Bagagem de Trem na Europa
Interior do Leonardo Express, o trem que liga o eroporto ao centro de Roma

Também sobre bagagem, talvez você precise ler Extravio, Violação e Excesso de Bagagem. Da série “Vou viajar, e agora? e Fazendo as malas

Segurança da bagagem nos trens

Para nós brasileiros, desacostumados a viajar de trem e acostumados a roubos e furtos, a proximidade da bagagem com a porta nos tira o sossego – e não dá pra relaxar, mesmo. Já ouvi relatos de muita gente que teve a bagagem furtada do trem.

Uma ideia é levar cadeado de bicicleta e prender a alça da mala no rack. Eu até levei uma vez, mas fiquei com vergonha de usar, porque não vi nenhuma presa, e porque sou boba a ponto de me importar com isso. O que faço é ficar de olho a cada parada do trem e, claro, mantenho as malas travadas com cadeado.

Se você consegue, viaje apenas com uma mala de bordo, que caberá no rack acima de se assento, mas mesmo assim não cochile, fique de olho.

Lembre-se de que laptop, passaporte, equipamento fotográfico, bilhetes de transporte e atrações, e tudo de valor deve estar em sua bolsa o mochila, junto de você.

Bicicletas, carrinhos de bebê, cães

Não há regras gerais deste tipo de “bagagem” em Trem na Europa, Mas nos TGV, o trem francês de alta velocidade, e Thalys, o TGV que liga França e Alemanha, você pode levar bicicleta desmontável ou dobrável sem custo. Ou pagar a taxa de 10 euros para levá-la montada. Nos trens da Suíça as magrelas são permitidas, mas é preciso fazer reserva para viagens de março a outubro. E cães precisam de um bilhete ou passe.

Lockers e guarda-volumes nas estações de trem

A maior parte das estações de trem da Europa têm lockers, armários do tipo roupeiro alugados por hora ou período de 24 horas, onde você pode deixar sua bagagem. Elas são muito úteis em viagens em que você está apenas passando por uma cidade, como eu fiz para conhecer os castelos de Bellinzona a caminho de Lugano.

Em Milão, Veneza e Roma, em vez de lockers há um serviço de guarda-volumes. Na alta temporada pode haver longas filas, então programe-se.

Guarda volumes Munique aeroporto
O Service Center do aeroporto de Munique, onde você pode deixar suas malas

Serviço de retirada e entrega de bagagem

Mediante uma taxa, algumas companhias, como a francesa e a suíça oferecem um serviço muito cômodo, de retirada e entrega de bagagem no endereço que você apontar. Procure por esta informação no site da companhia do país por onde você for viajar. No post Viagem de trem na Europa tem uma lista deles.


Espero que estas regras de bagagem de trem na Europa sejam úteis, mas se tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários.

Um tema e oito imagens no dia 8 de cada mês. Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, quando blogueiras compartilham dicas sobre um tema em comum. Aproveite suas dicas com o tema Mala de Viajante:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

22 respostas

  1. Adorei a ideia do cadeado de bike. Semana passada roubaram no trem de Amsterdã a mochila de viagem de uma amiga, por sorte os documentos e dinheiro estavam com ela.
    Estou indo fazer um mochilão de 40 dias. Já vou comprar o meu.

  2. Gostei muito do post, mas tenho uma dúvida, Marcia. Vou fazer minha primeira viagem internacional pra Italia, chegando por Milão. O que não entendi é como funciona por lá. São armários que vc paga e leva a chave com vc ou eles só identificam a mala com etiquetas e fica uma pessoa tomando conta?

    Obrigada

    1. Oi, Jessica, que ótima escolha ir à Itália! Temos bastante dicas de lá. Nos vagões não são armários, são prateleiras onde vc mesma coloca sua bagagem. Não tem fiscalização nem ninguém tomando conta. Pra quem fica miuto preocupado com isso, sugiro levar um cadeado de bicicleta, aí vc prende sua mala na prateleira. Tem várias fotos dessas prateleiras no post, inclusive de trens na Itália. Bom planejamento!

  3. Oi Marcia, pretendo fazer uma viagem de 15 dias pela Alemanha em novembro e vou fazer base em Nuremberg, na casa de alguns amigos. Por mais que eu use uma mala de bordo nos meus deslocamentos entre cidades, a mala que chega comigo no aeroporto terá que ser de 23 kg mesmo.
    Li em alguns lugares que o trem que sai do aeroporto de Frankfurt e passa em Nuremberg (destino final Munique) só tem espaço para bagagem pequena e acima do banco. Você sabe se é isso mesmo ou se tem algum outro lugar q eu possa guardar, como esses bagageiros maiores?
    E parabéns pelo post, é super esclarecedor! (obs: me identifiquei com a parte do cadeado de bicicleta..rsrs)

    1. Oi, Bruna, tudo bem? Eu também não consigo viajar com mala de bordo, e os gringos que veem pra cá também, não, então relaxe rsrsrs. Nos trens não há mesmo muito espaço para malas M e G, mas existem, sim. Como são poucos, quando estão cheios eu viajo com a mala ao meu lado, no corredor mesmo. Não é muito simpático, mas o que fazer? Ah, e tem folgados que ocupam o assento com a bagagem, vi muito isso em Munique. Dá uma olhada também em https://mulhercasadaviaja.com/viagem-de-trem-na-europa/
      Boa viagem, tenho certeza que vai adorar o sul da Alemanha.

  4. Olá Márcia, vou viajar de trem em fevereiro 2022 pela Alemanha , Hungria e Austria e adorei as suas dicas , principalmente a do cadeado kkkkkk vou levar com certeza!! minha duvida é se e alguem pegar a minha bagagem a empresa de trem se responsabiliza??
    obrigada
    Ju

    1. Oi, Juliana, vai ser uma viagem muito gostosa! Quanto à responsabilidade, nunca li nada a respeito, acho que não existe pois não há controle, comprovante de bagagem, como acontece em cias aéreas. Confie no cadeado!

  5. Olha, estas dicas sobre bagagem de trem na Europa são pra guardar pra vida de viajante! Eu também fico tensa com receio de furtos. Acho que acabaria usando o cadeado hahaha A dica sobre os guarda-volumes é essencial para passar o dia em alguns destinos!

    Beijos!!

  6. Oi Marcia, super interessante esse seu artigo sobre bagagem de trem na Europa. Eu já viajei de trem por lá há muuuuitos anos e foi naquele esquema com cabine, então a mala ficava com a gente. Em 2017, fui para a Bélgica de trem, mas levamos apenas malas de mão mesmo.
    Eu também não sossegaria de deixar minha mala na porta sem ficar o tempo todo vigiando, acaba com a nossa viagem né? Achei uma boa sugestão levar tranca de bike. Acho que usaria sem problemas.

    Beijos

  7. Muito importantes suas dicas sobre bagagem em trem na Europa, Márcia, são muitos detalhes que devem ser observados e você apontou tudo aqui, um verdadeiro manual, rsrs.
    Agora, vendo as fotos, que saudades de viajar de trem na Europa, quero ir assim que puder. Beijos.

  8. Marcia, ri muito aqui quando li que você levou cadeado de bicicleta e ficou com vergonha de usar para prender sua bagagem no trem. Eu passei pela mesma situação. Não vi nenhum passageiro do trem usando este artigo que acabou pesando na minha mala à toa. kkkkkk
    De qualquer forma, suas dicas para viagens de trem na Europa estão perfeitas. Já uso muito este tipo de transporte e assino embaixo sobre suas dicas. Estão perfeitas. beijos

  9. Eu tenho uma mala azul bem parecida com a da foto.. kkk.. Pensei: será que eu estava no mesmo trem do dela? :-).. Hoje em dia, levo uma mala média, mas ela não entra no compartimento perto dos assentos, por isso, fico com o coração na mão se ela estará lá até o final da viagem. De vez em quando, eu andava até as portas, para checar se está tudo bem com ela.. kkk. Aumentou o número de ocorrência de roubos de malas nos trens da Itália, sabia?

  10. Já passei muito perrengue com uma mala de 30 kg em estações de trem na Europa rsrsrs (naqueles tempos que podíamos levar bagagens de até 32 kg em viagens internacionais de avião e eu era uma viajante muito da inexperiente). Realmente vemos muitos posts com as regras de bagagem em aviões mas quase nada sobre as regras nos trens na Europa, que são um meio de transporte bem comum entre os países. Adorei o post e gostaria de tê-lo lido uns 15 anos atrás kkkk

    1. Você não esava sozinha nessa, Cintia! Eu também já tive que enfiar mala G dentro de trem, na minha primeira vez! Pois é, hoje em dia tem tanta informação – e de graça – e muita gente tem preguiça de ler.

  11. Todo cuidado é pouco com as bagagens. Se ficar longe das malas, fique de olho o tempo todo ou leve um cadeado c/corrente de bicicleta para travar e viajar mais tranquilo. Uma professora de inglês (fluente), viajando com a família, a bagagem sumiu num piscar de olhos e nunca acharam nada. Sempre tomo muito cuidado para não atrapalhar os passeios pela Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.