Campos do Jordão durante a semana é muito melhor!

Campos do Jordão é nossa Gramado? Você é do time Campos do Jordão ou Monte Verde? Independentemente de comparações ou preferências, Campos do Jordão durante a semana é uma cidade completamente diferente daquela dos finas de semana dos meses de inverno.

Campos do Jordão durante a semana

O roteiro de 5 dias, de carro a partir de São Paulo, foi feito em família: marido, mulher, filha adolescente, cachorro. A galinha ficou em casa. Brincadeira, ainda não temos Giseldas. Aproveitamos para testar se Campos do Jordão é pet friendly. Veja nossa experiência clicando no link.

Também sugiro lugares que já conhecemos em outras vezes na cidade de serra mais charmosa do Brasil, assim você adapta ao seu roteiro de acordo com seus interesses e disponibilidade.

Não é que você encontrará uma Campos do Jordão durante a semana vazia, mas não terá problema em achar uma mesa para jantar, por exemplo. Estacionar pelas ruas de Capivari será uma missão possível. Os preços de hotéis, como em todo lugar, são mais ‘baratos’ do que nos finais de semana. Ou seja, eu só vi vantagens em chegar na terça e voltar no sábado, quando a cidade já estava se transformando, na minha opinião algo como Dr. Jekill em Mr Hyde.

Se você trabalha e não pode fazer o mesmo, calma, tua vez vai chegar. Alguma vantagem em se aposentar a gente tem que ter, não é?

dia 1 – Parada em Santo Antônio do Pinhal

Antes de chegar em Campos do Jordão, vale fazer um desvio para conhecer Santo Antônio do Pinhal. A estrada que leva do trevo onde fica a Estação de trem Eugênio Lefevre ao centro é linda, rodeada de mata e com pista para ciclistas e pedestres.

Se for próximo da hora do almoço, sugiro uma parada no restaurante Arco Íris, um antigo pesqueiro com mesas rústicas ao ar livre, em frente a um belo lago, a passos de uma cachoeira.

restaurantes Santo Antonio do Pinhal

Santo Antonio do Pinhal é bem pequena, e em pouco tempo visitamos a igreja de São Benedito, o comércio local e o Boulevard Araucária. Parei também para fotografar as inúmeras esculturas da cidade. Senti falta de uma boa confeitaria, as opções se resumiam a chocolates.

Agora retorne à estrada: já deve ter dado o horário do check in em Campos do Jordão, 20 km serra cima. Na metade do caminho, fique atento ao mirante Vista Chinesa, à esquerda (talvez seja melhor parar na volta?). Tem um bom número de vagas para carros e algumas barraquinhas de artesanato e alimentos. Mas nada que você não possa ver em lugares mais bonitos e tranquilos, nos limites de Campos do Jordão.

E não se esqueça de parar rapidinho diante do portal de Campos do Jordão para uma foto. As chances de conseguir uma boa foto durante a semana são sempre maiores.

Depois do check in no hotel, use o restante da tarde para passear pelo centrinho de Capivari e jantar. Cuidado com algumas avaliações de TripAdvisor: nem tudo em Capivari é bom. Comemos numa doceria com boa nota por lá, mas atendimento ruim e doces insossos, apesar das maravilhas que falaram. OK, vou falar, o Myriam Café.

E como fazia um tempo que não íamos a Campos do Jordão – e como durante a semana é possível conseguir uma mesa no Baden Baden, esta foi nossa opção de jantar na primeira noite.

Campos do Jordão durante a noite

Dia 2 – parque Amantikir e passeio de quadriciclo

Começamos o dia com um café da manhã do Chris Park Hotel, daqueles provocativos aos adeptos de dietas, cheio de carboidratos maravilhosos.

Passamos o restante da manhã no Parque Amantikir, um complexo de jardins temáticos e elementos paisagísticos, como Casa da Árvore, lagos e labirinto, além de um belo mirante. Pena que as pessoas passem mais tempo fazendo poses do que apreciando o lugar. Oferecem passeios guiados sem custo adicional. Reserve ao menos 2 horas para conhecer o parque.

Abre diariamente das 9h às 16h, e custa R$60, mas há 50% de desconto e entrada franca para vários públicos. Cães podem visitar, também. A nossa voltou de lá muuuito suja ahahaha.

Quando publiquei este artigo, ainda não havia terminado o de Amantikir, por favor encontre-o na página-índice São Paulo.

parques Campos do Jordão

Como tínhamos comido mais do que deveríamos ou precisávamos, fizemos apenas um lanchinho no Estação Toriba, uma lanchonete-vagão de trem antigo com vista fantástica, que pertence ao luxoso hotel Toriba. O atendimento é bem profissional, e estávamos com nossa cachorrinha, por isso ficamos nas mesas do lado de fora do vagão.

Leia a respeito do Toriba e de outros Hotéis de Luxo em Campos do Jordão

Voltamos para o hotel para deixar nossa cachorrinha para fazer o passeio de quadriciclo. Várias empresas oferecem aluguel de quadriciclo e, com diferentes rotas e duração. Nós escolhemos o passeio de uma hora com a Base2 (Rua três Chaminés) e gostamos do atendimento, achei que se preocupam com os equipamentos de segurança e um guia vai à frente olhando para trás periodicamente. Fizemos uma parada na Cachoeira Véu de Noiva, que já estava vazia pois escolhemos o passeio do pôr do sol. É um dos pontos turísticos mais populares de Campos do Jordão, e foi uma tristeza ver tanto lixo plástico por ali. Seguimos por várias ruas de terra até o alto do morro conhecido como Mirante da Vaquinha, que o Google Maps não identifica (rsrs), mas acho que numa colina cuja trilha de terra sai da rua A, perto da Represa do Fojo.

Campos do jordão durante a semana

Alternativamente, se não for o tipo de passeio que você curte ou se estiver com crianças, sugiro o Parque Capivari (leia a respeito mais abaixo)

Depois de tirar a poeira num banho bem quente, voltamos a Capivari e jantamos no Villa Montese. Achamos os pratos bem saborosos, eu iria novamente.

Campos do Jordão durante a semana

dia 3 – parque Tarundu

O dia começa tarde para os turistas em destinos de inverno. Chegamos às 9h no parque de aventuras Tarundu e não havia ninguém, ainda. O parque tem várias atrações legais, não é lá muito bonito, é bem rústico.

Passamos o dia inteiro no Tarundu, pois nossa filha participou de várias atividades inclusas no passaporte, como arco e flecha, tirolesas, a deliciosa descida morro abaixo que acaba numa piscina de bolinhas – que até eu quis testar – e que eles chamam de bóia cross. Passeios a cavalo, mini golf, patinação no gelo são atividades extras.

Você pode comprar apenas o ingresso ou o passaporte, que inclui 15 atrações. Também tem um tipo de passaporte chamado fast, com validade de 1 hora, que só vale a pena se você estiver em Campos do Jordão durante a semana, quando o tempo rende.

campos do jordão com adolescentes

O parque tem atrações para um dia inteiro, mas se for sua primeira vez em Campos do Jordão, talvez queira conhecer outras opções próximas, como a Fazendinha Toriba e o Parque da Cerveja.

Saímos do Tarundu no final da tarde e fomos descansar no hotel.

À noite, comemos fondue no restaurante St Moritz, que tem uma varanda enorme – onde quase congelamos, apesar das calorias ingeridas! Bem em frente fica o Pátio Paris, uma galeria com várias opções de restaurantes e bares.

onde comer fondue em campos do Jordão

dia 4 – Estrada do Horto Florestal e Parque da Lagoinha

Na manhã de sexta-feira pegamos o carro e seguimos para o Horto Florestal. A floresta de araucárias ali é muito bonita e só o passeio já valeria a viagem. Não entramos no Horto porque cães não são aceitos, mas tínhamos pensado em alugar bicicletas para passear por lá, fica a sugestão para você.

Na volta, paramos no Parque da Lagoinha, um parque muito bem cuidado que vai agradar às crianças, principalmente pelos patos e ovelhas. É possível comprar ração e alimentá-los. Infelizmente as ovelhas não ficam soltas, mas em um cercado. Os adultos vão curtir as muitas possibilidades de fotografia, é um parque pequeno, mas bastante fotogênico.

Eu e minha filha assistimos à apresentação sobre o processo de beneficiamento da lã de ovelha do projeto Mãostiqueiras, onde funciona a loja que comercializa os produtos resultantes do projeto. São peças lindas, artesanais, feitas por mulheres da comunidade de Campos do Jordão inscritas no programa. Os produtos não são baratos, mas depois da palestra e saber o trabalho que dá, a gente entendo o porquê.

compras em Campos do Jordão

À tarde demos um giro pelo comércio e encerramos o dia apreciando o pôr do sol no Alta Vista Café e Confeitaria, no Morro do Elefante, que tem doces e tortas deliciosos.

onde comer em Campos do Jordão com vista

Sábado em Campos do Jordão

Na sexta à noite a cidade já começa a se transformar e quando o sábado chega o ideal é ficar o mais distante possível do centro de Capivari e evitar se deslocar de uma região a outra.

Mas fizemos exatamente o oposto! Pegamos muito trânsito para chegar até o Rancho do Tinho, pois ainda não tínhamos feito nenhum passeio a cavalo, uma ‘promessa de viagem’ que fiz à minha filha, então tivemos que rodar por muitos bairros. Foram $60/pessoa por um passeio guiado de 30 minutos. Fiquei meio tensa em subidas e descidas, mas isso pela falta de intimidade com cavalos, minha filha adorou!

aluguel de cavalos em campos do jordão

De lá seguimos para Santo Antônio do Pinhal, e subimos (de carro) até o Pico Agudo para assistir ao balé de parapentes. A vista é maravilhosa em dias claros e, quando não, um mar de nuvens garante outro espetáculo. Além da vista, não sei você, mas eu adoro fitar o horizonte e assistir essas pessoas tão corajosas que têm o privilégio de voar.

onde comer a caminho de Campos do Jordão

Antes de descer a serra, paramos para almoçar no Restaurante Jardins, que fica no alto de uma colina com vista incrível. Tem muitas mesas no interior e algumas na varanda, onde a vista é linda. Mas não achei a comida saborosa, não.

O QUE MAIS FAZER EM CAMPOS DO JORDÃO DURANTE A SEMAN OU NÃO

Parque Capivari

O Parque Capivari é uma excelente opção para quem viaja com crianças a Campos do Jordão durante a semana, principalmente, pois é mais vazio. A entrada é gratuita e as atrações pagas à parte.

É lá que fica o primeiro teleférico de cadeirinha do Brasil, até o topo do Morro do Elefante. Em 2022 ganhou também cabines fechadas de 8 luares e as cadeirinhas agora são para até 6 lugares.

roda gigante parque capivari

Outras atrações são: roda gigante, pedalinho, carrossel, mini trenzinho e o trenó de montanha. Ainda não fui nesse trenó, mas é bem parecido com o do Unipraias em Balneário de Camburuí, SC.

Para saber um pouco sobre trens, o Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão possui exposição do tema com entrada gratuita nos dias de semana.

trem campos do jordão

Parque da Cerejeira

Mais visitado durante a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão, o parque tem um lindo jardim japonês com os típicos elementos, além de playground, área para piquenique e uma trilha para mirante. Fica na Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173. Ingressos a R$30.

Ducha de Prata

É um dos passeios mais populares de Campos do Jordão e eu diria que se você quiser mesmo ir, prefira os dias de semana. Passamos recentemente por lá num sábado (fica no lindo bairro Vila Inglesa) e tinha trânsito na rua, ônibus parado, tudo de que a gente quer fugir. A entrada é gratuita e das plataformas de deck de madeira se vêm as quedas artificiais.

quadriciclo Campos do Jordão

Passeios de Trem em Campos do Jordão

Desde 2022 a histórica locomotiva a vapor voltou a entreter quem vai a Campos do Jordão nos finais de semana, percorrendo 4 km entre a Vila Capivari e Vila Abernéssia. A Maria-Fumaça impulsiona apenas um vagão com capacidade para 64 pessoas.

Outras opções são os bondes turísticos que vão do bairro Capivari até Abernéssia, ou do Capivari ao Portal de Campos do Jordão. Este último é o que funciona em todos os dias de semana.

Infelizmente os trens que faziam os trecho Campos do Jordão-Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão-Pindamonhangaba não têm previsão de voltar a oferecer passeios turísticos, segundo a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Parque da Floresta Encantada

Estou um pouco longe do universo infantil, mas conhecemos este parque quando nossa filha tinha 2 anos. Crianças se encantam com as diversas casas temáticas em meio a muito verde. Fica na Rua Arandi, nº 270, Vila Porã, e abre diariamente.

Leia também como é o passeio de trem de Curitiba a Morretes. E para uma viagem internacional, leia Viagem de trem na Europa: dicas essenciais para uma primeira vez sem perrengues

Cervejarias

O Parque da Cerveja é um complexo que abriga a Fábrica da Cerveja, o Museu da Cerveja, o Templo da Cerveja, o Mirante Mantiqueira e o restaurante Alto da Brasa. E em 2023 o Parque da Cerveja Campos do Jordão inaugurou um biergarten com vista para a cachoeira, onde você pode degustar cerveja, pratos típicos da culinária alemã e petiscos e pratos tradicionais.

Além da tradicional Baden Baden em Capivari, a Choperia no Bosque do Silêncio serve os chopes e cervejas Baden Baden, aperitivos e pratos típicos alemães em meio a natureza do Bosque do Silêncio.

Museu Felícia Leirner e auditório Cláudio Santoro

Um museu a céu aberto com esculturas em meio à mata nativa e auditório onde acontecem apresentações musicais.

Trilhas e Mirantes

A Serra da Mantiqueira é uma das mais bonitas do Brasil, e em Campos do Jordão há vários mirantes para admirá-la, seja de carro ou merecidamente depois de uma trilha.

O complexo da Pedra do Baú pertence à vizinha São Bento do Sapucaí, mas a portaria do parque fica a 22 km de distância tanto de São Bento do Sapucaí como de Campos do Jordão, por isso figura nesta lista. É um passeio de ecoturismo com trilhas que vão de maior a menor intensidade, onde estão a Pedra do Bauzinho, a Pedra Ana Chata e a Pedra do Baú. O Jair do Viagens e Caminhos tem todas as dicas da Pedra do Baú.

Do Morro do Elefante a vista que se tem é da região de Capivari. Você pode chegar lá pelo teleférico ou pelas ruas, a pé ou de carro.

O Mirante Pico do Diamante tem acesso mais difícil e em dias úmidos o ideal é fazer num carro 4×4 – Nesta região é possível observar uma paisagem incrível da Serra da Mantiqueira.

No Mirante Home Green o assunto não é a natureza, mas o hotel 4 estrelas que mais parece um castelo da Alemanha.

Outro mirante que não exige muito esforço físico, mas pago, é o do Amantikir, com vista para o Vale do Lajeado.

mirantes Campos do Jordão

O Pico do Itapeva, com 2.030 metros de altitude, fica dentro de propriedade particular e cobra-se taxa de visitação, mas é mais estruturado. Antigamente, além da vista, via-se um monte de barraquinhas e lojinhas de produtos de lã, além de torres e antenas. Como se trata de área de preservação, os comerciantes foram, mais recentemente, transferidos para a Galeria Vila Capivari.

meus pais no Pico do Itapeva em 1999, em foto digitalizada

Outras dicas de Campos do Jordão

• Se você é do Norte ou Nordeste e não tem casacos pesados – ou se vai viajar apenas com bagagem de mão, há opções de lojas que alugam casacos de inverno e até carrinhos de bebê.
  • No inverno é sempre possível encontrar em Campos do Jordão – durante a semana ou não – atividades para experimentar as sensações do frio com neve artificial, ou rinque de patinação no gelo, outras opções que as crianças curtem. Para os adultos, o bar Iceland pode ser uma aventura congelante digna de Elsa, com temperaturas entre -15º e -20º.
  • Como a cidade fica muito cheia aos finais de semana de inverno, procuramos opções fora de Capivari para almoçar, e fomos surpreendidos pela boa comida do restaurante Avestruz (Av. Pedro Paulo, 144).
  • O pinhão é o fruto da araucária, árvore símbolo de Campos do Jordão, e em junho a gente pode até colher alguns pelo chão de calçadas ou matas. Eu prefiro comprar de moradores que os oferecem em barraquinhas ou improvisam pelas calçadas seu comércio.
pinhão Campos do Jordão

Campos do Jordão é um destino que agrada tanto a paulistas que vão à cidade para curtir um final de semana de inverno quanto a quem, como nós, quis provar que a Campos do Jordão durante a semana é uma excelente opção de fuga da capital. Sem dúvida, um sonho de destino do Brasil.

Tem alguma dica especial de Campos do Jordão? Compartilhe nos comentário, pode ajudar ou inspirar outros viajantes.

A turma dos Pequenos Grandes Viajantes também tem dicas de roteiros, dá uma olhada em suas ideias:

PLANEJE SUA VIAGEM AQUI

Picture of Marcia Picorallo

Picture of Márcia, a viajante

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?