Festa da Cerejeira em Campos do Jordão

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Mais uma coisa que a pandemia Covid-19 nos tirou, a Festa da Cerejeira em Campos do Jordão. Mas isso não significa não poder apreciar o esplendor da floração das cerejeiras em Campos do Jordão, destino top de inverno em São Paulo. Estivemos no Parque da Cerejeira durante a florada de 2021 e trago aqui a dica para você se programar para ir este ano. No mesmo formato, porque a Festa da Cerejeira de 2022 também foi cancelada.

Atualização: em 2023 a festa da Cerejeira acontecerá nos finais de semana de 22 de julho a 13 de agosto, das 9h às 16h. Ingressos a R$ 30.

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Como saber quando as cerejeiras estão no pico da florada

Esta é uma pergunta muito comum, pois a florada de todos os tipos de árvores e plantas não tem uma data exata, varia segundo condições climáticas do período, chuvas, temperatura, e também de acordo com a altitude. Ou seja, em um ponto do mesmo estado elas podem já ter desabrochado e em outro não.

E a florada da cerejeira é muito breve, então se piscar você perde. Como o Parque da Cerejeira de Campos do Jordão fica no meu estado, foi fácil pesquisar e programar um passeio bate-volta, que não depende de reserva de hotel. Mas se você quiser ficar em Campos do Jordão na época da floração, a festa em geral acontece do último final de semana de julho ao segundo de agosto. Estivemos lá em 23 de julho, e pelas fotos você pode ver que muitas flores já tinham caído.

Você vai gostar de ler também:
Campos do Jordão durante a semana é muito melhor!
Campos do Jordão é pet friendly?
Hotéis de Luxo em Campos do Jordão

Parque da Cerejeira, local da Festa da Cerejeira

Espalhadas por uma área de 120 mil m2, as cerejeiras ganham flores durante nosso inverno, entre julho e agosto, quando o parque da Cerejeira de Campos do Jordão fica cor de rosa, do estacionamento aos jardins.

Passeando pelos caminhos do parque da cerejeira você verá elementos orientais, como a tradicional ponte vermelha sobre lago de carpas, uma grande estátua de Buda, e lanternas tradicionais de jardins, as ishitoro (=lanterna de pedra).

festa da cerejeira em Campos do Jordão

O Buda do Parque das Cerejeiras é uma réplica do grande Buda de Kamakura, no templo em Kanagawa.

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Você deve ter notado que nossa cachorrinha nos acompanhou no passeio. Sim, o Parque das Cerejeiras é pet friendly!

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Onde comer no Parque da Cerejeira

Piqueniques eram permitidos quando escrevi este post, mas vale sempre visitar o site oficial Festa da Cerejeira e ver atualizações e saber se os food trucks que costumam servir de alimentos tradicionais japoneses a pratos típicos locais, como trutas, pinhão e os tradicionais chocolates de Campos do Jordão. E se você preferir, food trucks também servem hambúrguer, pastel etc.

Como Chegar ao Parque da Cerejeira

O Parque da Cerejeira fica a 7,5 km de Capivari, o centrinho de Campos do Jordão, na Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173, Vila Albertina. É uma avenida à esquerda do entrocamento logo após o portal da cidade, então pode ser a primeira coisa que você faz ao chegar à cidade.

Mapa do Parque da Cerejeira

Parque da Cerejeira Campos do Jordão
  1. Casa de Repouso
  2. Bilheteria na Av Cap Tassaburo Yamaguchi
  3. estacionamento
  4. área de reflorestamento de pinus
  5. alameda cerejeiras
  6. pergolado de glicínea
  7. jardim japonês
  8. estátua de Buda
  9. palco/teatro
  10. parque infantil
  11. casa do chá
  12. espaço para food truck
  13. prala de alimentação e boxes de lembranças e malharia
  14. estacionamento 2
  15. trilha curcular em meio à mata nativa
  16. trilha para o alto do morro para o mirante
  17. Mata nativa de Campos do Jordão

Ingressos e horário

  • Não pagam ingressos menores de 7 anos e maiores de 80 anos.
  • O ingresso cheio custa R$30,00 e pode ser comprado diretamente na bilheteria, que fica na calçada (foto abaixo).
  • idosos, estudantes, professores, coordenadores e diretores da rede pública munidos de documentação comprobatória pagam meia.

O Parque da Cerejeira abre todos os dias nos meses de julho e agosto, das 9h às 16h. Nos demais meses, fecha às terças (e Às quartas se a terça tiver sido feriado).

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Festa da Cerejeira em Campos do Jordão

Mas se cinemas e teatros estão abertos, shows acontecendo, quase tudo voltando à vida normal, por que não haverá festa da cerejeira em Campos do Jordão?

Em 11 de maio a administração do Parque da Cerejeira informou que pelo terceiro ano consecutivo não aconteceria a tradicional Festa da Cerejeira porque “O Parque da Cerejeira é de propriedade da Casa de Repouso Sakura-Home, focada no cuidado e tratamento de idosos. Por este motivo, somos juridicamente uma instituição da ÁREA DA SAÚDE, e como todos devem saber, existem rigorosas restrições e protocolos que devemos seguir.”

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Onde mais ver Cerejeiras em São Paulo

Segundo o Wikipedia, o primeiro plantio oficial das cerejeiras-do-japão que, efetivamente, vingou no Brasil foi realizado em 1978, em comemoração aos 70 anos da Imigração Japonesa no país. Nas tentativas feitas no ano anterior, realizadas pelo poeta japonês Katsuotoshi Matsubara, as 300 mudas vindas do Japão e da cidade paulista de Campos do Jordão não sobreviveram.

Na capital, encontramos várias cerejeiras solitárias nas calçadas, principalmente na região do bairro da Liberdade, mas são os parques que concentram maior número. O Parque do Carmo, em Itaquera, tem um bosque com 4 mil pés. Já estive lá durante a festa, aproveitei para comprar uma muda de cerejeira, mas não fiquei para os shows, estava muuuito cheio, já que a entrada é gratuita. O parque do Ibirapuera também tem exemplares de cerejeira no Pavilhão Japonês. O Instituto Butantã recebeu 120 mudas de cerejeiras em 2020, em comemoração aos seus 120 anos. Logo logo teremos mais um lugar para apreciar esta beleza da natureza.

Em 2021, pesquisei outros lugares perto de São Paulo para ver a floração das cerejeiras, e encontrei, mas não fui porque a pandemia cancelou o festival das Cerejeiras Bunkyos, em São Roque. O Parque Bunkyo Kokushikan tem cerca de 400 pés de cerejeiras e já iniciou um projeto para chegar a 1000.

Em Itapecerica da Serra, ver a florada é um motivo a mais para visitar o Templo Kinkaku-Ji.

Em Indaiatuba, a 100 km da capital, a Praça Roque Torce Filho tem cerejeiras alinhadas e a cada ano parece estarem mais bonitas. Outro lugar que tem um lago cercado por cerejeiras é a cidade de Garça, a 400 km de São Paulo.

Significado e variedades de cerejeira

Flor símbolo do Japão, a flor da cerejeira é tão respeitada no país quanto sua bandeira. Na primavera há festas por todo o Japão, chamadas Hanami (=ver/apreciar a flor), e as pessoas fazem piquenique sob as árvores e celebram o final do inverno. Por isso ela representa felicidade, renovação e esperança, e como sua florada é breve, em torno de 14 dias, nos lembra a transitoriedade da vida.

Há varias espécies de cerejeiras, que vão do branco, rosa claro ao rosa escuro, mas não me lembro de ter visto uma espécie sobre a qual li recentemente, a Chorosa, que recebe este nome porque seus galhos pendem como um chorão/salgueiro.

Nos países asiáticos existem cerca de 200 espécies, que variam nas cores, formato e quantidade de pétalas. No Brasil foi difícil sua adaptação e a maioria não sobreviveu. Apenas as espécies provenientes do sul do Japão tiveram sucesso e os nomes dessas espécies são os nomes das regiões de origem: Himalaia, Yukiwari e Oshima.

festa da cerejeira em Campos do Jordão

Este post me fez lembrar…

Gosto mais de apreciar as cerejeiras do que os brasileiríssimos ipês? De maneira alguma! Eu acredito que em se tratando de cultura menos não é mais. Depois de viajar, a gente incorpora a nossas vidas pratos típicos de outros países, música, arte, histórias, costumes. Sempre vem na bagagem um pouquinho do que vimos e vivemos. E isso não faz com que eu aprecie menos a minha cultura. Isso me faz mais rica. E ainda nem fui ao Japão…

Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico

Se você conhece outros lugares do Brasil onde observar a florada da cerejeira, deixe nos comentários. Eu começo: Jardim Botânico de Curitiba.


Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Viajantes cujo tema é Destino de Inverno. Blogagem coletiva é quando vários (este mês o frio deve ter dado preguiça ehehe) criadores de conteúdo publicam no mesmo dia sobre o mesmo tema. Confira os demais:



Planeje sua Viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. Em Critiba no alto da XV e praça Do Japão … no mirante de Campos… no.Parque Maeda em Itu, e em Jundiaí acho que chama parque da Cidade

  2. Olha que legal, sinceramente não conhecia a festa da cerejeira em Campos do Jordão, mas é uma ótima opção para curtir com a família. Inclusive amei as fotos, o cenário é muito lindo né

  3. Amei a sua dica sobre a Festa da Cerejeira em Campos do Jordão. Fiquei encantada com o Parque da Cerejeira e sua inspiração japonesa. As cerejeiras também me lembram muito o ipê, com suas flores lindas e variedade de cores. Boa lembrança!

    1. Exato, Lulu, ipês são ‘produto nacional’. Os rosas florescem entre o outono e o inverno e os amarelos pouco antes da primavera. Os brancos eu não tenho certeza, mas são igualmente lindos.

  4. Não sabia que Campos do Jordão tinha uma festa da cerejeira! Que coisa mais lindaaa! Estou querendo ir e vou seguir suas dicas, muito obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.