Receita de Viagem

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

viagem planejamento

A receita para organizar uma viagem perrengue-free ainda não inventaram, mas é possível chegar bem próximo disso. Basta ter ingredientes de boa qualidade e seguir o modo de preparo. Acrescentar um segredo da vovó blogueira certamente é o que vai dar o gostinho especial!

Procurei organizar aqui uma lista do que você precisa para começar o planejamento de sua viagem, mas não se esqueça que cada prato destino tem suas peculiaridades, então leia os posts de cada cidade aqui no blog, tá?  É só ir no menu em “destinos”, que está organizado por Continentes, países, cidades.

Arregace as mangas, coloque o avental e siga minha receita. Não posso dizer que seja a de melhor sabor, mas nunca desandou! Agora, se você acha que é muito trabalho, tem como comprar um prato congelado no supermercado pacote de viagem, mas você sabe, o sabor não é o mesmo de um prato caseiro!

Leia várias receitas sobre viagem

Se você não sabe que é possível combinar camarão com coentro, como vai chegar a comer um prato como esse? Por isso é legal ler publicações sobre turismo, sempre. Foi assim que eu me apaixonei por viagens: descobrindo que há mais lugares para conhecer do que dias para viver! Claro que dava uma invejinha dos jornalistas que eram pagos para viajar e escrever, mas em vez de invejar, corri atrás dos meus sonhos e comecei a viajar também. Então siga o blog cadastrando-se gratuitamente para receber os posts novos em seu email. Na página do Facebook compartilho dicas e informações do mundo das viagens, então é legal você segui-la e favoritá-la (senão não recebe as atualizações). Outra forma de receber dicas e conhecer lugares é através de imagens e para isso o Mulher Casada Viaja tem um perfil no Instagram também.

Escolha a receita o destino

Ainda na dúvida sobre qual destino escolher para sua viagem? Leve em consideração quem vai com você: é uma viagem romântica, de aventura, em família com crianças pequenas ou com adolescentes… tudo isso deve influenciar na escolha. Vai sozinha? Pesquise se o destino é amigável para mulheres viajando sozinhas. Países latinos e árabes costumam ser mais complicados do que os europeus, em geral. Considere ainda o próximo item.

Separe os ingredientes Pesquise sobre o destino na época de sua viagem

Além de se instruir sobre a cultura local, para evitar foras, é importante pesquisar:

  • o clima, para não entrar numa fria. O Caribe, por exemplo, tem risco de furacões a partir de outubro e é quando as promoções estão bombando. Na Ásia há o período das monções, quando a chuva pode atrapalhar seus passeios. E até aqui no Brasil viajar no inverno para o Nordeste pode render dias de chuva. Outra questão referente ao clima é que você aproveita mais o dia na primavera e no verão. No inverno, além de dias mais curtos, muitas atrações não funcionam. Em alguns lugares, estradas podem fechar por causa de nevascas ou você ter que ficar trancado no hotel mesmo numa cidade grande, como Nova Iorque
  • festivais, campeonatos esportivos, shows, feiras de negócios podem fazer a cidade lotar e consequentemente aumentar o custo da viagem. Por outro lado, é muito legal estar em uma cidade quando ela está em festa, como durante as Oktoberfests na Alemanha. Nestes casos, vale a pena começar o planejamento com bastante antecedência para garantir boas tarifas de hospedagem
  • saúde: pesquise epidemias nos países a visitar e necessidade de vacinação.
  • questões políticas. Já pensou encarar guerra civil ou onda de atentados terroristas nas suas férias sem ter vocação para repórter da CNN? O governo britânico disponibiliza este website com uma lista de 225 países ou territórios, atualizada frequentemente, que podemos consultar para saber se há risco envolvido na escolha de determinado destino. Pesquise também sobre a situação do país e necessidade de vistos ou vacinas no site da embaixada respectiva.

Modo de Fazer

Decidida a época e com as informações básicas em mãos, coloque a mão na massa!

Bilhete Aéreo

Escolhido o prato principal destino e sabendo de quanto tempo você precisará para ter o atrevimento (rsrsrs) de dizer que o conhece, é hora de comprar as passagens aéreas. Existem vários sites de busca que listam opções de voos e você pode usar essas ferramentas para encontrar a melhor opção: Skyscanner, Kayak, Voopter são algumas. Além destas, pesquise nas companhias aéreas que voam para o país. Este item é o mais trabalhoso, na minha opinião, pois envolve a escolha da companhia aérea, horário de voo, de assento e principalmente paciência. Não tenho como dar todos os detalhes aqui, apenas algumas dicas:

✈ fique ligado nas promoções das companhias aéreas assinando as newsletters delas. Sites como Melhores Destinos, Passagens Imperdíveis também merecem sua inscrição. E muitos sites têm alerta de ofertas. Baixe também aplicativos destas empresas em seu smartphone.

✈ Compare o preço do bilhete por dia da semana pois costuma haver diferença significativa de valor. Para ir, domingos, terças a quintas-feiras costuma ter valores mais baixos do que segundas, sextas e sábados. Muitas companhias aéreas e mesmo alguns sites disponibilizam essa ferramenta que mostra a diferença de valores dentro da semana ou mesmo do mês.

✈ Comprar com antecedência de um mês para voos nacionais e de três meses para internacionais costuma ser um bom recurso para a baixa temporada, mas aumente a antecedência se for viajar na alta (segunda quinzena de dezembro, janeiro, julho e feriados ou datas festivas). Mas tenho visto tantas promoções de voos para a semana seguinte que fico na dúvida se essa máxima ainda valha. Se você for um felizardo que pode se dar ao luxo de resolver viajar assim, uma semana antes, aproveite. Nesse caso, a dica é deixar roteiros prontos para agarrar as promoções de última hora. Eu tenho uma planilha com os destinos que quero conhecer e informações básicas como melhor época para ir e quantos dias ficar. Na hora da correria, isso ajuda, embora seja possível efetuar cancelamento de uma passagem comprada por impulso em 24 horas.

✈ Para deslocamentos internos em um país, compare preços entre trem, ônibus e companhias aéreas lowcost. Lembre-se que as lowcost têm restrição de bagagem e você paga excesso acima de 15 kg de mala despachada. Poltronas não reclinam e não é servido nenhum tipo de lanche. Duas lowcost: Easyjet e Ryanair.

Veja dicas de como comprar bilhete de trem em Europa de Trem.

✈ Bilhetes ida e volta para o mesmo aeroporto são mais baratos do que se você escolher chegar a um país ou continente por uma e voltar por outra cidade. Mas aí é preciso fazer a relação custo-benefício: vale pegar todo o caminho de volta só para ir ao aeroporto de orogem? Se dinheiro não for problema ou se as distâncias a serem percorridas são longas demais para vencer por trem ou ônibus (esta é uma questão particular, mas acho que acima de 4 horas num trem já é demais e um voo cai melhor), compre seu bilhete escolhendo a opção multicities, destinos múltiplos, ou algo assim, não existe um padrão nos websites das companhias aéreas. Leia mais sobre emissão de bilhetes aqui.

✈ Pesquise também a possibilidade de ‘ganhar’ alguns dias em uma cidade de conexão. A Tap, por exemplo, oferece até 5 dias em Lisboa ou Porto, para destinos finais de outros países.

✈ Bilhetes promocionais costumam ter 1 ou 2 conexões. Muita gente não se importa com elas, e concordo que seja uma questão muito pessoal, mas no geral, evite conexões:

  • longas mas não o suficiente para você deixar o aeroporto e conhecer a cidade. O tempo varia de acordo com o destino. Seis horas de conexão em NY não é suficiente para aproveitar uma ida à cidade, mas em Munique, por exemplo dá. Se você não se importa em ficar horas no aeroporto, desconsidere esta dica.
  • curtas demais, quando um atraso no primeiro voo significa correria e estresse. Lembre-se que alguns aeroportos, principalmente os hubs, são enormes e só para se deslocar de um terminal ao outro é preciso andar, tomar trem, e isso leva um bocado de tempo. Considere que a imigração é feita na cidade de chegada do país (ou da CE, no caso da Europa) e isso também toma tempo às vezes perde-se mais de uma hora apenas na fila para apresentar o passaporte.
  • na mesma cidade, mas em aeroportos diferentes: você tem que sair de mala e cuia até o aeroporto de seu próximo destino e os custos com transporte são por sua conta;
  • na madrugada: ninguém merece passar a noite em aeroportos! Mas tem aeroporto que está preparado para isso, então não é tão ruim assim! Leia Dormindo no Aeroporto.

✈ Se a cidade para onde você quer ir tem tarifas muito caras, experimente voos que ficam a até 200 quilômetros de distância e faça-os via terrestre. Miami em vez de Orlando e Fort Lauderdale em vez de Miami são exemplos clássicos.

Pra não desandar

  • bilhete aéreo é intransferível, então confira duas, três vezes antes da compra. Se o nome estiver em desacordo com o da identidade ou passaporte pode haver impedimento de embarque.
  • Os bilhetes promocionais costumam ter regras rígidas de reembolso e remarcação, não sendo reembolsáveis em caso de cancelamento por parte do comprador e mudar datas também vai dar uma multa considerável.

Hospedagem

Este é outro item com muitas variáveis e há sempre novidades surgindo. Até pouco tempo quem viajava escolhia entre um hotel (e suas categorias não padronizadas de estrelas), albergue (hostel) ou camping. Hoje é muito comum alugar um imóvel ou até trocar de casa. Ficar em B&B traz proximidade com os anfitriões e fazer couchsurfing é de graça, mas exige um certo grau de aventura. Vários posts sobre tipos de hospedagem estão aqui no blog.

Quando escolher o tipo de hospedagem, não se esqueça de fazer sua reserva no website que eu sempre usei para minhas viagens, o Booking.com (é verdade, você pode comprovar lendo os posts mais antigos) ao qual o Mulher Casada Viaja é afiliado. Isso significa que você não paga nada mais para fazer a reserva ao clicar no logo do Booking dentro do blog e eu ainda ganho uma comissão. Com tanta dica legal, acho que eu mereço (rsrsrs).

Seguro Viagem

Taí um item que não merece ser riscado para economizar e é muitas vezes esquecido. O seguro viagem não serve apenas para cobrir um eventual problema de saúde, mas inclui cobertura para extravio de bagagem e muitos outros. Confira na caixa Planeje sua Viagem.

Seguro do Cartão de Crédito

Alguns tipos de cartão de crédito oferecem gratuitamente o benefício do seguro para viagens cujas passagens aéreas tenham sido compradas com o referido cartão. Mas funciona com o sistema de reembolso, então imagine o custo em euros ou dólares de uma estadia no hospital? Já viajei utilizando este benefício – até que precisei de atendimento hospitalar. A burocracia é grande, e no meio da minha viagem, com uma infecção urinária e um pé torcido, apenas o recibo que peguei no hospital não foi suficiente para receber o reembolso. Ainda bem que o valor foi baixo.

Atenção: para entrar na maioria dos países da Europa você TEM que ter feito seguro. Essa exigência refere-se ao Acordo de Schengen, em que 15 países da Comunidade Europeia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) assinaram tratado que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica por doença ou acidente.

Dica em forma de imagem:

.facebook_1523377903527

Para a receita viagem dar certo

Estes são exemplos dos itens que não estão na receita principal, então faça sua lição de casa e pesquise especificamente sobre a cidade ou país.

  • Passaporte, visto, vacinas

O cozimento deve ser sempre em forno brando, então prepare-se com meses ou até um ano de antecedência. O rendimento é sempre maior do que o tempo de preparo!

E bon apetit!

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.