Muitos estão familiarizados com normas de peso (de malas, fique claro) e restrições para viajar de avião, mas e quanto a viagens de trem? Importante conhecer as regras de bagagem de trem na Europa. Transporte bastante popular, o trem é muito mais prático para vencer distâncias pequenas e por isso muitos brasileiros usam até mesmo para ir de um país a outro no velho continente. Onde vão as malas? É preciso pagar por excesso de bagagem? Há algum controle? Para quem nunca usou trem na Europa, estas são perguntas naturais.
Limite de quantidade e peso
Não se paga nenhuma taxa para embarcar e viajar com suas malas nos trens da Europa, não há controle de peso ou quantidade na maiorira dos trens, embora seja aconselhável não levar mais do que você pode carregar ou empurrar.
Procedimentos de segurança como raio-X das malas são adotados nos trens de velocidade entre Paris, Londres, Bélgica e Holanda e nos espanhóis, então chegue mais cedo à estação para não perder o trem.
As malas são embarcadas e acomodadas por você. Isso pode ser um problema em alguns tipos de trem ou em determinados países, que têm o vagão mais alto que a plataforma ou um vão grande e perigoso. Procure informação sobre o país específico para se preparar.
Embora haja regras de bagagem em alguns trens na Europa, limitando a 2 volumes de 25 kg cada, como nos trens da Eurostar entre Londres e Paris, considere em qualquer destino que muitas estações de trem são antigas, e não possuem elevadores nem escadas rolantes. Eu nunca levo mais que uma mala tamanho M, principalmente se vou viajar de trem pela Europa. No máximo levo uma duffel bag (sacola de viagem) dobrada na mala para o caso de eu ter feito compras, e aí eu a acomodo em cima da mala. Assim continuo com uma das mãos livres para manipular o que for preciso.
Não deixe de ler Viagem de Trem na Europa, onde você encontra dicas essenciais para quem nunca viajou nesta modalidade, dentre elas: onde comprar bilhetes, como é o embarque, quais são os serviços na primeira e na segunda classe, etc.
Onde vai a bagagem em trem na Europa?
Bagagem em trens regionais
Em trens regionais, ou seja, que param em várias estações, há apenas um rack acima dos assentos, onde cabem sacolas e malas tamanho P (de bordo). Malas grandes acabam entre nossos joelhos ou no corredor, atrapalhando o trânsito, é bem chatinho. Não é incomum ver malas ocupando lugar de assento, mesmo em países considerados muito desenvolvidos, como a Alemanha.
Bagagem em trens de velocidade
Nos trens de velocidade, que ligam cidades grandes ou mesmo países, há espaço maior disponível para as malas, em geral perto das portas. Em alta temporada, estes espaços são preenchidos logo, então chegue uns 10 minutos antes do trem, localize qual será seu vagão e posicione-se para embarcar logo e garantir um lugar para sua mala, caso ela seja tamanho M ou G.
Trens de aeroporto
A maioria das capitais ou cidades grandes de cada país têm ao menos uma linha de trem, expressa ou não, que liga o aeroporto à cidade. Já usei este tipo de transporte em Milão, Munique, Roma e Zurique. Neles, o espaço reservado para as malas é maior, mas como neste caso todo mundo tem bagagem, repito o conselho de chegar cedo à plataforma para entrar logo no vagão e assegurar um espacinho para sua bagagem – ou para colocá-la numa altura mais confortável.
Ah, malas de rodinha ficam dançando durante a viagem, então posicione a mala deitada para evitar acidentes, como as da direita, na foto abaixo.
Acima, espaço no trem do aeroporto Malpensa a Milão, e à direita o rack acima dos assentos.
Também sobre bagagem, talvez você precise ler Extravio, Violação e Excesso de Bagagem. Da série “Vou viajar, e agora?” e Fazendo as malas
Segurança da bagagem nos trens
Para nós brasileiros, desacostumados a viajar de trem e acostumados a roubos e furtos, a proximidade da bagagem com a porta nos tira o sossego – e não dá pra relaxar, mesmo. Já ouvi relatos de muita gente que teve a bagagem furtada do trem.
Uma ideia é levar cadeado de bicicleta e prender a alça da mala no rack. Eu até levei uma vez, mas fiquei com vergonha de usar, porque não vi nenhuma presa, e porque sou boba a ponto de me importar com isso. O que faço é ficar de olho a cada parada do trem e, claro, mantenho as malas travadas com cadeado.
Se você consegue, viaje apenas com uma mala de bordo, que caberá no rack acima de se assento, mas mesmo assim não cochile, fique de olho.
Lembre-se de que laptop, passaporte, equipamento fotográfico, bilhetes de transporte e atrações, e tudo de valor deve estar em sua bolsa o mochila, junto de você.
Bicicletas, carrinhos de bebê, cães
Não há regras gerais deste tipo de “bagagem” em Trem na Europa, Mas nos TGV, o trem francês de alta velocidade, e Thalys, o TGV que liga França e Alemanha, você pode levar bicicleta desmontável ou dobrável sem custo. Ou pagar a taxa de 10 euros para levá-la montada. Nos trens da Suíça as magrelas são permitidas, mas é preciso fazer reserva para viagens de março a outubro. E cães precisam de um bilhete ou passe.
Lockers e guarda-volumes nas estações de trem
A maior parte das estações de trem da Europa têm lockers, armários do tipo roupeiro alugados por hora ou período de 24 horas, onde você pode deixar sua bagagem. Elas são muito úteis em viagens em que você está apenas passando por uma cidade, como eu fiz para conhecer os castelos de Bellinzona a caminho de Lugano.
Em Milão, Veneza e Roma, em vez de lockers há um serviço de guarda-volumes. Na alta temporada pode haver longas filas, então programe-se.
Serviço de retirada e entrega de bagagem
Mediante uma taxa, algumas companhias, como a francesa e a suíça oferecem um serviço muito cômodo, de retirada e entrega de bagagem no endereço que você apontar. Procure por esta informação no site da companhia do país por onde você for viajar. No post Viagem de trem na Europa tem uma lista deles.
Espero que estas regras de bagagem de trem na Europa sejam úteis, mas se tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários.
Um tema e oito imagens no dia 8 de cada mês. Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, quando blogueiras compartilham dicas sobre um tema em comum. Aproveite suas dicas com o tema Mala de Viajante:
- Dani Turismo – Como fazer a mala?
- Destinos Por Onde Andei… – A mala ideal para cada viajante
- Chicas Lokas na Estrada – O que não pode faltar na bagagem de mão
- Entre Mochilas e Malinhas – Mala de viagem com crianças: o que muda conforme elas crescem
- Viajante Econômica – Bagagem danificada ou extraviada: como proceder?
- Travel Tips Brasil – O que levar na mala do atleta? Esportes em viagens
Respostas de 22
Oi Marcia, pretendo fazer uma viagem de 15 dias pela Alemanha em novembro e vou fazer base em Nuremberg, na casa de alguns amigos. Por mais que eu use uma mala de bordo nos meus deslocamentos entre cidades, a mala que chega comigo no aeroporto terá que ser de 23 kg mesmo.
Li em alguns lugares que o trem que sai do aeroporto de Frankfurt e passa em Nuremberg (destino final Munique) só tem espaço para bagagem pequena e acima do banco. Você sabe se é isso mesmo ou se tem algum outro lugar q eu possa guardar, como esses bagageiros maiores?
E parabéns pelo post, é super esclarecedor! (obs: me identifiquei com a parte do cadeado de bicicleta..rsrs)
Oi, Bruna, tudo bem? Eu também não consigo viajar com mala de bordo, e os gringos que veem pra cá também, não, então relaxe rsrsrs. Nos trens não há mesmo muito espaço para malas M e G, mas existem, sim. Como são poucos, quando estão cheios eu viajo com a mala ao meu lado, no corredor mesmo. Não é muito simpático, mas o que fazer? Ah, e tem folgados que ocupam o assento com a bagagem, vi muito isso em Munique. Dá uma olhada também em https://mulhercasadaviaja.com/viagem-de-trem-na-europa/
Boa viagem, tenho certeza que vai adorar o sul da Alemanha.
Gostei muito do post, mas tenho uma dúvida, Marcia. Vou fazer minha primeira viagem internacional pra Italia, chegando por Milão. O que não entendi é como funciona por lá. São armários que vc paga e leva a chave com vc ou eles só identificam a mala com etiquetas e fica uma pessoa tomando conta?
Obrigada
Oi, Jessica, que ótima escolha ir à Itália! Temos bastante dicas de lá. Nos vagões não são armários, são prateleiras onde vc mesma coloca sua bagagem. Não tem fiscalização nem ninguém tomando conta. Pra quem fica miuto preocupado com isso, sugiro levar um cadeado de bicicleta, aí vc prende sua mala na prateleira. Tem várias fotos dessas prateleiras no post, inclusive de trens na Itália. Bom planejamento!
Adorei a ideia do cadeado de bike. Semana passada roubaram no trem de Amsterdã a mochila de viagem de uma amiga, por sorte os documentos e dinheiro estavam com ela.
Estou indo fazer um mochilão de 40 dias. Já vou comprar o meu.
Depois me conta como foi! Boa viagem!