Vale a pena ir até as dunas do deserto do Catar para fazer o passeio de 4×4 e/ou de camelo? Veja como foi nossa experiência e decida.
Estivemos no Catar pela primeira vez em 2022, aproveitando o stopover da Qatar Airways e ficamos 2 noites em Doha. Com pouco tempo, demos prioridade a atrações da capital do Catar e não fomos ao deserto. Quer dizer, o Catar é um país desértico do Oriente Médio, uma península no Golfo Pérsico. Mas aquele deserto de dunas de areia fofa que surgem em nosso imaginário quando falamos a palavra deserto fica um pouco distante de Doha, mas como o país é pequeno, dá pra conhecer em uma parte do dia.
Fizemos o passeio nas dunas do deserto do Catar na segunda viagem ao país, também num stopover, desta vez a caminho do Japão. Ah, e no voo de retorno ficamos 18 horas em Doha, então optamos por ficar num beach club. Confira ao final deste post como foi curtir praia num país muçulmano, e todas os outras publicações sobre o Catar.
Como é o passeio pelas dunas do deserto do Catar
A viagem até as dunas do deserto do Catar
Há duas formas de chegar às dunas do deserto do Catar: de carro alugado ou em tour. Como na primeira vez em Doha nós usamos Uber e achamos que isso nos tirou a liberdade que só dirigir traz em alguns destinos, desta vez decidimos alugar um carro. Deixei todos os detalhes de como dirigir no Catar num post próprio, cujo link está também ao final desta matéria.
Bem, como não fizemos de tour, vou descrever a viagem de carro, mas provavelmente é igual para quem faz o tour. Do centro de Doha, na altura do Souq Waqif até o deserto, são 75 km de distância, e logo depois do Museu Nacional do Catar, já estamos numa via expressa, a Abu Abboud. Seguimos as orientações do Google Maps, que embora tenha se atrapalhado em outras partes do Catar, aqui foi eficaz.
Diferente de dirigir por Doha ou Lusail, em que vemos belo edifícios, pontes e outros elementos arquitetônicos, não há paisagens bonitas. Passamos por construções horizontais, bairros residenciais, o que não deixa de ser interessante: algumas casas eram tão grandes que pareciam casas de eventos! Pouco antes das dunas, passamos por uma zonha industrial, onde há placas inibindo fotos ou filmagens. Em se tratando de Catar, melhor obedecer, mas claro que fiz uma fotinho ehehe.
Pior época e melhor horário
A melhor época é da sua viagem ao Catar, e a pior é o verão, pois estará muito, muito quente. Estivemos no Catar em fevereiro (inverno), e foi perfeito pois conseguimos caminhar sem suar ou passar mal. Em meados de outubro de 2024 estava ainda muito quente, e mal conseguimos ficar fora do ar condicionado do carro, de restaurantes e shoppings e mesmo à noite era muito desconfortável.
Os tours para o deserto do Catar em geral saem de Doha em dois horários: pela manhã ou à tarde. Acho o período da tarde a melhor escolha, pois presenciamos o pôr do sol no deserto, que é sempre algo muito especial. Se você ainda não fez isso, aproveite quando for ao Catar. Minha primeira vez foi no Grand Canyon, depois vimos a noite chegando no Deserto do Atacama, no Chile, e no acampamento no Marrocos, então se você curte desertos, aproveite essas dicas, também.
Faça o passeio pelas dunas do deserto do Catar pela manhã apenas se for sua única opção, pois além de perder o pôr do sol, você pegará o horário mais quente do dia – onde não há sombra para se abrigar.
Passeio de 4×4 no deserto do Catar
Dá para chegar às dunas de carro alugado, e foi assim que fizemos o passeio, leia mais abaixo. Outra opção é comprar um passeio. Os tours são muitos parecidos, e incluem um rápido passeio de camelo, fotos com falcões e o passeio de 4×4 nas dunas. Alguns incluem skate boarding, outros mergulho no mar ou no Inland Sea, uma lagoa de água salgada cercada por dunas, que infelizmente não tivemos tempo de conhecer.
No local, há alguns opcionais que podem ser contratados na hora, como andar de quadriciclo nas dunas. Como a gente tinha feito isso perto de Hurghada, no Egito, e achamos bem monótomo, nem consideramos a opção. Pode não parecer monótomo, mas para garantir nossa segurança, a velocidade permitida é baixa, e seguimos em fila indiana, sem liberdade alguma. Não acho que nas dunas do deserto do Catar, ainda mais perigosas por serem mais altas, seja diferente.
Para escolher o tour, além das atividades inclusas, é importante ler as avaliações de quem já fez, quanto ao serviço prestado e não somente em relação ao passeio em si. Selecionei abaixo tours comercializados pela Get your Guide, que é parceira do blog há muitos anos, e onde compro tours e outros produtos, além de indicar a leitores e clientes do Mulher Casada Viaja Te Leva, a agência de viagens filhote do blog.
Nossa aventura nas dunas
Quando chegamos ao ponto inicial das dunas vimos algumas empresas e escolhemos aleatoriamente uma. Em geral eu pesquiso, mas o planejamento do Japão me esgotou rsrsrs. Estacionamos o carro e negociamos o tipo de passeio que faríamos pelas dunas do deserto do Catar. Poderia ser em 4×4, quadriciclo ou um carro gaiola, todo aberto, que escolhemos para sentir ainda mais emoção! Também podíamos optar entre dirigir ou ser guiados por um motorista. Por segurança, preferimos o motorista, afinal, ele conhecia bem as dunas e se sentiria mais à vontade para fazer manobras radicais.
Foi muito bom! Não estava ventando, então a areia não nos importunou, o que poderia acontecer pelo carro ser todo aberto. No meio do passeio o motorista parou no alto de uma duna para fotos. Tirei os sapatos e curti o calor e maciez da areia nos pés. Minha vontade era rolar pela duna, mas me lembrei que quando fiz isso no Egito eu trouxe areia sem querer para casa, em todos os cantinhos e bolsos da minha roupa.
Voltamos ao carro e continuamos subrindo e descendo dunas, em algumas delas tendo a impressão de que não havia nada depois do topo, pela falta de visibilidade. Acho que o motorista estava curtindo também, porque ficamos mais tempo do que os 30 minutos contratados. No final já estava ficando escuro, mas isso só aumentou a emoção.
Minha filha adorou o passeio pelas dunas do deserto do Catar, e isso pra mim já valeu porque ela está naquela fase de não curtir quase nada. Pena que chegamos tão tarde e não tivemos tempo de ir até o mar, o lugar ideal para ver o sol se pôr, do alto de uma duna.
As imagens daqui não mostram a emoção das dunas, então te convido a ver os filminhos nos destaques do Instagram. Abaixo, a foto que fiz para registrar a empresa onde alugamos o carro para o passeio.
Respostas de 2
Que lugar maravilhoso! Seria um sonho viajar neste roteiro do Catar com meu esposo, pena que o dolar está alto, rss… Mas tenhamos fé que voltara ao normal! Parabens pela publicação.
Desertos são muito interessantes, e no Catar é bem acessível, diferente de outros em que estive, sempre longe de tudo. Quanto ao dólar, oremos, pois não é só quem viaja que é penalizado com a alta.