Dirigindo na Califórnia #2: Sinais e Regras de Trânsito, Combustível, Estacionamento

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Esta é a segunda parte do post com dicas para quem vai dirigir no estado dourado, como sinais de trânsito, estacionamento e combustível na Califórnia, mas as dicas cabem bem para outros lugares dos Estados Unidos, também.

como é dirigir na Califórnia

Não sei se foram as décadas de estudo e posteriormente de ensino de Inglês americano (ou serão décadas de filmes, animações e séries americanas?), o fato é que a sinalização e até algumas regras de trânsito a gente simplesmente sabe, mas ainda assim me surpreendi com uma delas sobre estacionamento, que nunca tinha reparado em outros estados, então o mesmo pode rolar com você. Estacionamento é sempre uma incógnita e neste post você encontra dicas muito legais sobre isso e mais ainda sobre combustível.

Sinais e Regas de trânsito para dirigir na Califórnia

Se você dirige no Brasil, vai achar fácil dirigir na Califórnia, mas para isso é preciso saber as regrinhas para dançar conforme a música. Aproveitando a metáfora, vai aí a dica 1:

Cruzamentos e rotatórias

Suspiro de inveja ao ver o balé dos carros nos cruzamentos sem semáforos. Não sei se por aqui esta regra existe legalmente, mas em SP se você não se jogar no cruzamento acaba definhando ao volante. Lá é impressionante como se respeita o balé, passando um carro por vez que esteja em cada uma das 4 vias, uma coreografia como numa dança hollywoodiana de Fred Aistaire. E se você desrespeita porque desconhece, eles buzinam e dão uma ralhada. Aprendemos na bronca, mesmo, mas você tem a vantagem de ler o Mulher Casada Viaja!

Semáfaro ou farol vermelho

Nada diferente daqui, tem vermelho, amarelo e verde, mas adoro esta regra presente em várias cidades americanas: você pode entrar à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho para você, desde que pare, olhe e não haja pedestre atravessando a via ou carro vindo naquela faixa – e desde que não haja a placa “No Right Turn On Red”.

Sinalização de trânsito

placas sinais de trânsito Califórnia
  • U-turns (fazer a inversão do sentido) também são permitidos muito mais do que aqui no Brasil, a menos que haja placa proibindo (primeira placa à esquerda da última linha na imagem abaixo).
  • Yield significa dar preferência ao motorista que vem na pista que você está para adentrar (segunda placa  da primeira linha).
  • Buckle up – É obrigatório o uso de cinto de segurança para todos no veículo e crianças abaixo de 8 anos precisam usar a cadeirinha ou assento elevado.
  • One Way indica que a rua é de apenas uma mão.
  • Dead End significa que a rua é sem saída.
  • Do not Enter indica que a rua é contra-mão naquela direção ou que não é permitido o acesso (segunda linha, segunda placa à esquerda)

“Sir, you’ve got stop at a Stop sign”

Esta eu aprendi na Flórida, the hard way, mas vale para quem vai dirigir na Califórnia também. Ao sinal de Stop, não adianta só diminuir a velocidade, mesmo que nem uma mosca esteja no cruzamento, é preciso parar, mesmo. Só diminuímos a velocida num cruzamento às moscas em Key West e um policial à espreita nos parou.

Don’t drink and Drive

Ainda me lembro sobre meus text books enquanto eu aprendia Inglês e li sobre o movimento de mães contra dirigir na Califórnia após ingerir álcool (drink and drive) e isso foi lá no final dos anos 1980. Elas conseguiram e muitos países seguiram o exemplo: se houver mais que 0,08% de álcool no seu sangue você pode pegar cadeia e ter que pagar até US$ 1,000 de multa. Não é o tipo de turismo que me atrai…

dirigir na Califórnia
indica lombadas à frente

Não deixe de ler a primeira parte do Dirigindo na Califórnia, que dá dicas de pedágio, estradas, aluguel de carro e habilitação.

Sinalização nas Estradas

Nas estradas, a sinalização fica um pouco diferente e me lembro de algumas coisas que podem ser importantes:

Park and Ride: não tenho foto, mas vi nas estradas próximas a Los Angeles. Indicam saídas para estacionamentos onde você pode deixar seu carro e tem acesso fácil ao transporte público.

estradas Califórnia
Carpool: a faixa exclusiva para carros com 2 ou mais pessoas

Carpool Lane: só rode nesta faixa se estiver com duas ou mais pessoas no carro. É geralmente a faixa da esquerda em uma highway.

Motos

Motociclistas precisam usar capacetes e é permitido trafegarem entre as faixas, como aqui, mas diferente daqui, não há tantas motos nas ruas, mais nas estradas.

Leia também Como emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Combustível na Califórnia

Tipos de postos e combustível na Califórnia

Basicamente, há três tipos de combustível: o unleaded, o regular e o premium. Os nomes podem variar um pouco, mas em geral o unleaded é a que não tem contém chumbo em sua composição e o premium a aditivada. A regular é a mais barata das 2 e a que usamos sempre.

Eu vi postos com nomes desconhecidos, mas também vi famosos como Shell, Chevron, Arco e Mobil. Abaixo, uma típica bomba de combustível na Califórnia. do topo para baixo:
1. visor com valor e quantidade de galões
2. tela de uso para pagamento com cartão de crédito
3. teclado e vão para cartões
4. botões (amarelos) para escolha do tipo de combustível

bomba de combustível na Califórnia
Típica bomba de combustível na Califórnia

Está gostando das dicas? Planejando sua viagem com nossos parceiros você economiza e contribui com a manutenção do blog, pois recebo uma pequena comissão sem que você pague a mais por isso. Um gesto simpático para agradecer pelas informações de qualidade e gratuitas.
alugue seu carro na Rentcars, pagando parceladamente e em reais, sem IOF!
– adquira seu seguro viagem (saúde, odonto, malas extraviadas, etc) com desconto para leitores do blog com a Seguros Promo
– compre ingressos para museus e outras atrações com a Tiqets e Get your Guide
– reserve hotel, apartamento ou B&B com a Booking.com

Preço do galão de combustível na Califórnia

Lembre-se que os Estados Unidos não adotam o sistema métrico, então em vez de litros eles usam o galão, que é o equivalente a 3,7 litros.

O custo varia muito pouco de um posto para outro e é mais caro em regiões mais isoladas, como o parque nacional Yosemite e em Big Sur, na região de Monterey. Muito mais caro: em Pebble Beach, condomínio da região badalada Big Sur, $4.99 contra $2.77 em uma cidade grande.

combustível Califórnia

Abastecendo o carro para Dirigir na Califórnia

Como em outros estados americanos, não há frentistas e você é quem abastece e isso pode deixar quem vai pela primeira vez um pouco apreensivo, então fiz um passo a passo aqui:

  1. pare o carro com a boca do tanque virada para a bomba, pois a mangueira costuma ser curta e não alcança a largura do veículo.
  2. o pagamento é feito antes do abastecimento, então lembre-se que com $25 dólares dá pra completar 3/4 do tanque de um sedan. Há duas formas de fazer o pagamento: com cartão de crédito ou no caixa da loja de conveniência. Eu nunca consegui pagar com cartão de crédito porque a máquina pede um CEP e ela não aceita o CEP brasileiro (e prefiro não jogar o CEP do hotel), então vou direto ao caixa. É bem simples até para quem não fala Inglês: basta dizer para o caixa, por exemplo “$20 number 3” (número 3, por exemplo, é o número da bomba em que você parou para abastecer). Se quiser, peça o recibo, pois geralmente eles não o dão espontaneamente, mas de qualquer forma só vem impresso o valor total pago e não a quantidade de galões.
  3. Depois do pagamento, volte ao carro, coloque a mangueira no acesso do tanque e escolha o tipo de combustível simplesmente apertando o botão equivalente. A bomba começará a encher e vai parar quando o total pago for atingido.
  4. Caso caiba menos gasolina do que você pagou, é só voltar ao caixa e receber o troco.

Super dica 1: O site Gas Buddy (tem app também) localiza os postos de combustível em todo o território americano e informa os valores do galão nos postos próximos a você!
Super dica 2: Para saber o quanto gastará com combustível e pedágio durante uma viagem, eu tenho usado o Via Michelin . Além disso, ele traça as rotas e informa o tempo gasto no percurso e se há trânsito, acidentes, obras, etc.

Estacionamento na Califórnia

São Francisco estacionamento

As cidades que visitei possuem mais ou menos o mesmo método de estacionamento: gratuito, pago em parquímetro, pago em estacionamento público. Note que público significa que qualquer um pode usar, não que seja gratuito.

Quando custa estacionar na Califórnia

Estacionar nos centros de San Diego, Los Angeles e São Francisco é bem caro, então prepare o bolso ou escolha um hotel que inclua estacionamento gratuito para passar a noite e use transporte público durante o dia, se não quiser pagar (caro) por isso.
Em São Francisco, a hora (inclusive segunda e horas adicionais) sai por $7 e um dia inteiro limitado a 12 horas sai por $50 na região Embarcadero e Pier 9. Se você chegar antes das 10h, o preço cai pela metade, pelo menos neste estacionamento da Broadway St. Em zonas residenciais é possível estacionar na rua no máximo até 2 horas, como nos arredores da Alamo Square e da Lombard St (fotos abaixo, em ‘proibido estacionar’).

Proibido estacionar

Não é permitido estacionar em guias pintadas de vermelho (foto acima) e nas pintadas de azul apenas pessoas com dificuldades de locomoção podem estacionar. Se a guia estiver pintada de verde, é permitido usar a vaga entre 15 e 30 minutos, ou mais de acordo com a placa. Guias pintadas de ou no natural cimento cinza são liberadas para estacionar, se não tiver nenhuma placa dizendo o contrário.

  • estacionamento Califórnia
  • dirigir Califórnia

Pintando o pneu do seu carro – Na cidade de Monterey, não há parquímetros, e na maior parte do centro é permitido estacionar por 15, 30 ou até 90 minutos gratuitamente. Aí vem a pergunta: e como eles sabem o tempo que você mantém o carro na vaga? Claro que respeitamos o tempo da placa, mesmo sem saber como isso funcionava, mas depois de umas horas na cidade aprendi: vimos um senhor num carrinho elétrico pintando os pneus dos carros com uma espécie de broxa com cabo longo! Ele marca os carros ali estacionados e depois retorna para multar os que permaneceram depois do tempo permitido. Chega a ser engraçado e acho que é por isso que curti tanto ficar em Monterey, que tem um jeitinho interiorano à beira-mar. Atualização: assisti à animação Zootopia, cuja personagem fazia este procedimento em seu primeiro dia de trabalho na polícia. Ehehe

Leia sobre Monterey, Los Angeles, São Francisco, Yosemite, San Diego e a viagem pela costa na CA-1 na página índice da Califórnia

Tow Away zones são áreas em que você será guinchado caso estacionar, cuidado!

Cramp Wheels to Curb é uma placa que pode aparecer junto a sinais de estacionamento em ladeiras – e você pode ser multado se não obedecer. Então é só girar as rodas para que o pneu do carro fique apoiado na guia e impeça que o carro desça ladeira abaixo. Você verá muitas delas nas cidades litorâneas, como San Diego e São Francisco.

  • estacionamento califórnia
  • regras trânsito Caflfórnia

Super dica: O site Best Parking localiza estacionamentos em várias cidades americanas e informa horários e preços.

Se você já rodou pela Califórnia e tem alguma dica que eu não lembrei ou da qual não sabia, deixe aí nos comentários. Se tem uma pergunta, faça o mesmo que eu tentarei ajudar.

Abraços e uma boa Califórnia pra você!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

38 respostas

  1. Bom dia….
    O problema são os nossos maus costumes…mas com o tempo, nos adaptamos e entramos no ritmo.
    Depois de oito anos q morei lá estudando na Embassy school, volto lá esta semana para dar uma relembrada e curtir mais uma vez San diego-Ca.

  2. Gostei muito! Uma dúvida: como faço para devolver o carro com tanque cheio se eu abastecer com o cartão de crédito? Se eu colocar $40 e não couber posso pegar o troco no caixa da lojinha também? 🙂

    1. Oi, Renan, nossos cartões de crédito não são aceitos para pgto na máquina/bomba. Tem que ir à loja de conveniência. Não sei responder, mas não acredito que vão devolver dinheiro nesse caso. Melhor pagar em dinheiro, mesmo.

      1. Oi Renan, é debitado no cartão somente o que foi utilizado na bomba, em orlando, passava U$20 e as vezes ficava U$15, e via que quando debitava o valor inicial depois estornava a diferença, ou só entrava o valor final, dependia do posto que utilizava.
        Consegui usar meu cartão Nubank na bomba colocando o cep do hotel que estava e foi tranquilo, mas não era em todos os postos.

  3. Olá, tudo bom?
    Amei as dicas. Vou mês que vem para LA e ajudou bastante.
    Uma dúvida: tem estacionamento que o carro pode pernoitar? Ou na rua também podem?
    Thanks!

      1. Brigaada!
        Então, seria um dia só. Vou dividir a estadia entre Venice e Hollywood. O de Holly tem estacionamento, mas Venice não. Vou alugar o carro mais pra usar na parte de cima de LA enquanto estiver em Holly. Venice e clima de praia prefiro a pé, rs. Mas só rolou encaixar no roteiro de um jeito que em 1 dia durante a estadia em Venice eu já estaria com o carro. Ai tô pensando aqui no que fazer com ele pra manter seguro virando a noite. Hauahau.

        1. Larissa, nós chegamos em Venice à noite e senti uma pontada de insegurança, então resolvemos colocar o carro no estacionamento pago bem em frente ao Hotel Erwin, mas não lembro quanto pagamos.

  4. Excelente sua dicas, obrigado. A respeito dos parquímetros, como eles funcionam, de quanto em quanto tempo é preciso renovar o ticket? Obrigado

    1. Oi, Felipe, obrigada pelo comentário. Varia muito de cidade para cidade e da localização em cada cidade. Em São Francisco, por exemplo, alguns lugares têm limite de 15 ou 30 minutos, enquanto em outros é possível estacionar por até 2 horas, como nos arredores da famosa Lombard Street.

  5. Bacanas as suas dicas, estou indo em 14/06 para Los Angeles e vou de carro até San Francisco, elas serão de grande valia, diminuindo os ” foras”, rsrs, e principalmente multas.

  6. Excelente dicas… detalhes que fazem toda a diferença.
    irei a primeira vez em Junho/18 apenas eu e meu filho de 4 anos. faremos uma roadtrip pela CA.
    muito obrigado pelo seu material

  7. Somos fãs de road trip, sem dúvida o estilo de viagem que a gente mais curte. Achei o post super completo e útil. As regras de trânsito são muuuuuito diferentes ao redor do mundo. É importantíssimo conhecer as principais regras antes de se aventurar em uma road trip. Curti 😉

  8. Perfeita suas dicas, adorei saber dos aplicativos e como se faz para abastecer o carro, é quase uma outra aula de sinais de trânsito, dirigir em outro país, nem tinha parado para pensar nisso hahahahaha.

  9. Esse post é interessante não apenas para dirigir, mas também pra aprender inglês haha: tem um monte de expressões que eu nem conhecia! Muito úteis as informações, um dia eu ainda vou fazer uma road trip pela Califórnia (:

  10. Wou!! Mais um post de utilidade pública. Dirigir em outro país é sempre tenso e um guia com tantas dicas assim facilita demais a vida da gente!
    Pretendo visitar os EUA em breve e certamente vou precisar alugar um carro por lá… seu post já está nos meu favoritos
    Abçs!

  11. Um dos posts mais úteis que já li, exatamente porque a gente esquece de pesquisar essas coisas e passa sufoco! Na minha primeira vez nos EUA, penei pra abastecer o carro. Primeiro, tive que perguntar qual era o combustível certo… Depois achei que o pagamento era feito depois, ou direto na bomba, e fiquei um tempão esperando ao invés de ir na lojinha. E pra piorar, eu precisava calibrar o pneu, essa fiquei sem conseguir, porque não conseguir operar o calibrador de jeito nenhum ahahah #perrenguesdeviajante

  12. Muito bacana seu post e super útil para quem for para a região! Também adorei as dicas dos aplicativos. Não cheguei a procurar aplicativos sobre isso por aqui, mas você me deu uma ótima idéia. Aliás, aqui na França os postos também não tem frentista e só aceitam cartão de crédito (por sorte estávamos com o cartão quando fomos abastecer a primeira vez). Outra coisa que é confuso por aqui é o sistema do pedágio, que também não tem ngm além da máquina rs…

  13. Mais um post seu que é um guia! 🙂 Eu to tirando CNH agora e não vejo a hora de poder alugar carro em viagem pra fazer roteiros que não conseguia por essa limitação. <3

  14. bahh outro post excelente de guia pra quem quer dirigir nos eua! eu fico muuuito perdida com as placas e com ctz ia me bater muito no Self service de abastecimento ahueahe gostei que deu dicas de aplicativos de gasolina barata e a conversao dos volumes!

  15. tirando o lado em que os americanos dirigem, me parece que a lei de trânsito dos EUA e da Inglaterra são bem parecidas, até mesmo as expressões, ótimo saber, assim já me preparo pra próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.