Confira a seleção de lagos da Suíça, organizados por região, com todas as dicas para você inclui-los em sua inesquecível viagem à Suíça. Como não sou Wikipedia (rsrs), não listei todos os lagos, apenas os que já conheci. É um compromisso pessoal e responsável, só dou dicas de lugares que realmente visitei.
Antes da listinha, algumas observações:
- see em alemão é lago. Mas talvez por causa do algoritmo, eu uso “lago Oeschinensee, lago Blausee”. Ou seja, a palavra lago duplicada, mas não é assim que eles lá falam, claro.
- Ficaram de fora desta lista os lagos “urbanos”, os grandes lagos pré-alpinos da Suíça às margens de cidades grandes, como Lucerna, Zurique, Genebra, Lugano. Como são navegáveis devido a seu tamanho, a navegação não é apenas turística, mas um meio de transporte, e o bilhete está incluso no passe turístico mais completo do país, o Swiss Travel Pass.
- Cada parágrafo tem links para artigos com dicas dicas completas para você organizar sua viagem. Mas se precisar de ajuda:
Aqui no Mulher Casada Viaja tem mais de 50 artigos com dicas de viagem à Suíça. E se precisar, posso te ajudar ainda de outras duas maneiras: com a consultoria, que é uma chamada de vídeo em que tiro suas dúvidas e/ou reviso seu roteiro, ou preparando toda sua viagem, desenhando um roteiro personalizados, mantendo contato durante o planejamento e a viagem.


Os Lagos da Suíça da região Berner Oberland
A região de Berner Oberland é onde estão os lagos da Suíça mais acessíveis, seja de transporte público ou carro, mas alguns valem a caminhada!
Lagos acessíveis por trem, carro ou teleférico
Sarnersee e Lungernsee
A viagem entre Lucerna e Interlaken tem paisagens deslumbrantes, e o trem nem é daqueles panorâmicos que exigem reserva e taxa extra. De carro ou trem, a paisagem passa pelo braço sul do lago de Lucerna e temos vistas do Monte Pilatus. Logo em seguida avistamos o lago Sarnersee e depois o deslumbrante Lungerersee.
A cor da água varia ao longo do dia, e principalmente se o dia é ensolarado ou nublado. Então, quando eu digo deslumbrante, é o que você verá num dia de céu claro. Para ver o Lungerersee de pertinho, se estiver de carro, você encontrará acostamento com acesso bem ao lado do lago, marcado no Google Maps como Aussichspunkt. De trem, precisará caminhar 1 km da estação ao lago. Se descer na estação Kaiserstuhl, é mais pertinho, mas verá a ponta norte do lago.

Lago Thun e Lago Brienz
Dois lagos separados pela cidade de Interlaken: a leste o Brienz e a Oeste o Thun. São lagos com muitos vilarejos, cidades históricas, castelos, marinas, e outros atrativos além dos próprios lagos, como a cachoeira e hotel histórico Giessbach no Lago Brienz, e os castelos de Spiez e Thun.


Blausee
Um dos mais bonitos lagos da Suíça, o Blausee fica dentro de um parque, em propriedade privada. É um pequeno notável, sua água transparente faz com que os troncos imersos pareçam estar ao alcance das mãos, quando na verdade estão a metros de profundidade.
Para chegar é bem simples: de transporte público é preciso ir até Frutigen de trem e dessa estação tomar um ônibus por mias 15 minutos. De carro é mais simples, e o estacionamento é amplo. Leias as dicas completas: Lago Blausee, cenário de contos de fadas

Lagos acessíveis por teleférico e trilha
Bachalpsee
Uma trilha bem fácil de cerca de 1 hora a partir da estação final do teleférico Grindelwald First leva até este lago que em dias de pouco vento (não era o caso quando fiz a foto abaixo) reflete as montanhas nevadas mesmo no verão. Dicas completas em Trilha Bachalpsee: mais um atrativo de Grindelwald First.

Oeschinensee
Já percebi que os lagos da Suíça de que mais gosto são os onde cheguei por trilha. E que desafio foi fazer a trilha panorâmica no lago Oeschinensee! Mas para conhecê-lo, tome o teleférico em Kandersteg, e depois faça uma trilha fácil até o lago. As dicas completas estão neste outro artigo: Oeschinensee, Kandersteg: o lago mais lindo da Suíça?

Atenção: os lagos de montanha não estão ‘abertos’ ao turista o ano inteiro. Kandersteg, por exemplo, tem seu teleférico em funcionamento do final de junho a outubro.
Lagos da Suíça da região de Appenzell
Ebenalp Seealpsee, acessível por trilha
Lago estilo protetor de tela, recebe os louros de estar no Seealpsee quem faz a trilha subindo a montanha de teleférico e depois descendo do instagramável restaurante-abrigo Aescher até o Seealpsee. Ou subindo e descendo a trilha.
Veja como é a trilha, como chegar e o que mais fazer por ali, em Seealpsee: a primeira trilha na Suíça deixou marcas

Os Lagos da Suíça da região Lucerna
Trubsee
Outro lago aonde se pode chegar subindo a montanha na caminhada ou mais confortavelmente de teleférico. Fica na estação intermediária do Monte Titlis.

O que achou destes lagos da Suíça? Tem algum que você conhece e não está na lista? Deixe um comentário, pode ajudar outras pessoas.
Mais dicas de viagem de lagos, rios e mares
O grupo 8on8 é uma turminha de amigas que divulgam destinos de viagem como eu. No dia 8 escrevemos sobre um tema, com apenas 8 fotos. Este mês o tema é Água. Confira as dicas delas, também.
- Destinos Por Onde Andei… – Lagoa do Cauípe, paraíso do kitesurf em Cumbuco, Ceará
- Viajante Econômica – Como é o passeio de barco pelo mar de Paraty
- Entre Mochilas e Malinhas – Passeio de Barco com Eclusagem em Barra Bonita: Guia Completo
- Let’s Fly Away – As 9 Melhores Praias de Sydney: O Guia Definitivo









Respostas de 9
Oi, Márcia, tem razão de você ser apaixonada pela Suíça, e uma expert no país, pois cada post e paisagem que você divide conosco é uma verdadeira inspiração.
Minha foto preferida é a que você está do alto apreciando o Oeschinensee, deveria colocar em um porta retrato de tão linda, rsrs.
Obrigada pelas dicas e informações sobre estes 8 lagos da Suíça, são lugares muito lindos e com certeza valem muito a pena conhecer. Beijo.
Gisele, espero que um dia você possa ver com seus próprios olhos as belezas da Suíça! Vou pensar sobre a foto ahaha
Como um país tão pequeno pode ser tão espetacular?! Cada fotografia mais maravilhosa que a outra. Os lagos da Suíça são um dos pontos altos de uma viagem pelo país. Poucas vezes me emocionei de chorar em uma viagem. Ao navegar em um dia de sol no lago Thun foi uma delas.
Olha, não sabia dessa sua emoção ali. Mas você tem razão. Um país pequeno cheio de paisagens maravilhosas. Vai ter que voltar para conhecer mais.
Uma carioca emocionada com os lagos da Suíça?! É mesmo um país lindo e a natureza emociona sempre, né?
Que seleção maravilhosa de lagos na Suíça, Márcia! E qual será o segredo para essas cores lindas? Verdes e azuis que não se vê em outros lugares!
Acho que assim como a qualidade do vinho é explicada pelo terror, também se pode dizer isso dos lagos da Suíça: a composição das montanhas e geleiras, predomínio de zonas rurais e pouca poluição. Mas um dia de sol faz toda diferença para realçar as cores.
Meu sonho é poder viajar com calma pela Suíça e visitar pelo menos 4 lagos desta sua série, Márcia.
Como você é especialista em Suíça, com toda certeza virei aqui no seu blog pegar todas as dicas. Amei tudo!
torcendo para você realizar esse sonho em breve, Cecília, conte comigo!