Confira a seleção de lagos da Suíça, organizados por região, com todas as dicas para você inclui-los em sua inesquecível viagem à Suíça. Como não sou Wikipedia (rsrs), não listei todos os lagos, apenas os que já conheci. É um compromisso pessoal e responsável, só dou dicas de lugares que realmente visitei.
Antes da listinha, algumas observações:
- see em alemão é lago. Mas talvez por causa do algoritmo, eu uso “lago Oeschinensee, lago Blausee”. Ou seja, a palavra lago duplicada, mas não é assim que eles lá falam, claro.
- Ficaram de fora desta lista os lagos “urbanos”, os grandes lagos pré-alpinos da Suíça às margens de cidades grandes, como Lucerna, Zurique, Genebra, Lugano. Como são navegáveis devido a seu tamanho, a navegação não é apenas turística, mas um meio de transporte, e o bilhete está incluso no passe turístico mais completo do país, o Swiss Travel Pass.
- Cada parágrafo tem links para artigos com dicas dicas completas para você organizar sua viagem. Mas se precisar de ajuda:
Aqui no Mulher Casada Viaja tem mais de 50 artigos com dicas de viagem à Suíça. E se precisar, posso te ajudar ainda de outras duas maneiras: com a consultoria, que é uma chamada de vídeo em que tiro suas dúvidas e/ou reviso seu roteiro, ou preparando toda sua viagem, desenhando um roteiro personalizados, mantendo contato durante o planejamento e a viagem.


Os Lagos da Suíça da região Berner Oberland
A região de Berner Oberland é onde estão os lagos da Suíça mais acessíveis, seja de transporte público ou carro, mas alguns valem a caminhada!
Lagos acessíveis por trem, carro ou teleférico
Sarnersee e Lungernsee
A viagem entre Lucerna e Interlaken tem paisagens deslumbrantes, e o trem nem é daqueles panorâmicos que exigem reserva e taxa extra. De carro ou trem, a paisagem passa pelo braço sul do lago de Lucerna e temos vistas do Monte Pilatus. Logo em seguida avistamos o lago Sarnersee e depois o deslumbrante Lungerersee.
A cor da água varia ao longo do dia, e principalmente se o dia é ensolarado ou nublado. Então, quando eu digo deslumbrante, é o que você verá num dia de céu claro. Para ver o Lungerersee de pertinho, se estiver de carro, você encontrará acostamento com acesso bem ao lado do lago, marcado no Google Maps como Aussichspunkt. De trem, precisará caminhar 1 km da estação ao lago. Se descer na estação Kaiserstuhl, é mais pertinho, mas verá a ponta norte do lago.

Lago Thun e Lago Brienz
Dois lagos separados pela cidade de Interlaken: a leste o Brienz e a Oeste o Thun. São lagos com muitos vilarejos, cidades históricas, castelos, marinas, e outros atrativos além dos próprios lagos, como a cachoeira e hotel histórico Giessbach no Lago Brienz, e os castelos de Spiez e Thun.


Blausee
Um dos mais bonitos lagos da Suíça, o Blausee fica dentro de um parque, em propriedade privada. É um pequeno notável, sua água transparente faz com que os troncos imersos pareçam estar ao alcance das mãos, quando na verdade estão a metros de profundidade.
Para chegar é bem simples: de transporte público é preciso ir até Frutigen de trem e dessa estação tomar um ônibus por mias 15 minutos. De carro é mais simples, e o estacionamento é amplo. Leias as dicas completas: Lago Blausee, cenário de contos de fadas

Lagos acessíveis por teleférico e trilha
Bachalpsee
Uma trilha bem fácil de cerca de 1 hora a partir da estação final do teleférico Grindelwald First leva até este lago que em dias de pouco vento (não era o caso quando fiz a foto abaixo) reflete as montanhas nevadas mesmo no verão. Dicas completas em Trilha Bachalpsee: mais um atrativo de Grindelwald First.

Oeschinensee
Já percebi que os lagos da Suíça de que mais gosto são os onde cheguei por trilha. E que desafio foi fazer a trilha panorâmica no lago Oeschinensee! Mas para conhecê-lo, tome o teleférico em Kandersteg, e depois faça uma trilha fácil até o lago. As dicas completas estão neste outro artigo: Oeschinensee, Kandersteg: o lago mais lindo da Suíça?

Atenção: os lagos de montanha não estão ‘abertos’ ao turista o ano inteiro. Kandersteg, por exemplo, tem seu teleférico em funcionamento do final de junho a outubro.
Lagos da Suíça da região de Appenzell
Ebenalp Seealpsee, acessível por trilha
Lago estilo protetor de tela, recebe os louros de estar no Seealpsee quem faz a trilha subindo a montanha de teleférico e depois descendo do instagramável restaurante-abrigo Aescher até o Seealpsee. Ou subindo e descendo a trilha.
Veja como é a trilha, como chegar e o que mais fazer por ali, em Seealpsee: a primeira trilha na Suíça deixou marcas

Os Lagos da Suíça da região Lucerna
Trubsee
Outro lago aonde se pode chegar subindo a montanha na caminhada ou mais confortavelmente de teleférico. Fica na estação intermediária do Monte Titlis.

O que achou destes lagos da Suíça? Tem algum que você conhece e não está na lista? Deixe um comentário, pode ajudar outras pessoas.
Mais dicas de viagem de lagos, rios e mares
O grupo 8on8 é uma turminha de amigas que divulgam destinos de viagem como eu. No dia 8 escrevemos sobre um tema, com apenas 8 fotos. Este mês o tema é Água. Confira as dicas delas, também.
- Destinos Por Onde Andei… – Lagoa do Cauípe, paraíso do kitesurf em Cumbuco, Ceará
- Viajante Econômica – Como é o passeio de barco pelo mar de Paraty
- Entre Mochilas e Malinhas – Passeio de Barco com Eclusagem em Barra Bonita: Guia Completo
- Let’s Fly Away – As 9 Melhores Praias de Sydney: O Guia Definitivo








