Lagos perto de Banff: Lake Louise e Emerald

Depois de um primeiro dia intenso nas Montanhas Rochosas do Canadá, visitamos os lagos próximos a Banff, o Emerald Lake e o Lake Louise, e fizemos outras paradas em rios e cachoeiras. Primeira dica: prepare-se para imagens que parecem carrgadas de filtro, mas acredite: as cores são fiéis à realidade.

Este post faz parte da série sobre nossa viagem às Montanhas Rochosas do Canadá, então para compreendê-la, por favor leia os posts anteriores:
Montanhas Rochosas: planejamento e roteiro de viagem 
Banff, o filé das Montanhas Rochosas do Canadá

Emerald Lake

Começamos o dia remando no bow river, em Banff, mas ainda pela manhã pegamos a estrada na direção Norte e depois a Oeste, para o Yoho Park, na província Colúmbia Britânica, onde fica um de meus lagos preferidos do Canadá, o Emerald. O Emerald fica a 94 km do centro de Banff e apenas 20 minutos depois da vila de Lake Louise. Como em outros pontos dos parques de Banff, Yoho e Jasper, há bolsões de estacionamento gratuitos e cabanas com banheiro público. todos sempre muito limpos, gratuitos, com papel higiênico e álcool gel.

Quando saímos do Banff Park e entramos no Yoho Park, não há controle de entrada, diferente do Jasper Park, sobre o qual publicarei mais adiante, então confira atualizações na página-índice Banff, Jasper, Yoho e Lake Louise.

O tom azul-esverdeado do Emerald Lake pode mudar ligeiramente de acordo com a luz do dia e também época do ano, pois é resultado de partículas finas que desprendem das rochas com o movimento das geleiras da cadeia de montanhas Presidente.

O que Fazer no Emerald Lake

  1. Trilhas na região do Emerald Lake – A trilha em volta do lago (Emerald Lake Circuit) tem pouco mais de 5 km e é muito movimentada. As placas indicam que é lugar frequentado por ursos, então cuidado se houver menos movimento/barulho. Vi muita gente fazendo trilhas no Alasca com guizos amarrados aos tênis ou sininhos nas mochilas, o que afastaria os amigos ursos.
início da trilha em volta do lago
mapa das trilhas próximas ao Emerald Lake

2. Remar uma típica canoa canadense – Além de caminhar e apreciar o lago, você pode, nos meses de verão (junho a setembro), alugar uma canoa na única loja de souvenirs local por $70 a hora, no máximo para 3 pessoass

3. Fazer uma refeição no restaurante Cilantro, esta cabana lindinha do outro lado da ponte da foto acima.

4. Se hospedar em uma das cabanas de aluguel de férias do Emerald Lake Lodge. Construídas pela Canadian Pacific Railway em 1902, elas completam o clima de de lago que a gente tanto vê nos filmes e séries. Como não há restrição de acesso a não hóspedes, atravesse a ponte para fazer uma foto da típica canoa canadense neste lindo lago perto de Banff:

4. Fazer comprinhas na loja de souvenirs, que tem objetos lindos, e vai fisgar o coração os dólares de quem curte montanhas.

placa a venda na loja. Fica a dica de presente ehehe

Confira o post com dicas de onde se hospedar na região:
Alberta: onde ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá

Quando visitamos o Emerald em maio de 1997, o tempo estava muito fechado, mas mesmo assim me impressionei com o lugar. E em 2018 refizemos a foto na ponte:

Aproveite para curtir o Mulher Casada no Instagram!
Mas agora somos 3!

Em tempo: Sugiro a você, principalmente se for um dia de sol, que pare em Lake Louise primeiro, porque à tarde a extremidade Oeste do lago fica na contra-luz, impactando na qualidade das fotos. Se possível, faça uma parada em Lake Louise pela manhã e outra à tarde, para fotografar as duas extremidades do lago: o hotel e as montanhas.

Natural Bridge Falls

No caminho de volta à Hw1, a cerca de 7 km do Emerald Lake, paramos na Natural Bridge Falls, um cojunto de rochas sobre o rio Kicking Horse, cuja força as perfurou e desenhou uma ponte. Como fica na beira da estrada, com espaço para estacionar, é de graça, só vejo motivos para dar uma paradinha!

Field

Mais 5 km e chegamos à minúscula cidade de Field, onde há um visitor’s center do Yoho Park, um mercadinho bom para comprar lanche para o picnic do dia – com o sugestivo nome de Yoho Trading Post – e um playgroud à beira do rio excelente para quem viaja com crianças.

O conjunto todo em frente ao visitor’s center parece ter pulado de uma cena de sonho: o rio colorido, as montanhas ao fundo, as cores do outono se exibindo, o som das crianças brincando – e do trem que parece infinito passando! Sério, os trens de carga têm cerca de 3 ou 4 quilômetros de comprimento.

Lake Louise e Moraine Lake

Antes de chegar ao Lake Louise, paramos no Visitor’s center para tirar informações sobre o acesso ao Moraine Lake, pois tínhamos tentado sem sucesso pela manhã e no final daquela tarde novamente mais uma tentativa frustrada. Sugeriram que eu chegasse antes das 6h30 da manhã, mas como estávamos hospedados em Canmore, a 75km, teríamos que madrugar, algo a que não estava disposta nas férias. Resultado: tentamos uma terceira vez na manhã seguinte, mas a estrada continuava fechada devido ao excesso de veículos. Se você passar pelo mesmo mas estiver disposto, a caminhada é de 12 km com elevação de 300 metros. Mas é um dos lagos mais lindos do pedaço e vale o esforço!
O lake Louise fica a us 10 minutos de carro do visitor’s center e há vários bolsões de estacionamento, gratuitos, mas assim como no Moraine, pode acontecer de estarem cheios na alta temporada, programe-se para ir cedo..

O que Fazer em Lake Louise

  1. A primeira coisa que você vai notar é o conjunto do Fairmont Chateau Lake Louise, o classudo hotel em frente ao lago
O Fairmont Chateau Lake Louise
hóspedes do Chateau Lake Louise

2. A trilha de 4 km em volta ao lago, cuja paisagem vai se modificando pela diferente perspectiva que vamos tendo.

3. Para quem não está viajando com adolescente cansado e entediado, uma dica legal é pegar a trilha no lado direito do lago para o ponto conhecido como Beehive, de onde se tem uma vista magnífica de todo o lago e do topo das montanhas. O ganho de altitude ao longo da trilha é de 547 metros, não deve ser fácil, mas como toda trilha a gente esquece o sacrifício com a recompensa da vista. Esta trilha pode ser feita de duas maneiras: começando na extremidade do lago perto do hotel, fazendo uma paradinha em Lake Agnes Tea House, ou na extremidade oposta.

4. passear de canoa ($85/hora!) ou, se tiver feito uma aposta das boas, fazer como estes dois malucos que se jogaram no lago após o passeio de canoa!

5. Tomar a gôndola de Lake Louise e, além de avistar as montanhas e o lago do alto, conseguir observar ursos. Quem esteve lá e registrou tudo foi a Mari do Ideias na Mala, confira no link acima.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que, ao clicar sobre os links do Booking.com e da Rentcars para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B e carro, você estará contribuindo para a manutenção do blog e consequentemente para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso, pode conferir.

Depois da tentativa fracassada de visitar o Moraine Lake no final da tarde, paramos em Banff para jantar e seguimos para nosso hotel em Canmore, o Pocaterra Inn. O dia seguinte seria cheio de surpresas e paisagens incríveis ao longo da Icefields Parkway até Jasper, a estrada mais linda das Rochosas do Canadá. Sim, as Rochosas reservam outros lindos lagos não tão perto de Banff e vale muito a pena seguir adiante.

Assine a nossa Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba dicas imperdíveis de viagem!

13 COMENTÁRIOS

  1. Bem que você avisou, cada paisagem mais linda do que a outra nesses lagos próximos a Banff. O Emerald Lake faz jus ao nome e o Lake Louise também é uma pintura. Só achei o passeio de canoa meio caro, rs.

    • Caríssimos, Fabíola! Por isso fizemos no Bow River, em Banff, o mais baratinho. Mas estes lagos são muito mais fotogênicos, por isso são mais caros.

  2. Que lugares incríveis.. fiquei encada por cada foto e a vontade de viajar pra o Canadá e visitar os lagos Emerald Lake e o Lake Louise me consomem!! 🙂 adorei as dicas e informações.

  3. Esse paisagens do lagos Emerald e o Louis, são fotos do descanso de tela do windows e tenho muito vontade de ir lá e agora com o seu post deu mais vontade. A viagem foi cara?

  4. Realmente, o Canadá tem paisagens encantadoras!As águas dos lagos deslumbram e deixam qualquer um louco para visitar. Adorei o seu post. Obrigada

  5. Ai essas cores! Imagino que tenham inspirado os tais filtros dos aplicativos de imagens. Adorei essa caminhada com guizos para manter os ursos longe, adorei o vosso remake da foto, tantos anos depois, adorei as dicas de horas ideais para as fotos. Só foi pena não conseguirem passar até ao Moraine Lake, mas menina 12 km para cada lado, eu faria o mesmo que vocês

  6. Nunca pensei que o Canadá tivesse tantas paisagens lindas! Esses Lagos são lindo não sei dizer qual o mais bonito se o Esmeralda Lake ou o Louis. Quero conhecer!

  7. Gente que canoa carahhhh! Sempre esqueço que é o Canadá e que tudo pago em dólar…rs. Mas adorei as dicas de trilhas ao redor dos lagos. Lake Louise e Emerald parecem lugares deliciosos pra se passar o dia e aliviar a cabeça! Bjo, qjo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui