Alberta: onde ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá

Alberta é a província canadense que divide com a Colúmbia Britânica o trecho mais lindo das Montanhas Rochosas, uma cadeia que cruza o continente americano inteiro e, claro, exibe a quem tem a sorte de conhecê-la paisagens de calendário ou de protetor de tela. Neste post indico onde ficar e sugiro alguns hotéis onde ficamos ou que apenas visitamos, um super guia. Pena que eu não li nada assim antes de ir!

alberta-canada- Emeral Lake
Que tal ficar no Emerald Lake?

A região turística das Montanhas Rochosas Canadenses fica nos limites de três parques vizinhos: Banff, Yoho e Jasper. Vou falar um pouco sobre cada um para que isto te oriente na escolha das cidades onde ficar, porque são muitos quilômetros entre um parque e outro e montar mais de uma base vai te poupar tempo.

alberta-canada-lake louise
Eu fiquei em Lake Louise – no banco do Lake Louise

Hotéis e apartamentos em Calgary

Calgary é a cidade grande mais próxima das Rochosas, servida por um moderno aeroporto internacional e aonde chegam voos a partir do Brasil. Nós ficamos em dois hotéis: um perto do aeroporto e outro no centro.

Apesar de Calgary estar a apenas 127 km de Banff, não acho interessante fazer bate-voltas, porque há muito o que fazer na região de Banff e você vai dirigir bastante por lá. De Banff a Lake Louise, para você ter uma ideia, são mais 60 km. Além disso, nada como acordar nas montanhas! Mas se o valor compensar, fique em Calgary para fazer a região de Banff, depois escolha hotel em Banff, para conhecer Lake Louise, e Jasper, ou como nós fizemos, vai lendo.

o que fazer Calgary
Centro de Calgary num Domingo

A região ao redor do aeroporto de Calgary tem vários hotéis de rede, perfeitos para quem vai passar uma noite antes ou depois de um voo, mas apesar disso têm ótima estrutura. Pelo que pesquisei e vi, todos os hotéis da região do aeroporto oferecem serviço gratuito de van, mas evite ficar lá se você não está com carro pois só achei um restaurante/café na região e tudo é muito distante, as quadras são bem grandes e meio desertas. Quando chegamos ao aeroporto, resolvi testar a qualidade do serviço e disse que não lembrava o nome do hotel reservado. O prestativo e competente funcionário me mostrou uma lista, eu reconheci o hotel e ele ofereceu o telefone para ligarmos para o hotel nos buscar. Ah, esses canadenses…

Sobre Calgary, confira:
Roteiro a Pé em Calgary e suas Esculturas  e
Calgary: quando o Aeroporto te Abraça

Ficamos 2 noites no Comfort Inn&Suites, que tem academia e piscina coberta e nota 8,8 no Booking. Na primeira, em um quarto com a disposição da foto abaixo, com sofá-cama e mini cozinha. Na segunda noite, ficamos num quarto com duas camas queen. Os quartos são novinhos, tudo estava muito limpo e tivemos atenção da funcionária da recepção sempre que precisamos. O café da manhã é no estilo americano (waffle, linguiça, ovos, cereais, etc), serviço buffet.

Hotel Calgary onde ficar

Ainda na região do aeroporto – Eu tinha reservado o Clique, com nota 9,2 mas mudei por conseguir uma tarifa menor (no hotel acima ehehe) quando o dólar estourou. Também namorei o Acclaim e o Holiday Inn. Dois hotéis que eram muita areia pro meu caminhão, mas talvez não seja pro seu, são os que ficam convenientemente dentro do aeroporto: o Delta by Marriott e o Marriott in-terminal

Banff aeroporto Alberta Calgary
Dia da chegada no aeroporto de CAlgary

Outro hotel em que ficamos em Calgary é o Regency Suites, no miolo do moderno centro da cidade. Nosso quarto era na verdade um apartamento completo, com cozinha americana – perfeito para quem viaja com bebês e crianças pequenas – quarto e sala – perfeito para quem viaja com filhos maiores, pois permite um pouco de privacidade pro rala e rola.

Hotel Calgary onde ficar
sala com bicama foto: divulgação Bookig

Confira outros hotéis em Calgary no Booking.com, site de buscas e reservas que uso há anos e por isso tenho segurança em indicar.

o que fazer Calgary
A Ponte da Paz, de Santiago Calatrava, no centro de Calgary

Hotéis e apartamentos em Banff

Banff  é a cidade das Rochosas Canadenses com maior estrutura para o turista, e mais ofertas de hospedagem. Muitas lojas, shopping, restaurantes, ônibus circular, serviços. É uma cidade perfeitinha, típica de estação de esqui que nos meses de verão se enche de cor das flores e jardins e dos muitos turistas que a visitam.

alberta-canada-banff hotel
Cascade Gardens, a administração do Banff Park

O maior e mais imponente hotel da cidade é o Fairmont Banff Springs, muito assediado por fotógrafos amadores e profissionais devido a sua localização privilegiada entre o rio Bow e as montanhas. Pena que estava nubladão quando estive no mirante para vê-lo.

o Fairmont, em Banff

Como ainda não ganhei na loteria, pesquisei hotéis próximos ou na Banff Avenue, a espinha dorsal da cidade, onde tudo acontece. O trecho mais badalado da Banff Ave. e perto das atrações fica mais próximo do Rio Bow. Estes foram os melhores custo-benefício para a época em que fui:
Canalta Lodge
Inns of Banff
Banff Inn
Veja mais opções de hotéis em Banff.

onde ficar em Banff
Travessa da Banff Avenue

Quando publiquei este guia, ainda não havia escrito sobre nossa viagem às Rochosas Canadenses, então confira na página-índice Canadá as atualizações. Lá tem flashbacks de nossa primeira viagem, com foto analógica e mapa de papel!

Hotéis em Canmore

Uma opção mais econômica que Banff é Canmore, localizada 25 km a sudeste de Banff mas também entre as montanhas (as Three Sisters são lindas!) e assim como Banff, a cidade se espalha ao longo da autoestrada 1 e da 1A. A diferença é que Canmore é mais pacata. Não senti muito a distância de Banff até lá, porque as montanhas te hipnotizam. Canmore tem restaurantes de rede, tipo Boston Pizza, McDonalds, e claro, o Tim Hortons, o Starbucks canadense.

Ficamos em dois hotéis diferentes, e o Pocaterra da rede Best Western foi do que gostei mais por ser mais bonito e aconchegante e ter café da manhã melhor e bom atendimento, e vista para as montanhas da janela de nosso quarto:

Em nosso último dia nas Rochosas, ficamos num hotel mais simples, também em Canmore, o Days Inn. Dá uma olhada como é bom acordar com um visu assim (confesso que dormi com as cortinas abertas – e estávamos no térreo!):

foto: divulgação Booking. As Three Sisters à esquerda.

Cheguei a reservar também o Canmore Rocky Mountain Inn, e usei os benefícios da reserva gratuita do Booking para cancelar e ficar no Pocaterra. Veja outras opções de hotéis em Canmore.

Se você quer tirar o melhor proveito do site Booking. com, inclusive aproveitando descontos e vantagens exclusivos, leia o post Como e Onde Reservar Hotel ou Apartamento para sua Viagem.

Hotel em Lake Louise e Field

Lake Louise é o nome do pequeno vilarejo cujas maiores atrações são o lago de mesmo nome e o Moraine. A vila Lake Louise tem um mercadinho e lojas de souvenirs, mas é um centro comercial, diferente de Banff onde o comércio se espalha pelas ruas e galerias.

Em nossa primeira vez nas Rochosas, ficamos no charmoso hotel Deer Lodge, a curta distância do lago Louise, podendo visitá-lo a pé, o que evita também problemas com estacionamento e te permite chegar bem cedo ao Moraine Lake. Nesta última viagem, tinha tanta gente no Moraine que não conseguimos entrar na estrada que dá acesso a ele nas 3 vezes em que passamos por lá, então ficar ali pertinho é uma vantagem. Eu queria muito ficar no Deer Lodge de novo, mas os quartos são pequenos e como estávamos em 3 teríamos que pegar um quarto mais luxuoso e maior – e consequentemente mais caro. O hotel precisa de reformas, não tem elevador e tem quartos pequenos para os padrões norte-americanos, mas OK para o padrão europeu, talvez isso explique a nota 6.9 no Booking. Mas gente, dá pra ir a pé pro Lake Louise!

Se como uma amiga minha, você sonha ficar no Fairmont Chateau Lake Louise, de frente para o lago, prepare o bolso: diárias acima de 3 mil, sem café da manhã. Pra fazer uma vez na vida, se você pode.

Rochosas canada-onde ficar

Confira outras opções de hospedagem em Lake Louise

Ali pertinho do Lake Louise, em direção ao Emerald Lake, fica o Cathedral Mountain Lodgee seguindo até o lago Emerald você vai encontrar o Emerald Lake Lodge, o da foto que abre este post. Instalado em uma península do lago, tem cabanas em meio a jardins e pinheiros, um sonho! Reserve com meses (tipo 8) de antecedência se quiser ir entre Junho e Agosto, altíssima temporada.

O Emerald Lake

Hotéis e apartamentos em Jasper

Ao longo dos 240 km entre Lake Louise e Jasper, há poucas opções de hospedagem, mas um lugar que me cativou foi uma pousada à beira de um dos lagos mais lindos (acho que falo isso de todos ahaha), o Bow. Paramos ali para comprar um lanche (caro, fuja, evite, previna-se) e usar o banheiro público e fiquei me imaginando passando a noite no meio do nada… A pousada se chama Num-Ti-Jah Lodge, e deve ser uma antiga cabana de caça. Tem cabeças-prêmio por toda parte, então evite se você for um fervoroso protetor dos animais, sensível como minha filha, que sofreu horrores no Alasca por causa desta cultura de caça.

hotel lago canada
foto: Booking divulgação

Mas o ideal é seguir até Jasper, cidade e parque nacional igualmente cheia de paisagens, lagos, cânions. Um pouco mais rústica do que Banff, Jasper cresceu muito nos últimos 21 anos, mas ainda é aconchegante, e tem boas opções de hotéis, lojas e restaurantes.

Ficamos no Tonquin Inn, um hotel horizontal no estilo motel americano, com quartos com cozinha equipada, e tem piscina coberta. Não inclui café da manhã, mas fizemos uma comprinha no mercado da cidade. 

Ainda em Jasper, descobrimos um hotel à beira do lago Patricia, com cabanas entre os pinheiros e foi lá que vimos um lindo cervo passeando pelo quintal. Trata-se do Patricia Lake Bunglows, 6km montanha acima do centro de Jasper. Ah, se eu tivesse lido este post antes de ir, teria ficado ali!

alberta-canada-onde ficar
Patricia Lake, deck para uso dos hóspedes

Veja outras opções de hospedagem em Jasper.

canada alberta banff onde ficar
Maligne Lake, no Jasper Park

Onde Ficar: Motorhome (RV)

Eu fiz as contas: não sai mais barato alugar um motorhome e a logística certamente é maior, mas que é um sonho rodar pelas Montanhas Rochosas de motorhome, ah, isso é! Veja o comparativo de preços entre carro+hotel e motorhome e os custos extras envolvidos.

alugar motorhome RV ou carro
Foto de Rob Hayman

Os links acima têm sugestões de hospedagem relacionadas no site de buscas e reservas Booking.com, que uso há anos e que recomendo. E se você fizer sua reserva através de um desses links eu receberei uma pequena comissão que contribuirá para os custos do blog. Pode conferir, o valor é o mesmo que você pagaria fazendo diretamente no site deles.

Confira custos, como chegar, quando ir, desta viagem em Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e Planejamento

Se você chegou até aqui, vai aproveitar a dica mais preciosa de todas: planeje sua viagem com antecedência para garantir melhores preços e mais opções. Isso é válido para todas as viagens, mas imprescindível quando você precisa se hospedar em parques nacionais. Eu comecei a reservar 4 meses antes e quartos mais baratos já não estavam disponíveis. Nos hotéis mais exclusivos, todos já reservados. Espero ter te ajudado a escolher onde ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá. Pra mim foi difícil rever tudo isso sem poder voltar. Quem sabe daqui a 21 anos…

Montanhas Rochosas canada onde ficar
Bow Lake

32 COMENTÁRIOS

  1. Caramba, foi preciso planear essa viagem com muita antecedência. Também gostaria de ter carteira para hotéis como o Fairmont Banff Springs, resta-nos sonhar, não é? Mas o mais importante é ir, estar lá, mesmo ficando num hotel bem simples. E essas paisagens não têm preço.

    • Sim Ruthia, parques nacionais exigem esta antecedência, a não ser que você não tenha limitação de gastos. Olha, confesso que gostei mais de um lugar como as cabanas do Patricia Lake do que desse hotel badalado, sempre rodeado de turistas.

  2. As montanhas rochosas são um dos meus destinos mais sonhados… a ver quando um dia ganho coragem (e muitos euros lol) para cruzar o Atlântico e o continente Americano para me perder nessas maravilhas. Belas sugestões de estadia… tudo a ver com o lugar.

    • Sou suspeita pra falar, pois adoro montanhas, mas estive na Costa Leste e já me dei por satisfeita. Já às Rochosas, voltaria sempre se pudesse.

  3. Essa região das montanhas rochosas do Canadá é de uma beleza sem igual! A sugestão de se organizar em várias bases é perfeita mas como faz se vc fez a gente se apaixonar por Banff?! 😊❤️

    • Dá pra ficar em Banff, sim, mas no máximo pra visitar Lake Louise e Emerald Lake. Se esticar o roteiro até Jasper – o que recomendo muito – tem que pernoitar lá.

  4. Há tempos eu sonho com esta região. Fico me imaginando diante destes cenários – muito bem posto por você – de calendário! Lendo este texto eu pude entender um pouco melhor a região e principalmente como me organizar para ela.

    Interessante saber sobre reservar múltiplas bases e os tipos de hospedagem disponíveis. Quem sabe até lá eu não tire na mega e consiga me hospedar em gradíssimo estilo?! Dedinhos cruzados! rsrs

  5. Estou doida para conhecer o Canadá! As Montanhas Rochosas são um sonho, ne? Obrigada pelas dicas, tenho certeza que serão úteis quando eu for.

  6. Estou passando mal com esses posts do Canadá. Só dica e foto maravilhosos!!! Não imaginava que havia tantas opções de onde ficar em Alberta. Adorei as dicas. Ah! Bacanérrimo aquele hotel Fairmont. Pena que não é para qualquer um… rsrs

  7. Olá, Márcia, tudo bem?

    Queria tirar uma dúvida, contando com sua experiência de já ter feito esse passeio maravilhoso pelas rochosas…

    Chegaremos em Calgary à noite e pensamos seguir viagem parar a região de Alberta no dia seguinte, talvez à tarde, para conhecer um pouco a cidade.

    A dúvida é se vale à pena ficar num hotel próximo ao aeroporto ou ir para o centro (vi que vc fez as duas coisas). O que vc sugere? Já fiz reserva nos dois hotéis que vc ficou para decidir…

    Obrigada pela ajuda! Abraços

    Rosária

      • Obrigada, Márcia, pela dica! Com certeza vou considerá-la na minha decisão.

        Estou cheia de dúvidas quanto a esta viagem, a começar pela divisão dos dias em que ficarei nas montanhas…. Vc ficou qtos dias por ali?

        Chegamos a Calgary no dia 24 de julho e vamos para Miami no dia 2 de agosto. Terei 8 dias, mais ou menos, nas montanhas. Você acha muito tempo?

        Estou fazendo as reservas para garantir melhores opções, qq coisa desmarco, pois, como vc bem disse, os hotéis com bom preço esgotam logo. Como são caros! Consegui reservar no Patricia Lake, em Jasper, como sugeriu, no próprio hotel, pois não havia mais vaga no Booking.

        Já lhe agradeço, se puder me ajudar mais nessa dúvida.

        Abraços!

        • Oi, Rosária. Não se preocupe. Durante o planejamento de todas minhas viagens eu sempre acho que a atual é a mais difícil de planejar de todas, mas no fim tudo dá certo.
          Eu não acho muito tempo, não, eu adoraria ter tido 8 dias por lá. Você olhou o mapinha do post https://mulhercasadaviaja.com/2018/10/10/montanhas-rochosas-canadenses-roteiro-e-planejamento/ ele está dividido em 3 regiões e com muitas sugestões de o que fazer. Reserve 5 dias para Banff e Lake Louise e 3 para Jasper. Você vai ver que tem muitos lagos, muitas paradas ao longo das estradas, muitas coisas lentas pra fazer, como remar num lago, caminhar ao longo de rios e em volta de lagos, é uma viagem de encontro com a natureza. Sem contar os ursos que vão aparecendo pelo caminho e você vai parar para fotografar e observar todos!.

          Que delícia que você vai ficar no Patricia Lake! Sim, tudo muito caro, ainda mais pra gente que ganha em reais. Lembre-se da dica de ficar em Canmore, mais barata que Banff.

          Este mês eu vou publicar sobre o que fazer em Banff, espero que ajude.

          • Como vc é atenciosa, Márcia! Agradeço imensamente as dicas! Estou aqui devorando todas as sugestões que nos passa. Ainda não cheguei ao mapinha, mas chego lá, rs…

            Sim, já reservei em Canmore, em vez de Banff, inclusive no Pocaterra, em que ficou (copiando tudooo!) Além dele, reservei mais um outro, para decidir em qual ficar.

            Estou empolgadíssima com essa viagem, mas meu marido ainda não entrou muito no clima, toda hora pergunta se não tem uma cidadezinha pra passear, rs. Sentiu, né, que por aqui rola mais cidade do que natureza… Mas acredito que ao final vai gostar muito.

            Já ansiosa pelo post sobre Banff, com certeza vai ajudar muito. Adoro cidadezinhas…

            Prometo que te amolo só mais uma vez (será???), mas veja como estão minhas reservas: três dias em Canmore e, em seguida, dois em Jasper. Pensei em reservar mais três, na volta de Jasper, em Canmore/Banff novamente, como sugestões que já colhi, mas queria ver se conseguiria encaixar algo perto do Emerald Lake ou Lake Louise, como vc sugere, mas não sei se faço isso depois da volta de Jasper ou se na ida. O que vc acha?

            Não te incomodo mais, prometo!

            Abraços.

          • Imagina, Rosária, pode perguntar 😊
            Seu marido vai adorar a Banff ave! Tem muitas lojas com artigos divertidos de montanha (mas tem até Gap tb)e muitos restaurantes. Canmore e Jasper são bem menores. Pena que no tempo que vcs têm não dá pra incluir Vancouver, que é linda!
            Tem poucas opções perto de Lake Louise e Jasper. Corra se pretende reservar lá.

  8. Oi, Márcia, tudo bem?
    Minha viagem às montanhas está chegando… Nem acredito! Reservei o mesmo hotel em que vc ficou em Canmore, o Best Western Pocaterra, mas estou com uma dúvida se fico nele mesmo ou no Canmmore Rocky Montain, pois, relendo os comentários de quem já ficou no primeiro, algumas pessoas relataram que havia muito barulho de carro da estrada e até mesmo em volta do hotel. Vc lembra se isso te incomodou? Afinal, uma boa noite de sono pra quem passa o dia andando é fundamental, né?
    Bjo grande!

    • Oi, Rosária, não me recordo de barulho, não, e acho estranho, porque em países com inverno rigoroso as janelas têm vidro duplo, o que isola o barulho, também. De qualquer modo, nosso quarto era virado pra montanha, não pra estrada. Você pode pedir um quarto tranquilo no momnento da reserva. abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui