Neste post compartilho o roteiro de viagem às Montanhas Rochosas do Canadá, nos parques Banff, Yoho e Jasper: custos, onde ficar, o que fazer, visto e mais dicas. Espero que sirva como um guia para você – ou te inspire a incluir o destino em sua lista de desejos, como aconteceu comigo.
Visitamos o Canadá em 1997 e desde então dizíamos que um dia voltaríamos – fiz um flashback aqui no blog, dá uma olhada nos posts sobre Banff e Jasper e sobre Vancouver e Ilha Vancouver. Este ano usamos a desculpa de levar nossa filha para lá e, como no meio do planejamento sugeri incluirmos uma ‘esticadinha’ até o Alasca (afinal, o que são 3.800 km depois de percorrer 10.600?), por falta de tempo tivemos que reduzir a visita a apenas uma província, e escolhemos Alberta, onde ficam os parques nacionais de Banff e Jasper, unidos pela estrada cinematográfica e com jeitão de safari, a Icefields Parkway. Doeu um pouco não incluir Vancouver e arredores ou riscar a possibilidade de ir a Seattle, tudo mais a Oeste, mas a vida é feita de escolhas em todos os departamentos.
As Montanhas Rochosas do Canadá
Se ao pensar em Canadá te vêem à mente canoas em lagos de um azul que parece photoshopado, tendo ao fundo montanhas de picos dramáticos e muita vida selvagem, tenha a certeza de que sua imaginação pode ser materializada na província de Alberta, onde fica o filé das Montanhas Rochosas, uma cadeia de 4.800 km que atravessa a fronteira Canadá-Estados Unidos (aproveitamos para cruzá-la também, para conhecer o Glacier National Park, em Montana) e espalha beleza pelos estados americanos de Montana, Wyoming, Colorado.
Como chegar às Montanhas Rochosas
✈ Não há voos diretos do Brasil para o Oeste Canadense. Se as Rochosas forem seu destino inicial no Canadá, ou o único, o aeroporto mais próximo fica em Calgary, cuja sigla é YYC. Mas confira preços para desembarque em Vancouver, que embora esteja a 850 km de Banff é sempre par perfeito no roteiro pelo Oeste Canadense. Edmonton também é outra possibilidade. Você pode voar com a Air Canada, American, Delta, United, Latam, Aeromexico #elanao!
Custo do voo para as Rochosas
Comprei bilhetes promocionais da Aeromexico GRU-MEX-YYC com a Viajanet em dezembro/17 por R$1.583/pessoa, com antecedência de 8 meses, uma pexinxa. Depois de 8 meses, veio o parto natural e sem anestesia: 6 dias antes do embarque descobri ao acaso que a Aeromexico havia cancelado o voo – e não me comunicou! Você pode imaginar que foi uma semana tensa, mas nunca vai saber o que passei, diante do tratamento oferecido pela companhia mexicana. Para encurtar a hist[oria e ir direto ao desfecho excluindo os detalhes lastimáveis, nos colocaram num voo da Latam até a Cidade do México e de lá até Calgary num voo da Westjet. Apesar dos procedimentos necessários no aeroporto da Cidade do México (deslocamento entre terminais, retirada e redespacho de bagagem), conseguimos aproveitar a conexão e passear pelo centro histórico. Confira nosso roteiro desta breve parada na Cidade do México.
A dica que sempre dou e acabei não seguindo é: você pode até saber de um bilhete promocional através de uma agência virtual ou pelos app como Melhores Destinos ou Passagens Imperdíveis, mas sempre compre seu bilhete direto no site da cia. aérea se o preço estiver parecido. A Viajanet não deu qualquer atenção ao caso, colocando toda a responsabilidade na Aeromexico. Pra que serve agência, mesmo?
Bem, longe do embrólio, confira os preços (sem taxas) de bilhetes GRU-YYC, pesquisa feita em out/18, para voar em junho/19:
De carro alugado até as Montanhas Rochosas
? Para quem vai a Banff a partir de outra cidade do Oeste canadense, o mais comum é alugar um carro ou motorhome. Quando fomos pela primeira vez, partimos de Vancouver de carro e pernoitamos em Kamloops (355km), seguindo até Jasper (440 km) no dia seguinte. Então dirigimos pela Icefields Parkway sentido Banff, chegando a Calgary onde pegamos o voo para o lado Leste do Canadá.
Desta vez alugamos um carro através da Rentcars, com retirada e devolução no aeroporto de Calgary, pagando em reais e parceladamente, livre de IOF. Pegamos um VW Tiguan com a Hertz por 5 dias por R$ 1.550 e o aquecimento dos bancos nas manhãs com temperaturas quase negativas foi uma benção! Faça sua cotação com a Rentcars neste link.
By the way, que aeroporto aquele de Calgary! Gostei tanto que mereceu um post só pra ele, confira os motivos em Calgary: quando o Aeroporto te Abraça.
Montanhas Rochosas de Motorhome
? As Rochosas são um destino perfeito para ser percorrido de motorhome. Tivemos que desistir da ideia porque teríamos menos de uma semana (o período mínimo para locação é de 7 dias) nas Rochosas, e chegaríamos e deixaríamos Calgary num domingo, quando a locadora de RVs não abre. O fato de esticarmos até o Parque das Geleiras em Montana também foi outro impedimento, porque a estrada histórica Going to the Sun é muito estreita e à beira de desfiladeiros e seria meio tenso pra quem não tem experiência rodar por lá com um carro muito largo. Além disso, eu havia feito um comparativo de custos (que virou um post) RV (motorhome) ou carro+hotel no Alasca, e percebi que o valor seria o mesmo, com menos conforto. Ficou no campo dos sonhos, pois mesmo assim gostaria muito de ter esta experiência.
A Francine do blog Viagens que Sonhamos alugou um motorhome pra rodar pelas Rochosas e deixou um super guia para quem sonha fazer o mesmo. Leia Motorhome para iniciantes.
Montanhas Rochosas em excursões
Para quem prefere a comodidade de viajar em grupos, sem aluguel de carro ou muitas pesquisas, há sempre opções de passeios comercializados pela Tiqets. Não usei no Canadá, mas comprei ingressos deles para atrações na Itália e foi tudo bem. Confira no link acima as opções de passeio em Lake Louise e Banff.
Montanhas Rochosas de trem
? A Canadarail, companhia férrea do Canadá, oferece de maio a início de outubro várias opções de rotas feitas em trem de luxo com hospedagem, alguns passeios e alimentação inclusa. A mais barata vai de Vancouver a Banff em 4 dias a CAD$ 1.720. Imagino que seja uma delícia, mas eu ainda prefiro a liberdade que só as roadtrips proporcionam. Além disso, carinho, né?
Quando ir a Banff e Jasper, nas Rochosas
Naquele 1997 fomos no início de junho e o clima ainda estava bem frio e pegamos muitos lagos congelados (como o Moraine e o Louise) e tempo fechado, com pouca visibiliade dos picos, dias cinzentos que tiraram a cor dos lagos, assim como o gelo, mas a Francine também foi em junho e pegou dias lindos – e até um pouco de neve. Em 2018 fomos na primeira semana de setembro e fomos agraciados com dias claros e secos. Uma amiga esteve nas Rochosas 1 semana depois que eu e só pegou chuvas e até nevascas. Nunca há uma garantia total de tempo bom, mas julho e agosto, alto verão, são as melhores épocas para dias ensolarados e secos. Lembre-se que a cada ano temos uma situação climática diferente, que pode antecipar nevascas ou estender o degelo. A alta temporada vai de junho a setembro.
Importante: Programe-se com bastante antecedência – no mínimo 6 meses – especialmente por causa da hospedagem. Como a temporada é curta, tudo está muito cheio entre junho e setembro. E esta dica vale para qualquer parque nacional que você pretende visitar.
Alta temporada e Feriados
Feriados nunca são uma boa opção, porque tudo estará muito cheio e os preços mais altos. Um site informou que no feriado de julho a estrada para Lake Louise estava interditada, pois não comportava mais carros. O rapaz teve que voltar às 18h para poder conhecer o lago mais popular da região. Com a gente aconteceu algo similar, pois era feriado do dia do trabalho: tentamos duas vezes entrar na estrada que dá acesso ao Moraine, mas nas duas ocasiões ela estava fechada. Nos sugeriram chegar antes das 7h, mas como estávamos hospedados a 80km de distância, claro que não rolou.
Confira os feriados da temporada de verão:
- primeira semana de julho (Canada Day, feriado nacional)
- primeiro final de semana em agosto (a primeira segunda é feriado)
- primeiro final de semana em setembro (Dia do Trabalho na segunda-feira) – foi o feriado que pegamos.
Visto Canadense
Desde 2017 brasileiros que tenham visto americano válido ou tenham solicitado o canadense nos últimos 10 anos podem solicitar o visto on line. Confira o passo a passo para emitir o visto canadense e outras informações relevantes a respeito do eTA.
Quantos dias nas Montanhas Rochosas
The more, the merrier, já diz o ditado, mas depende muito de sua intenção. Se pretende fazer tudo com calma, fique ao menos 7 dias. Se vai apenas ver as montanhas e lagos, numa viagem contemplativa e não dispõe de muito tempo, 4 dias são suficientes para visitar os principais lagos de Banff a Jasper, e avistar as montanhas – e com alguma sorte ursos, veados, cabras da montanha…
Onde Ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá
Tenho muitas dicas para te ajudar a escolher um hotel e sugestões de que cidade/s escolher como base, então o tema mereceu um novo post. Confira em Alberta: Onde Ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá.
Ingresso aos parques de Jasper e Banff
Como todo parque nacional, o de Banff também cobra uma taxa de entrada e permanência dos visitantes. Há dois tipos de ingresso:
Discovery Pass: passe anual
Grupo ou família (até 7): $136.40
Crianças e adolescentes (0-17 anos): grátis (desde jan/18)
Adultos (18-64 anos): $67.70
Idosos (65+): $57.90
Daily Pass: custo diário
Grupo ou família (até 7): $ 19.60
Crianças e adolescentes (0-17 anos): grátis (desde jan/18)
Adultos (18-64 anos): $ 9.80
Idosos (65+): $8.30
Você pode comprar o passe no momento em que chegar ao portal de Banff ou Jasper, mas comprando antecipadamente pelo site poderá entrar sem parar na cabine (pass through lane), ganhando alguns minutos.
Na portaria de Banff eles te dão o ingresso com um pedaço de adesivo para você colar no parabrisa do carro, assim caso você saia dos limites do parque, no dia seguinte não precisará pegar a fila, use a faixa da direita (pass through lane). Para entrar em Jasper, que é outro parque nacional, não há necessidade de outro passe, apresente o mesmo cupom. No Yoho, não vimos nenhum tipo de controle, mas só fomos até o Emeral Lake e à cidadezinha de Field.
Wifi, sinal e simcard/chip internacional
Muitos pontos da Icefields Parkway não têm sinal, mas não se preocupe porque não há mesmo como se perder. Na cidade de Banff muitas lojas e restaurantes deixam o sinal aberto. A gente aproveitou o sinal da Gap ou de restaurantes onde comemos.
Se você preferir estar conectado sem essa mendicância (ai, como mendiguei sinal nesta viagem, porque a Easysim4U me deixou na mão – eita viagem dos perrengues!), compre seu chip internacional com a Viaje Conectado.
Atenção: Procurei por uma loja que vendesse o simcard no aeroporto de Calgary mas eles não comercializam o chip, olha que merda engraçado. No Alasca foi o mesmo, não encontrei, apenas planos de no mínimo 1 mês, muito caros. Fica a sugestão de comprar o chip ainda no Brasil, pelas empresas indicadas acima.
O que fazer nas Montanhas Rochosas do Canadá – roteiro
Se você não vai para fazer trekking ou praticar esportes de neve, a viagem será de contemplação – e este é um dos lugares mais apropriados do mundo para o substantivo! O mapa abaixo mostra os principais pontos, mas cada parte deste roteiro tem um post com dicas mais precisas e meu relato particular pra te inspirar. Encontre os links na página-índice do Canadá.
Não conseguimos fazer todas as atividades que marquei no mapa/listinha abaixo, mas se você tiver mais tempo do que tivemos conseguirá. Elas estão divididas em 3 regiões, para você distribuir de acordo com seu tempo/roteiro/necessidade: Banff (preto, ao Sul), Lake Louise e Field (em roxo) e Jasper (preto, ao Norte).
Outras dicas e informações
Fuso Horário – UTC -7 , ou seja, são quatro horas a menos que em Brasília.
Língua -O Inglês é predominante nesta parte do Canadá, mas sendo um país bilíngue, há sinalização em francês, também, e nos centros de visitantes dos parques há sempre atendentes bilíngues. Em restaurantes e lojas, não notei o francês.
Dinheiro e câmbio – A moeda local é o dólar canadense (CAD), mais baixo que o americano. Nós levamos a moeda local daqui, e usamos cartão de crédito para pagar os hotéis, mas surpreendentemente algumas lojas de Banff só aceitavam dinheiro vivo – e coincidentemente tinham vendedores/caixas chineses. Alguma semelhança com nossa 25 de Março?
Seguro Viagem – Não é obrigatório, mas sempre aconselhável. Além de cobrir despesas de saúde, cancelamento de voos, extravio de bagagem e outros itens estão inclusos, então este item do seu planejamento deve ser bem pesquisado. Confira os planos da Seguros Promo, que oferece desconto para leitores do Mulher Casada Viaja. O cupom promocional já está inserido no link acima.
Mais sobre as Montanhas Rochosas do Canadá – roteiro
- Jasper, Canadá: o pote de ouro no fim da Icefields Parkway
- Lagos perto de Banff: Lake Louise e Emerald
- Banff, o filé das Montanhas Rochosas do Canadá
- Alberta: onde ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá
- Roteiro a pé em Calgary e suas esculturas
Tenho certeza que este post te ajudará a planejar sua viagem às Montanhas Rochosas do Canadá, roteiro prontinho, de graça e com carinho. Não se esqueça de fazer suas reservas com os fornecedores que sempre usamos em nossas viagens, listados abaixo:
Respostas de 35
Oi, Ana, não entendi, você quer tour a partir de uma cidade, como Vancouver, ou tours por lá? Dá uma olhada neste da Civitatis: https://www.civitatis.com/pt/banff/excursao-lake-louise-marble-canyon/?aid=101032&cmp=montanhas_rochosas
O porque não aero México você diz no post lá em cima ?
Está descrito no texto, em “Como Chegar”,Thaynara