Se você como eu ama montanhas, a região Bernese Oberland será sua favorita, embora a Suíça tenha 60% de sua área tomada por elas, o que torna difícil dizer qual a mais bonita, mas a região do Jungfrau é onde estão paisagens montanhosas mais incríveis da Europa. E Murren é uma vila típica onde não circulam carros, no alto do lado oeste do Vale de Lauterbrunnen.
Parece confuso – e é (rsrsrs), eu só entendi melhor depois de visitar – e ficar deslumbrada com esta região. Vou tentar ser didática, mas se tiver dúvidas, deixe um comentário que esclareço.
Comecemos com Interlaken, cidade de onde partem os trens – ou estrada – para o Vale de Lauterbrunnen. Este vale tem suas próprias atrações e divide a região de Jungfrau em dois:
- Lado Oeste: Grütschalp, Gimmelwald, Murren, Schilthorn e Birg
- Lado Leste: Jungfraujoch, Kleine Scheidegg, Wengen, e principais trilhas da região, como Mannlichen a Kleine Scheidegg e a do Eiger.
Mürren é uma vila a 1.638 metros de altitude e a partir dela é possível chegar a Birg, um cume a 2.700 metros de altitude, com mirante para os 3 grandes picos Eiger, Monch e Jungfrau (foto acima), e a Schilthorn, pico a 2.970 metros, popularmente conhecido como a montanha do 007 James Bond. Pra facilitar, a imagem abaixo mostra em vermelho o percurso dos teleféricos:
Mürren, a vila nas brumas
Mürren me lembrou outro vilarejo que conheci na Suíça, Zermatt. Ambos não permitem carros e estão aos pés de montanhas icônicas, respectivamente a Matterhorn e a Schilthorn. Casas alpinas e flores de altitude também são similaridades que encontrei entre as duas vilas. De diferente, achei Zermatt mais popular, com muitos turistas, enquanto Mürren parece ter parado no tempo, o que na minha opinião conta pontos a favor quando se trata de férias.
Eu estava no meio do meu roteiro de 14 dias no verão suíço, hospedada em Lauterbrunnen. A calmaria desta parte da Suíça tomou posse de meu corpo e eu, que sempre quero fazer tudo e não perder nenhuma atração, inexplicavelmente apresentei um ritmo lento, como se eu vivesse ali, como se o tempo estive parado, hipnotizada pela energia local. Em vez de usar transporte gratuito incluso no Swiss Travel Pass, caminhei até o final do vale, a vila de Stechelberg, onde tomei o teleférico para conhecer Mürren e os picos citados.
Em poucos minutos, a vista do vale, da cachoeira Mürrenbach e dos parapentes – e até da luz do sol – desapareceram e o cable car mergulhou nas nuvens. E não foi diferente quando caminhei por Mürren, e minha expectativa de tomar um café com vista de Lauterbrunnen lá embaixo foi frustrada.
Caminhei pelas ruas ainda desertas e fotografei algumas das fofuras da vila. Comprei uma lembrancinha pra minha filha, e pensei que no retorno talvez eu tivesse mais sorte antes de tomar novo teleférico até Birg.
Atualização: Em setembro de 2023 voltei a Murren, me hospedei em Wengen e conto sobre as trilhas que fiz na região, o encontro com caçadores e caça e outros causos. Procure os novos posts na página Suíça
O que Fazer em Mürren
Para quem tem pouco tempo, sugiro caminhar pela rua principal e admirar os paredões do vale. Em dias claros você verá além dos picos citados, a vila de Wengen, do outro lado do vale. Há vários restaurantes em Murren, alguns com terraços como o da foto abaixo. Uma parada num café assim não é nada mau!
Trilhas e esportes de neve
No inverno, são 53 km de pistas preparadas de esqui, snowboard e tobogã, além de trilhas para caminhadas de inverno.
Aliás, a história de Mürren é originalmente relacionada com o esqui, quando britânicos se estabeleceram ali e fundaram a Corrida dos Infernos, em 1928. Hoje o evento anual reúne quase 2 mil esquiadores amadores que descem 15 km entre Schilthorn e Lauterbrunnen. Leia mais a respeito em Inferno – Muerren.
Quem não vai no outono e inverno, terá a chance de fazer trilhas com paisagens fantásticas e totalmente diferentes do que estamos habituados no Brasil: vistas de montanhas mais altas da Suíça, vilarejos e chalezinhos alpinos, campos cobertos de flores silvestres, tudo ao som dos sinos das vaquinhas.
Uma delas é a North Face Trail, uma trilha circular de nível fácil com 7 km, que pode ser feita com crianças. Para trilheiros mais experientes, a trilha de Mürren a Sechelberg via Tanzbodeli é um desafio. São quase 16 km com 1.151 metros de elevação. Uma que eu fiquei babando é a Via Ferrata de Mürren a Gimmelwald, que tem apenas 2,1km, mas é uma via ferrata, ou seja nível hard! No post de Lauterbrunnen compartilhei o vídeo dela, confira lá.
Para completar seu planejamento, não deixe de ler os demais posts com dicas de viagem à Suíça
Pegar o teleférico até Birg
Parada intermediária até Schilthorn, Birg tem uma das melhores vistas dos 3 grandes picos, numa plataforma aramada e com um trecho de vidro, deixando o desfiladeiro visível sob seus pés.
Uma lanchonete com esta vista, ou mais quentinha do lado de dentro, é uma boa opção se seu estômago reclamar que não fica cheio com paisagens, apenas.
Da plataforma da foto acima, descemos alguns degraus e encontramos a Thrill Walk, passarela construída em 2016 no penhasco com aventuras que divertem principalmente as crianças: mais um trecho de piso de vidro, uma corda bamba (com rede protetora, claro) e um túnel telado. Tudo incluso no custo do teleférico.
E outro teleférico até Schilthorn
Em 1967, o topo da Schilthorn finalmente ganhou acesso a qualquer pessoa graças ao mais longo cable car do mundo até então. Não bastasse isso, o idealizador construiu o primeiro restaurante giratório a 3 mil metros de altitude, o Piz Gloria, usado nas filmagens do 007 A Serviço de Sua Majestade.
Além do restaurante, há algumas atividades interativas com o tema 007, uma loja de souvenirs, lanchonete e uma plataforma com vista para os 3 grandes Eiger, Mönch e Jungfrau além de outros poucos 200 picos.
Na minha opinião, eu dispensaria todas as atrações do 007 e ficaria só com a vista, mas talvez para as crianças ou para fãs da franquia seja bem legal esta adição.
Prepare-se para o frio: jaqueta corta vento mesmo no verão e em outras épocas pode levar toucas, luvas e segundas camadas e casacos.
Existe um projeto de neve disponível 365 dias por ano em Schilthorn, como já existe no Monte Titlis, em Engelberg, perto de Lucerna.
Atualização 2023
Atenção: A Schilthorn estará fechada entre outubro de 2024 e março de 2025. Acompanha o progresso das obras cuja finalização está planejada para 2026 no site oficial Schilthorn.
Ingressos para Birg e Schilthorn
Você pode garantir seu ingresso que inclui os três meios de elevação entre Stechelberg e Schilthorn, ida e volta, podendo descer em Murren e Birg, como eu fiz. A Tiqets é parceira do blog e onde compro meus ingressos e tem o mesmo custo (CHF104 ida e volta) da bilheria local on online.
E por que comprar com a Tiqets? Bem, seria uma forma de retribuir com gentileza as dicas que está recebendo gratuitamente aqui, pois o blog recebe uma comissão que não impacta no seu bolso. Todo mundo ganha!
Schilthorn está incluso no Swiss Travel Pass?
As atrações inclusas em passes mudam com certa frequência. Nossa parceira Get your Guide tem o Swiss Travel Pass de vários dias e outros passes. Se tiver dúvidas, deixe um comentário que te ajudo com a melhor opção. Quando atualizei este post em 2023, portadores do Swiss Travel Pass tinham:
- gratuidade no teleférico de Stechelberg a Mürren
- gratuidade no teleférico e trem de Lauterbrunnen a Mürren
- 50% de desconto nos teleféricos de Mürren a Schilthorn
- gratuidade no trem até Lauterbrunnen e no ônibus de Lauterbrunnen a Stechelberg.
Talvez você queira ler: Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar e Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2023 e outras dicas
Com chegar a Mürren, Birg e Schilthorn
Para chegar a Schilthorn, você passa obrigatoriamente por Mürren e Birg, e antes disso, é preciso chegar a Lauterbrunnen, que está a 12 km de Interlaken ou 20 minutos de trem. Há duas estações de trem em Interlaken, atenção, embarque para Lauterbrunnen na Interlaken Ost.
A partir de Lauterbrunnen, há duas maneiras de chegar a Mürren, os transportes mais comuns na Suíça, e tudo incluso no Swiss Travel Pass:
1. de teleférico + trem, partindo em frente da estação de trem de Lauterbrunnen até Grütschalp, uma viagem de 4 minutos de teleférico. Depois um trem te leva até a estação de Mürren. Tudo incluso no Swiss Travel Pass.
2. de teleférico, no final do vale de Lauterbrunnen (Stechelberg), fazendo troca de teleféricos em Gimmelwald. Para chegar a Stechelberg, há ônibus (linha 14) que percorre o vale, também incluso no Swiss Travel Pass.
Se você tiver tempo, eu sugiro que faça os dois caminhos, para curtir as duas paisagens. Na subida de teleférico a partir de Stechelberg, você verá de pertinho a cachoeira Mürrenbach e a ponte nepalesa que é parte da via ferrata de Grimmelwald (foto à direita, abaixo).
De carro, há bolsões de estacionamento tanto em Lauterbrunnen quanto em Stechelberg. Quando fui a diária era CHF 17. Há apenas um posto de combustível em Lauterbrunnen. Como eu disse, não há carros em Mürren, então talvez você prefira usar os eficientes trens da Suíça.
Para chegar a Birg e Schilthorn, você pegará outros dois teleféricos. Parece complicado, mas é bem simples e organizado, só não perca seu bilhete, que precisa ser apresentado a cada nova viagem de teleférico.
Comparativo de outros picos da Suíça
Além dos picos Birg e Schilthorn, em Interlaken tem o mirante Harder Kulm, e o mais popular passeio do Bernese Oberland, o Jungfraujoch. Não fui ao Jungfraujoch porque não me empolguei com as dicas que li ou os vídeos a que assisti, achano o custo-benefício desvantajoso. Grande parte do trajeto é por túnel, ou seja, sem vistas.
Preferi visitar na região de Lucerna o Monte Pilatus e o Monte Titlis. Em Zermatt, passei boas horas em Gornergrat. Nestes outros passeios, há vistas o tempo todo, com gôndolas panorâmicas de vidro, inclusive a do Titlis é giratória, um espetáculo.
Grindelwald First é
Infelizmente não tenho como sugerir visitar um ou outro, pois cada um deles traz características diferentes. Mas saiba que o Titlis e o Pilatus são bons para crianças, com várias atividades e playground. Gornergrat é incrível pela proximidade com a geleira. O Harder Kulm é mais um mirante, não tem atividades como nestas outras. Birg e Schilthorn agradarão pelas vistas, pelas atividades e pelas trilhas.
Quando ir
Estive em Mürren no verão, então se você for no inverno a paisagem será completamente diferente, mas também linda, imagino. Lembre-se que mesmo no verão as regiões de montanhas e especialmente de altitude podem ter temperaturas baixas, então não esqueça de levar uma jaqueta corta-vento, toucas e, se você for muito friorento, luvas.
Você precisa se preocupar com um detalhe que fará toda diferença ao conhecer Mürren ou qualquer topo de montanha na Suíça: suba se o tempo estiver aberto, ou não verá toda a beleza do lugar. Se não houver outra data para ir, vá assim mesmo, pois sempre tem o que fazer e ali há várias atrações!
Onde ficar nesta parte da suíça: Murren, Wengen ou Lauterbrunnen?
Durante o planejamento, cogitei de ficar em Wengen ou Mürren, mas desisti por dois motivos:
1. as frequentes nuvens em Wengen e Murren obstruiriam a vista dos picos e do vale – e quando estive lá comprovei ser verdade.
2. ficar no alto do vale requer maior deslocamento, seja de trem ou teleférico, e isso implica gasto de tempo e dinheiro. Mas é indicado para quem quer fazer trilhas ou quer mais sossego e tranquilidade, já que Lauterbrunnen é mais turística principalmente nos arredores da estação de trem.
Interlaken tem muitas opções de hospedagem e fica a menos de 30 minutos de trem do Vlae de Lauterbrunnen. Como é uma cidade maior, preferi ficar em Lauterbrunnen, assim em um dia explorei o vale, no segundo o lado Leste (Wengen) e no terceiro o lado Oeste (Murren).
Outra opção é ficar em Stechelberg, onde fica o maior estacionamento do vale, no fundo do Vale de Lauterbrunnen. É de lá que parte o teleférico para Murren e Gimmelwald, outro vilarejo tranquilo nas alturas.
Dá pra Conhecer Murren e Região em 1 Dia?
Em um dia você conseguirá passear por Mürren e subir até Birg e Schilthorn, e se fizer tudo com pressa, o que não recomendo, conhecer a cachoeira interna de Lauterbrunnen Trümmelbach e a externa, que é só pegar uma trilhazinha.
Mas o ideal é se entregar a caminhadas pelas ruazinhas de Murren, encontrar trilhas com vistas fantásticas, e para isso é preciso mais tempo. Em Lauterbrunnen, reserve tempo para conhecer a Trummelbach (de abril a novembro, apenas), uma cachoeira singular, dentro da montanha, e subir até a base da Staubbach, a primeira cachoeira e mais fotografada do vale.
Veja opções de hotéis e B&B no Vale de Lauterbrunnen, em Wengen, e em Murren
Outras dicas de Mürren e região da Suíça
Refeições
Em Mürren há tantas opções de restaurantes como em Lauterbrunnen. Também tem uma Coop, rede de supermercados com refeições simples para viagem, lanches, frutas, e variedade enorme de pães e queijos que podemos comprar pra piqueniques. Uma salada caprese ou grega custa em torno de CHF6.
No terraço do Schilthorn, gastei CHF15 em uma cerveja e um hambúrguer. Na Suíça você economizará na água, que é potável e pode ser consumida da torneira, geladinha até no verão. Você ainda pode comer no icônico Piz Gloria, o restaurante giratório noi pico da Sshcilthorn.
Bagagem
Se decidir se hospedar em Wengen ou Mürren, saiba que há espaço nos teleféricos para elas, assim como nos trens, sem cobrança extra. Outra opção é deixar sua mala grande num locker na estação de Interlaken e seguir até a região com uma mochilinha ou bolsa. Vi muita movimentação de malas na estação de Lauterbrunnen, carregadas por empilhadeiras, mas acho que era para levá-las ao teleférico ou trem para Wengen. Diferente de outras estações, não vi lockers na estação de Wengen.
Espero que você goste de Mürren e dos picos Schilthon e Birg tanto quanto eu. Se tiver mais tempo que eu e tiver feito trilhas, que tal deixar um comentário para compartilhar dicas, também?
Respostas de 20
Marcia, eu estou louca para conhecer a Suiça, A Suiça tem essa coisa de nos deixar apaixonados né? kkk
Amei seu roteiro e já quero fazer, cada lugar mais lindo que o outro!
E eu estou louca pra voltar! rsrsrs. Ah, você viu o post do roteiro, também? Qualquer duvida, pode perguntar.
Impressionante como tem lugar lindo na Suíça rs Nunca tinha ouvido falar nem de Mürren e nem de Birg ou Schilthorn hehehe. Já tô lendo sobre a Suíça tem bastante tempo e estou louca para finalmente conhecer o país!
Muitos países são assim, né? Quanto mais a gente estuda, mais descobre que precisa voltar e voltar porque as possibilidades são quase infinitas.