Mürren, Suíça, a vila nas brumas

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Mürren é uma vila a 1.638 metros de altitude, acima do paredão vertical do Vale de Lauterbrunnen, um dos lugares mais lindos da Suíça. O vilarejo não é daqueles lugares cheios de coisas para fazer, mas às vezes isso é o que há de melhor numa viagem.

Murren Suíça

Mürren me lembrou outro vilarejo que conheci na Suíça, Zermatt. Ambos não permitem carros e estão aos pés de montanhas icônicas, respectivamente a Matterhorn e a Schilthorn. Casas alpinas e flores de altitude também são similaridades que encontrei entre as duas vilas. De diferente, achei Zermatt mais popular, com muitos turistas, enquanto Mürren parece ter parado no tempo, assim como suas vizinhas Gimmelwald, um pouco mais abaixo na montanha, e Wengen, que fica do outro lado do vale.

A primeira vez em que vi Mürren, estava no meio do meu roteiro de 14 dias na Suíça, hospedada em Lauterbrunnen. A calmaria dessa parte da Suíça tomou posse de meu corpo e eu, que sempre quero fazer tudo e não perder nenhuma atração, inexplicavelmente apresentei um ritmo lento, como se eu vivesse ali, como se o tempo estive parado, hipnotizada pela energia local. Em vez de usar transporte gratuito incluso no Swiss Travel Pass, caminhei da estação de trem de Lauterbrunnen até o final do vale, Stechelberg, onde tomei o teleférico até Mürren antes de visitar o pico de Schilthorn.

Em poucos minutos, a vista do vale, da cachoeira Mürrenbach e dos parapentes – e até da luz do sol – desapareceram e o teleférico mergulhou nas nuvens. E não foi diferente quando caminhei por Mürren, e minha expectativa de tomar um café com vista de Lauterbrunnen lá embaixo foi frustrada.

Em compensação, as flores estavam em seu esplendor naquele julho, enfeitando canteiros e jardineiras.

Mürren Suíça

Caminhei pelas ruas ainda desertas e fotografei algumas das fofuras da vila. Comprei uma lembrancinha pra minha filha, e pensei que no retorno talvez eu tivesse mais sorte antes de tomar novo teleférico até Birg e Schilthorn, mas acabei descendo direto.

Mürren Suíça teleférico

Em setembro de 2023 voltei a Mürren num final de tarde. Para minha surpresa estava tão vazia quanto naquela manhã de julho. Até uma raposa eu vi! E por falar em bichos, um pouco antes, na vila abaixo, Gimmelwald, tive um inusitado encontro com dois caçadores e sua caça.

Mürren Suíça

Vale a pena ficar em Mürren?

Na região de Jungfrau, já me hospedei em Lauterbrunnen, Wengen e Interlaken, mas ainda não fiquei em Mürren. Comprando-a com Wengen, do outro lado do vale, acho Mürren mais trabalhosa para chegar, já que Wengen tem trem direto e com aquela vista que nunca cansa do cartão postal de Lauterbrunnen.

Se você vai no inverno para praticar esportes de neve ou curtir o clima local, acho uma boa pedida, mas ainda assim acho Wengen mais prática. Selecionei duas opções em Murren:

O hotel Alpina tem nota 9 na Booking.com, vista fantástica, mas quartos com decoração bem simples. O Hotel Mürren Palace fica pertinho da estação de trem, tem quartos com personalidade redecorados recentemente e suítes com 2 quartos, ótimos para famílias.

Como chegar a Mürren

Primeiro, você tem que chegar a Lauterbrunnen. Na estação de Lauterbrunnen, siga as placas para Grutschalp, um teleférico que leva até a estação de trem de Mürren. Daí caminhe em direção à estação do teleférico de Schilthorn. Desça por ele ou retorne por onde veio.

Mürren Suíça como chegar
As montanhas são tão lindas, que mesmo ao anoitecer as pessoas querem fotografá-las do trem de Murren

O que fazer em Mürren

Sugiro caminhar pela rua principal e admirar os paredões do outro lado do vale. As vistas são o melhor de Murren, sem dúvida. Quem tem tempo pode tomar o funicular até o pico Allmendhubel (1907m), onde há um jardim alpino, playground, trilhas e mais vistas espetaculares. No inverno, passeio de trenó.

Mürren Suíça
tudo encoberto, que pena!

Trilhas e esportes de neve

No inverno, são 53 km de pistas preparadas de esqui, snowboard e tobogã, além de trilhas para caminhadas de inverno.

Aliás, a história de Mürren é originalmente relacionada com o esqui, quando britânicos se estabeleceram ali e fundaram a Corrida dos Infernos, em 1928. Hoje o evento anual reúne quase 2 mil esquiadores amadores que descem 15 km entre Schilthorn e Lauterbrunnen. Leia mais a respeito em Inferno – Muerren.

Quem não vai no outono e inverno, terá a chance de fazer trilhas com paisagens fantásticas e totalmente diferentes do que estamos habituados no Brasil: vistas de montanhas mais altas da Suíça, vilarejos e chalezinhos alpinos, campos cobertos de flores silvestres, tudo ao som dos sinos das vaquinhas.

Uma delas é a North Face Trail, uma trilha circular de nível fácil com 7 km, que pode ser feita com crianças. Para trilheiros mais experientes, a trilha de Mürren a Stechelberg via Tanzbodeli é um desafio. São quase 16 km com 1.151 metros de elevação. Uma que eu fiquei babando é a Via Ferrata de Mürren a Gimmelwald, que tem apenas 2,1km, mas é uma via ferrata, ou seja nível hard! No post de Lauterbrunnen compartilhei o vídeo dela, confira lá.

Para completar seu planejamento, não deixe de ler os demais posts com dicas de viagem à Suíça. Sobre a região de Jungfrau, leia:

Mürren Suíça
edelweiss, a flor símbolo da Suíça, presente nos Alpes – encontrei num canteiro em Murren!

Outras dicas de Mürren e região da Suíça

Refeições

Em Mürren, muitos restaurantes com vista são os de hotéis, e só servem hóspedes, achei uma antipatia, pois nem era questão de ter multidões querendo entrar (você viu como estava tudo vazio, pelas fotos). Quando voltei em 2025, fui direto para a Pension Gimmelwald, onde todo mundo é de boa!

Também tem Coop em Mürren, rede de supermercados com refeições simples para viagem, lanches, frutas, e variedade enorme de pães e queijos que podemos comprar pra piqueniques. Uma salada caprese ou grega custa em torno de CHF6.

No terraço do Schilthorn, gastei CHF15 em uma cerveja e um hambúrguer. Na Suíça você economizará na água, que é potável e pode ser consumida da torneira, geladinha até no verão. Você ainda pode comer no icônico Piz Gloria, o restaurante giratório no pico da Schilthorn.

Bagagem

Se decidir se hospedar em Mürren, terá que pagar uma taxa no teleférico mais inclinado do mundo, o de Schilthorn. Uma opção é tomar o teleférico em Lauterbrunnen e depois o trem até Mürren. Outra opção é deixar sua mala grande num locker na estação de Interlaken e seguir até Mürren com uma mochila menor.


Espero que você goste de Mürren tanto quanto eu. Se precisar de ajuda, entre em contato!

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 20

  1. Cada post da Suíça me faz sonhar mais e mais com essa viagem. Ela está no topo da minhas viagens de sonhos. Adorei os cenários de casinha de boneca e que, mesmo no verão, você viu as montanhas geladas. Acho que prefiro visitar com temperaturas mais quentes porque imagino que o frio ali seja intenso.

    1. Ainda não viajei para o hemisfério norte no inverno, Lulu, justamente por receio do frio, Decisão acertada ir no verão, ainda mais cariocas como você.

  2. Márcia, obrigado pela resposta lá no texto sobre o Vale de Lauterbrunnen. Mais um texto completo com muitas dicas e informações que certamente servirão de base para a montagem do meu roteiro para a Suiça.

  3. Com certeza colocarei os Picos de Birg e Schilthorn no meu roteiro quando visitar a Suiça. Eu adorei essa passarela com o trecho em vidro, e gostaria de andar no teleférico também. Que linda essa montanha!

    1. Diego, tem dois teleféricos maravilhosos na Suíça: um é o Rotair, no Monte Titlis. O outro é o Stans Cabrio, perto de Lucerna, que tem um segundo andar descoberto, ao ar livre!

  4. Eu estou programando uma viagem p Suíça há muito tempo. Fico só pesquisando e adicionando lugares p conhecer e com certeza já vou querer incluir Mürren e os picos Birg e Schilthorn. Daqui a pouco vou precisar de No mínimo seis meses p conseguir conhecer tudo q já adicionei na minha lista. Rsrsr

    1. ahaha, é isso mesmo, tem muita coisa pra ver e nem me refiro a trilhas, pontes suspensas, passeios de barco, trens panorâmicos… Ah, que país!

  5. Assim como você, quando vejo quero conhecer de tudo e fica difícil imprimir um ritmo lento. Fiquei feliz de saber que isso aconteceu naturalmente com você na Suíça, assim como aconteceu comigo. Quis vivenciar muito mais a experiência e o local, do que sair no ritmo frenético de conhecimento, mesmo não tendo conhecido Murren, que achei um charme e quero conhecer na próxima visita.

  6. Oi Márcia,
    To adorando passear pela Suíça contigo. Mais um lugar lindíssimo que eu nem sabia da existência: Mürren.
    Poxa, eu passei tão rápido pelo país, não conheci nada!
    Meu sonho é assistir ao festival de Montreaux! Os shows são sempre maravilhosos, quando isso acontecer, esticarei mais uns dias passeando por essas paisagens lindas que você compartilha.

    Bj
    Mari

    1. Mari, cada vez descubro novos lugares maravilhosos, já tenho destinos para umas 10 viagens à Suíça! Estive em Montreaux na época do festival, mas não assisti a nada por falta de tempo. Mas deu pra sentir o clima do festival, muuuita gente pelas ruas e em frente ao lago, nem consegui uma foto do Fred Mercury!

  7. Que delícia viajar pela Suíça e conhecer esses vilarejos apaixonantes. Murren é uma gracinha!! Acho emocionante esses pisos de vidro como o da Thrill Walk. Sempre ando pelos eixos escuros como se fizesse alguma diferença… rs

  8. Marcia, eu estou louca para conhecer a Suiça, A Suiça tem essa coisa de nos deixar apaixonados né? kkk
    Amei seu roteiro e já quero fazer, cada lugar mais lindo que o outro!

  9. Impressionante como tem lugar lindo na Suíça rs Nunca tinha ouvido falar nem de Mürren e nem de Birg ou Schilthorn hehehe. Já tô lendo sobre a Suíça tem bastante tempo e estou louca para finalmente conhecer o país!

    1. Muitos países são assim, né? Quanto mais a gente estuda, mais descobre que precisa voltar e voltar porque as possibilidades são quase infinitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.