Museu Arqueológico de Nápoles: essencial para entender Pompeia

Saiba como é a visita ao Museu Arqueológico de Nápoles e as justificativas para não deixar de conhecê-lo. Veja custo e onde comprar ingressos, além das minhas impressões sobre a região de Nápoles onde fica o museu e onde se hospedar.

museu arqueológico de nápoles
um dos jardins do Museu

A Itália tem museus com acervo rico e diversificado, e quando estivemos na Costa Amalfitana ficamos uma noite em Nápoles exclusivamente para comer uma pizza e visitar o Museu Arqueológico de Nápoles. Trata-se de um dos mais importantes museus arqueológicos do mundo, especialmente conhecido pelas coleções de antiguidades romanas. Mas sério, que pizza é aquela?!

O museu fica num belo palácio de 8 mil m2 que teve outros usos antes de se tornar um museu no século 18, quando o rei de Nápoles e da Sicília, o espanhol Carlos III, herdou uma significativa coleção de arte de sua mãe, que se juntou a sua própria coleção, também ampliada exponencialmente pelo resultado das escavações de Pompeia e Herculano que ele promoveu. E são estas esculturas de mármore e bronze, inscrições, mosaicos, cerâmica, jóias, pinturas e objetos romanos de todo tipo que justificam conhecer o MNAN.

Em Pompeia você vê as casas, ruas, alguns mosaicos. É incrível. No Museu você consegue entender a riqueza da arte do império romano. Uma visita não é mais importante que a outra, mas complementares, como eu disse no post O que fazer em Pompéia:

“Duas coisas ficaram claras ainda antes da viagem: seria preciso uma visita guiada em Pompeia e essencial visitar o Museu Arqueológico de Nápoles para completar a experiência, uma vez que objetos, mosaicos, obras de arte desta e de cidades vizinhas também dizimadas pelo Vesúvio estão guardadas neste rico museu.”

Pompeia

O que ver no Museu Arqueológico de Nápoles 

São mais de 3 mil itens divididos em 8 áreas temáticas. Além da coleção permanente e das temporárias, o edifício tem salas para restauro, biblioteca e arquivos históricos. Para o público, tem chapelaria, café e dois jardins. Confira os destaques.

museu arqueológico de nápoles

Coleção de Pompeia e Herculano

No segundo andar estão objetos da vida cotiadiana das cidades dizimadas pelo Vesúvio em 79 AD, e sugiro que você comece por ali. Esta foi uma das partes de que mais gostei, o motivo de termos ido até o Museu Arqueológico de Nápoles. Não deixe de ver a maquete de Pompeia e as estátuas de bronze encontradas na Vila dos Papiros, em Herculano, além do que apresento abaixo.

MuseuArqueológico de Nápoles

Mosaicos

Fiquei impressionada com a recuperação dos mosaicos que decoravam casas em Pompeia e Herculano.

museu arqueológico de nápoles
Mosaico Dionísio criança em tigre e outos mosaicos retirados da Casa do Fauno, Pompeia

As pastilhas usadas para fazer os mosaicos, chamadas tesselas, impressionam pelo tamanho diminuto, o que garante nitidez à imagem, uma espécie de pixel da época ahaha.

museu arqueológico de nápoles
a batalha de Dario e Alexandre o Grande em batalha

Obra Alexandre, o Grande e Dario III da Pérsia, encontrada na Casa do Fauno em Pompeia em 1831. Sua cópia está instalada na Casa do Fauno, um projeto que levou 22 meses para ser concluído, a um custo equivalente de 216 mil dólares.

Afrescos

Os afrescos trazem temas inspirados na mitologia, mas também no cotidiano da vida em Herculano no século 1, como mostra a foto abaixo. Intrigante o estado de conservação!

museu arqueológico de nápoles

Templo de Isis

O templo de Isis foi o primeiro edifício religioso escavado em Pompeia e encontrado completamente adornado. Estátuas, objetos, placas, afrescos estão expostos no museu.

museu arqueológico de nápoles
maquete do Tempo de Isis, em Pompeia, exposto no Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles

Gabinete Secreto

Coleção aberta ao público em 2000, os 250 objetos desta coleção têm um tema em comum: o erotismo. São afrescos, objetos decorativos, e muitos elementos fálicos encontrados em Pompeia e Herculano.

Outras Exposições do Museu

Coleção Farnese

O Museu Arqueológico de Nápoles tem outro tesouro além do proveniente das cidades dizimadas pelo Vesúvio, a Coleção Farnese. Obras retiradas nada menos do que nos palácios imperiais do Palatino, em Roma, restauradas por Alessandro Farnese, que se tornaria o papa Paulo III (1534-1549). Resumindo a história, sua descendente, Elisabete Farnese de Parma, era a mãe de Carlos III, que fundou o Museu Arqueológico de Nápoles (MNAN), como eu disse antes.

A maior parte das esculturas da Coleção Farnese se encontra nas salas à direita do átrio do MNAN, mas o Museu Britânico (Londres) exibe o Hermes e Diadúmeno. As pinturas da coleção Farnese estão em outro museu de Nápoles, o Capodimonte.

O Touro e Hércules (acima) foram encontrados em 1546 durante escavações das Termas de Caracal. O touro é uma das esculturas mais incríveis que já vi na vida, considerando que estivemos no Louvre, no Vaticano, na Galleria Borghese, onde não faltam esculturas incríveis.

museu arqueológico de nápoles
Cópia em mármore do século 5 do original em bronze da obra grega Harmodius e Aristogeiton, os Tiranocidas

Coleção Egípcia

A Coleção Egípcia é uma das maiores da Europa e inclui esculturas, múmias, sarcófagos, papiros e cerâmicas do século 27 aC ao século 2. Não tivemos tempo de conhecê-la – e olhe que naquela época eu nem imaginava que 3 anos depois visitaria o Egito!

Coleção Numismática 

Moedas e medalhas cunhadas desde os tempos da colonização grega do sul da Itália até o final do Reino das Duas Sicílias, em 1861.

O Salão do Meridiano

O teto deste salão no segundo andar é incrível! Destaque para a linha meridiana, também. E as obras expostas, claro!

Onde Ficar em Nápoles

Como nosso objetivo era unicamente visitar o Museu Arqueológico de Nápoles, escolhi o B&B La Dimora del Conte, na Piazza Cavour. O B&B tem nota 8,6 no Booking, Maria é muito atenciosa, e parecia que eu estava tomando café com a família, tal a informalidade. O B&B é todo reformado, mas o prédio dio mio! Mas quer saber, achei a experiência válida, porque um hotel não teria me dado ideia de como algumas pessoas moram. A porta do prédio dá acesso a um pátio escuro, cheio de janelas, varais de roupas, a cara do sul da Itáia. Isso nos assutou um pouco, mas depois o resto do que vimos em Nápoles também nos assustou, então tudo bem.

Nosso quarto era enorme, com uma varandinha. Pagamos 60 euros, metade do preço do B&B de Sorrento. Nos destaques (Itália) do Instagram eu mostro o vídeo do quarto e a vista da janela.

onde ficar em nápoles
a vista da janela do nosso quarto. A escadaria à direita é do Museu Nacional arqueológico de Nápoles

Outras dicas do Museu Arqueológico de Nápoles

Como chegar

Para chegar em Nápoles a partir de Roma, tanto os trens rápidos da Italo quanto da Trenitalia levam 1h10 até a Estação Napoli Garibaldi. Comprei 2 meses antes da viagem, quando os bilhetes já estavam disponíveis para venda, no próprio site da Italo e paguei € 22.

Da Estação Napoli Garibaldi, siga até a estação de metrô, que são interligadas. Use a linha 2 para Napoli Campi Flefrei e desça na Piazza Cavour ou a linha 1 e desça na estação Museo.

como ir de Roma a Nápoles
assentos do trem da Italo no percurso Roma a Nápoles

Leia mais em Como ir de Roma a Sorrento (e Costa Amalfitana)

Horário de funcionamento do Museu Arqueológico de Nápoles

O Museu Arqueológico de Nápoles abre de segunda a domingo, das 9h às 19h30 – Fecha às terças e em 25 dez e 1o de jan.

Ingressos e Visita Guiada

Ingressos Compre antecipadamente e evite filas, que costumam ser maiores pela manhã. O ingresso comercializado por nosso parceiro Tiqets inclui visita ao acervo permanente e a exposições temporárias. E melhor: tem opção de cancelamento gratuito, algo que o Covid-19 nos legou de positivo… Pleo site do museu também é possível comprar antecipadamente, mas há cobrança de taxa de conveniência.

As obras têm legendas, mas para saber mais vale investir € 5 no guia de áudio ou comprar uma escursão que inclui ingresso com guia (inglês, francês ou espanhol), no Get your Guide. Veja abaixo:

Quanto tempo reservar para o Museu Arqueológico de Nápoles

Nós ficamos no Museu por 2 horas e meia, e não vimos tudo, então minha sugestão é que você comece pela área que tem mais interesse.

Visita virtual

O Google Arts & Culture te leva a um tour virtual pelo Museu Arqueológico de Pompeia.


Embora eu tenha colocado várias imagens, você sabe que nada se compara a ver de perto uma obra de arte – além do que o número lá é muito maior do que se vê aqui. Então vá!

E pra encerrar, eu fui a Nápoles só pelo Museu, mas se eu soubesse que a pizza napolitana era tão boa quanto sua fama…


Leu até aqui? Continue!

Planeje sua Viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.


5 COMENTÁRIOS

  1. Eu estava em dúvida se deveria ou não ir ao museu Arqueológico de Nápoles, mas você já me convenceu! Estou com a viagem marcada e não vejo a hora. Obrigada por compartilhar!

  2. Tenho pena que quando visitei Nápoles não tive tempo para visitar o Museu Arqueológico. Parece ser maravilhoso e cheio de história. Espero numa proxima ter essa oportunidade.

  3. Sou fascinada por Pompeia então quando fora para o sul da Itália, vou fazer questão de dormir em Nápoles para conhecer esse museu de arqueologia incrível com tranquilidade, além do sítio arqueológico é claro.

  4. Que legal é o Museu Arqueológico de Nápoles, adorei a dica, quero conhecer também! Acho essa história muito interessante, então já vai entrar na lista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui