New Hampshire: meca de trilhas e paisagens incríveis

Eu sei, eu sei, o brasileiro em geral talvez só tenha ouvido o nome New Hampshire, e mal saiba das belezas deste estado norte-americano – e talvez seja seu caso. Então veja o que fazer em New Hampshire, uma região linda da Nova Inglaterra.

New Hampshire figurava em folhinhas da minha infância, e mais tarde em protetores de tela, e eu não sabia. Foi serpenteando suas estradas vicinais e visitando lagos, cânions e cachoeiras das Montanhas Brancas de New Hampshire que as reconheci.

Nomes até então estranhos como Franconia Notch, White Mountains e Kancamagus highway se tornaram não apenas palavras digitadas no roteiro, mas povoavam meus pensamentos e anseios antes da viagem, e depois se tornaram gatilhos de boas lembranças.

Mas New Hampshire não era o objetivo principal da viagem, aproveitei uma promoção de voo para Boston e desenhei um roteiro de 10 dias pela Nova Inglaterra no início de outubro. Tivemos muita sorte e pegamos o auge das cores do outono em muitos pontos. No fim, muitas das boas recordações da viagem são dessa região das Montanhas.

Como Chegar a New Hampshire

Os mapas abaixo mostram New Hampshire entre o Canadá e Massachussets, e entre outros dois estados da Nova Inglaterra: Vermont e Maine.

De Boston à região das White Mountains são 2h30 de viagem. Do Canadá, são 5 horas a partir de Quebec.

Se você optar por uma viagem de ônibus, saindo do aeroporto de Boston são quase 4 horas de viagem, ao custo de US$ 38/pessoa.

A Amtrak, a companhia ferroviária dos Estados Unidos, só tem linhas próximas ao litoral ou na divisa de New Hampshire com Vermont.

Boston, capital de Massachusetts, tem o aeroporto mais próximo de New Hampshire.

Para explorar bem a região, o ideal é alugar um carro, pois há muitos pontos de parada e com o carro você tem total liberdade. Retiramos e devolvemos o carro alugado pela Rentcars no aeroporto de Boston. Deixei detalhes no post Roteiro pela Nova Inglaterra: roadtrip por 4 estados em 10 dias

Onde Ficar em New Hampshire

Escolha uma das cidades mais próximas dos atrativos naturais, como Conway ou Lincoln. As duas são unidas pela Kancamagus HWY. Optamos por Lincoln e gostamos bastante, e na última noite ficamos em Concord, leia abaixo.

Com pouco tempo para o planejamento, não encontrei tantas opções, pois é alta temporada no outono nesta região da Nova Inglaterra. Ficamos no Quality Inn & Suites, que não oferece nada além de um quarto amplo com bom banho, ou seja, só o que precisávamos, mesmo. Além da ótima localização, gosto deste tipo de hospedagem com estacionamento à frente do quarto, acho super prático e foi bom sair do quarto e pular no carro na manhã de geada rsrsrs. O café da manhã é medíocre, típico dessas redes, e os hóspedes deram nota 8,1, passável.

new hampshire
recepção, estacionamento e quartos do Quality Inn, em Lincoln.

Ainda em Lincoln, hotéis com mais estrutura e melhores notas são o RiverWalk Resort at Loon Mountain e o Hampton Inn Lincoln White Mountains, ambos com piscina aquecida e coberta.

Melhor época para conhecer New Hampshire

New Hampshire tem atrativos para todas as épocas do ano, mas acho que o outono e o inverno são perfeitos. O Outono por causa das florestas que colorem as montanhas de amarelo, laranja e vermelho, e o inverno pelas oportunidades de praticar esportes de neve.

Mas acho que em geral ninguém vai tomar um voo até o nordeste dos Estados Unidos só para conhecer New Hampshire. A região entra num roteiro que passa pelos estados vizinhos, Vermont e Massachusetts – e se houver mais tempo, Maine e Rhode Island, os outros estados da Nova Inglaterra.

O que fazer em New Hampshire

A região mais turística de New Hampshire é onde ficam as White Mountains e o parque Franconia Notch State Park. Rica em paisagens belíssimas, muitas pontes cobertas e pequenas cidades – mesmo – daquelas que vemos em filmes, com ruas largas, casas de clapboard com gramado na frente. Até mesmo a capital Concord é uma calmaria só.

Nós fizemos uma viagem contemplativa, pois o objetivo era curtir as cores do outono nas Montanhas Brancas. Visitamos lagos, cachoeiras, pontes cobertas, cidadezinhas fofas, mas acima de tudo paramos em vários mirantes para o leaf peeping,  expressão da contemplação das árvores no outono. Adoro, acho que por não termos por aqui, assim como a neve nos causa fascínio.

Trilhas em New Hampshire

Apesar do objetivo da viagem ser contemplação, e de estarmos com uma adolescente que não curte atividades físicas, conseguimos fazer algumas trilhas rapidinhas e acessíveis.

A trilha mais famosa de New Hampshire é a Franconia Ridge Loop. Como denuncia o nome, é uma trilha circular no cume das montanhas Laffayette e Lincoln. Tem pouco mais de 13 km, mas a dificuldade está no desnível.

As pontes Cobertas da Nova Inglaterra

Elas estão por todas as estradas, as simpáticas, fotogênicas e históricas pontes cobertas da Nova Inglaterra. Não é nem preciso fazer grandes desvios para conhecê-las e fotografá-las.

new hampshire

Leia o post onde relacionei todas as
Pontes Cobertas da Nova Inglaterra que conhecemos

Eccho Lake e Artist’s Bluff

Saindo da cidade de Lincoln pela I-93 North, chegamos a Artist’s Bluff, um mirante de altitude pequena (cerca de 700 metros), então é uma trilha fácil. Eu ainda estava me recuperando do tratamento contra um câncer de mama e consegui subir de boa – fazia 5 meses que eu tinha terminado a quimio, e 1 semana depois do fim da radioterapia estava embarcando nesta viagem. Se eu consegui, você consegue. Olha a vista:

new hampshire

Montanha abaixo, a vista no Eccho Lake é ainda mais bonita e foi ali que me lembrei das fotos de calendário de parede. Há passeios de barco a remo e várias trilhas, tanto ao redor do lago quanto nas proximidades.

O estacionamento fica do outro lado da estrada, na saída I-93 34C, muito tranquilo de chegar.

Flume Gorge

Chegamos a Flume Gorge depois de passear no Eccho Lake. O parque é grande e requer entrada paga, mas achei que valeu. A trilha é um passeio lindo por 2 pontes cobertas, cachoeiras, além do cânion.

Encontre na página-índice Nova Inglaterra o post completo sobre Flume Gorge

Kancamagus Highway

Tudo o que li sobre as melhores estradas de New Hampshire para curtir o visual do outono apontava a Kancamagus HWY. Percorremos estradas vicinais até mais bonitas, mas na Kancamagus há muitos mirantes com estacionamento para apreciar a vista, o que a torna mais prática. Além disso, a Kancamagus une as cidades de Conway a leste e Lincoln a oeste, que têm maior estrutura para o turismo, como hospedagem, restaurantes e comércio.

Ao longo da Kamangus, há mirantes com vagas para parar o carro, alguns com bancos para descansar e abrigo do sol ou chuva. Alguns mirantes em que paramos foram Hancock, Panoramic, Pemigewasset.

new hampshire

Além dos mirantes, há bolsões de estacionamento para trilhas leves e curtas para cachoeiras. Uma caixinha e formulário de estacionamento é usada de forma “voluntária”, quer dizer, não há controle de quem está pagando ou não pelo estacionamento, já que os estacionamentos não têm cancelas ou parquímetros.

Monte Washington

A montanha mais alta de New Hampshire não chega a impressionar – são apenas 1.917 metros de altitude. Dirigimos até lá com intenção de subir a estrada até o topo, mas achei o custo de US$45 mais US$20 por passageiro extorsivo. Nos Alpes, a gente paga o custo de teleféricos para subir montanhas, e mesmo quando há uma estrada, como em Tre Cime di Lavaredo, na Itália, o custo é calculado por carro, não por pessoa.

Mas como era uma viagem de contemplação, valeu o passeio. A estrada cruzou os limites de Vermont e depois seguimos para leste.

Jackson, Conway e Diana’s Bath

O dia estava lindo e estacionamos para procurar um lugar legal para comer em Jackson. Mas só encontramos a loja Flossie’s ao lado da ponte Honeymoon. A loja tem muitas opções de presentinhos, produtos artesanais e com cara local (e preço local). A ponte é uma das mais bem preservadas que vimos em New Hampshire.

Pouco depois estacionamos mais uma vez e caminhamos até Diana’s Bath, um lugar lindo, estava com pouca vazão e era final de tarde, o que deixou as fotos um pouco escuras, mas gostei muito da parada.

Mais ao sul, a cidade de Conway estava mais movimentada, mas não paramos e seguimos para a Kancamagus Hwy, que estava muito movimentada, com a aproximação do pico do Fall Folliage.

Nossa última parada foi Rocky Gorge Scenic Area, onde caminhamos apenas uns 5 minutos para chegar a esta ponte e mais paisagens lindas:

Concord, a capital de New Hampshire

Concord New Hampshire
sede do governo de New Hampshire, em Concord

Ao final da viagem, preferimos passar a noite em Concord pois nosso voo seria no início da tarde e não queríamos arriscar ter de nos deslocar desde Lincoln. Outro motivo é que Boston é uma cidade bem cara, e foi bem mais barato passar a noite em Concord.

E foi uma boa oportunidade para conhecer a capital de New Hampshire, uma cidade tranquila, com uma rua principal onde fica a maior parte dos restaurantes e comércio.

E tivemos a oportunidade de presenciar tradições do outono nos Estados Unidos, como a venda de abóboras para decoração de casas – que não é só no Halloween, não, ante, elas decoram as varandas das casas de maneira muito delicada e fofa.

Onde Comer nas White Mountains, em New Hampshire

Eu gosto de comer em lugares diferentes para conhecer vários, mas a One Love Brewery é sem dúvida um restaurante para repetir, e o de que mais gostamos. Além de porções típicas como fish & chips e buffalo wings, tem um cardápio variado.

lincoln new Hamshire
A cervejaria One Love, em Lincoln

Tentamos outras opções, como a lanchonete Arnold’s, direto dos anos 50, instalada num trailler de alumínio. Só valeu pelo visual, achei a comida muito ruim. Ah, acho que as mulheres da mesa vizinha eram amish (veja a foto abaixo)!

Agora me conta, o que achou de New Hampshire no outono? Um deslumbre, né?

Picture of Marcia Picorallo

Picture of Márcia, a viajante

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?