Roteiro pela Nova Inglaterra: roadtrip por 4 estados em 10 dias

Trilha em New Hampshire

Você sabe onde fica ou o que incluir num roteiro pela Nova Inglaterra? Foi um desafio fazer caber em apenas 10 dias os lugares que eu gostaria de visitar nesta região dos Estados Unidos. Mas isso depois de estudar sobre a região.

Comecemos do começo: eu sabia que a região da Nova Inglaterra era uma das mais belas para se ver o fall folliage. Sabia que Boston era a principal capital e tinha ideia de suas principais atrações. Que perto dali ficava Salem e a universidade de Harvard. Sabia que Vermont guardava pontes cobertas e cidadezinhas fofas. Sabia que uma pequena cidade de Massachusetts abrigava o Museu Norman Rockwell. Acho que só.

Aproveitei uma promoção de aéreo para Boston para dali a 10 dias e tive que correr com o planejamento. O blog Malas e Panelas que fez um roteiro também no outono foi minha primeira fonte de pesquisas. Depois passei aos muitos sites gringos. Encontrei de tudo, inclusive um roteiro de 7 dias por todos os estados da Nova Inglaterra!

Foi durante as pesquisas que aprendi sobre o lugar onde mais ficamos, as White Mountains, em New Hampshire. Também descobri que a região tem muuuuitas pontes cobertas e seria insano colocar todas num roteiro pela Nova Inglaterra.

Flume Gorge

Claro que cada um tem um objetivo de viagem, que a época do ano vai também direcionar suas escolhas, que uma viagem em casal é diferente de uma viagem em família ou entre amigos. Estivemos lá ente 25 de setembro e 4 de outubro, marido, mulher e uma jovem filha adulta. Nosso objetivo era estar nos Estados Unidos durante o outono, privilegiar cidadezinhas e natureza.

Uma boa opção se você não for tão fã de natureza e preferir uma viagem a Nova Iorque, mas ainda assim quiser se embrenhar nas cores do outono é um bate e volta pelo interior do estado de Nova Iorque, até o Minnewaska State Park. Fio quando tivemos um gostinho do destaque da região no outono (leia Outono e o Fall Foliage em NY).

Minnewaska nova iorque
Minnewaska, em bate-volta a partir de NYC

Se estiver planejando uma viagem pela região e tiver dúvidas, deixe seu comentário que terei prazer em ajudar. Caso não queira ou não tenha tempo para organizar o roteiro, pesquisar hospedagem e meios de transporte, demonstre seu interesse deixando um comentário para saber como funciona meu trabalho como travel designer

Esta viagem foi rápida, mas deliciosa. Para mim teve um significado especial estar com Álvaro e Júlia fora do país, depois de uma pandemia. Foi a primeira viagem depois do câncer e conseguir caminhar mais, e até subir uma montanha (quase mandei a foto pro meu oncologista!) foi extraordinário. Júlia se mostrou mais madura, embora ainda tenha demostrado pouco interesse em museus e nenhum em trilhas. Também notei que dei maior importância às refeições, apesar de a gente ter comido junk food, também. Afinal, estávamos nos Estados Unidos ehehe. Este parágrafo foi pra mim, tá?

A roadtrip

Para fazer este roteiro, alugamos um carro no aeroporto de Boston, mas apenas depois de conhecer a cidade, pois estacionamento por lá é mega caro. Tivemos o desconforto e o custo de ter que tomar um Uber para ir do Centro ao aeroporto, pois não achamos carro na cidade (isso que dá ter apenas 10 dias para planejar a viagem). Gastamos US$390, reservando um tipo standard com a Hertz na Rentcars para 7 dias, com quilometragem livre, pagando em reais, ficando livre de IOF e rendendo cashback.

Em algum lugar de New Hampshire

A Nova Inglaterra

Enquanto o Canadá tem uma província chamada Nova Escócia, os Estados Unidos têm uma região chamada Nova Inglaterra. É uma das regiões mais bonitas do país, com florestas em seu interior e uma bela e rica costa. E de importância histórica, afinal foi ali aonde chegaram os primeiros colonos e onde também se travaram várias disputas territoriais e cenas da independência norte-americana.

O mapa abaixo mostra em vermelho os estados da Nova Inglaterra e sua localização no nodeste dos Estados Unidos.

Os estados que compõem a Nova Inglaterra

Para você entender este roteiro pela Nova Inglaterra, é importante também saber os estados da região. E mais adiante falo sobre os principais pontos turísticos de cada um:

  • Maine (ME)
  • Vermont (VT)
  • New Hampshire (NH)
  • Massachusetts (MA)
  • Connectticut (CT)
  • Rhode Island (RI)

Dos 6 estados que compoem a Nova Inglaterra, passamos por 4, deixando de lado apenas Connectticut e Maine. E aqui no Mulher Casada Viaja tem dicas também de outros estados que visitamos nesta longa estrada da vida: Alasca, Califórnia, Montana, Flórida, Nova Iorque, Arizona.

Por que a Nova Inglaterra tem tal nome?

Você já deve ter imaginado que a Nova Inglaterra tem este nome porque foi da Inglaterra que partiram os primeiros imigrantes que pisaram na região onde hoje fica a Nova Inglaterra. Mas foi o Capitão John Smith quem batizou a região, ao registrá-la em seus mapas marítmos em 1614. E muitos lugares também têm o ‘novo/a’ no nome, como o estado New Hampshire, porque existe uma Hampshire no sul da Inglaterra, assim como New York e York. Ou receberam o mesmo nome de cidades inglesas, como Cambridge (MA) e Manchester (CT).

Diana’s Bath, White Mountains

O que incluir num roteiro pela Nova Inglaterra?

Apesar de serem estados de uma mesma região, um roteiro pela Nova Inglaterra proporciona uma diversidade de experiências: atividades culturais e esportivas, florestas, praias, mansões-museus históricos, cachoeiras, lagos, gastronomia são algumas das atividades e lugares que visitamos em apenas 10 dias.

Deixo aqui o roteiro que é apenas uma introdução aos lugares e coisas da Nova Inglaterra. Para saber mais sobre cada um deles, por favor vá até a página Nova Inglaterra.

Roteiro pela Nova Inglaterra resumido

Esta roadtrip percorre vários quilômetros, e um dos objetivos desta viagem era este mesmo: apreciar a paisagem pela janela do carro, pois fomos no início do outono, quando as árvores ganham aquela coloração incrível.

Concord
  • Dia 1: chegada em Boston na hora do almoço. Passseio pelo bairro gastronômico North End
  • Dia 2: Boston: visitamos o Museu de Belas Artes de Boston, Fenway Park, Boston Common, Biblioteca de Boston, Memorial do Holocausto da Nova Inglaterra, Quincy Market
  • Dia 3: passeio em Harvard e Cambridge pela manhã e antes do almoço viagem de carro de 120 km a Newport, Rhode Island. Passeio pela cidade, pelo bairro das mansões históricas e pôr do sol na praia
  • Dia 4: viagem de 353 km até Stockbridge, Massachusetts, parando no Wrentham Village Premium Outlets.
  • Dia 5: passeio pela minúscula Stockbridge depois de visitar o Museu Norman Rockwell. No final da tarde, visita ao Walmart (sim, eu adoro supermercados)
  • Dia 6: viagem de 346 km até Lincoln, em New Hamshire, passando por lindas paisagens de Massachusetts e Vermont e as primeiras pontes cobertas deste roteiro pela Nova inglaterra. Uma das paradas mais lindas do dia foi a cidade de Woodstock, em Vermont. E antes de chegar nela o maravilhoso Woodstock Farmer’s Market.
  • Dia 7: passeios de natureza nas White Mountains: trilha Artist’s Bluff, Eccho Lake e Flume Gorge, com mais pontes cobertas. Admirar a paisagem ao longo da Kancamagus Hwy, considerada uma das estradas mais bonitas da Floresta Nacional Montanhas Brancas. Várias cachoeiras e mirantes
  • Dia 8: tentativa (fracassada) de subir o Monte Washington. Passeio de carro até Jackson, com mais cachoeiras e mirantes
  • Dia 9: viagem de 215 km a Salem, a capital do Halloween, em Massachusetts. Após almoço, viagem de 115 km à capital de New Hampshire, Concord
  • Dia 10: viagem a Boston (110 km), passeio pelo Quincy Market e voo de retorno ao Brasil
roteiro Nova Inglaterra
Boston

O que eu mudaria neste Roteiro pela Nova Inglaterra

O que eu teria feito de diferente em relação a meu roteiro: aumentar os dias da viagem! Gostei de tudo o que vi e fizemos e não tiraria nada. O estado que mais me surpreendeu foi NewHampshire, do qual eu nada sabia e achei de uma beleza natural deslumbrante. Talvez se tivesse comprado o aéreo com maior antecedênca, teria encontrado melhores preços de hotel em Boston e um carro para retirar na cidade. Isso teria nos poupado tempo que gastaos em idas e vindas.

Como eu distribuiria meu tempo se tivesse 15 dias:

  • Boston: 2 dias a mais, para explorar mais a cidade, de que gostei muito.
  • Salem: ir num dia em que o Salem Pioneer Village estivesse aberto
  • Woodstock: passar ao menos 1 noite para ficar 2 dias inteiros por lá para conhecer os muitos cafés e restaurantes.
  • Newport: ficaria ao menos 2 noites, um dia é pouco caso queira entrar nas mansões-museus.
roteiro Nova Inglaterra
Newport

Documentos para esta viagem

Além do passaporte e do visto americano, tivemos que apresentar o certificado internacional de vacinação contra o Covid-19, emitido digitalmente em inglês pelo app ConectSUS.

Não se esqueça de fazer também um seguro viagem, que embora não seja obrigatório é altamente recomendável. Eu sempre vejo os valores na Seguros Promo – e tem desconto para leitores do blog, confira. O cupom já está aplicado ao link acima.

O que é que a Nova Inglaterra tem

Gastronomia e Festivais de Comida

O litoral da Nova Inglaterra oferece aos amantes dos frutos do mar a oportunidade de se esbaldar durante a estadia na região. São tantas opções de bons restaurantes e cafés em todas as regiões de Boston, que faltaram dias no roteiro, principalmente no bairro de descendentes italianos, North-End.

Algumas delícias da Nova Inglaterra são o Clam Chowder, uma sopa bem grossa feita com frutos do mar, bacon, batatas e creme de leite. Em Rhode Island ela é mais vermelha pois usam molho de tomate. De influência francesa, o Lobster Bisque é parecido com o clam Showder, mas leva lagosta no lugar do molusco. A lagosta também pode vir como prato principal, ou em misturas como Lobster Mac&Cheese ou ainda num trivial lanche de pão de hotdog chamado lobster roll. O prato típico inglês Fish and Chips também está presente nos cardápios e considerei típico aqui por causa do litoral. E se você tiver saudade da comida brasileira, não se engane ao ler Boston Baked Beans no cardápio de restaurantes. O feijão assado deles é agridoce, bem diferente do nosso. Maple Syrup, o xarope de bordo.

Em Agosto, a cidade de Rockland se programa para receber turistas desde 1947 para o Festival da Lagosta de Maine. Em Setembro é a vez do estado de Rhode Island mostrar seu Festival de Ostras em Newport. E em Norwell, Massachusetts, tem o Festival do Milho. Estas festas não são apenas gastronômicas, a maioria aproveita para exibir artesanato e outros itens locais.

Pontes Cobertas

Aposto que você vai se lembrar de As Pontes de Madison, filme de 1995 estrelado por Clint Eastwood e Meryl Streep baseado em romance de mesmo nome em que o protagonista fotografa pontes cobertas. Há tantas na Nova Inglaterra que cheguei a dispensar conhecer algumas. Para nós é algo diferente, pois não precisamos proteger nossas pontes das intempéries que em poucos anos destruiriam estas pontes de madeira. O clima onde fica a Nova Inglaterra é severo no inverno, tanto quanto nas maiores cidades do Leste canadense. Independente da necessidade, acho-as um charme, e você?

roteiro Nova Inglaterra
Flume Gorge, White Mountains

Eu adoro pontes, e já escrevi 8 pontes pelo mundo e te convido a ler! De lá pra cá, já conheci muitas outras, mas nesse post estão algumas das mais famosas do mundo, aposto que você já esteve numa delas.

Outono

Bem, este foi o motivo de termos feito este roteiro pela Nova Inglaterra. Vermont a New Hampshire foram os estados onde mais curtimos as estradas, mas Maine também deve ser bonita. É muito relaxante dirigir com a paisagem colorida de amarelo, laranja e avermelhado. Se tivéssemos ido uma ou duas semanas depois, teríamos pegado o pico do Fall Folliage.

Eccho Lake, na trilha Artist’s Bluff

Mar

De passeios de barco ou veleiros, ao simples privilégio de ver o sol se pondo no mar, a Nova Inglaterra oferece um litoral com muitas opções de passeios. Em Newport (RI), além dos restaurantes e comércio perto da marina, você encontra as mansões-museus do século 19 em ruas largas e arborizadas.

roteiro Nova Inglaterra
Põr do sol em Newport

Montanhas e Cachoeiras

Em New Hampshire, a região das Montanhas Brancas oferece pistas de esqui no inverno e nas demais estações muitas opções de trilhas, cânions e cachoeiras. Montamos base na cidade de Lincoln, onde ficamos 4 dias explorando as belezas naturais e as cidadezinhas ao redor.

roteiro Nova Inglaterra
trilha em Flume Gorge

Compras

Não é uma Flórida, mas como todo lugar dos Estados Unidos também temos shopping centers e Outlets. A 40 min de Boston, tem o Wrentham Village Premium Outlet, com as marcas costumeiras de Outlets americanos. Em Lee (MA) fica o Lee Premium Outlets. E você encontra Target, Walmart, Marshalls, Bed, Bath & Beyond nos centros comerciais das estradas interestaduais. Em Boston tem um shopping center grande, o Prudential Center e a rua Newbury é uma rua de comércio muito charmosa e agradável, com cafés e pequenos restaurantes e boutiques.

roteiro Nova Inglaterra
Outlet em Massachusetts

Esportes

Se você já ouviu falar em baseball deve ter ouvido falar em Red Sox, o time de Boston. Não gostamos de baseball, mas acho que ir ao Fenway Park é uma atração turística – ao menos pelo lado de fora.

E para esportes de inverno, a Nova Inglaterra não figura entre as melhores estações de esqui americanas, como Lake Tahoe na Califórnia ou Aspen no Colorado, mas Killington em Vermont, Sugarloaf em Maine são alguns resorts da região.

Em Springfield, Massachusetts, fica o Hall da Fama do Basquete, o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame. E tem brasileiros ali: o grande Oscar e a rainha Hortênsia.

boston
Fenway Oark, Boston

Parques de Diversão

Não tem Disney, mas tem Six Flags em Massachusetts, pertinho de uma das muitas Springfileds que existem nos Estados Unidos. Além dos tradicionais ‘brinquedos’ de parque de diversão, o Six Flags é também um parque aquático. E o melhor, pela metade do preço dos parques da Flórida!

Six Flags, em Springfield – sem Sympsons

Boston

A capital de Massachusetts é razoavelmente pequena, mas tem atrações culturais, históricas e gastronômicas, além de ser muito bonita e prazerosa de se visitar. Os prédios baixos de tijolos vermelhos contrastam com os novos edifícios envidraçados, e pontes e túneis contrastam com as ruas arborizadas e charmosas. O Museu de Belas Artes, a Biblioteca, o Mercado Quincy são algumas opções, mas os americanos e interessados por História fazem a trilha da Liberdade, passando por edifícios e monumentos relativos à independência da colônia.

boston
Uma das belezas de Boston é o contraste arquitetônico

As cidadezinhas

Sabe a velha Main Street dos Estados Unidos? Numa viagem pela Nova Inglaterra você entende bem o significado dela. Algumas cidades têm apenas uma rua principal e algumas travessas, como Stockbridge (MA). Fiquei impressionada ao ver que nos arredores de Concord, a capital de New Hampshire, não há iluminação pública nas ruas residenciais. E que todas as cidades do interior são muito parecidas, com gramados, sem cercas, casas de clapboard, e no outono decoradas com muitas abóboras em seus degraus de entrada. E adorei tudo isso!

roteiro Nova Inglaterra
Stockbridge

Museus

OK, cidades como Nova Iorque, Washington e Chicago têm museus incríveis, e acho que você não irá à Nova Inglaterra por causa de seus museus. Mas sabia que A Bailarina de Degas e muitas obras de Monet e Van Gogh estão no MFA, o Museu de Belas Artes de Boston? E que a pequena Stockbridge abriga o Museu Norman Rockwell? Não sabe quem foi? Um dos maiores ilustradores americanos. Sei porque sou fã.

roteiro Nova Inglaterra

Halloween e Bruxaria

Salem, a 25 km de Boston, é uma cidade bonita e histórica, mas ficou famosa pela caça às bruxas e hoje o turismo é todo voltado ao tema. Estivemos lá num dia de exibição do filme Abracadabra 2 (Hocus Pocus) em praça pública e estava lotada, com gente fantasiada e curtindo as lojas e brincadeiras. Leia Salem, Massachusetts, capital do Halloween.

Universidades

Mas quem viaja e visita universidades? Você, se as universidades em questão forem Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Yale (CT). Afinal, quando é que você terá a chance de dizer: “Entrei em Harvard!” ahahaha

roteiro Nova Inglaterra
Uma das entradas de Harvard

O que achou do roteiro pela Nova Inglaterra? Você imaginava que tinha tantas atrações?


Paneje sua viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 3 opções para você escolher: a Civitatis, a Get your Guide e a Tiqets.


8 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esse roteiro pela Nova Inglaterra. Conhecemos Boston, mas temos uma viagem marcada para os EUA chegando e partindo de NY, serão 15 dias, porém pretendemos ficar apenas 5 na cidade que já conhecemos bem, pensamos em esticarmos até a Filadelfia e agora que encontrei seu post gostei da ideia de conhecermos melhor a região. Vou amadurecer a ideia e volto aqui se tiver alguma dúvida.

    • Oi, Cynara, para quem curte natureza é um roteiro bem legal, mas pra quem gosta de cidades e tudo o que elas oferecem, talvez seja melhor ficar pela costa. Newport, por exemplo, tem boas opções gastronômicas e passeios culturais. Qualquer dúvida, é só me chamar. Abraços

  2. Caramba, eu não sabia muito sobre a Nova Inglaterra e estou impressionada com esse post! Quanta coisa bonita pra visitar!

    • Tem tantos lugares lindos no mundo, a gente só precisa pesquisar – e ter dimdim pra concretizar a viagem ehehe

  3. Que viagem incrível! Estou chocada com a beleza da Nova Inglaterra. Pretendo ir em breve para os EUA e tô procurando um roteiro desse tipo, me interessou muito 🙂

  4. Para quem fez um roteiro num curto período de tempo você arrasou demais nessa rosa trip por Nova Inglaterra. Gente do céu, quantos lugares deslumbrantes! Roteiro rápido mas bem delicioso! Amei conhecer a região pelo seu olhar!

  5. Amei seu roteiro pela Nova Inglaterra. é um lugar que não conhecia, mas quero colocar na minha lista rs. Valeu pelas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui