Newport: entre o mar e as mansões da Era Dourada

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Bem-vindo a um lugar onde o glamour da Era Dourada norte-americana encontra o relaxamento característico de uma cidade à beira-mar. Falo de Newport, Rhode Island, cenário de uma história tão vibrante que inspirou até mesmo a série Gilded Age da HBO, do mesmo criador de Downton Abbey.

Eu nem sabia que as mansões de Newport serviram de locação para a série que ficcionalmente se passa em Nova Iorque, quando desenhei nosso roteiro de outono pela Nova Inglaterra. E confesso que apesar de ter ficado impressionada com as mansões construídas na Era Dourada, gostei ainda mais do clima praiano de Newport.

Conheça esta cidade, o que há pra fazer em Newport, e um pouco sobre a Era Dourada.

o que fazer em newport além das mansões da era dourada

O dia estava lindo quando estivemos em Newport, e eu não me importei de ficar caminhando meio sem rumo pelas ruas próximas do Bowens Wharf, que me lembrou os de Monterey e São Francisco, na Califórnia, mas com um nível mais elevado de sofisticação expresso nas lojas, pessoas e restaurantes.

Caminhando despretensiosamente, você descobrirá um charme irresistível em Newport, presente na arquitetura simples de casinhas de madeira, em detalhes que vão literalmente do telhado ao asfalto:

A Thames Street é um local movimentado repleto de lojas, restaurantes e cafés, e você deve estacionar o carro e percorrê-la. Aproveitamos o sol almoçando no jardim do O’Briens Pub. Mac&Cheese por USD14, Clam Chowder por USD7,50, salmão por USD24 e Corona por USD6,50. Preços de gente da Era Dourada (ou de quem ganha em reais).

Abastecidos, retornamos ao carro em busca das mansões de Newport, mas como já era tarde, não teríamos mais tempo de entrar em nenhuma. Teríamos que voltar no dia seguinite. Rodamos de carro pelo bairro das mansões (elas estão marcadas no Google Maps, mas compartilho o meu mais abaixo). Algumas são bem visíveis, outras estão por detrás de muros altos. Têm estilos arquitetônicos diversos, o que enriquece a experiência.

Uma das mansões de Newport que virou museu, a Marble House

As ruas são largas e arborizadas, bem desertas. Uma tradicional jardineira vermelho e verde percorre as ruas com turistas boquiabertos. Na Bellevue Ave., o Rovensky Park tem uma placa informativa de 3 casas próximas, Weetamoe, Four Winds e The Beeches, residências privadas, não museus.

Mas é um turismo estranho apenas ver fachadas de casas, e logo fomos até a Ocean Drive. Fiquei um pouco decepcionada, pois não há onde parar para fotografar ou as ruas para o mar são privadas. Conseguimos parar num ponto marcado como Green Bridge no Google Maps (foto que abre este post), mas talvez fora da Golden Hour não seja tão fotogênico, programe-se!

Então lembrei de um lugar onde as pessoas se reúnem para ver o pôr do sol, em Brenton Point State Park. Ali fica o Monumento da Descoberta Portuguesa, dedicado aos navegadores lusitanos. Não é cobrado o estacionamento e há bancos de frente ao mar.

À noite, escolhemos o Nikolas Pizza na Thomas St com a Memorial Blvd, um restaurante acessível e que estava bem vazio. Quando olho para a mesa ao lado, reconheço Jay Leno, o apresentador do talkshow Tonight Show da NBC. Intrigada, pesquisei no Google e descobri que ele tinha comprado uma mansão em Newport por USD 13,5 milhões – e concluí que gastou tudo nela e que precisou comer num restaurante de gente como a gente ahaha. Não o fotografei nem o incomodei para pedir selfie ou autógrafo, você costuma fazer isso? Não consigo!

Com apenas um dia, não conseguiria fazer a Cliff Walk, trilha popular à beira-mar que permite admirar tanto as luxuosas mansões de Newport quanto a beleza natural da costa. Programe no mínimo 3 horas para fazer a ida da trilha de 5,6 km e depois volte de transporte público. Você pode baixar o mapa no site oficial da Cliff Walk .

Não visitei, mas o International Tennis Hall of Fame tem boas avaliações até para quem não curte museus – mas provavelmente gosta de tênis. Em 2012, nosso Guga, Gustavo Kuerten, foi o primeiro brasileiro homenageado no Hall of Fame de Newport.

O museu abre diariamente, das 10h às 17h, mas fecha durante torneios. Custa USD 20 e crianças até 12 anos não pagam.

E por falar em cidades da Nova Inglaterra e museus esportivos, na Springfield de Massachusetts dica o Naismith Hall da Fama do Basquete, onde figuram grandes brasileiros, como Hortênsia e Oscar.

Ainda em Newport, o pequeno Sailing Museum é indicado a quem gosta do tema.

Mapa das Mansões de Newport e outros lugares que visitamos

As Mansões da Era Dourada de Newport

Durante a Era Dourada, construir mansões grandiosas e luxuosas era uma maneira de exibir riqueza, status e bom gosto. Newport, com sua localização à beira-mar e clima ameno, se tornou um refúgio de verão preferido para essas famílias ricas. As mansões serviam como locais para entretenimento extravagante e festas luxuosas e para receber convidados de destaque.

Eu fiquei muito impressionada com estas mansões, pois não tinha ideia de que pudesse existir algo tão próximo de palácios em pleno território norte americano.

COMO CONHECER AS MANSÕES DE NEWPORT DA ERA DOURADA

Assim como as protagonistas da série Gilded Age, você também pode desfrutar da experiência ao visitar as icônicas mansões que pontilham a paisagem costeira de Newport. Essas majestosas estruturas são mais do que meras construções: são janelas para o passado. Enquanto passeia pelos corredores ricamente decorados e jardins meticulosamente cuidados, você se encontrará imerso na atmosfera do período e poderá imaginar a música de bailes suntuosos ecoando pelos salões.

A Get your Guide vende ingressos para as principais mansões da Era Dourada, com data flexível e guia auditivo:

A mansão mais famosa e visitada é a The Breakers, construída entre 1893 e 1895 pela família Vanderbilt. São 70 cômodos, incluindo uma grande sala de jantar de três andares, e foi construída com mármore e alabastro importados da França e da Itália.

As mansões de Newport usadas para a série Era Dourada

As cenas da série A Era Dourada foram filmadas nas mansões mais famosas de Newport: The Breakers, Marble House, The Elms, Rosecliff, Chateau-sur-Mer e Hunter House.  

A cena do primeiro baile dos Russels foi filmada na Sala de Música do The Breakers, construída na França, desmontada, enviada para Newport e remontada!

Tour virtual pelas mansões da Era Dourada de Newport

Para saber o que te aguarda durante a visita, comece pelos tours virtuais do site oficial Newport Mansions. Quando estivemos em Newport, não era permitido fotografar o interior das casas, mas agora é.

Mas, afinal, o que foi a Era Dourada?

O termo “Gilded Age” foi cunhado pelo escritor Mark Twain, e faz referência à ideia de que, por trás da aparência brilhante e dourada de prosperidade, havia muitas desigualdades e problemas sociais subjacentes.

Durante a Era Dourada, período entre 1870 a 1900, os Estados Unidos testemunharam um aumento exponencial na industrialização, impulsionado por avanços tecnológicos, como a expansão das ferrovias, a eletrificação e a produção em massa. Isso resultou em um grande aumento na produção e nas fortunas de empresas e empresários. Magnatas industriais como Andrew Carnegie (aço), John D. Rockefeller (petróleo) e J.P. Morgan (finanças) acumularam imensas riquezas e poder.

Além disso, a Era Dourada também foi um período de corrupção política e financeira. Grandes empresas e magnatas frequentemente exerciam influência sobre políticos e decisões governamentais. A desigualdade e a corrupção levaram a reformas progressistas, que buscaram abordar questões sociais, econômicas e políticas, incluindo reformas trabalhistas, regulamentações empresariais e lutas pela igualdade de direitos.

Leia também Cidades perto de Boston que valem a viagem e Roteiro pela Nova Inglaterra: roadtrip por 4 estados em 10 dias

Como Chegar a Newport

Apenas 115 km separam Boston de Newport e, se você acordar cedo, em um dia dá pra visitar uma das mansões (The Breakers e The Elms são as mais visitadas), almoçar na agradável região portuária e encerrar o dia em grande estilo curtindo o pôr do sol no Brenton Point State Park.

No caminho entre Boston e Newport, você pode parar no Wrentham Village Premium Outlet, como fizemos.

Onde ficar em Newport

Como eu pretendia conhecer Mystic, Connectcut, no dia seguinte de nossa ida a Newport, reservei um hotel econômico e na estrada, fora da península. Não é o ideal para quem vai aproveitar Newport por mais de um dia, mas para quem vai seguir viagem, o  Holiday Inn South Kingstown, fica do outro lado da longa ponte pedagiada ($6) de Newport, com mais de 3 km de extensão e belas vistas.

Mas se eu pudesse escolher novamente, teria ficado no Serenity Inn Newport, uma casa de clapboard que parece ter saído de um filme americano! Os quartos são lindos e os hóspedes deram nota 9,6 pelo Booking.com.

Se você prefere ficar perto da praia, o The Sea Breeze Inn fica a 645 metros da Easton Beach, mas lembre-se de que o padrão de praia é diferente das nossas ou das praias da Flórida ou Califórnia.

Você já conhecia as mansões da Era Dourada de Newport? Me conta se curtiu mais casinhas ou estes palácios?

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Vou para Boston no ano que vem e vou incluir Newport no meu roteiro… Não sabia que era tão perto. Lendo suas dicas fiquei animada em conhecer a cidade. Valeu

  2. Newport parece ser ainda mais incrível do que eu imaginava! Não vejo a hora de ir pra lá. Seu blog está me ajudando muito. Obrigada pelas dicas 🙂

  3. Márcia, turismo de ver apenas fachadas pode ser um pouco estranho, mas olha que essas fachadas merecem ser apreciadas rs. E entrar na The Breakers remata perfeitamente o programa. Não tenho HBO, mas fiquei curiosa em relação à série Gilded Age. Ah, e o meu marido ia adorar o hall of fame do ténis.
    Lindo passeio

    1. Engraçado, que eu queria muito entrar durante o planejamento da viagem, mas quando cheguei lá gostei tanto do clima ‘do lado de fora’ que não quis me enfurnar numa mansão, por mais bonita que fosse.

  4. Marcia, vc sempre descobrindo destinos pouco usuais e compartilhando com a gente! Não sabia nada sobre Newport nem imaginava que havia essa “Balneário Camboriú” americana hahaha As mansões são mesmo impressionantes e a cidade toda parece muito simpática.

    1. Achei apropriada a comparação com Camboriú ahaha, Eram mesmo os novos ricos que construíram as mansões em Newport. Mas as similaridades param aí, não tem nada de mega turístico em Newport.

  5. Nossa eu amo essas cidadezinhas americanas que não estão no roteiro tão badalado de viajantes! Com certeza separaria um tempo para fazer a Cliff Walk e amei saber que tem um museu dedicado ao Tênis na cidade, um dos meus esportes favoritos!

    Bela dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.