Encontre informações básicas e importantes para quem vai a Nova Iorque pela primeira vez, um mini guia de viagem: visto, melhor época, roteiro, onde ficar, principais atrações com preços e outras dicas.
Atualizado em outubro de 2019
Se você está lendo este post é provável que tenha uma viagem a Nova Iorque em vista ou que a cidade que não dorme esteja no campo dos sonhos; ou ainda que já tenha visitado e goste de matar a saudade lendo a respeito, vendo fotos de outros viajantes, etc. Não importa. Quanto mais você ler a respeito, mais vai se apaixonar. E beba de fontes diversas, porque cada um tem um jeito de viajar e a mesma cidade é vista de maneiras diferentes. No final deste post, há links para outras onze publicações sobre NYC.
Documentos para ir a Nova Iorque
Passaporte
Seu passaporte pode ser emitido em algum posto da Polícia Federal de seu estado ou cidade. O processo é quase todo feito online, com agendamento prévio após pagamento da taxa de R$257,25. A retirada é prometida para 1 semana, mas pode variar por motivos diversos, então previna-se e emita o seu o quanto antes. A validade do passaporte é variável, de acordo com a idade do portador, e vai de 1 a 10 anos (para maiores de 18 anos).
Visto Americano
Há vários tipos de vistos, e quem vai a turismo deve solicitar o B2. O pedido é feito online no US Department of State pelo preenchimento do formulário DS-160. Após confirmação do pagamento da taxa (US160), agende a entrevista no Consulado Americano de sua cidade ou estado.
Caso seu visto americano esteja num passaporte já vencido, você precisará levar o atual e o vencido na viagem. Emita sua passagem aérea com o número do passaporte válido.
Seguro Viagem
Não é obrigatório mas extremamente aconselhável viajar com um seguro que cubra despesas de cancelamento de voo, extravio de bagagem, problemas de saúde e outros. Verifique as opções com a Seguros Promo, que oferece descontos para leitores do Mulher Casada Viaja.
Melhor época para ir a Nova Iorque
Se puder escolher a época, considere que o clima influencia seus passeios e consequentemente no proveito de sua viagem. Já fui a NY na primavera, no verão e no outono. Gostei mais do outono, pois tem um friozinho suportável e delicioso para nós brasileiros. As árvores ficam lindas e a cidade fica mais divertida pela decoração de Halloween. Em novembro tem o principal feriado americano, o Dia de Ação de Graças.
O verão é insuportavelmente quente e caminhar se torna mais desgastante. Mas é gostoso ir ao Central Park e ver toda a gente tomando sol no gramadão. Também tem teatro, filmes e muitas atrações gratuitas ao ar livre que não acontecem nas demais estações. Mas também está mais cheia…
Ir no inverno deve ser lindo, mas a beleza acaba quando a neve começa a derreter e vira aquela laminha preta respingando nas suas calças. O pior nem é o frio, mas o vento que corta. Já senti isso quando a temperatura caiu em alguns dias do Outono, com chuva fina e vento forte. Além disso, quanto mais perto do Natal, mais maluca fica a cidade, que já é maluca! Mas não posso dizer “dessa água não beberei!” Um dia vou no inverno para curtir o Natal, sim!
Abaixo, as médias históricas de chuva e temperaturas mínima e máxima, que podem ser muuuito diferentes das atuais, o clima está mudando no mundo.
Passagem Aérea para Nova Iorque
Apesar de Nova Iorque ser cara, há várias promoções oferecidas por sites como Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos. Curta a página ou perifl deles no Facebook ou Instagram e marque como favorito para ver primeiro, porque quando saem promoções é preciso ser rápido no gatinho e comprar imediatamente, pois se esgotam num piscar de olhos. Eu costumo também fazer cotações direto nas companhias aéreas para comparar preços que achei no Google Flights ou no Skyscanner.
Nova Iorque, NYC, Manhattan e seus bairros
Nova Iorque é uma cidade do Estado de Nova Iorque – e não é a capital! Albany, a 2h30 de carro sentido Norte é a capital. Então temos New York City, assim como Rio de Janeiro e São Paulo, cidades dos respectivos estados.
A cidade é dividida em cinco regiões (boroughs): Manhattan, onde ficam as principais atrações turísticas, Bronx, Queens, Brooklyn, Staten Island. New Jersey, que aparece no mapa abaixo, é um outro Estado.
Onde Ficar em Nova Iorque
Há hospedagem em toda Manhattan e fora da ilha, para todos os gostos e bolsos. Minha sugestão é você ficar em uma região que vai frequentar mais e se ficar 6 dias, pode ficar em 2 partes da cidade: perto do Central Park, fazer as atrações dali e depois mais ao Sul-Midtown, e fazer os pontos turísticos dos arredores.
Hospedagem em NY é cara. Desconfie de valores muito baixos em relação a outros hotéis. Evite ficar no Brooklyn ou Queens, pois precisará “viajar” (commute) todos os dias. Também não se recomenda ficar ao Norte do Central Park. Minha primeira vez foi clássica! Aluguei um studio pertinho da Times Square, que apelidamos de Joe’s apartment. Ou era dormir com as baratinhas ou com o cheiro de inseticida. Combo duplo! Naquela época não havia Internet para pesquisar. Hoje, eu leio avaliações de quem ficou e reservo pelo site de buscas Booking.com. Se você achar os preços de lá bons, reserve clicando no link acima. Você não paga nada a mais por isso e o blog recebe uma comissão que ajuda a pagar os custos de mantê-lo no ar. É uma forma simpática de agradecer quem está sempre compartilhando dicas de viagens, não acha?
Nessa útlima viagem, ficamos em frente ao Central Park, pois era um sonho meu ao menos uma vez na vida ficar com uma vista de tirar o fôlego. O ponto negativo foi que os restaurantes ao redor eram caros e tínhamos que nos deslocar para jantar. Midtown e região da Times Square são opções legais e mais acessíveis para o turista médio.
Escolhi o Central Park Lane porque havia uma diferença não tão significativa entre ele e bons hotéis em Midtown (localização que considero ótima). O café da manhã não está incluso (30 dólares por pessoa). Meu objetivo era ter uma vista do Central Park, já que viajamos no Outono e queria apreciar a mudança das cores das árvores, e isso orientou minha escolha.
O atendimento na recepção foi bem impessoal, com exceção do carregador de malas muito simpático. Nossa tarifa havia sido paga no momento da reserva, meses antes, e no momento do check in eles lançaram o valor novamente no meu cartão de crédito. Quando questionei, o funcionário não conseguiu explicar o porquê e ficava repetindo a mesma coisa, como se o problema fosse eu não ter entendido a língua. Chamada a gerente, ela disse ser procedimento do hotel e assegurou que não seria cobrado o valor, e realmente não foi.
O quarto (o nosso era com duas camas de casal) é amplo, as camas extremamente confortáveis, com travesseiros grandes e fofos. A mesa de trabalho serviu bem à minha filha que precisou fazer tarefas da escola durante nossa estadia. Tem dois closets e cofre. Não tem frigobar. A seleção de canais de TV é muito boa, inclusive tem Globo (o hotel é recheado de brasileiros!). Os roupões oferecidos são de um tecido tão ruim que nem tive vontade de vestir. A roupa de cama apresentou furos várias vezes. Em um dia, uma toalha de banho tinha um pelo (!) e outra um cabelo. No dia seguinte, mesmo depois de eu reclamar, uma das toalhas tinha uma sujeira que parecia ser caca de nariz. Já fiquei hospedada em hotéis bem simples e menos pretenciosos e isso nunca tinha acontecido. Pode ser que eu tenha tido azar, afinal, tinha lido avaliações positivas no TripAdvisor.
O que Fazer em Nova Iorque pela primeria vez
Leia, leia, leia. Só assim você vai saber se a sugestão de um guia escrito ou de um blogueiro serve para você. Ao ler muito, vai notar que há dicas super descoladas de lugares descolados com gente descolada. Relaxe! Se é sua primeira vez na cidade, vá com alma de turista e curta o basicão.
Leia nosso roteiro completo em NY em 5, 6, 7 dias
Língua
O Inglês é a língua oficial, mas acho que em nenhum outro lugar do mundo você ouve tantas línguas diferentes faladas por residentes. Alguns atendentes de restaurantes são imigrantes ou descendentes e falam espanhol melhor do que inglês. Black English pode ser um desafio mesmo para quem é fluente, pois a pronúncia é bem difícil.
Moeda e preços
Você já sabe, dólar. Então a dica é: use um money belt, aquela espécie de porchete usada entre a roupa íntima e as calças para guardar seu dinheiro. Na carteira, apenas dinehiro miúdo para o dia. Cartões de crédito podem ser uma boa opção se você tem um que pontue bem para programas de recompensa, pois o IOF de 6% sobre as despesas do cartão é dureza de encarar.
Preços de refeições e alimentos e Nova Iorque
Por mais que seja óbvio, não custa ressaltar que tudo o que escrevo baseia-se em minha experiência. Outras pessoas podem ter encontrado valores maiores ou menores. Mas a gorjeta é unanimidade: 15% a 20% do valor da conta em restaurantes ou da corrida em taxis.
– Cerveja Corona ou Bud: $5 a $7, dependendo do lugar
– Coca cola (em restaurante): $3
– Margarita: $10
– chocolate quente: $4,70
– minestroni no Olive Garden: $7,30
– spaghetti com molho a bolonhesa: $ 10
– cheeseburger no Hard Rock: $13,20
– porção de batatas fritas no Hard Rock: $4,50
– 1 pizza margherita para dois: $17
– sobremesa: $9
– Refeição para dois dentro do Metropolitan (lanche, salada para dividir e pote de frutas cortadas): $ 49
– refeição para dois na Academia Barilla (massa, pizza individual, cerveja e sobremesa): $40
– café da manhã no Green Café (chocolate quente, baguete na chapa com manteiga – I love NY!, potinho de frutas picadas):$ 8
– café da manhã continental (well…) no Green Café: $11
Custo de ingressos de atrações em Nova Iorque
- Metropolitan: $23,50 (até 12 anos, crianças não pagam)
- Museu de História Natural: $ 23 (crianças: $14,50)
- Estátua da Liberdade e Ellis Island: $24
- Emprire State Building: $41
- Top of the Rock: $40,99
- Memorial 11 de Setembro: $28
- One World Observatory: $38
- Madame Tussauds: $32
- Museu Intrepid Sea, Air & Space: $26
Mais opções de passeios, aluguel de bike, cruzeiros em Tiqets.com.
Transporte
- pedágio para o Minnewaska State Park ou Woodbury Premiun Outlet: $13
- taxi da 6th ave. com a W23th St até a W59th St: $10 (sem trânsito)
- taxi da W59th st. até o aeroporto La Guardia: $42
- tarifa básica de metrô ou ônibus: $2,75
O que Comer em Nova Iorque
Não há uma bebida ou comida típica definida e, assim como em SP, há restaurantes de todas etnias graças ao caldeirão cultural formado por imigrantes ao longo dos séculos. Mas não deixe de provar o famoso New York Cheesecake. Ah, experimente perguntar o que diferencia um NY Cheesecake de um outro qualquer. Aposto que seu atendente vai dizer: “Eu nunca tinha pensado nisso!”. O famoso hotdog e pretzels em barraqiunhas na hora do almoço pode ser algo tão novaiorquino quando a Estátua da Liberdade. As dicas de onde comemos estão em cada um dos posts do roteiro.
Como circular por lá
- Taxi – A forma mais prática, mas nem sempre a mais rápida devido ao trânsito, é o taxi. Pode não ser a mais barata, especialmente se você estiver sozinho, mas certamente é a mais divertida porque eu adoro puxar papo e perguntar sobre a vida local e em NY motorista nenhum é de NY, então você aprende sobre um monte de lugares. Muitos não falam Inglês, então não pense que o problema é você.
- Uber – não cheguei a usar, mas li que Uber é mais caro que taxi se o trânsito está parado (tipo 30 km/h).
- Metrô – O metrô tem várias linhas e poucos quarteirões são desprovidos de estações. Hoje existem aplicativos que explicam que linha tomar, onde descer, etc. É a melhor opção para se deslocar pela cidade.
- Bicicleta – antes de me chamar de maluca, saiba que estão sendo construídas ciclovias nas “bordas” da ilha. Mas você pode alugar bikes para atravessar a Brooklyn Bridge e explorar o Central Park. O aluguel de uma magrela básica sai a $44/dia. Confira os pontos em aqui.
- A pé -Minha primeira opção, em qualquer cidade. Você conhece os detalhes, vê gente, para onde tiver interesse… Embora o trânsito seja pesado, em nada se assemelha ao de SP ou RJ. Os motoristas são cautelosos nos cruzamentos e diminuem a velocidade para pedestres.
- Carro – não há necessidade de alugar um carro se for ficar em Manhattan. Nós tivemos a experiência de alugar um para ir ao interior do estado. Escolhi um sábado, pois assim não teria tanto trânsito para deixar a ilha. Se você for reservar um carro, faça uma cotação pelo Rentcar.com, site de busca de várias locadoras no mundo todo.
Vai depender de quando você for. Em outubro, havia apenas uma hora de diferença, pois ainda era horário de verão lá e ainda não tinha o horário de verão aqui no Brasil. No oficial, Nova Iorque fica a -5 horas de Greenwich, enquanto o Brasil está a -3.
Como Chegar a Nova Iorque
De avião
A maior parte dos voos internacionais pousa no JFK (C, no mapa acima). Há outros dois aeroportos na cidade, o La Guardia (A) e o Newark (B), por onde você pode chegar se seu voo tiver conexões em outras cidades americanas.
Logo após desembarcar, você é direcionado para o setor de imigração, onde responderá a algumas perguntas, como motivo da viagem, permanência, endereço. Se o funcionário sentir alguma insegurança ou desconfiar de algo, vai fazer mais perguntas, por isso é importante falar pouco e com firmeza, que você terá seu passaporte carimbado.
Do aeroporto a Manhattan
Você vai receber várias ofertas de motoristas no saguão de desembarque, não acho seguro aceitá-las. Oriente-se pela sinalização: à direita do saguão fica a fila para os taxis, cujo valor é tabelado de acordo com a região, mas em out/14 custava 52 dólares mais gorjeta. O trânsito na região do aeroporto é estilo Marginais em SP e a viagem leva mais de uma hora.
O táxi é boa opção se você estiver acompanhado, mas se estiver sozinho (e não tiver muita bagagem) talvez valha a pena usar o AirTram (trem elevado ao custo de 5 dólares) até Jamaica, um bairro do Queens. É lá que você paga a passagem, olhe que engraçado. A partir daí, há duas opções:
1. LIRR = Long Island Rail Road ($14.50), que leva cerca de 50 minutos até Penn Station, em Midtown;
2. as linhas E ou A do metrô ($7.50), descendo na estação Penn, que leva cerca de uma hora.
Leia sobre nosso voo de retorno ao Brasil no post Aeroporto La Guardia
Compras em Nova Iorque
Há quem escolha Nova Iorque para unir a visita à cidade ao prazer das compras. Há comércio para todos os gostos e bolsos e escrever sobre isso requer um guia à parte. Fora de Manhattan você encontra Wallmart, Target. Bed, Bath & Beyond (produtos para casa). A loja de departamento Century 21, uma das opções mais procuradas na ilha, fica na Courtland, 22.
Fora de Manhattan, há três outlets:
– o Woodburry Common Premium (498 Red Apple Court Central Valley), 80 quilômetros ao Norte de Manhattan. Segue a arquitetura dos outlets de Orlando, aberto, mas NY não tem o clima de Orlando, então em dias de extremo frio ou chuva pode ser um problema escolher ir para lá.
– Jersey Gradens (Rodovia NY Turnpike, saída 13A), a 8 quilômetros do aeroporto Newark
– Bergen Town Cener (Rota 4 no cruzamento com a Av. Forest Paramus, New Jersey).
Se você quiser comprar pela Internet e mandar entregar no hotel, saiba que a maioria cobra taxa por pacote recebido. Pela Amazon, há a opção de mandar entregar em locker, um “armário” que normalmente fica num 7Eleven ou outra loja 24 horas, e só é aberto com o código fornecido pelo sistema da Amazon.
Medidas
Os Estados Unidos não usam o sistema métrico, então saber estas medidas pode lhe ser útil:
1 pé = 30,48 centímetros
1 galão = 3,87 litros
1 milha = 1,61 quilômetros
Nossa, esse post ficou bem gordo… Acompanhe os outros sobre Nova Iorque, porque tem mais gordura por aí! E se você tiver alguma pergunta, manda que eu respondo.
Mais sobre Nova Iorque
- NY em 5, 6, 7 dias
- Outono em Nova Iorque e o Central Perk de Friends
- Roteiro New York: dia 1
- Roteiro New York – dia 2: Upper West Side
- Roteiro Nova Iorque – dia 3: Downtown
- Roteiro Nova Iorque – dia 4
- Roteiro NY – dia 5: Brooklyn Bridge e High Line Park
- Roteiro Nova Iorque – dia 6: Central Park e seu zoológico
- Outono e o Fall Foliage em NY
- Atração turística em NY: lojas de brinquedos
- Aeroporto La Guardia e Delta NY-SP NY
Se você gostou das dicas, planeje sua viagem com nossos parceiros:
Respostas de 15
Estou adorando as suas dicas
Que bom! Espero que sejam úteis – para cumprir a finalidade e para você se divertir em NY! bjs
Olá, adorei as informações! Tenho uma dúvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar, para cambear o real em dólares, lá em NY eu consigo, ou seja fazer com que o dinheiro renda mais? Pois eu fui pra bariloche em 2014 e troquei tudo no aeroporto, e se eu tivesse esperado pra trocar em Bariloche mesmo, teria rendido mais dinheiro, pois estavam pagando mais pela moeda.
Oi, Vanessa, não sou especialista nesta parte de câmbio. Eu faço o câmbio em dólares e euros sempre no Brasil, mas parece que se você troca no país de viagem consegue melhores taxas, pelo menos aqui nos países sul americanos. América do Norte e Europa eu nunca troquei. Desculpe não poder ajudar.
Ola Márcia!
Gostei mto do seu blog e das dicas de outono em NY.
Tenho grande interesse de ver a “fall foliage” no central park. Gostaria de saber qual a melhor época pra ver as folhas avermelhadas… Estou indo no final de outubro e inicio de novembro… Outra coisa: chove mto neste período?
Mto obrigada!!
Oi, Julia, dá uma olhada neste post https://mulhercasadaviaja.com/2014/10/17/outono-e-o-fall-foliage-em-ny/ que eu escrevi sobre o assunto, mas acho que você está indo no período ideal para ver as cores ? Quanto à chuva, no item 13 deste guia tem uma tabela de temperatura e chuvas (veja rainfall). boa viagem!
Muito bom e completo seu guia! Mulher, essa vista do seu hotel do Central Park é simplesmente incrível. Fui para Nova York 2 vezes, mas sempre em abril. Quero muito voltar no outono para ver essas cores!
Era um sonho meu ficar num hotel assim, coisa chic que hoje não poderia fazer, ehehe