Como é o ônibus turístico de Curitiba, a Linha Turismo

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

O ônibus turístico de Curitiba de 2 andares, estilo hop on hop off, é ótima opção para quem tem pouco tempo ou quer ter uma visão panorâmica da cidade. Veja como é o passeio da Linha Turismo e e saiba em que lugares descer e explorar.

que fazer em Curitiba

Atualização maio/2019: desde o final de fevereiro, a prefeitura implantou um novo sistema que subiu $5 (já atualizei mais abaixo), mas com alterações positivas: agora não há mais limite de 4 paradas ou pontos turísticos para descer, você pode descer e subir em quantos quiser!

O que é a Linha Turismo, o ônibus turístico de Curitiba

A melhor dica de Curitiba, especialmente para quem tem pouco tempo na cidade, é fazer o citytour no ônibus turístico denominado Linha Turismo. Ele percorre 44 quilômetros da cidade, passando por 25 pontos turísticos e desde março/2019 você pode descer e subir em quantos pontos turísticos quiser. Antes era preciso escolher apenas 4.

Outro bom motivo para usar o ônibus turístico de Curitiba é que, diferente de city tours em capitais europeias, em que as atrações são mais ou menos próximas, em Curitiba há 10 km entre o Parque Tanguá e o Jardim Botânico. Para comparação, a Torre Eiffel e a catedral de Paris estão a menos de 5km de distância, em pontos opostos. Além da logística de locomoção, a vantagem é que a Linha turismo oferece guia em áudio explicando sobre a historia da cidade e de seus pontos turísticos.

pouco tempo em Curitiba
O Jardim Botânico

Onde comprar o bilhete, preço e horários do ônibus turístico de Curitiba

Você pode comprar em qualquer um dos 25 pontos de parada ou na URBS Rodoferroviária (Av. Pres. Affonso Camargo, 330). Se comprar diretamente em um dos pontos, pague ao motorista, mas atenção: só dinheiro é aceito. O bilhete custa R$50 e crianças com menos de 5 anos não pagam.

Os ônibus circulam de terça a domingo, das 9h às 17h30, mas em Julho, Dezembro, janeiro e fevereiro devido às férias escolares funciona também às segundas-feiras.

Atenção: como o ônibus parte às 9h da Praça Tiradentes, os horários para que o primeiro passe em outros pontos serão sempre variáveis, por isso talvez valha a pena começar cedo, no ponto inicial, para aproveitar bem o dia.

À noite não tem tour, então confira o post Curitiba: o que fazer à noite – 7 bares Legais

city tour curitiba
O Passeio Público

Pontos turísticos e de parada da Linha Turismo em Curitiba

Em vez de uma lista, preferi compartilhar um mapa com os pontos de parada, assim você procura o ponto mais próximo do seu hotel se quiser embarcar lá. Também vai te ajudar a perceber onde cada atração se localiza e escolher em que pontos descer – mas eu já fiz isso pra você, leia mais abaixo. Clique na moldurinha à direita para abrir o mapa em nova janela do seu navegador.

Eu testei o ônibus turístico de Curitiba de uma forma muito especial: a convite da Prefeitura local durante o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Conifra o post Curitiba Recebe Blogueiros de Viagem, onde conto sobre o evento, que traz dicas de o que fazer na capital paranaense.

Em que pontos descer

Mesmo que agora não seja mais preciso escolher apenas 4 pontos para visitar a pé, continua difícil escolher quais dentre tantos lugares legais. Considere que o cartão tem validade de 24 horas, então você pode, no primeiro dia, começar à tarde e no segundo usar o mesmo cartão no período da manhã. Quando não estiver no ônibus, explore uma região a pé, locomovendo-se de transporte público ou de Uber, como eu fiz. O centro histórico é uma boa opção para isso.

Decidir em quais pontos descer é uma escolha muito pessoal, mas vou dar meu pitaco aqui. Como estávamos num grupo grande, as paradas foram predefinidas e apenas 3: Jardim Botânico, Unilivre e Parque Tanguá. Mas acho que não faria muito diferente disso, com exceção à Ópera de Arame que não visitamos pois estava em outro dia do roteiro.

Parque Tanguá

Além de ser lindo, o parque fica bem distante do centro, então aproveitar a Linha Turismo para visitá-lo é uma boa.

parques-linha-onibus-turistico-de-curitiba

Ópera de Arame

Também outro lugar lindo e longe do centro. Além da famosa estrutura metálica, o teatro fica numa antiga pedreira, transformada em lago e parque. Se quiser ‘economizar’ uma parada e tiver pique, pode caminhar entre a Ópera e o Tanguá, pois são apenas 2 km de distância.

opera-de-arame-curitiba
A Ópera de Arame à noite

Jardim Botânico

Outro cartão postal de Curitiba que merece uma paradinha para caminhadas e contemplação.

parada-onibus-turistico-curitiba

Museu Oscar Niemeyer e Bosque do Papa

Aproveite uma parada e faça 2 visitas – ou 3, se esticar 3 km para ir ao Bosque Alemão. O MON vai te tirar da pegada verde dos parques te inserindo no mundo de concreto de Niemeyer. Só a arquitetura já vale a parada, mas o museu conta com um acervo bem legal. O Bosque do Papa é pequeno e seu interior guarda casas de madeira autênticas de imigrantes poloneses.

museus-de-Curitiba
O Olho do Museu Oscar Niemeyer
parques-curitiba-bosque-do-papa
casas originais de imigrantes poloneses, no Bosque do Papa

Outras paradas

As opções agora são bem variáveis: se o dia estiver claro, desça na Torre Panorâmica para ter uma vista de 360 graus de Curitiba. Se o estômago reclamar, desça em Santa Felicidade e escolha em qual restaurante vai repor as energias gastas num dia longo e produtivo como este. Se chegar lá no final do dia, para o jantar, lembre-se de que terá de voltar por conta própria, mas acho que vale a pena!

o que ver em Curitiba
Curitiba vista da Torre Panorâmica
paradas-onibus-turistico-de-curitiba
o portal de Santa Felicidade, o bairro gastronômico

Onde se sentar no ônibus turístico de Curitiba

A compra do bilhete da Linha Turismo não tem marcação de assento. Se você descer e subir em novo ponto – o que é aconselhável – não terá o mesmo lugar garantido. Eu sempre me preocupo com meu assento, seja no avião, trem ou ônibus, para ter a melhor vista e ali percebi que o lado direito do ônibus é o melhor para fotografar a maior parte das atrações. O segundo andar é legal por causa da perspectiva diferente que traz, mas se estiver muito frio ou chovendo evite, pois não há janelas. Um ponto negativo é que os fios de energia das ruas ficam muitas vezes em frente aos edifícios e acabam poluindo as fotos.

onibus-turistico-de-curitiba
O edifício onde acontece o coral de natal

E o Centro de Curitiba?

Acho que todos os pontos merecem uma parada, mas as atrações do Centro serão melhor aproveitadas a pé. O miolo do centro histórico é acessível apenas por pedestres e o trânsito, como em toda região central, é pesadinho. Do ônibus não se vê muita coisa do centro. Confira o post sobre o walking tour pelo centro histórico de Curitiba. Quando publiquei este post, ainda não o tinha escrito, mas a atualização estará na página-índice do Paraná.

centro-de-curitiba
A Igreja do Rosário, no centro

Sobre Curitiba, leia também:
Curitiba: a Serra da Graciosa de Trem até Morretes
Curitiba: quando mulhers visitam uma mesquita

Outros pontos por onde o ônibus turístico de Curitiba passa

ônibus-turistico-de-Curitiba-parque
Memorial Ucraniano, no parque Tingui
ônibus-turístico-de-curitiba
Unilibre, espaço educacional voltado à educação ambiental, instalado em antiga pedreira
centro-civico-curitiba
Centro Cívico, foto de Renata Marques
mercado-de-curitiba
Interior do Mercado Municipal de Curitiba

Espero que este post tenha te ajudado a escolher quais paradas fazer durante o percurso do ônibus turístico de Curitiba. O city tour vale muito a pena e disto acho que já te convenci!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. Já peguei esse ônibus 2x, em momentos diferentes e amo! Facilita bastante o tour pela cidade. Da última vez, estava chovendo e não aproveitei tanto, ótimo motivo para voltar à Curitiba.

  2. Ótimo post! Ônibus hop on hop off são perfeitos para conhecer a cidade em um primeiro momento e para quem tem pouco tempo. Usei quando conheci Curitiba e saí da cidade sentindo que conheci os principais lugares da cidade.

  3. Ótima dica para passear por Curitiba. Facilita muito o turista, pois engloba todas as principais atrações. Achei um passeio bem organizado e prático. Excelente post!

  4. Na próxima vez em Curitiba quero ir no Bosque do Papa e foi bom saber que consigo ir com o ônibus da Linha Turismo. Como já conheço outros pontos, acho que deixaria para saltar nos locais que ainda não conheci.

    1. Também acho, Gabriela, e só não uso mais, na Europa por economia, pois acho que ajuda muito a ter uma ideia geral da cidade – e economizar as pernas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.