Não, isso aqui não é Globo Rural, mas apreciar os campos da Toscana enquanto você se desloca de uma cidade medieval a outra complementa o prazer de comer e beber bem e estar na mais querida região da Itália. Saber o que você encontrará nos campos durante sua viagem à Toscana pode lhe poupar frustrações – ou contribuir para que você se programe para ir no período aproximado da floração ou da colheita de alguns produtos típicos da região, como azeitonas e uvas, ou para fotografar os campos de girassóis ou papoulas. Irrelevante para uns, fundamental para outros. Fotos lindas para quem se rende e entra nos campos. Afinal, nem só dos onipresentes ciprestes vivem as estradinhas sinuosas que serpenteiam as colinas.
Antes de mais nada, lembre-se de que apesar de toda tecnologia aplicada à agricultura, a floração e colheita podem variar dependendo do clima: se choveu muito ou pouco ou se o inverno terminou mais cedo ou não, mas em geral, as datas apresentadas aqui são as mais próximas da média.
Quando encontrar campos de girassóis na Toscana
Símbolo do verão toscano, os girassóis vivem na Toscana desde o século 18, levados à Europa por exploradores da América. Em 1716 registrou-se a patente da extração de óleo de suas sementes e hoje os girassóis têm esta como sua função principal, apesar de nós turistas nem ligarmos para isso!
Programe-se para ir entre junho e julho, mas fui ao Sul da Alemanha no final de Setembro e estavam em flor.
O ideal é alugar um carro e guiar pelas estradas secundárias, pois não é possível parar nas autoestradas. Se estiver de trem ou ônibus, contente-se em ver pela janela e, se quiser fotografar, regule a câmera em alta velocidade (recurso cujo símbolo é um homenzinho correndo) e aproxime-a o máximo que puder do vidro. Nunca use flash para evitar ainda mais reflexos.
Você vai adorar as dicas do post Dirigindo na Itália, com informações de estradas, estacionamentos, aluguel de carro, e combustível.
Temos feito nossas reservas de carro para o Brasil e exterior pelo site Rentcars.com, com quem mantemos uma parceria. Isso significa que se você fizer a reserva pelo link acima, o blog recebe uma pequena comissão deles – e o melhor: você não paga nada a mais por isso. A vantagem é, principalmente em viagens internacionais, é pagar em reais e parcelar no cartão de crédito, ficando livre do IOF e da flutuação cambial.
Quando ver papoulas vermelhas na Toscana
Assim como os girassóis, as papoulas não são exclusividade dos campos toscanos. As papoulas vermelhas crescem naturalmente na Europa Ocidental, mesmo em condições de solo prejudicado. Nas guerras napoleônicas no início do século 19, cresciam em meio aos corpos de soldados mortos, assim como na Primeira Guerra Mundial, e acabaram virando símbolo para homenagear os heróis de guerra.
No centenário desta guerra, em 2014, a Torre de Londres foi decorada com 900 mil papoulas cerâmicas para marcar a data (foto acima).
Acredita-se que sejam provenientes do Egito, onde os ciclos de plantação e cheias do Nilo propiciam seu crescimento. Na Toscana ocorre o mesmo: elas crescem espontaneamente na primavera antes que os grão sejam plantados. A região do Vale d’Orcia é a melhor para encontrá-las.
Também tenho dicas de Florença e Siena e de outras cidades da Toscana
Feno, menos nobre, mas não menos fotogênico
Esta também tive a chance de ver, no início de julho, também da janela do ônibus. Repare no reflexo do vidro, à direita da foto. Campos e campos com rolos de feno dourados que brilhavam com a luz do sol. Às vezes um campo desses era vizinho de um campo de girassóis, banquete para os olhos!
Quando ver a colheita de uvas na Toscana
Muitos festivais marcam o período de colheita da uva, no final de setembro e durante Outubro e a região de Chianti tem o festival mundialmente famoso.
Quando ver a colheita de azeitonas na Toscana
Muita gente vai à Toscana, passa por oliveiras e não tem a menor ideia de que são aquelas as árvores responsáveis pela nossa azeitona em conserva. A produção de azeite na Toscana é tão importante quanto a de vinho, desde os tempos etruscos, e as colinas, campos e clima da Umbria e Toscana permitem uma produção de qualidade com pouca acidez. Se você quer participar da colheita, hospede-se em um agroturismo (pousada em uma fazenda) no final de outubro ou início de Novembro ou procure excursões em agências de Florença que te levarão para a colheita seguida de degustação.
Se você gostou deste post, talvez queira ler outros em que as estações provocam mudanças que fazem desses destinos tão especiais:
- sobre a mudança nas cores das folhas no Outono.
- minha visita outonal ao parque Minnewaska em Nova Iorque
- sobre os campos floridos nos Alpes Italianos
- passeio aos Jardins de Claude Monet
Respostas de 6
Que fotos sensacionais! E aqueles girassóis?!
Poxa, Alessandro, vc elogiou bem a foto que roubei da Internet! Minha frustração toscana é não ter entrado em um! Rsrs Abraços
Kkkkkkkkk! Ah, Márcia!!! Desculpe 🙂 Mas as outras fotos também estão ótimas, não se preocupe 🙂
Se um dia sair do Brasil rsrs Toscana estará no roteiro com toda certeza, lugar lindo.