Que cidades visitar na Toscana? Certamente Florença está no topo da lista, mas é no Vale d’Orcia que a simbologia toscana toma forma, com ciprestes convidando a conhecer vilas ou pequenas fazendas e vinícolas, cidades medievais avistadas ao longe, no alto de colinas, que guardam muita história.

Não sei se é o sangue que corre em minhas veias, mas qualquer cantinho da Itália me emociona. Deve ser isso, o sangue, afinal a Toscana é o que? Uma região rural bela, mas não é única, você encontra muitas assim pela Europa ou Américas. Boh! Quem estou querendo enganar… Os campos do Vale d’Orcia são apenas um pano de fundo para as personagens principais, as cidades muradas no alto de colinas, cheias de história, charme, bons vinhos e aquela comida!
Quantos dias para conhecer Vale d’Orcia e cidades da Toscana?
Se você vai visitar Florença na mesma viagem em que rodará pelas estradinhas do Vale d’Orcia, considere ficar na Toscana ao menos 5 noites:
- 2 dias para Florença
- 1 dia para Siena
- 2 dias para cidades do Vale d’Orcia que estão roteiro a seguir.
Com duas noites a mais, dá para esticar até Luca e Pisa em um dia e em outro curtir um tour com degustação na região de Greve in Chianti. Arezzo e Cortona também costumam entrar na lista de cidades para conhecer na Toscana. Ou seja, se puder dedicar 8 ou 9 noites na Toscana, não faltarão atrativos!
Selecionei uma excursão a Pisa e Luca saindo de Florença. A plataforma Get your Guide tem muitas opções. Se precisar de ajuda para escolher uma, me chama – veja no final o meu contato.
Que cidades cidades visitar no Vale d’Orcia?
Para te situar, esta viagem aconteceu no início de junho de 2016, um roteiro de 12 dias pela Itália que fiz com uma amiga. Chegamos de SP no aeroporto de Milão, e no dia seguinte tomamos o trem para Siena, onde ainda conseguimos visitar os principais pontos turísticos. No dia seguinte retiramos um Fiat Panda (nosso Uno) na loja da Hertz, perto da estação de trem, e começamos a viagem pelo Val d’Orcia.
Nossa primeira parada do dia foi em Sinalunga, num antigo borgo transformado em hotel 4 estrelas, o Locanda dell’Amorosa, que hoje está fechado. Depois de umas fotinhos, seguimos para Montepulciano. Confira também o Roteiro de 1 Dia em Siena.
Pienza e San Quirico d’Orcia foram as próximas cidades que visitamos, logo após o almoço – e foram as de que mais gostei! Chegamos em Montalcino já de noitinha, só para dormir num agriturismo e curtiro amanhecer entre parreiras de uva. Então visitamos Montalcino, Colle di Val d’Elsa e San Gimignano, retornando a Siena. Ou seja, em dois dias passamos por 6 cidades da Toscana.



‘Nossa! 3 cidades em um dia?’ Muita gente pode se surpreender, mas elas são bem pequenas e se você não ficar horas provando vinhos (eu estava dirigindo, não ia rolar) dá pra conhecê-las com calma, sim. Montepulciano, por exemplo, tem só 1 km de extensão, e a distância entre Pienza e Montalcino é de apenas 28 km. E de carro as distâncias ficam mais curtas, também, rendendo minutos preciosos.
Para ter uma ideia, de carro, o percurso entre Florença e Montalcino leva cerca de 2 horas. De trem, você vai demorar 3 horas e meia. Ou seja, alugar um carro ou contratar um tour que passará por algumas dessas cidades é a melhor opção. Veja as 2 opções que selecionei da Get your Guide, plataforma que uso e indico para clientes da agência e leitores do blog:
Vale d’Orcia em bate e volta de Florença
Em 2025 voltei ao Vale d´Orcia, desta vez a partir de Florença, onde nos hospedamos. Tínhamos apenas 1 dia para curtir esta parte da Toscana. Como era meio de junho, quando o sol se põe por volta das 22h, o dia rende. Mas certamente estar hospedado em Florença, já com carro na garagem, sem ter que passar pelas etapas de retirada do carro naquele dia, também contribui para ganhar tempo.
Visitamos 4 cidades: Monteriggioni, Montalcino, San Quirico d’Órcia e Pienza. Sim, eu repeti algumas cidades que conheci antes porque meu marido e amigos que viajaram conosco ainda não as conheciam. E porque queria rever os campos, desta vez no assento de passageiro. Foi ótimo!

O Vale d’Orcia
Orcia é um vale nomeado pelo rio que segue de leste a oeste a região ao sul de Siena, habitada desde os tempos etruscos (século VIII aC). Mas foi o período romano que nos interessa mais, digamos, turisticamente. Foram os romanos que construíram a Via Cassia que atravessa o vale, conectando-o a Roma e Florença. Ela passa por Monteriggioni, San Quirico d’Orcia e Bagno Vignoni, outra das mais visitadas cidades da Toscana.
Desde 2004, a paisagem cultural da Val d’Orcia é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, justamente por ter preservado tão bem o equilíbrio entre natureza e intervenção humana. Os campos dourados, as fileiras de ciprestes, os casarões rurais de pedra e os vinhedos fazem parte desse legado.

Que estradas escolher para curtir as paisagens da Toscana
Percorrer as estradas provinciais e estatais é o melhor a fazer para curtir os pequenos vilarejos, as propriedades rurais e dependendo da época, ver plantações de girassóis ou colheita de azeitonas. Se tiver pressa, use a autoestrada 1 (A 1) para voltar a Florença, como fizemos, principalmente porque à noite não veríamos muito mesmo. Mas foi lindo passar o anoitecer na estrada do Val d’Orcia!
A via Cassia da qual falei acima tem trechos lindos e parte dela, na Idade Média, foi incorporada à Via Francigena, a rota de peregrinação que ligava o norte da Europa a Roma. Muitos trechos originais foram reaproveitados, o que aumentou a importância econômica e espiritual da região do Val d’Orcia, com o surgimento de burgos, igrejas e hospitais para peregrinos. Alguns trechos conservam os antigos paralelepípedos romanos, outros trechos estão asfaltados e é usada como estrada moderna, com o nome de SS2. Não se preocupe, o Google Maps colocará a SS2 na rota de Florença/Siena a Montalcino. Aliás, salve com o rótulo ‘quero vistiar’ no Google Maps estas cidades, assim quando estiver lá já tem a rota traçada.



Um dos cartões postais da Toscana é a Capplea Vitaleta, que fica a 6 km de Pienza. Na estrada SP146 entre San Quirico d’Orcia e Pienza, perto do Agriturismo Bonello, você pode fazer uma fotinho à distância:

Outro ponto muito popular da Toscana é a Strada di Terrapille, também perto de Pienza, onde foi feita a cena final do filme original Gladiador. Não me incomodei ir até lá, porque do terraço panorâmioco de Pienza vemos praticamente a mesma paisagem.
Respeite a propriedade privada no Val d’Orcia
As redes sociais e blogs de viagem como o Mulher Casada Viaja aproximaram as pessoas de lugares lindos pelo mundo e todos querem sua própria foto naquele lugar. De minha viagem ao Vale d’Orcia em 2016 a última em 2025, percebi o surgimento de placas nas propriedades com intenção de afastar os turistas que entram em sua propriedade para um registro no corredor de ciprestes.
A foto abaixo eu fiz na estradinha de acesso a um hotel, ou seja, não era exatamente um lugar público, mas também não era um lugar de acesso proibido.

Aposto que você vai gostar de ler Viajar sem sair de casa: filmes gravados na Toscana. Acesse todas as dicas da Itália aqui no Mulher Casada Viaja
Onde Ficar no Vale d’Orcia
Na Toscana há opção de ficar em agriturismos, fazendas produtoras de vinho ou azeite que alugam apartamentos, uma alternativa a impessoais hotéis. Veja abaixo algumas sugestões:
- Antico Podere la Martinella – em San Quirico d’Orcia, apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, tem paredes externas de pedra, e decoração rústica romântica. Nota 9.3 na Booking.com.
- Vento d’Orcia – na região de Pienza, um dos melhores agriturismos, com nota 9.8, tem decoração caprichada, .
- Borgo Canalicchio di Sopra Relais – na região de Montalcino, perfeito para quem quer relaxar no verão, pois tem piscina. Além disso, produzem o próprio Brunello.



Caso você prefira ficar numa cidade maior, na Toscana, já me hospedei em 2 lugares em Siena, o Casacenti e o B&B Al Mercato, ambos simples, mas com vistas para pontos turísticos
Em Florença, o Berchielli tem vista para a Ponte Vecchio, foi uma hospedagem inesquecível! Se estiver de carro, para evitar a burocracia e risco de multa, fique fora da ZTL. Também ficamos num prédio de apartamentos de uso exclusivo para hospedagem, com elevador e terraço, o Aparthotel Collection Il Michelangelo – maravilhoso!

E aí, o que achou de visitar estas cidades do Vale d’Orcia na Toscana? Se precisar de ajuda, ente em contato que te ajudo com seu roteiro, fazendo um completo ou apenas te assessorando.

Respostas de 23
Eu tenho a maior vontade de visitar as vinícolas da Toscana! 🙂 Esse guia da cidade vai ajudar bastante.
Quando você acha que não dá para se apaixonar mais pelas “Toscanas”, vem uma coleguinha que faz um passeio desses, e compartilha a experiencia só para te deixar com vontade – hehehe – Amei. <3
A gente sempre se apaixona mais. Viajar tem disso: paixão durante o planejamento, durante a viagem, depois quando revemos… não acaba nunca, por isso é ótimo investimento para a alma.
Em Montalcino ficamos em um agriturismo il Cocco, 5km da cidade, um jantar show, produtores de Brunello, tudo maravilhoso.
Ahhhh, homem casado também viaja, com a mulher dele.
Tão legal agriturismo, né? Também viajo com marido, mas nesta ele não pôde ir, ahaha
Não tem como não amar essas paisagens da Toscana, sério, é muita beleza.. os campos, as construções.. tão bucólico.
Então não é o sangue nas minhas veias, né? rsrsrs
que lugar mais fofo!! adorei!! muita vontade de fazer essa viagem!!!
Comece a planejar, entao, que o universo ajuda!
Nossaaaaa, a Toscana é realmente um cenário de filme! Cada foto, cada cantinho… lindo demais! Adorei o post 😀
Obrigada, Gabi
Que delícia conhecer todos esses encantos em poucos dias! A região da Toscana parece realmente linda, um dia ainda vou visitar!
Vida e dinheiro curtos, senão eu ficaria mais, num dolce far niente!
Que região maravilhosa, encantadora! Muitas saudades de visitar a Toscana. Espero voltar em breve, é uma região inesquecível. Adorei o seu relato!
Obrigada, Fábio
Fiquei a sonhar com esses belos lugares e dengosa gastronomia 🙂 A Itália é mesmo incomparável… Belas fotos, fazem-nos querer partir já!
Apaixonada por esse post e todas essas cidades encantadoras, um roteiro lindo e cheio de charme, as fotos ficaram lindas, parabéns.
Obrigada, Deisy. É mesmo um destino encantador.
A Italia vale sempre a pena, mas a Toscana é especial..
Amei o post. Essa região foi uma das mais queridas de nossa viagem pela Toscana, seu post tá cheio de detalhes e lugares encantadores, vontade de voltar logo! Beijos.
Difícil eleger uma preferida na Toscana, são todas parecidas e ao mesmo tempo únicas, mas Val d’Orcia é a região que melhor define Toscana. Obrigada pela visita e comentário.
Ola MARCIA pretendo ir a Itália em setembro e gostaria de saber se de ValdOrcia é possível ir a Assis e também a Orvieto?
Oi, Fernando, se você vai de carro, é bem tranquilo, mas de trem vai levar mutio tempo, acho que não compensa se for fazer bate-volta. Você não me deu muitas informações sobre seus planos, então não posso ajudar por enquanto.