Roteiro de 12 dias pelo Norte da Itália e pela Toscana

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Toscana figura no roteiro da maioria dos turistas que vão à Itália, mas a região dos Alpes, no Norte da Itália, ainda é pouco conhecida dos brazucas. Aqui compartilho meu roteiro de 12 dias, em minha terceira viagem à Itália.

Funes, nas Montanhas Dolomitas

Quem foi Cabra Montanhesa em outra encarnação como eu, ficaria 10 dos 12 dias somente nas Montanhas Dolomitas, sem sombra de dúvida. Seja no inverno, para praticar esportes de neve ou curtir o friozinho perto de uma lareira, ou no verão para fazer caminhadas e apreciar os contornos dos vales e picos, o Norte da Itália vai muito além de Veneza e Milão e eu descobri em minhas pesquisas nomes menos conhecidos, como Auronzo, Bolzano, Carezza, Val di Funes e Gardena, todos na cadeia de montanhas Dolomitas.

Ainda na macro-região norte, mas um pouco mais ao Sul, os nomes já soam mais familiares, como Sirmione no Lago Garda, Verona e Trento. Mas minha colega de viagem fazia questão de visitar a Toscana, então só tivemos 4 dias nas montanhas.

Como comprei o bilhete aéreo com antecedência de sete meses e adiei a viagem por mais três, tive aí quase um ano para sonhar com essas montanhas. Um problema nas pernas me fez mudar objetivo da viagem, que seria me inscrever em grupos de trekking, viajar sozinha e caminhar entre as montanhas, caminhar e caminhar.

Estou a pouco mais de um mês para pisar em solo italiano de novo, tentando manter a calma por estar sem viajar há meses (gente, consegui!!!), aprendendo um pouco de italiano de forma autônoma, e controlando os pensamentos negativos que passeiam de vez em quando pela minha mente: “Que pena, seria sua primeira viagem à Europa sozinha.” ou “Que pena que você não vai ter a experiência de fazer trekking nas Dolomitas e dormir em refúgios a 2 mil metros de altitude.”. Tudo tem um porquê, mesmo que a gente não consiga enxergá-lo, conforto-me ao pensar.

Os Alpes

Geralmente acho o planejamento da última viagem o mais trabalhoso e certamente chegar a este roteiro exigiu muitas horas de pesquisa e com uma colega de viagem, alguma negociação. Eu queria ficar só nas montanhas, nos Alpes Italianos, suíços e austríacos, que embora pertençam a três diferentes países possuem traços culturais tiroleses e relevo em comum. Minha amiga achava que montanhas eram muito parecidas entre si, algumas mais altas, outras mais baixas (rsrsrs) e queria mudar de paisagem e fazer a Toscana de carro, como eu disse, o que acabei topando (ai, que sacrifício, fazer a Toscana de carro! rsrs). Entre uma conversa e outra, havíamos flertado com a possibilidade de ficar apenas no Norte da Itália e incluir:

  • Vale d’Aosta
  • “já que” estaremos em Aosta, uma esticadinha até a francesa Annecy
  • Bellagio, no Lago di Como, e Sirmione, no Lago di Garda
  • percorrer os trilhos especiais do trem panorâmico Bernina Express, que liga Itália à Suíça

A versão final do roteiro continuou apertada, com uma noite em cada cidade, coisa que eu não faço há pelo menos uns 20 anos e que não recomendo devido ao desgaste e à impossibilidade de explorar e sentir a cidade, mas toda regra tem uma exceção e nesta viagem há justificativas para uma noite em cada cidade:

  1. Milão, Verona e Veneza são cidades que já havíamos visitado, então menos tempo nelas foi aceitável
  2. era mais fácil ficar uma noite em cada cidade da Toscana do que fazer bate-voltas a partir de Siena, além de ser mais charmoso dormir numa pousada do tipo agriturismo
  3. o mesmo nas Dolomitas: já que são roteiros de carro e cidades/vilas com características parecidas, será menos cansativo, espero, percorrer menos quilômetros do que trocar de hotel.

Roteiro de 12 dias na Itália

Deixo aqui a lista dos dias e luagres que visitamos. Encontre detalhes de o que fazer e outras dicas nos links sob o nome das cidades.

Observe que já conhecíamos ciades como Verona e Veneza, então ficamos pouco tempo nelas.

dia 1 – chegada a Milão no final da manhã. Veja o que fazer em Milão e o bate-volta ao Lago di Como.

pontos turísticos de Milão
Duomo de Milão

dia 2 – trem de Milão para Siena. Vá para Florença, se você ainda não a conhece.

Piazza del Campo, onde acontece o Palio de Siena

dia 3 – de carro alugado: Siena a Montepulciano pela manhã. Pienza, San Quirico d’Orcia e noite em Montalcino

Pienza Toscana
Vale d’Orcia

dia 4 – Montalcino pela manhã, almoço em Colle di Val d’Elsa e passeio por San Gimignano. Retorno a Siena no final do dia

O Castelo de Montalcino

dia 5: trem de Siena a Veneza

dia 6: Veneza

A bela Veneza

dia 7: de carro alugado, de Veneza a Cortina d’Ampezzo pela manhã. Rifugio Auronzo (3 Cime di Lavaredo) e pernoite no Lago Misurina

Itália que cidades visitar

dia 8: de Lago Misurina a Val di Funes

Lago Misurina, nas Dolomitas

dia 9: de Val di Funes a Alpi di Siussi. Devolução do carro e pernoite em Trento

A Catedral de Trento

dia 10: Trento pela manhã e à tarde trem para Verona

verona concerto
Arena de Verona

dia 11: no final do dia, trem para Milão

dia 12: pela manhã, voo para Lisboa – conexão longa, aproveitamos para passear antes do voo de retorno ao Brasil.

E você, como está seu planejamento de viagem à Itália? Tão difícil fazer um roteiro com tanto que o país tem a oferecer, não é?

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

11 respostas

  1. Olá Márcia,
    Me chamo Silvia, e pretendo, na segunda quinzena de set/2019, viajar ao norte da Itália com meu marido e um casal amigo. Iremos passar uns 12 dias por lá. A ideia inicial é irmos conhecer uma feira bienal de queijos chamada Cheese, que acontecerá no final de setembro (20 a 23/09), numa cidade próxima a Turim, chamada Bra. A “preocupação” em conhecermos esta feira é em razão de possuirmos um laticínio (fabricação artesenal), embora a atividade principal familiar seja a advocacia. Inicialmente, pretendemos começar por Turim, haja vista está localizada a poucos minutos de carro da cidade de Bra. Ocorre que, o casal que nos acompanhará não conhece a Itália, (diferentemente de nós dois, que tivemos a oportunidade de conhecer algumas das cidades turísticas italianas), e sabemos que para eles tudo será novidade. Qual roteiro vc sugere que possa encantar a todos? Ah! Ainda não conhecemos Turim, Bolognha, Cinque Terra, Montalcino, Cortina D’Ampezzo… Obrigada pela atenção e ajuda!!
    Abraços
    Silvia

    1. Oi, Silvia, roteiros são uma escolha muito particular, mas uma primeira vez na Itália costuma incluir cidades de várias regiões, Roma, Florença e cidades próximas, Veneza, Verona, Lago di Garda, Milão, Como… Ou vocês podem se concentrar na região Norte, fazer as Cinque Terre, Genova, Milão e Lagos, talvez atravessar a fronteira e passear de trem na Suíça com o Bernina Express, fazer as Dolomitas, opções não faltam. Se concentrar numa só região é mais econômico, mas se eles não viajam muito, talvez queiram aproveitar e conhecer as mais populares cidades. Aqui no blog tem muito material – e vai ter mais, pois estou indo mais uma vez em junho, agora pra Costa Amalfitana, Cinque Terre e repeteco de Dolomitas. Se precisar que eu monte um roteiro personalizado, entre em contato pois eu presto este tipo de serviço. Abraços

  2. Olá! Estamos planejando levar meu paizinho (92 aninhos) prá conhecer Trento e Innsbruck, origem da família. Sonho dele e nosso em estar juntos. Gostaria de aproveitar prá conhecer outras cidades e localidades próximas, tipo Bolzano, Levico Termo, Treviso. Acha que conseguiremos fazer esses locais de onibus ou trem? Nunca estivemos na Itália. Iremos “debutar” junto de papai! Pode nos ajudar? Grata!

    1. Oi, Tania. Que viagem linda será! Trens são ótimos, mas esclareço que muitas estações não têm escadas rolantes, e é você quen coloca e retira as malas do vagão, que têm degraus estreitos e altos, algo a considerar ao viajar com idosos. Meus pais eram mais jovens quando foram e eu que colocava e tirava as malas. As pessoas não ajudam. Fora isso 3trens são boa opção, sim. Nunca usei ônibus na Europa, que são mais baratos, mas mais lentos que trens. Na verdade, nada melhor do que alugar um carro. Se quiser, presto serviço de roteiro personalizado, reserva de hotéis, etc. Entre em contato pelo mulhercasadaviaja@hotmail.com
      Se preferir, pesquise outros posts aqui sobre esta região norte da Itália pra te ajudar a montar seu próprio roteiro.
      Abraços!

      1. Muito grata Marcia por responder. Na verdade estamo vendo quem irá conosco, pois somos 6 irmãos e acho que seria muito bom se locássemos um carro. Mas se ninguém se candidatar a dirigir, acho que teremos que optar pelo trem mesmo. Gostaria sim, e muito, de saber como é o seu serviço de roteiro e afins. Vou entrar em contato pelo email. Muito obrigada. Abs

  3. Te entendo totalmente, pois também fui cabra montanhesa em outra encarnação kkkk.
    Terei 7 dias na Itália, desembarcando em Milão e por mim passaria todos nas Dolomitas ou no Gran Parafuso, mas vamos no fim de março e acredito que não dê para fazer trilhas nessa época. 🙁
    Assim, estou pensando em fazer cinque terre e toscana mais algum lago próximo a Milão, mas estou com dificuldade de montar o roteiro. Quero ver tudo e tenho pouco tempo.

    1. Oi, Cris, é 7 dias é bem pouco para a Itália, que tem muita coisa pra ver. Você acertou ao descartas as Dolomitas pois março além de não dar pra fazer trilhas já é final de temporada de inverno, tudo começa a fechar (lifts e até alguns restaurantes e lojas). Gran Parafuso eu não conheço, não seria Gran Paradiso?
      Pensando nas suas escolhas, reserve 2 dias para Milão (1 para a cidade, outro para bate-volta a Como), 2 para Cinque Terre e 3 em Florença.
      Na minha opinião, já que você tem apenas 7 dias, eu concentraria a viagem na região Norte, veja estes roteiros: https://mulhercasadaviaja.com/2019/02/08/norte-da-italia-que-cidades-visitar-sugestao-de-roteiros/
      Qualquer dúvida, pode voltar aqui. Boa viagem!

  4. Ola,
    td bem?
    Estou sem carro e queria muito para Val di Funes-Merano-Bolzano-Trento, ”e possivel fazer esses trajetos de trem? Tem alguma cidade base para conhecer os arredores?
    obrigada
    Ps: adorei o roteiro

    1. Oi, Ana Paula. Trento e Bolzano eu sei que têm estaçoes de trem (leia sobre Trento: https://mulhercasadaviaja.com/2017/06/29/o-que-fazer-em-trento-roteiro-de-1-dia/) e tanto uma como outra podem servir de base para as Dolomitas. Mas os lugares mais aos pés das Dolomitas, como Val de Funes, Val Gardena e Lago Misurina (mais perto de Cortina dAmpezzo), só de carro ou ônibus.
      Leia este post que tem informação de linhas de ônibus saindo de Milão para Gardena, no “meinho” das Dolomitas.
      Depois volte aqui pra me contar como fez o roteiro. Posso publicar pra ajudar quem nao vai de carro.
      Bom planejamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.