Eu não sabia o que fazer em Montalcino quando meu dia começou. Desci as escadas do apartamentinho onde passamos a noite e tudo estava envolvido por uma bruma matinal que parecia sob encomenda, num agriturismo a 3 km da cidade. Se o termo é novo pra você, saiba que um agriturismo é uma pequena fazenda produtora que hospeda viajantes, e na minha opinião traz uma experiência mais legal do que hotéis. Vou falar mais sobre isso, vai lendo.

O que Fazer em Montalcino
Eu não tinha feito minha lição de casa, porque achava que me bastava rodar pelas estradinhas sinuosas e ladeadas de ciprestes, pontilhadas por cidades medievais amuralhadas no alto das colinas – e realmente confesso que foi o que mais curti na Toscana. E ao chegar a cada uma das cidadezinhas, a gente vai caminhando e descobrindo seus tesouros, mas desta forma sempre deixamos algo escapar, então aproveite que chegou até aqui para incluir no seu roteiro o que fazer em Montalcino – fiz a lição de casa pra você!
A Fortezza de Montalcino
Principal ponto turístico de Montalcino, a fortaleza foi construída na parte mais alta da cidade por arquitetos de Siena. Seus muros ainda são os originais do século 13, embora tenha passado por muitos ataques. Quando Siena foi tomada por tropas florentinas em 1555, as famílias que sobreviveram se refugiaram na aliada Montalcino, dando continuidade à República de Siena por resistentes 4 anos.
É possível subir na torre e caminhar pelos muros pagando uma pequena quantia, que você compra na loja da enoteca dentro da fortaleza, onde também pode fazer degustação de vinho.

Museu de Montalcino
Pegando a rua em frente à fortaleza, a Via Ricasoli, você passará pelo Museu onde funcionava o seminário de Santo Agostino, com clausuras do século 16 e coleções de objetos e arte da região.
Duomo di Montalcino
A catedral foi construída no século 19 em estilo neoclássico no lugar da antiga paróquia.

Santuário da Madonna del Soccorso
No extremo oposto à fortaleza fica a igreja cuja fachada é do século 19, mas tem interior barroco de 1621 e atrás tem uma vista linda do vale.

Palazzo dei Priori e Torre dell’Orologio
O prédio do século 14 onde fica a prefeitura de Montalcino fica na Piazza del Popolo, mas não cheguei a ir até lá.
Caffe Fiaschetteria Italiana
Este pequeno restaurante está na lista de coisas para fazer em Montalcino no miniguia que comprei na Toscana. Funciona desde 1888 e tem decoração artdeco.
Saiba sobre outras cidades da Toscana:
– Montepulciano
– Pienza e San Quirico d’Órcia
– Cole di val d’Elsa
– San Gimignano
– Siena
– Florença
E sobre outras regiões da Itália:
– Norte
– Centro
– Sul
O Brunello de Montalcino
Um dos mais prestigiados vinhos italianos (o outro é o também toscano Chianti) talvez devesse estar na lista de coisas para fazer em Montalcino, mas você vai encontrar uma loja onde pode degustá-lo e comprá-lo – dentro da Fortezza – e em outras espalhadas por Montalcino. Brunello significa ‘escurinho’ e é produzido com uvas sangiovese cultivadas em Montalcino.

Onde Ficar em Montalcino
Como eu disse, eu e minha colega de viagem ficamos num agriturismo, o La Crociona di Nannetti. Ficamos num apartamento com 2 quartos e cozinha equipada, muito bom apra quem está em família ou grupo de amigos. Aceita animais de estimação e tem piscina. Veja algumas fotos:
a casa do meu “vizinho”
Confira outras opções de agriturismo em Montalcino.
Se preferir ficar dentro do centro histórico, veja as opções de B&B, hotéis e apartamentos no máximo a 1 km do centro histórico de Montalcino
Como chegar a Montalcino
de carro – Sempre digo que alguns destinos merecem prioridade num aluguel de carro e a Toscana é um deles, pois você perde bastante tempo entre trens e ônibus porque as cidades pequenas não têm estação de trem no centro histórico. Há anos tenho reservado na Rentcars.com, então tenho confiança pra te indicar. A grande vantagem, além de preços mais baratos do que os oferecidos diretamente nas locadoras, é poder pagar parceladamente e ficar livre do IOF.
Qualquer app vai te indicar como chegar a Montalcino, então a dica é evitar as autoestradas, pois a experiência toscana está nas estradinhas.
Há 3 bolsões de estacionamento pago, com sistema máquinas de autoatendimento que aceitam dinheiro ou cartão de crédito. O mais bem localizado é ao lado da fortaleza, então chegue cedo para conseguir um lugar lá principalmente para quem tem problemas de locomoção ou idosos, pois o estacionamento perto do Duomo tem uma escadaria.
Não se esqueça de contratar seu seguro viagem, obrigatório para entrar na Europa. Faça um orçamento e reserve com a Seguros Promo, que oferece vários planos

Leia dicas de estradas, combustível, sinalização etc, em Dirigindo na Itália
de trem – reserve cerca de 2 horas a partir de Siena e 3h a partir de Florença para cada trecho até Montalcino. Desça na estação Buonconvento e pegue o ônibus 114.
de excursão – para quem está sem carro, uma boa opção é comprar um tour com transporte com ar condicionado e guias em inglês, espanhol ou italiano e degustação de vinhos, azeites e outras delícias como salame e frios. Tem o tour de 5h30 Vinho Brunello di Montalcino e o de 9 horas Val d’Orcia: Montepulciano, Pienza, Montalcino

Quanto tempo ficar em Montalcino
Claro que cada um tem um ritmo de viagem e você pode querer ficar dias para descansar e curtir o clima lento da Toscana rural, mas em menos de 2 horas é possível passear com calma e sem rumo pelas ruas, fotografar e conhecer os pontos turísticos principais. Para você ter uma ideia, chegamos por volta das 9h, tomamos café na cidade, turistamos e seguimos para Colle di Val d’Elsa e San Gimignano. Voltamos a Siena ainda de dia, mas era verão, quando o sol se põe mais tarde e conseguios fazer as horas render. No dia anterior, saímos de Siena e conhecemos Montepulciano, Pienza e San Quirico d’Orcia. 3 cidades por dia, comendo com calma, fotografando, curtindo a viagem. Mas reserve mais horas se quiser entrar em museus.
Espero que tenha tido uma ideia de o que fazer em Montalcino e que as dicas de planejamento te ajudem. Pra encerrar, confesso que não foi a cidade mais encantadora da Toscana que conheci, mas tire suas próprias conclusões: just go!
Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.
Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:
– Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
– Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
– Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
– Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
– Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 3 opções para você escolher: a Civitatis, a Get your Guide e a Tiqets.
Boa noite! Dicas , Roteiro, lugares maravilhosos, obrigada sempre. Vou em junho para Miami passar 4 dias depois ir de navio para Jamaica, Havana e Cosumel. O que vc indica para que minha viagem fique bacana? ? Iracema
Enviado do meu iPhone
Oi, Iracema, ainda não fiz cruzeiro no Caribe, mas tenho colegas que têm dicas de lá. Procure os blogs https://www.top5tour.com.br/, https://www.viagensquesonhamos.com.br/ e https://traveltipsbrasil.com
O ideal é planejar bem o que fazer em cada parada do cruzeiro, pois o tempo é sempre curto em terra, assim aproveitará melhor. Em Miami, além das praias, comrpas e as atrações turísticas, veja se tem algum jogo da NBA ou show. Boa viagem pra você!
Ahhhh eu suspiro com essas cidades italianas!! Amo!! Ainda não conheço essa mas quero muito conhecer! Adorei as dicas!!
Ahh Toscana, estou louca para conhecer essas cidadezinhas tão lindas como Montalcino. Amo cidades muradas e poder andar sobre os muros deve ser incrível. Amei suas dicas e com certeza vou usá-las para montar meu roteiro. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar
Marcia, essa vila italiana deve ser um sonho! Eu tenho muita vontade de conhecer Montalcino, espero que não demore. Sou do tipo que passaria um dia inteiro (com direito a pernoite) só pra sentir por completo o clima do lugar.
Também adoro a ideia de pernoitar em um agriturismo, sempre tive excelentes experiências.
Obrigada por ter facilidade a vida e ter entregue este post completinho pra gente. =D
Marcia, que delícia ler o seu post com tantas fotos de Montalcino com o céu azul! Quando estivemos na cidade estava chovendo e um frio danado. Até passeamos e andamos bastante, mas no final, caímos foi dentro do Brunello! hahaha
Montalcino parece ser incrível! Lindas construções! Tenho lido sobre a Toscana e realmente alugar carro parece ser a melhor alternativa.
Muitas atrações legais em Montalcino! A única cidade da Toscana que conheci foi Florença, mas amei tanto que quero voltar =) E já vou colocar Montalcino no roteiro!
Oii, adorei essa coisa de agroturismo, parece ser uma experiência e tanto! Não conhecia Montalcino mas muito legal esse post, deu para descobrir que tem muito o que fazer por lá. Ótimas sugestões.
Um abraço!
Nem tanto para fazer, mas ócio delicioso entre uma taça e outra – se você não estiver dirigindo!
Amei a Toscana, e suas dicas do que fazer em Montalcino me deram mais vontade de voltar e conhecer a cidade que não conseguimos incluir no primeiro roteiro. A experiência do agriturismo é deliciosa, né?
Sim, para quem curte natureza e interiorrrr como eu, agriturismo é uma delícia!
Quando fui para Itália não fui para Montalcino, apenas Firenze e Pisa. Tantos lugares incríveis para conhecer por lá ainda. Adorei seu roteiro, gostaria de conhecer de perto.
Márcia, acredita que eu ainda não tinha ouvido falar nessa encantadora cidade? Adorei conhecê-la com você, ótimas dicas