Em outubro acontece o Swiss Castle Day, e aproveitei a data para compartilhar informações de alguns dos castelos na Suíça mais bonitos e acessíveis. Muitos ficam à beira de lagos bastante visitados por turistas, como os Lagos Thun e Genebra. Outros estão no topo de colinas onde havia antigas rotas comerciais, mas ainda assim perto de lugares bem visitados como Lugano e Berna.
Swiss Castle Day
E você conhece o Swiss Castle Day? um festival anual que agita os castelos participantes com uma programação especial. Em 2024 será dia 6 de outubro e contará com a participação de 27 dos 500 castelos existentes no país. Ainda não fui a um evento desses na Suíça, mas participamos de uma festa assim no castelo Hohenzollern a Baviera, e foi muito legal. Visitar um castelo-museu já é uma viagem de volta ao passado, imagine num momento festivo, em que há jogos medievais, danças, pessoas com trajes de época circulando pelo castelo, música ao vivo.
Mas como nem sempre podemos estar na Suíça na época deste festival, relaciono a seguir alguns castelos para você incluir em seu roteiro, organizados por regiões alemã, francesa e italiana. Se quiser ir ao evento, visite o site oficial do Swiss Castle Day para descobrir quais estão participando no ano de sua visita.
Castelos na Suíça francesa
Pouca gente relaciona Suíça a castelos, mais lembrada por suas montanhas e vilarejos alpinos. Mas como eu disse, existem 500 castelos no pequeno território suíço, que é um pouco maior que o estado do Espírito Santo. Alguns destes castelos serviram como residências da nobreza, outros como fortalezas defensivas, uma vez que o país era rota comercial entre a Europa Central e o Mediterrâneo na era medieval.
Castelo Chillon
Conheci o castelo mais visitado da Suíça depois de um passeio prazeroso a pé a partir de Montreux, por alameda para pedestres às margens do lago Genebra/Lac Leman cercada de flores e arbustos. Mas você pode chegar depois de um relaxante passeio de barco pelo lago ou de trem.
O Chateau Chillon foi usado como fortaleza, arsenal e presídio durante a maior parte de sua existência, embora o conde de Saboia que reinou na primeira metade do século 13 tenha feito dele uma residência de verão. Aliás, o castelo de Chillon foi imortalizado depois que o escritor inglês Lord Byron publicou o poema O Prisioneiro de Chillon, inspirado no monge aprisionado por 4 anos por se rebelar contra a monarquia. O castelo foi restaurado no final do século 19, quando o turismo internacional surgiu na Suíça, e transformado em museu.
Na verdade é uma fortaleza, bem rústica, o que nos leva a séculos atrás. O banheiro é uma das coisas que mais me marcou, um buraco na rocha que levava os escrementos direto ao lago…
Ingressos custam CHF 15 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita.
Castelo de Gruyères
Gruyères é outro dos castelos da Suíça que muitos brasileiros visitam. Fica na cidade histórica de mesmo nome e mesmo queijo rsrs.
Além de ser um castelo-museu, com exposições que nos transportam ao passado, o castelo Gruyères tem um lindo jardim no estilo francês, muro defensivo e as montanhas pré-alpinas do cantão de Friburgo como pano de fundo.
Embora muita gente faça um bate e votla até Gruyères, passar a noite por lá te permitirá avistar o castelo iluminado no alto da colina. Se for inverno, as montanhas brancas ajudarão a compor um cenário inesquecível.
Ingressos custam CHF 12 e portadores do Swiss Travel Pass têm entrada gratuita.
Neuchâtel
Mais um dos castelos da Suíça situado perto de um lago de mesmo nome e que nomeou também a cidade. O Neuchâtel existe desde o século 12, e funciona como edifício sede de governo desde o século 16. Por isso, é preciso agendar visita guiada (CHF5) para conhecer seu interior.
Abre de abril a final de setembro de terça a Domingo (em abril e maio apenas aos finais de semana e feriados).
Castelos na Suíça italiana
Os 3 Castelos de Bellinzona
A cidade de Bellinzona é muito visitada por ser o ponto de partida/chegada do trem panorâmico Gotthard Express, e fica a apenas 30 minutos de trem de Lugano. Os 3 castelos de Bellinzona, Montebello, Castelgrande e Sasso Corbaro, são patrimônios mundiais da Unesco desde 2000 e estão muito próximos um dos outros, em meio dia você consegue visitá-los. Leia sobre minha visita a cidade e os Castelos de Bellizona durante o verão na Suíça.
Você pode caminhar pelo exterior dos castelos de graça, ou usar o Swiss Travel Pass para conhecer as coleções em seu interior. Para quem não tem o passe, o ingresso custa entre 10 e 15 CHF e existe também o Fortezza Pass, que inclui entrada aos 3 castelos.
Castelos na Suíça alemã
Os 5 castelos do Lago Thun
Um passeio de barco pelo lago Thun tem tantas atrações que não tive tempo de visitar todas, mas fiz questão de explorar a cidade antes do cruzeiro. Leia 8 lugares para visitar em Thun para conferir as dicas.
São 5 castelos transformados em museus ou hotéis com restaurantes abertos a não hóspedes. Como este post ficaria muito longo, publiquei um exclusivo sobre os Castelos do Lago Thun, confira!
Rapperswil, no Lago Zurique
O castelo de Rapperswil fica a 1 hora de trem da maior cidade suíça, mas às margens do mesmo lago que banha Zurique. A cidade é um vilarejo tranquilo, e passei por ela a caminho de Appenzell. Uma senhora com quem eu conversava no trem me apontou a ponte pedonal de madeira Rapperswil-Hurden, que decobri ser a mais longa da Suíça, com 841 metros.
Quando publiquei este post, o castelo estava fechado para manutenção, com abertura prevista para novembro de 2024.
Fortaleza de Munot, em Schaffhausen
Fui a Schaffhausen por causa das cataratas do Reno, mas encontrei uma cidade com um lindo centro histórico e uma fortaleza incrível que a vigia desde o século 16. Hoje a Munot serve como espaço para eventos, e embora seu interior não seja mobiliado, é uma construção muito bonita, com uma casamata cheia de arcos e aberturas para iluminação natural, uma rampa circular que chega até o terraço de onde se avista a cidade e o rio Reno. Outro motivo para visitá-la: a entrada é gratuita.
Veja mais sobre esta linda fortaleza e a cidade em Schaffhausen, o melhor bate e volta de Zurique.
Castelo Meggenhorn
Localizado a 30 miuntos de trem de Lucerna, o Meggernhorn é um castelo do século 19 inspirado no Château de Chambord do Vale do Loire que pertenceu a uma família de industriais por meio século. As salas do primeiro andar são ricamente mobiliadas e decoradas. Seus jardins em estilo francês destacam-se pelas espécies de rosas e hortênsias.
O museu abre aos domingos e feriados das 12h às 17h, de abril a outrubro. Ingressos a CHF5
Você gosta de castelos? Gosto não só pelas vistas e jardins que em geral têm, mas por seus museus que nos permitem conhecer como era a vida cotidiana séculos atrás. Visite a página-índice da Alemanha e Itália, países onde mais conhecemos castelos, para ver outros castelos-museus visitados caso o assunto te interesse.
Agora você já sabe quais castelos incluir no roteiro da Suíça! Mas talvez precise ainda decidir pelo melhor passe, escolher em quais cidades pernoitar, ou mesmo para fazer seu roteiro.
Muito difícil ou time-consuming? Sim, planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mujlher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.