Há muitas opções de bate voltas a partir da capital do Chile, e escolhemos num dia de final de verão fazer o bate-volta de Santiago a Portillo, no Chile, para visitar o incrível Lago del Inca, passando pelas curvas da Caracoles.
Nem queria passar por aquela estrada sinuosa em plena cordilheira dos Andes, a Caracoles. Mas isso foi quando eu paquerava a Serra do Rio do Rastro, no Brasil, que tem paredões verdes e no verão, o roxo dos manacás colorindo a mata. Quem desdenha quer comprar, já diz o ditado…
Quando descobri que para ir a Portillo a partir de Santiago a gente passaria pela Caracoles, ter essa experiência passou a ser até mais relevante do que visitar Portillo e seu lindo lago azul. Que mulher volúvel, você pode pensar, mas o fato é que numa viagem de 10 dias pelo Chile não caberia rodar quilômetros só pela ideia de pegar uma das estradas mais sinuosas do mundo. Gente, agora eu acho que vale!
Primeiramente, por que escolhi ir a Portillo em vez de Cajon del Maipo, bate volta mais próximo de Santiago? Porque percebi que o último tem muitos turistas e veja só nas fotos: só o nosso já pequeno grupo está diante do Lago del Inca, curtindo o sol de final de verão, tomando pisco sour e aproveitando as oportunidades que a vida nos deu.
Portillo é mais procurada no inverno, pois é uma estação de esqui tradicional chilena e no verão não há muito o que fazer além disso, mas para quem gosta de um lugarzinho em meio às montanhas sem multidões, é um prato mineiro cheio! Se o branquinho da neve deixa a cordilheira dos Andes mais linda, o único azul que você verá no inverno é o das piscinas do hotel.
Nesta minha terceira viagem ao Chile – segunda do marido – o destino principal era o Deserto do Atacama, que fica situado ao Norte do país, mas como é preciso fazer conexão em Santiago, aproveitamos para conhecer a capital do Chile na mesma viagem.
Como o Chile é estreito, muitas vezes vale a pena combinar roteiros com a vizinha Argentina. Confira as sugestões de roteiros de viagem ao Chile e Argentina e comece a sonhar com estes destinos.
Leia tudo o que já publiquei sobre o Chile na página índice do Chile
Como ir de Santiago a Portillo
Sobre o que fazer em Santiago eu tinha informações recentes pois em novembro havia preparado um roteiro para um casal. Mas não fechei com nenhuma agência os tradicionais passeios a Valparaíso e Viña del Mar nem nas Concha y Toro da vida, deixando para decidir por lá, já que a oferta de agências é bem grande. No Atacama conhecemos a Aliny do blog Me Leve na Mala, que tinha acabado de chegar de Santiago, e me deu o contato de um guia que levava grupos pequenos a Portillo – e ainda parava numa vinícola no Vale do Aconcagua, passeio que descrevo no post Santiago: bate voltas mais populares.
Saiba quanto custa viajar para Santiago do Chile segundo o Viajando com a Mala Rosa
Convidamos duas brasileiras que também conhecemos no Atacama e que estariam em Santiago nos mesmos dias e partimos nós 4 para um dia cheio de paisagens e muito bate papo com o Tomaz, chileno que aprendeu Português com a namorada brasileira e virou especialista em atender esse público em Santiago. Entre em contato com a 2 Go Van e saiba todos os passeios que ele promove.
Tinha lido algumas avaliações sobre dirigir na Los Caracoles e não fiquei muito animada para alugar um carro e ir por conta própria, não só porque a estrada não é das mais seguras, sem acostamento, cheia de caminhões, etc., mas também porque não queria colocar este peso no meu marido, que afinal também merecia apreciar a paisagem e relaxar. Eu podera dirigir, mas também queria apreciar a paisagem, ehehe.
A Caracoles
A Caracoles é uma típica estrada de passo. Tem 28 curvas e não me pareceu tão perigosa como dizem – eita povo que gosta de valorizar – inclusive eu ahaha. Não dá pra guiar a mais de 50km/h por causa das curvas e dos caminhões, que logicamente são mais lentos e pesados. Talvez haja perigo em condições de gelo na pista, para quem não está acostumado a guiar com correntes nos pneus, obrigatórias em regiões de montanha com neve.
Ao final das curvas, há uma espécie de acostamento onde dá para estacionar o carro e fotografar a estrada (foto do início deste post), então te sugiro levar um pau de selfie para ficar mais alto e conseguir a vista total das curvas. Agora, olha esta: acima da Caracoles passam as cadeirinhas dos meios de elevação para as pistas de esqui, que são 19, em diferentes graus de dificuldade.
Mas o mais legal é o vento. Eu me divirto com o vento – mesmo! tenho acessos de riso, não sei explicar… Mas tem gente que não gosta da brincadeira, não: uma amiga caiu, empurrada pelo vento. Eu quase perdi o celular, dá uma olhada:
Portillo
Portillo é uma das mais tradicionais estações de esqui do Chile, mas não é uma estação pra brincar de esquibunda, a coisa é séria por lá! No hall do hotel, fotografias de várias equipes profissionais de esqui decoravam as paredes.
Portillo fica a 150 km de Santiago e dá pra fazer em um dia tranquilamente, mas se você for no inverno, é certeza que queira ficar por lá. Também é uma boa opção para quem vai a ou vem de Mendoza, na Argentina, 200 km mais a Leste. Eu achei o hotel meio derrubadinho, com mobiliário antiquado, mas talvez no inverno tenha seu charme. Além dele, há outras acomodações que vão de quartos simples para quem vai passar o dia esquiando até chalés em frente ao lago. O hotel conta com 120 quartos, escola de esqui e aluguel de equipamentos para a prática do esporte.
Além do hotel, há algumas construções que imagino sejam apartamentos para aluguel e não há comércio ou vida noturna, pelo menos no verão.
Como eu disse, há vantagens de fazer o bate volta a partir de Santiago a Portillo. Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar para ajudar outros leitores, deixe um comentário. Abraços!
Respostas de 42
É possivel ir, curtir a paisagem, almoçar e voltar?
Quero muito!!!!!
Aguardo contato!
Sim, Rebeca, foi o que fizemos. Mas parece que no inverno o lago só é acessível para quem está no resort, por ser alta temporada. Entre em contato com o Tomaz da 2 go van (link no post), foi ele que nos levou lá e providenciou o piquenique.
bom Chile pra você, o país é lindo!
Obrigada, entrei em contato mas eles estão lotados na semana q vou ?
Obrigada
Que pena! E não te indicaram ninguém? Porque pra ir com agência grande é aquela coisa: 25 pessoas lotando o lugar e tira todo o encanto… Mas se você for no inverno, acho que não faz diferença, pois vai estar cheio do mesmo jeito.
Márcia, Portillo parece sem dúvidas um lugar lindo! Quando fui ao Chile não tive a oportunidade de conhecer, mas pretendo voltar e ir até lá. Bjs
Nossa, que lugar incrível! Confesso que deu um medinho só de olhar a foto da estrada, mas deve ser demais, né? rs Acabei escolhendo Cajon del Maipo e acho que não vai dar tempo de fazer esse passeio, mas já fica uma desculpa para voltar, né? 🙂
Eu fui na contra-mão, Débora. Todo mundo vai pra Cajon, que eu imagino ser mais bonita no inverno. E Portillo tem este bônus da Caracoles. Não dá medo, não, é bem tranquilo. Sim, com certeza você vai voltar a Santiago!
Oi Márcia, vamos pra Santiago em 2 pessoas no mês de março, vc acha que alugando carro normal consigo fazer esse bate e volta até portillo?
Oi, Denise, sim, o caminho é bem tranquilo, se você estiver online para seguir por qualquer app as estradas a seguir. Só confirme com o Hotel Portillo se o acesso ao lago é livre ou se precisa de algum tipo de permissão, pois como fomos com um guia, talvez eles tenham algum tipo de acordo. Abraços e boa viagem!
Vou confirmar sim, obrigada pelas dicas!
Oi Márcia. Fui dirigindo e adorei. O acesso ao lago estava livre e nós ainda almoçamos no hotel admirando a linda paisagem do lago e das cordilheiras
ao fundo. Passeio imperdível, que recomendo muito. Obrigada pelas dicas!
Oi, Denise, que legal você ter voltado pra contar pra gente, aqui. Bom saber que o acesso é livre no verão e que deu tudo certo. Abraços