Jogo rápido: listinha de 10 lugares para visitar em San Diego, a cidade mais ao Sul da Califórnia que merece ao menos 3 dias. Esta #listatop10 faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, do qual o Mulher Casada Viaja faz parte. Veja ao final os demais participantes e visite os blogs deles também.
1. Balboa Park
Se eu tivesse que escolher um só lugar para visitar em San Diego, seria o Balboa Park, mas estaria (e estou ehehe) trapaceando, porque o parque de área superior ao Central Park de NY é um complexo de 17 museus, zoológico, jardins e espaço para eventos de causar inveja a qualquer cidade grande – e olhe que San Diego tem um climão de interior, pelo menos pra quem como eu vive na maluca São Paulo.
E o melhor: o acesso ao Botanical Building e às belas alamedas do parque é gratuito e os museus de acervo rico têm preços acessíveis. Tivemos a sorte de ver a exposição temporária e interativa de Leonardo da Vinci no Museu Aeroespacial, sem filas, por apenas 5 dólares.
Os fãs de automóveis não podem perder o San Diego Automotive Museum e as crianças vão adorar o Model Railroad Museum e o de História Natural.
Confira página-índice Califórnia para saber mais sobre San Diego e outras cidades e parques nacionais do estado dourado.
2. Old Town
O local da fundação de San Diego tem um ar de velho Oeste Americano, com forte tempero mexicano.
Além dos pequenos museus localizados em casas históricas do século 19, é um excelente ponto para provar autêntica comida mexicana e curtir os mariachi e as apresentações folclóricas mexicanas. Afinal, a Califórnia pertenceu ao México até 1848 e sua fronteira está a pouco mais de 20km de San Diego.
3. La Jolla (leia – e fale – la róia, please)
Para ter uma autêntica experiência Animal Planet, não deixe de fazer uma paradinha em sua viagem de carro a partir de Los Angeles até San Diego na La Jolla Cove, principalmente se estiver com crianças. Se você se encantou com os leões marinhos de São Francisco, aqui a experiência será sensacional: eles estão na areia, ao alcance de suas mãos (but please don’t) e nadadores corajosos se aproximam nos que estão a nadar no mar.
Não curtiu a ideia de ficar perto de leões marinhos? visite La Jolla para um almoço no Geoge at the Cove, que fica no rooftop com vista para o azul do Pacífico, e depois caminhe pela Prospect Street, que tem lojas e galerias de arte e pelas ruas residenciais alinhadas com palmeiras típicas da Califórnia.
Visitamos Old Town e La Jolla num mesmo dia e deixei minhas impressões e dicas no post que você pode acessar clicando no link acima.
4. San Diego Zoo
Sei que muita gente é contra atrações envolvendo animais, mas quando visitei o San Diego Zoo em 1996 fiquei encantada com a estrutura e estado aparente dos animais, e nesta viagem 20 anos depois eu quis levar minha filha para conhecê-lo, que apesar de adolescente continua adorando bichos. Pra falar a verdade, desta vez fiquei um pouco decepcionada com o zoo e bastante incomodada quando vi um felino andando de um lado a outro, tal qual pai esperando filho nascer na maternidade, típico sinal de estresse.
O San Diego Zoo é internacionalmente respeitado por seu trabalho de conservação de espécies e tem projetos em quase 80 países. Na minha visão totalmente amadora, baseada apenas na observação de atitude das novas gerações em relação aos animais, acredito que os zoológicos no formato de hoje estão com os dias contados e a tendência é que o San Diego Zoo e outros se transformem em espaços para estudar, conservar e reproduzir espécies, em vez de exibi-las. A pergunta que fica é: se nem todos têm a chance de pisar na mesma areia que um leão marinho ou fazer um safari na África para avistar um elefante ou uma girafa, estaremos tirando principalmente das crianças este grande prazer que é estar perto de um animal selvagem, sabendo que isso pode fazer com que respeitem os animais e aprendam um pouco mais sobre eles? E quanto aos fundos arrecadados com o turismo, será que não fariam falta para estas organizações?
5. Gaslamp Quarter
Área vizinha ao centro de San Diego, é talvez a melhor opção para curtir a noite, com boa oferta de cervejarias, bares em rooftops e diversos restaurantes.
Adorei passear observando a arquitetura vitoriana e bateu aquela invejinha de aqui em São Paulo não termos o centro velho revitalizado.
6. Coronado
Taí uma praia bonita e que rende um passeio de vistas lindas: você pode ver San Diego e sua baía a partir da ponte Coronado (se estiver de carro ou no San Diego trolley, o hop on hop off de lá) ou fazer um prazeroso passeio de barco ou ferry. Já na península de Coronado, você pode alugar uma bike e pedalar até a praia voltada para o Pacífico, em frente ao histórico Hotel del Coronado, construído em madeira em 1888.
Onde Ficar em San Diego – confira minhas dicas com explicações de cada região da cidade.
7. Seaport Village
Área gostosinha perto do centro, boa para passear, comer e para comprar souvenires, o Seaport é um shopping a céu aberto, mas nada parecido com os padronizados outlets americanos. Esbanja charme com suas lojas de fachadas em tijolinho aparente ou com inspiração hispânica, praça de alimentação sob árvores e um carrossel feito a mão em 1895 que ainda funciona. Tem vista para a baía de Coronado e a marina, e achei muito prática a ideia de as lojas serem temáticas: uma é só de chapéus, outra só de canecas, tem só de cerâmica, e por aí vai. Ah, do outro lado do estacionamento do Seaport tem um shopping (The Headquarters at Seaport) onde uma filial do restaurante The Cheesecake Factory faz a vida do turista feliz. ?
8. Point Loma e Cabrillo National Monument
Vá a Point Loma pela vista se o dia estiver claro ou se tiver tempo sobrando. Não é o creme de la creme de San Diego, mas se fosse numa cidade com poucas atrações seria melhor avaliado. Point Loma é uma península com pontos diversos para ver:
– Rosecrans, o cemitério militar com a vista mais linda que já vi,uma boa opção se você não quiser pagar a entrada no parque Cabrillo National Monument
– Cabrillo National Monument, que marca o ponto que o explorador espanhol gritou terra a vista em 1542 a partir do mar
– um farol-museu tão interessante quanto pode ser um farol-museu
– bunkers da Segunda Guerra que você pode visitar
– piscinas naturais. Nada como as de nosso Nordeste, mas tem um programa educacional para as crianças e lindas falésias
9. SeaWorld
De novo a polêmica questão das atrações com animais, mas não vou ser repetitiva, só vou perguntar se você assistiu ao documentário Blackfish. Não cheguei a visitar o SeaWorld de San Diego, apenas passei por ele, que fica na linda baía das Missões (Mission Bay).
10. USS Midway
Responda rápido: quando é que você teria a chance de entrar num porta-aviões? Quando for a San Diego! O porta-aviões USS Midway se aposentou depois de 50 anos de trabalho e foi transformado em um dos museus mais visitados da cidade. Abriga aviões de época, equipamento, mobiliário e nos permite entrar em helicópteros e aviões, salas de comando, dormitórios, e muito mais. Passeio legal para a família toda. De quebra, a vista lá de cima é espetacular, só faltou o Tom Cruise ao som de Take my breath away...
Você pode comprar seu ingresso na bilheteria no momento da visita ou antecipadamente pelo site oficial do USS Midway ou, se quiser dar uma forcinha pro blog, pelo site parceiro GetyourGuide.
E se você for dirigir na Califórnia, não deixe de ler sobre regras de trânsito, pedágio, combustível, estacionamento, etc.
Visitamos o San Diego Zoo, o USS Midway e os Museus do Balboa Park como cortesia do San Diego Tourism Authority, mas mantenho o compromisso de deixar minha opinião sincera sobre os serviços e passeios que testamos em nossas viagens.
Onde comprar ingressos para as atrações de San Diego
Se você quiser garantir ingressos sem filas ou ver os passes e passeios mais legais de San Diego, confira o site de nossos parceiros Tiqets e Getyour Guide.
Nosso roteiro em San Diego
Cada roteiro é muito particular, devido a interesses individuais, disponibilidade de tempo e dinheiro, mas não deixe de conferir minhas sugestões de o que fazer em San Diego: roteiro de 3 dias e impressões, onde listo os parques temáticos, museus e outros lugares que complementam este top 10.
…………………………..
Participaram desta blogagem coletiva:
- Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
- Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
- Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
- Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
- Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
- Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
- Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
- Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
- Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
- Uma Turista nas Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
- Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
- Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
- Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
- E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
- De Mochila e Caneca – Os 10 principais parques de Curitiba
- Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
- Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
- Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht
Respostas de 23
Adorei suas dicas. Anotadas! O dia que for para California vou tentar fazer sua lista todinha
Oi, Camila, 3 dias serão suficientes pra curtir o melhor de San Diego.
Gostei de tua seleção, Mà… o Leo iria delirar em La Jolla…. poder ver leões marinhos de perto! E com ele, ir a um ZOO é quase parada obrigatòria!
😉
Verdade, as crianças piram com animais, né?
Foi a primeira paixão do Léo!
😉
San Diego está na lista, porque pretendemos viajar para a Califórnia, provavelmente no próximo ano, e esta sua lista já deu para dar uma idéia do que fazer por lá, entre San Francisco e Los Angeles, duas cidades que pretendemos conhecer. Valeu, adorei!
Oi, Gisele, não deixe de incluir Monterey e Carmel e se tiver tempo, o parque Yosemite. Abraços!
Estive em San Diego em 99 e conheci pouco dessa lista. Acho que preciso voltar, né?
A gente sempre precisa votlar! Não há lista que nos satisfaça, Adriana.