Oberammergau é uma cidade no sul da Alemanha famosa pelas pinturas Lüftlmalerei e pela encenação dA Paixão de Cristo. Fica a cerca de 1 hora de Munique e é uma ótima opção de passeio também para quem está na região de Fussen e Schwangau, onde ficam alguns dos castelos mais visitados da Alemanha. Tudo muito novo pra você? Continue lendo este e os demais posts sobre nossa viagem ao Sul da Alemanha e Áustria e tenho certeza que estes nomes entrarão também no seu vocabulário.
Visitamos Oberammergau em algumas horas preguiçosamente passadas sob o sol do início do outono, caminhando por ruas de pedras com folhas amareladas sopradas pelo vento, nossos passos observados pela montanha Kofel, momentos cuja trilha sonora bem poderia ser de Simon & Garfenkul Feeling Groovy.
Deixamos Schwangau cedo, cidade onde fica um dos castelos mais fotografados do mundo, o Neuschwanstein, para ter uma roadtrip das mais bonitas de nossa viagem pelos alpes alemães: pela manhã passamos pelo lindo Planssee (que fica na Áustria), conhecemos o palácio Linderhof, avistamos paisagens rurais com vaquinhas ao sol, e chegamos a Oberammergau prontos para um almoço caprichado!
Escolhemos um restaurante italiano e tive o prazer de me sentir na querida Itália: comida saborosa, atendente falando italiano pelos cotovelos (que eu só entendia, mas para minha decepção o 1 ano de italiano que fiz foi insuficiente para tentar qualquer conversa). Se quiser conferir com seus próprios sentidos, chama-se La Rustica e fica na Ludwig Thoma Strasse 2.
Em vez de me entregar ao molho de tomate e à massa italiana, pedi só uma saladinha, pensando nas delícias do Eiscafé Paradiso (Dorfstraße 4) que eu tinha visto pertinho do teatro onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Oberammergau (leia mais abaixo). Legenda da foto: o que faz você feliz?
O que Fazer em Oberammergau, Alemanha
- Apreciar as fachadas – Não é preciso um roteiro definido para conhecer Oberammergau, como em muitas cidades do sul da Alemanha, basta caminhar pelas poucas ruas e notar as fachadas pelas quais Oberammergau é conhecida, características do barroco italiano e do sul alemão, mesma técnica dos afrescos, mas com temas específicos: religiosos ou de contos infantis. Assim como as torres eram símbolo de poder, as pinturas Lüftlmalerei eram uma forma de ostentar status social.
Também vimos muitas casas com este tema de pintura em outra cidade ali pertinho: Garmisch-Partenkirchen.
2. Caminhar ao longo do rio Ammer – Se você tiver tempo para aproveitar mais a região e se exercitar para queimar as calorias de um eventual waffle, um passeio pela bem cuidada trilha às margens do rio Ammer é muito prazeroso, especialmente para nós brasileiros que temos rios poluídos em nossas cidades.
3. Subir a montanha de teleférico Laber – Seja pela vista ou para trekking, taí uma atividade que sempre curto: ver a cidade e as montanhas do alto. Em dez/18 custava €15,50 ou €9.50 só para subir ou só para descer.
4. Visitar a Casa de Pôncio Pilatos – Além do caprichado jardim e dos afrescos de 1784 com o tema que justifica o nome da casa, seu interior abriga estúdios de artistas trabalhando ao vivo, seja em madeira, cerâmica, tecido ou vidro. Muitos artigos estão à venda e a casa parece um museu vivo. A entrada é gratuita e na saída há uma caixa para doação.
5. Entrar na igreja de São Pedro e Paulo, que como muitas outras tem um exterior simples, mas interior primoroso. Fica na Ettalerstrasse, 30
6. Distante apenas 4 km de Oberammergau fica Ettal, cidade do Mosteiro beneditino com cerca de 50 monges. Infelizmente não paramos pois tínhamos que fazer check-in em Garmisch-Partenkirchen, mas vi imagens de sua cúpula interior que é divina! e como fica linda numa paisagem outonal como esta:
Paixão de Cristo em Oberammergau
A cada 10 anos Oberammergau recebe turistas não só da Alemanha, mas de toda parte do mundo para presenciar a encenação da Paixão de Cristo. Cerca de 2000 habitantes (quase metade da população) participam da grandiosa peça com duração de 5 horas. A próxima seria em 2020, mas a pandemia Covid-19 a adiou por 2 anos. A próxima será em 2030. Os ingressos costumam esgotar muito rápido. Números são números, e só entendi a dimensão do evento quando assisti a um documentário sobre o assunto no youtube. Deixo o link caso você queira assistir também (em Inglês).
A encenação acontece há quase 4 séculos. Senta que lá vem história. Com a Peste Negra, a população da Alemanha fora reduzida de 17 milhões para 4 milhões e Oberammergau tinha escapado ilesa. Até que alguém trouxe a doença para a cidade, e metade da população morreu. Em 1633, os habitantes prometeram encenar a Paixão de Cristo a cada 10 anos se ficassem livres da Peste. Promessa feita, atendida e cumprida, segundo contam.
Como Chegar a Oberammergau
Nós fizemos esta viagem pela Alemanha, oeste da Áustria e Alsácia, na França, de carro alugado e sugiro que você faça o mesmo para aproveitar bem a viagem, nem que seja só pelo Sul da Alemanha. Reservamos o carro no site Rentcars, que além de bons preços permite o pagamento parcelado no cartão de crédito livre de IOF. Retiramos e entregamos o carro convenientemente no aeroporto de Munique. Se tiver dúvidas quanto a dirigir na Alemanha, leia o post Dirigindo na Alemanha, onde falo sobre sinalização, combustível, estradas e outras dicas relativas.
De Munique a Oberammergau de trem você gastará 2h30 ou mais. Outra opção é comprar uma excursão a partir de Munique para o Castelo Neuschwanstein e palácio Linderhof, que faz uma passagem por Oberammergau. Veja no parceiro do blog Get your Guide:
Confira as sugestões de Bate-Voltas a Partir de Munique, que servem para quem traçará uma rota de carro, mas legal para quem depende de trem e monta base em Munique
Foram poucas horas em Oberammergau, mas me dei por satisfeita, o dia estava lindo e não há muito pra fazer para quem está de passagem. Não deixe de acompanhar os demais posts desta viagem pela Alemanha, onde ficam os Alpes Alemães, as cidades da Rota Romântica, a capital da região, Munique, e muitos dos castelos da Alemanha. E se tiver alguma pergunta, faça-a nos comentários, terei prazer em ajudar.
Respostas de 21
Que charme de cidadezinha. Só conheço Munique, mas estou planejando de fazer uma road trip em 2020 na Alemanha e a rota romântica vai entrar para o roteiro 🙂 Achei lindo as fachadas e como disse, acho que nem precisa de roteirinho para isso né, é como os vilarejos da Alsácia na França, é ir caminhando e descobrindo. E fiquei aqui encantada com a foto do lago Planssee, lindo.
Josi, tenho acompanhado suas andanças pela Europa, que delícia! O Planssee foi uma surpresa, não estava nos planos, mas diante de nossos olhos pela estrada. Assim é sempre melhor!
Estou encantada por esta Oberammergau!!! Um roteiro pelo sul da Alemanha deve ser uma delícia. Eu estive em Munique – apenas 1 dia – voltando de Nuremberg onde fiquei uma semana extraordinária. Eu amo as cidades pequenas! Eu poderia passar muitas horas, dias preguiçosos, apreciando fachadas, caminhando pela orla do rio Ammer e engordando no Eiscafé Paradiso. rsrsrsr
E o melhor, Ana, não tem calorão! ahaha
Que lugar lindoooo! Estou apaixonada! Eu fico triste de lembrar que a maior parte das cidades que conheço na Europa são grandes capitais. Preciso muito de um roteiro de interior ouvindo Simon e Garfunkel. Obrigada pelas dicas!
Fique triste, não, Marcela. Eu comecei pelas capitais: Paris, Londres, Viena, Budapeste, Praga, Lisboa… , mas estou preferindo viajar desta forma agora, curtindo regiões de países – e porque adoro cidades pequenas! abraços
Eu adoro viajar aqui no blog e conhecer estas cidadezinhas lindas, que jamais tinha ouvido falar! Maravilha de post! Adorei!
Pois é, não é um nome que se ouve com frequência. Obrigada pela visita!