Não foi amor à primeira vista visita. Em 2013 passei dois dias em Roma, visitando os principais pontos como quem tica uma lista de supermercado. Não dá pra se apaixonar desse jeito, é muito lógico, seco, rápido, sem sentido. É como “ficar” com alguém, em vez de conquistar, conhecer, entregar-se. Pior: viajei empacotada e o ônibus me levava de um canto a outro da cidade. Sem precisar usar mapinhas ou transporte público, deixei Roma sem ter me localizado geograficamente, algo que acho básico para compreender a cidade.
Voltei e me entreguei. E este post é uma declaração de amor a Roma, cujo título foi descaradamente roubado de Woody Allen. Não tem dicas, mas espero que as imagens te inspirem a querer conhecer esta senhora cuja poesia vai além de monumentos e templos religiosos. Ou para você recordar sua visita. As fotos foram escolhidas aleatoriamente e não representam meu favoritismo (mas muitas estão entre o que mais gosto da capital italiana!). Deixei Roma com a certeza de que ela merece mais uma visita para que eu a conheça melhor, porque conquistar, ela me conquistou.
Se quiser dicas de Roma, publiquei aqui Roma: Guia para Planejar sua Viagem e Onde Ficar em Roma: Hotéis por Região, e relatos de visitas a igrejas, museus, mirantes. Encontre na página-índice Roma.
Ah, e por falar em Woody Allen, o Antonio do blog Fui por Aí escreveu, entre outras coisas, sobre Monti, o bairro que inspirou o diretor, Monti.
Respostas de 4
Belo texto Marcia, também adorei as fotos. Ainda não conheço Roma. Pretendo conhecer em breve. Beijos, Eduardo.
Obrigada, Eduardo. Fotografar é uma das coisas que mais gosto em viagens vá a Roma, sim, não tem como não se apaixonar. Abraços
Bela postagem, Roma minha cidade no mundo!!!
Oi, Paulo, obrigada! Escrevi um post novo esta semana sobre igreas de Roma, e voltei a me apaixonar. Bora pegar um voo logo logo!