Porquê Luxor não pode ficar de fora do roteiro pelo Egito

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

o que fazer em Luxor

A resposta é rápida: Luxor não pode ficar de fora de seu roteiro pelo Egito porque é onde estão os melhores templos, as mais incríveis tumbas, e outras atividades que marcarão profundamente sua experiência egípcia.

Quando pensamos em Egito, as pirâmides de Gizé logo vêm à mente, e é no Cairo que também estão os maravilhosos Museu Egípcio do Cairo, Museu Nacional da Civilização Egípcia, a histórica Fortaleza de Saladino, o bairro Copto, enfim, Cairo é imperdível, mas Luxor também é.

Infelizmente não tivemos tanto tempo para explorar Luxor, mas fizemos as principais, e deixo sugestões de o que fazer em Luxor e região, além das que conhecemos. Também compartilho informações preciosas, como o Luxor Pass e onde reservar seu cruzeiro pelo Nilo até Luxor.

Como é Luxor

Localizada quase no centro do Egito, lar da antiga Tebas, Luxor pode ser considerada um museu a céu aberto devido a seus inúmeros templos.

O rio Nilo divide Luxor, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979, em dois:

  • a cidade dos vivos, onde estão as construções modernas, os museus, hotéis, aeroporto e os templos de Luxor e Karnak
  • a morada dos mortos, a costa oeste, do sol poente, onde está o Vale dos Reis e os templos mortuários

Achei Luxor mais agradável do que Cairo, possivelmente por ser menor e por não ter o smog característico da capital, nem o trânsito caótico.

A Kornish Al Nile, a avenida à beira do rio Nilo, é agradável para caminhar à noite e até usamos o caixa eletrônico e não nos sentimos inseguros. É nesta região também que estão os melhores hotéis de Luxor.

O calçadão do porto é moderno e bonito, com muitas lojinhas e serviços, além de jardins e árvores, algo muito bem-vindo na aridez do deserto.

E se você gosta de fotos com tema contraste, assim como tem Pizza Hut com vista para as pirâmides de Gizé, tem McDonalds com vista para o Templo de Luxor.

luxor av das esfinges

Cairo Pass e Luxor Pass

Durante a pesquisa de o que fazer em Luxor, li sobre o Luxor Pass, um cartão com direito a descontos nos sítios históricos administrados pelo governo. Como viajamos com uma agência, eles providenciaram todos os ingressos, mas para quem viaja ao Egito de maneira independente, esta informação é boa.

Há dois tipos de passes, o Luxor Pass (USD 100) e o Premium Luxor Pass (USD 200), ambos com validade de 5 dias consecutivos. A diferença entre os dois é que o Premium permite entrada nas tumbas mais incríveis do Vale dos Mortos, a da Rainha Nefertari e a de Seti. Estudantes têm direito a 50% de desconto.

Os passes são vendidos apenas em território Egípcio, em cash, quer dizer, em dólares norte-americanos, no Templo de Karnak e no Vale dos Reis. Leve seu passaporte e cópia das páginas do passaporte em que constam as informações pessoais e fotos.

Encontre todas as dicas de viagem ao Egito na página-índice Egito

Como chegar a Luxor

Luxor fica 650 km ao sul do Cairo e 230 km a norte de Assuã, região que também precisa entrar no roteiro de uma viagem ao Egito.

Para te situar, chegamos a Luxor depois do cruzeiro no Rio Nilo, que começou em Assuã. De lá, fomos a Hurghada de van da agência. Depois o voo, como mencionei, de volta ao Cairo.

De carro

Diferente de outros países que já visitamos, não aconselho alugar carro no Egito, por inúmeros motivos. Leia mais em Viagem ao Egito.

De avião

Apenas a Egypt Air é autorizada a fazer voos domésticos no Egito. Nós voamos com ela do Cairo a Assuã e depois de Hurghada ao Cairo e achei confortável. Já não posso dizer o mesmo dos aeroportos, que são extremamente exigentes no quesito segurança e chega a ser irritante a quantidade de vezes que precisamos apresentar passaportes e passar por raio-X. Se você achava EUA zeloso, não viu nada. Mas sem dúvida, ainda é a melhor forma de viajar longas distâncias pelo Egito.

Como nossa viagem foi organizada por uma agência, não passei pelo processo de compra de bilhetes, então não tenho como opinar, e só sei que um turista disse ter sido complicado comprar no site da Egypt Air.

De trem

Uma opção econômica é o trem noturno entre Cairo e Luxor – e vice versa. São 10 horas de viagem e a empresa que oferece 3 viagens ao dia é a ERNST. São 3 classes distintas: bed, seats, Top VIP. Quando escrevi este post, o preço de cama em cabine dupla saía por US$80.

De cruzeiro

Mais que um transporte, o cruzeiro pelo rio Nilo é uma forma prazerosa de chegar a Luxor e certamente integra toda lista de o que fazer em Luxor. Nosso pacote incluía 3 noites de cruzeiro no Esmeralda Nile Cruise, partindo de Assuã, mas há também opções de mais dias e com partidas do Cairo.

Como reservar cruzeiro até Luxor

Reservar um cruzeiro no Egito é tão fácil quanto um quarto de hotel! O navio que nos levou de Assuã a Luxor, o MS Esmeralda, pode ser reservado pelo Booking.com, nesse link aí. Todas as refeições estão inclusas e há 3 opções: de 4 ou 7 noites a partir de Luxor, ou 3 noites a partir de Assuã.

O Mövenpick Prince Abbas Lake Nasser é um opção mais cara, e não descobri ainda o motivo, já que até a nota dos hóspedes é similar à do Esmeralda.

Cruzeiro com guia em português e ingressos a templos

Esta opção é maravilhosa, pena que eu não a conhecia antes de planejar minha viagem! A Civitatis vende não apenas o cruzeiro, mas um pacote completo igual ao que fizemos, com as vantagens de pagar em reais e ainda parcelar no cartão de crédito. Só não vou de novo porque tem muito lugar no mundo ainda pra conhecer.

O pacote da Civitatis inclui (compre por esse link):

  • transfer do hotel em Luxor/aeroporto/estação de trem
  • 4 noites de cruzeiro entre Luxor e Assuã
  • pensão completa
  • guia falante de português
  • ingresso a 3 templos: Luxor, Karnak e Hatshepsut 
  • ingresso a 3 tumbas do Vale dos Reis
  • ingresso aos Templos de Edfu, Kom Ombo, e Phiilae
  • passeio de Feluca
  • transfer ao aeroporto de Assuã, hotel ou estação de trem
cruzeiro no egito

MELHOR REGIÃO PARA Ficar em Luxor

Além dos cruzeiros, há vários hotéis em Luxor. A melhor localização é a margem leste do Nilo, em frente ao porto, mas há opções muito boas na costa oeste, e daí é só tomar a balsa para cruzar o Nilo.

Selecionei alguns, classificados por pontuação dada por hóspedes. E não se espante, os hotéis no Egito são muito acessíveis.

Localizado a 2 km do Templo de Luxor, o Sonesta St George Hotel tem quartos e área de lazer com vista para o Rio Nilo, e nota acima de 9 dadas pelos hóspedes.

hoteis em luxor

Do lado oeste do Nilo fica o lindo Djorff Palace, com estilo árabe para você entrar no clima! Eu ficaria ali fácil fácil.

hotel em luxor

Estou dizendo que é bem barato! O quarto mais barato do resort Pavillon Winter Luxor sai por R$400/noite em janeiro, com café incluso! Preço de pousadinha do Brasil e olhe lá!

Para quem viaja em família ou precisa economizar, o Malkata House tem apartamentos de 2 quartos e serve café da manhã (não tem cozinha nos aptos). Já o Villa Diletta Luxor é uma casa inteira para até 4 pessoas.

onde ficar em Luxor

O QUE FAZER EM LUXOR

Vale dos Reis

O Vale dos Reis é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, com túmulos reais primorosamente decorados onde foram sepultados governantes do Egito do período 1539-1075 aC. São mais de 60 túmulos, mas nem todos estão abertos ao público – e nem todos foram descobertos.

Quando publiquei este post, ainda não tinha terminado o post específico sobre o Vale dos Reis, por favor veja as dicas completas na página-índice Egito.

o que fazer em Luxor

Templos de Luxor e Karnak

A visita aos templos de Luxor e Karnak para mim foram tão marcantes quanto das pirâmides de Gizé. São templos vizinhos, que podem ser visitados no mesmo dia. Leia as dicas em Templos de Luxor e Karnak e a avenida das esfinges.

Templo de Hatshepsut

Talvez Hatshepsut não te seja tão familiar quanto nomes como Hamses ou Tutancamon, mas a história desta faraó vem cada vez ganhando mais destaque. Aprenda sobre ela e confira as dicas para a visita ao Templo de Hatshepsut e a controversa faraó.

templos em luxor
Estátuas de Osiris no terceiro nível

Voo de Balão

Ah, meu Deus, que emoção, só Biafra pra descrever (ahaha) “Voar, voar, subir, subir…” Ver o sol nascendo no deserto, acima do Rio Nilo, no Vale dos Reis. Quando desci, corri para meu marido, que não tinha voado e me esperava, e pulei no colo dele, como uma criança.

Não deixe que o medo te impeça de voar de balão. Quando estiver no alto, em vez de pensar que algo pode dar errado, ou no medo de altura, pense que você tem o privilégio de estar voando!

Quanto custa o voo de balão em Luxor?

Pelo mesmo preço de um voo de balão no interior de SP, por exemplo, você pode voar sobre Luxor! Mais uma vez, indico a Civitatis, clique abaixo para fazer sua reserva:

Colossos de Memnon

Duas estátuas de 18 metros de altura representando o faraó Amenhotep III parecem pouca coisa em meio a tantos templos e túmulos de Luxor, mas elas marcam o local onde ficava o complexo mortuário do faraó, ainda mais magnífico que o Templo de Karnak. Destruído por terremotos, inundações e a antiga prática de usar monumentos mais antigos como material para novas estruturas, paramos ali apenas para uma breve foto.

Cruzeiro no Rio Nilo

Se passou direto para este parágrafo, veja acima as sugestões de cruzeiros no Egito.

Museu de Luxor e da Mumificação

Dois museus que infelizmente não tive tempo de conhecer, mas que são de grande importância. O Museu de Luxor contém peças escavadas dos Templos de Luxor e de Karnak, e o da Mumificação explica o processo de mumificação.

Os ingressos podem ser comprados na hora, ou neste tour da Civitatis que inclui guia falante de português e traslado.

cruzeiro luxor egito

Souq, o mercado de Luxor

Enquanto o mercado do Cairo é caótico, o souq de Luxor é mais agradável e tem treliças nos protegendo do inclemente sol do Egito, mesmo no final do inverno. É um bom lugar para comprar souvenires, mas nada muito diferente do que você já deve ter visto em outros mercados pelos quais passou nesta viagem ao Egito.

Passeio de Charrete por Luxor

Bem, eu não curto muito este tipo de atividade, mas a charrete é usada no Egito como meio de transporte. O passeio dura 1h30 e passa pelos pontos turísticos do lado Leste do Nilo. Na Civitatis é oferecido com guia falante de espanhol ou inglês.

mercado souoq de luxor

O que fazer perto de luxor

Se tiver tempo, não deixe de visitar um dos templos mais lindos do Egito, o de Dendera, a 80 km de Luxor. O templo é considerado o mais bem preservado do Egito e apresenta cores vibrantes, trazidas de volta após trabalho de limpeza.

Compre a excursão a templo de Dendera e ao de Abidos na Civitatis, em reais (sem IOF) e com possibilidade de parcelamento.

o que fazer em Luxor

Viu como tem muita coisa para fazer em Luxor? Agora é só usar todas as dicas e realizar o sonho de conhecer o Egito!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Sempre que vejo fotos e leio sobre Luxor fico com a impressão de que realmente é um lugar totalmente imperdível! Seu artigo reforçou a ideia de que tenho que ir pra lá rsrs

  2. Sonho antigo do meu marido é conhecer o Egito e, com certeza, Luxor não pode ficar de fora do roteiro. A nossa resistência é viajar com excursão e adorei saber de tantos tours da Civitatis com guia em português e espanhol. Post inspirador, parabens!

    1. pois, é, Lilian, se eu soubesse disso na época teria ido por conta, também. Por outro lado, demos muita sorte e nosso grupo era de apenas 7 pessoas e muito legais.

  3. Que sonho essa viagem ao Egito! Como vc bem disse, quando pensamos em Egito sempre vêm Cairo à cabeça, Luxor só lembrava das aulas de História. Achei demais a possibilidade de chegar na cidade por cruzeiro e ainda poder fazer esse passeio de balão.

  4. O Egito está no topo da minha lista de destinos para conhecer, pra falar a verdade o Cairo era a cidade que vinha à minha cabeça logo de cara, mas vi aqui que não posso deixar de incluir Luxor no roteiro. Cada vez mais ansiosa para finalizar a programação dessa viagem e realizar esse sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.