Se você como eu ama montanhas, a região Oberland Bernês, ou alta região de Berna, será sua favorita na Suíça! É no cantão de Berna que fica a região de Jungfrau, onde estão das paisagens montanhosas mais incríveis da Europa. E subindo Schilthorn, você terá o privilégio de viajar no teleférico mais inclinado do mundo – e de ver essa cadeia maravilhosa de picos de 4 mil metros.

Berna, Jungfrau, Schilthorn, parece confuso – e é (rsrsrs), eu só entendi melhor depois de visitar – e ficar deslumbrada com esta região. Se precisar de ajuda, entre em contato. Além de viajante apaixonada pela Suíça, sou agente de viagens e especialista certificada pelo órgão de turismo do país.

Com chegar a Schilthorn
Prepare-se, este será um dia de paisagens deslumbrantes! Comece em Interlaken, cidade de onde partem os trens – ou estrada – para o Vale de Lauterbrunnen, onde você tomará ônibus até Stechelberg. Em Stechelberg fica a estação do teleférico até Schilthorn. Se estiver de carro, há estacionamento, pago na saída nas máquinas automáticas (foto abaixo, à esquerda).

As vistas dos paredões e do vale de Lauterbrunnen são maravilhosas, e se você for pela manhã possivelmente verá paragliders colorindo o espaço com seu balé hipnotizante. A ponte da foto acima faz parte da via ferrata de Murren a Gimmelwald, que eu adoraria ter coragem para fazer. A ponte é a parte menos tensa do percurso, tá?
Quanto custa o teleférico para Birg e Schilthorn?
Você pode garantir seu ingresso entre Stechelberg e Schilthorn comprando com a Tiqets , que é uma das plataformas em que confio e indico, já tendo comprado vários ingressos de atrações. Além disso, seria uma forma de retribuir com gentileza as dicas que está recebendo gratuitamente aqui, pois o blog recebe uma comissão que não impacta no seu bolso, pois o custo é o mesmo do site oficial. Em 2025, quando atualizei este post, o bilhete de ida e volta até Schilthorn custava 108 CHF.
Schilthorn com Swiss Travel Pass
Em 2025, portadores do Swiss Travel Pass tinham direito a desconto, e o bilhete de ida e volta a Schilthorn passava de 108 CHF para 42,80 CHF, uma bela economia! Nossa parceira Get your Guide tem o Swiss Travel Pass de vários dias e outros passes. Para entender TUDO sobre o Swiss Travel Pass, assista:
Talvez você queira ler:
- Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar
- Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2025 e outras dicas
- Berner Oberland Pass: o melhor passe da Suíça?
Montanha Schilthorn de graça!
Mas olha só: o Berner Oberland Pass, desde 2025, dá desconto de 100%, ou seja, se você comprar esse passe regional, poderá subir até Schilthorn sem pagar nenhum complemento!
Quer mais dica? No dia do seu aniverásrio, o teleférico até Schilthorn é gratuito! Com tanta dica boa, você bem que poderia comprar os passes comigo, hein?!
O teleférico mais inclinado do mundo
O teleférico mais inclinado do mundo tem uma inclinação de 159%. Como você pode ver na foto, é bem grande, mas some diante da montanha. Tem capacidade para 85 pessoas e chega a Murren em apenas 4 minutos.

Atenção: O teleférico antigo ainda está funcionando, fazendo parada em um dos vilarejos mais fofos da Suíça Gimmelwald. Quando voltei ao Vale de Lauterbrunnen, em 2025, não subimos até Schilthorn, pois já tínhamos passado a manhã em Grindelwald First, então fui apenas rever Gimmelwald. Trata-se de um vilarejo que na minha opinião é o mais acessível que se tem de uma Suíça autêntica e rural. Minha amiga ficou muito nervosa, pois tem medo de altura. Registrei sua bravura na saída do teleférico.

Murren, primeira parada do teleférico da Schilthorn
A caminho de Schilthorn, você pode descer em Murren, mas confira a previsão do tempo, pois se as nuvens começarem a se formar, você perderá toda a vista. Vá pela manhã e deixe Murren para depois.
Murren é um vilarejo onde não circulam carros, que assim como Gimmelwald tem vistas deslumbrantes das montanhas, como se desse para tocá-las. Leia o artigo sobre Murren para saber mais. Na página Suíça, os artigos estão organizados por região, super fácil de se achar e ler tudo para planejar sua viagem à Suíça!

Birg, a parada mais radical
Parada intermediária do teleférico até Schilthorn, Birg tem uma das melhores vistas dos 3 grandes picos, numa plataforma aramada e com um trecho de vidro, deixando o desfiladeiro visível sob seus pés.

Da plataforma da foto acima, descemos alguns degraus e encontramos a Thrill Walk, passarela construída em 2016 no penhasco com aventuras que divertem principalmente as crianças: mais um trecho de piso de vidro, uma corda bamba (com rede protetora, claro) e um túnel telado. Tudo incluso no custo do teleférico.


Birg é muito legal, mas quando eu fui as nuvens estavam fechando o tempo cada vez mais, e não me demorei muito ali, tomando o teleférico até o topo, Schilthorn, onde fica o restaurante giratório Piz Gloria.
Schilthorn: neve no verão, tradições suíças e fãs de 007
Em 1967, o topo da Schilthorn finalmente ganhou acesso a qualquer pessoa graças ao mais longo cable car do mundo até então. Não bastasse isso, o idealizador construiu o primeiro restaurante giratório a 3 mil metros de altitude, o Piz Gloria, usado nas filmagens do 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade.
Além do restaurante, há algumas atividades interativas no Schilthorn com o tema 007, uma loja de souvenirs, lanchonete e um terraço com vista fantástica, se você aguentar o frio. Prepare-se para ele: jaqueta corta vento mesmo no verão e em outras épocas pode levar toucas, luvas e segundas camadas e casacos – estamos a quase 3 mil metros de altitude!


A 3 mil metros, mesmo no verão você verá neve, então aproveite mais esta atração da natureza no Schilthorn. Minha bateria acabou (lição aprendida, não saio mais sem power bank), e a única foto que tenho do interior do Piz Gloria é desse ibex empalhado.
O Ibex é o animal símbolo da Suíça, e junto a ele costumam se apresentar, ali no topo do Schilthorn, ao lado de painéis do 007, cantores de yodel, segurando as tradicionais tigelas de leite que giram com metal produzindo um som característico e/ou tocando trompa alpina.

Vale a pena o teleférico a Schilthorn?
Eu sei, é difícil decidir quais montanhas da Suíça subir, principalmente se o passe que você escolheu só dá descontos. Eu não quero ser a pessoa a dizer para ir ou não ir, prefiro te convidar a ler Montanhas da Suíça: quais visitar para diferentes interesses e perfis e deixar a decisão para você. Na minha opinião, a subida do paredão vertical é emocionante, o que torna seu teleférico inigualável.











