Montanhas da Suíça: quais visitar para diferentes interesses e perfis

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Há quem vá à Suíça apenas para curtir suas cidades, mas raramente ficam de fora do roteiro ao menos 2 montanhas. Relacionei as mais populares, lindas e acessíveis, classificadas por interesses diversos. Cada uma delas tem um atrativo e eu não conseguiria escolher apenas duas. Se você precisar fazer escolhas, após 6 minutos de leitura terá uma boa ideia de qual escolher. No final, listo também as mais visitadas.

As montanhas da Suíça às vezes têm paradas de meios de elevação em vários níveis, e dependendo da altitude o topo tem menos espaço e pode ser mais árido e inóspito e às vezes até climas diferentes. Por isso, não deixe de seguir os links para ter informações completas a respeito de cada uma. Por exemplos, cito Schilthorn, que você pode parar em Birg, e Monte Titlis, onde se pode descer no nível do Trübsee.

montanhas da Suíça

Leia também: Passes Regionais na Suíça para economizar, Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2024 e outras dicas e Trem na Suíça

Montanhas da Suíça perfeitas para crianças

Para as crianças suíças, caminhar por trilhas em montanhas é parte do currículo escolar. Mas poucos brasileirinhos irão à Suíça para isso, imagino, então selecionei outros interesses para eles. Além disso, quase todas as montanhas têm ao menos um playground, então listei abaixo as montanhas que contemplam outras atrações.

Monte Pilatus

A vista que se tem do lago Lucerna, a partir do topo do Monte Pilatus, é realmente muito bonita, mas as crianças vão curtir mesmo o nível intermediário, Fräkmüntegg (1.416m de altitude). Além das tirolesas e arvorismo, um divertido bobsled (trenó sobre trilhos) desce a montanha.

montanhas da Suíça

Monte Titlis

Talvez a mais popular das montanhas da Suíça, o Monte Titlis de Engelberg tem como slogan “neve o ano todo”. E tem muitas atrações para crianças de todas idades, além da neve. Atividades inusitadas como caminhar num túnel escavado na geleira, passear de cadeirinha sobre a mesma geleira, ou balançar na ponte do Cliffwalk se juntam ao popular esqui bunda. Ao nível do lago Trübsee, um playground muito legal vai gastar qualquer energia que ainda sobrar nos pequenos! Depois é só remar no lago, uma atividade compatível com a calmaria que deve pairar sobre a família depois de tanta adrenalina.

montanhas da Suíça

Kronberg

Aqui não é preciso tomar qualquer meio de elevação para divertir as crianças, pois o playground fica na base desta montanha no cantão Appenzell. O espaço é muito rico e conta com tradicionais brinquedos, além de camas elásticas, tirolesa e um longo bobsled.

Contei um pouco sobre Kronberg em Vá de graça a Appenzell, a Suíça em retrato rural

montanhas da Suíça

Para quem tem pouco tempo ou intolerância a maiores altitudes

Harder Kulm

Com acesso fácil a partir da estação de Interlaken Ost, o Harder Kulm também é a melhor opção para quem tem medo de gôndolas ou teleférico, pois subimos a montanhas num funicular. A vista da cidade e do lago Thun e Brienz é espetacular. Informações completas do mirante de Interlaken Harder Kulm neste link do Mulher Casada Viaja.

Üetliberg

Esta montanha suíça localizada em Zurique é outra opção para quem tem pouco tempo (20 min de trem da estação central) ou não tem tolerância a altitudes, já que fica abaixo de 900 metros.

Monte San Salvatore

Outra montanha (870 metros de altitude) acessível por funicular, desta vez no cantão Ticino, com vista para o Lago e cidade de Lugano, e que também tem fácil acesso até com transporte público.

montanhas da Suíça
O lago Lugano

Montanhas da Suíça para comer com vista

Nada melhor do que comer com vista, não acha? Então dediquei um post ao tema. Confira as dicas em Restaurantes de Montanha na Suíça.

montanhas da Suíça

Montanhas da Suíça para esquiar

Como não esquio, vou deixar apenas uma listinha para alguns dos melhores lugares para esportes de neve: Verbier, St Moritz, Grindelwald, Andermatt, Saas Free, Engelberg,  Les Diablerets, Arosa, Davos Klosters, região do Jungfrau e da geleira Aletsch, Adelboden-Lenk, Portes du Soleil.

Montanhas da Suíça para Trilhas

Nossa, precisaria listar muitas! Sério, são 22 mil km de trilhas nas montanhas suíças, de diferentes níveis e duração. Vou citar as que fiz, todas de apenas algumas horas. Você encontra o relato e as dicas de todas elas na página índice Suíça, tudo organizado por cantão/estado suíço.

  • Trilha circular para a ponte suspensa em Randa, Zermatt – trilha difícil de 10 km
  • Trilha panorâmica de Maanlichen a Kleine Scheidegg – trilha moderada de 9,5 km
  • Trilha Ebenalp a Seealpsee – trilha moderada a difícil, de 7 km
  • Trilha panorâmica circular do lago Oeschinen – trilha moderada de 9 km
  • trilha circular em Schynige Platte – trilha moderada de 5,5 km
  • First a Bachalpsee – trilha moderada de 6 km
  • Trilha circular Trubsee – fácil, de 3,5 km
  • Furenalp à cachoeira, trilha moderada 9,5 km

Abaixo, as trilhas que eu gostaria de fazer:

  • Trilha dos 5 lagos de Pizol
  • Trilha para a ponte suspensa Trift, em Nessental
  • Trilha dos 5 lagos de Zermatt
  • Tour du Mont Blanc
  • Trilha lago Gelmer
  • Trilha Stoos

Montanhas da Suíça para radicalizar

Grindelwald First

Assim como o Monte Titlis, Grindelwald First é a montanha com mais atividades para jovens. Além do fantástico cliffwalk (abaixo), uma passarela construída no desfiladeiro com vistas fantásticas, a montanha tem atrações muito legais, como descer parte da montanha de triciclo ou numa tirolesa-pássaro. Encontre as dicas completas na página-índice Suíça.

aproveite e siga o @mulhercasadaviaja no Instagram!

Via Ferrata e Mountain Biking

Além de esqui e snowboarding, é possível praticar esportes radicais também no verão. Se eu tivesse coragem, uma das atividades que eu faria seria via ferrata. São trilhas mais técnicas, com trechos com degraus de metal verticais e/ou apoio de cabos de aço e mosquetões. Como não fiz, só vou listar algumas que vi durante outras trilhas ou passeios: Kandersteg-Allmenalp, Murren, Zermatt, Furenwand,

A maior parte das montanhas tem trilhas para mountain Biking, aluguel de bikes e equipamentos e estações de carga para bicicletas elétricas. Algumas trilhas são curtas, outras têm distâncias de quase 40 km, como a Bernina Express. As montanhas da Suíça também oferecem hospedagem bike-friendly, com serviços tipo oficina.

As mais visitadas montanhas da Suíça

Não encontrei uma fonte oficial suíça que listasse as montanhas mais visitadas do país, mas certamente Jungfraujoch, Monte Titlis, Monte Pilatus, Rigi, Schilthorn e Gornergratt (Matterhorn) estão entre elas.

Muita gente prefere a comodidade de excursões, então selecionei alguns passeios comercializados pela Get your Guide até algumas dessas maravilhosas montanhas suíças. Leia o que incluem, as regras e se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários que procurarei te ajudar.


Se você gostou das dicas e elas de alguma forma te ajudaram, retribua ao fazer reservas ou comprar passeios com um de nossos parceiros em Resolva sua Viagem (na barra lateral no PC ou abaixo em smartphones). Que você curta muito as montanhas Suíças!

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.