10 Castelos icônicos a visitar na França: deixe-se transportar para a Idade Média

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

castelos França
Monte Saint Michel em foto de Matt Hardy Pexels

França é famosa pelos seus castelos históricos que datam da Idade Média e Renascentista.

Esses castelos são testemunhas de uma época passada e oferecem uma visão fascinante da vida na Idade Média. Se você é um entusiasta da história, deve visitar esses castelos na sua próxima viagem à França.

Neste artigo, apresento 10 castelos icônicos que você deve visitar para experimentar a sensação de ser transportado no tempo.

Veja também os castelos que visitamos no Vale do Loire, região com maior concentração de castelos da França. No post há dicas de como chegar, aluguel de carro e outras informações.

Castelo de Saint Germain en Laye

Localizado em Saint Germain en Laye, o Castelo de Saint Germain en Laye foi construído no século XII. Ampliado e renovado várias vezes ao longo dos anos, o castelo serviu como residência real durante o reinado de Luís XIV.

Hoje, o castelo é também um museu que contém uma coleção de artefatos da história da França, incluindo pinturas, móveis e objetos de arte.

foto de Lamboley, by Pixabay

Castelo de Cheverny

O Castelo de Cheverny é uma bela propriedade localizada na região do Vale do Loire. Construído no século XVII, o castelo é famoso por sua arquitetura clássica e de mobiliário do século XVIII.

Além disso, o castelo é conhecido por ser a inspiração para o Chateau de Moulinsart, a casa do Capitão Haddock nos quadrinhos de Tintim.

Cheverny, em foto de Leonardo1982, Pixabay

Castelo de Chambord

O Castelo de Chambord é um dos castelos mais famosos da França e Patrimônio Mundial da UNESCO.

Construído no século XVI, o castelo é famoso pela sua arquitetura renascentista e a sua escadaria dupla em espiral. Lá pode-se observar uma coleção de móveis antigos e uma grande coleção de tapeçarias.

Ao por do sol, ainda mais lindo, em foto de Baccus7, Pixabay

Castelo de Versalhes

O Castelo de Versalhes é outro castelo famoso da França que serviu como residência real durante o reinado de Luís XIV, e talvez seja o mais famoso desta lista

O castelo tem arquitetura barroca e seus jardins paisagísticos são impressionantes e serviram de inspiração para castelos na Alemanha, Áustria e muitos outros países. Contém uma grande coleção de arte e artefatos da história de França. E claro que estive lá tão logo pisei em solo francês!

castelos França Versalhes
a luxuosa galeria dos espelhos de Versalhes, foto Marcia Picorallo

Castelo de Fontainebleau

O Castelo de Fontainebleau é um castelo real localizado a cerca de 55 km ao sul de Paris. Construído no século XII, foi ampliado e renovado várias vezes ao longo dos anos.

Lá pode-se encontrar uma coleção de pinturas, móveis, objetos de arte e tapeçarias históricos.

castelos França
a biblioteca do Fontainebleau já valeira a visita ao castelo

Castelo de Azay-le-Rideau

É um belo castelo localizado na região do Vale do Loire, construído no século XVI e famoso por sua arquitetura renascentista e os seus jardins paisagísticos.

A exemplo dos demais, o castelo de Azay-le-Rideau contém uma coleção de móveis antigos e uma grande coleção de tapeçarias.

castelos França
foto de Montvalent, Pixabay

Leia também Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily em Paris

Castelo de Chenonceau

O Castelo de Chenonceau é um dos mais esplêndidos e mais visitado do Vale do Loire e foi onde mais me demorei. Estivemos lá na primavera e todas as salas estavam enfeitadas com vasos de diferentes espécies de flores, trazendo um clima de boas-vindas.

Construído no século XVI, o castelo é famoso pela sua arquitetura renascentista e por ser construído em cima de uma ponte que cruza o rio Cher. O castelo possui uma enorme coleção de pinturas, móveis e objetos artísticos, além de belos jardins e parques.

a transformação do castelos ao longo dos anos

Castelo de Amboise

Centro do poder na Renascença, o castelo de Amboise foi palco de inúmeros eventos políticos, nascimentos, batizados, casamentos aristocráticos, conspirações e tratados de paz. Hoje está localizado no meio da simpática vila, e foi onde nos hospedamos para explorar a região do Vale do Loire.

castelos vale Loire
foto de Marcia Picorallo

Castelo de Carcassonne

É conhecido por ser um dos castelos mais impressionantes da época medieval. Localizado na região de Languedoc-Roussillon, este castelo remonta ao século XII e possui impressionantes muralhas e torres.

O castelo inclui um museu de história militar e é um dos locais mais populares para turistas.

castelos França
Se hospedar aos pés de um castelo proporciona lembranças assim. Foto de Hans, Pixabay

Castelo de Pierrefonds

O Castelo de Pierrefonds está localizado na floresta de Compiègne, é um castelo do século XV que foi restaurado no século XIX pelo arquiteto Viollet-le-Duc.

É famoso pela sua arquitetura gótica e por ser usado como local de filmagem para várias produções cinematográficas.

castelos França
o outono deixa os castelos ainda mais encantadores. Foto de Remiou, Pixabay

Castelo de Mont-Saint-Michel

Localizado numa ilha rochosa na costa da Normandia Castelo de Mont-Saint-Michel é um castelo fortificado.

Este castelo medieval remonta ao século VIII e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O castelo abriga uma grande coleção de objetos de arte e é um dos locais turísticos mais visitados da França.


Visitar estes castelos icónicos em França é uma experiência única e emocionante que transporta os visitantes para a Idade Média.

Além de admirarem a arquitetura e a arte, os visitantes também podem aprender sobre a história de França e apreciar a beleza dos jardins e parques que cercam esses castelos.

Se planeja fazer uma viagem à França, não perca a oportunidade de visitar esses castelos icónicos e experimentar a história e a cultura desse país maravilhoso.

planeje sua viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.