A beleza e as janelas

Outro dia meu irmão caçula me mostrou uma foto de um pavão, que ele já tinha me mostrado. Eu disse “Sim, fotos de pavão ficam muito bonitas”, e ele respondeu: “Vá, você posta foto de folhas!”. Sim, eu compartilho fotos de folhas, e de tampas de bueiro e de caixas de correio, de maçanetas, de poços. A beleza está nos olhos de quem vê, o provérbio prega com toda a sabedoria que só os provérbios têm. Então não sei se você verá a mesma beleza que eu vi quando fiz estas fotos, que compartilho aqui estimulada pelo projeto 8on8, em que um grupo de blogueiras compartilha 8 imagens todo mês, sobre um tema que escolhemos.

estrasburgo janelas
Janelas de Petit France, em Estrasburgo, Alsácia

Como este é um blog de viagem, vou me ater a imagens feitas durante estes dias rápidos de férias em que vivemos excessivamente. Sempre achei que viagens são um intensivo de vida, quando aprendemos coisas novas, conhecemos pessoas, provamos diferentes comidas, aprendemos a ser mais tolerantes, em pouco tempo. E guardadas as proporções, a vida passa tão rápido quanto nossas férias e ao pensar na equação beleza + viagem + foto = beleza², foi impossível dissociá-la de momentos que vivi cheios de beleza. Quando a vida bate à sua porta pra lembrar que a beleza que beira a perfeição pode estar nos momentos mais ordinários, sem intensivões, sem viagens ou festas – e não ser plástica. Nesse sentido, não é uma beleza fotografável ou paupável e a equação é ainda mais simples: beleza = felicidade.

Esta introdução toda e não vou compartilhar imagens dos primeiros dias de vida da minha filha ou de meus pais velhinhos no balanço da varanda. Mas acredito que mesmo eu não sabendo exatamente o porquê dessa introdução, sei que pode ajudar quem anda precisando enxergar belezas. Nunca se sabe quando podemos tocar ou ser tocados por alguém e muitas vezes são estranhos, como eu sou para você, que como anjos aparecem em nossas vidas e em algumas palavras nos confortam e nos ajudam a enxergar belezas perdidas na engrenagem dos dias comuns.

Mas vamos à beleza que pode ser vista e admirada. Eu viajando vi muito dela, algumas forjadas para turistas, outras autênticas. E foi difícil escolher um tema para este projeto fotográfico, mas acabei escolhendo as janelas, que são um alvo antigo meu. Dizem que os olhos são as janelas da alma. Eu digo que as janelas podem revelar a alma de uma cultura e de uma época.

1 As janelas podem até ser simples, como estas de Dinkelsbühl (Alemanha), mas as floreiras com gerâneos enchem de beleza a fachada das casas de toda a Rota Romântica.

Rota Romântica

2. As bay-windows são uma marca da arquitetura de São Francisco (Estados Unidos).São Francisco3. As janelas de Veneza (Itália) poderiam ganhar um post exclusivo. Apesar de seguirem o mesmo estilo arquitetônico, têm características próprias e singulares. Os vidros são inconfundíveis.Veneza

4. Às vezes o que torna uma janela especial é o que você vê através dela. Quando cheguei no apartamento em Trento (Itália), mal consegui ir para a cama e fiquei observando o movimento da piazza até que não houvesse mais nada a observar.

Trento Itália

5. Praga (República Tcheca) é outra cidade com uma oferta incrível de janelas maravilhosas, que vão do medieval ao contemporâneo, passando pela Art Noveau, mas escolhi esta, com grades, coisa rara na Europa, que traz uma ideia muito fofa para quebrar a sisudez e significância das grades: exibir uma coleção de sinos.Praga janela

6. Minhas fotos de janelas coloniais são todas analógicas, mas achei esta de Florianópolis (Brasil), decorada com nossa brasilidade.Florianópolis janelas7. Lisboa (Portugal) é outra cidade cujas janelas merecem ser fotografadas, mas acho que o conjunto gradil + azulejos acaba chamando mais nossa atenção do que as janelas em si.Lisboa arquitetura

8. Qualquer janela com vista para montanhas me encanta, mas esta de Machu Picchu (Peru) tem um lugar especial no meu acervo de memórias. 

Faltou espaço para mais janelas queridas, como as de Paris, as de influência espanhola de Lima, e as de art noveau que vi em várias cidades. Se você curte janelas, confira o perfil do fotógrafo português André Gonçalves no Instagram – e o do Mulher Casada Viaja também, claro!

E como beleza é diferente para min e para você, outras blogueiras escreveram e compartilharam 8 fotos do tema, confira:

  • Polly, do Diário de Polly, escreveu sobre a beleza do inverno na Bósnia.  
  • Klécia, do blog Fui ser Viajante, exibe pisos e ladrilhos de suas viagens pela América do Sul.  
  • Flávia mostra a beleza que vê pelo mundo em seu Quarto de Viagem 
  • Juliana do Turistando.in conta sobre os lugares mais lindos que visitou

13 comentários sobre “A beleza e as janelas

  1. Jane dezembro 8, 2017 / 11:44 am

    Que legal!!! Amei seu post!
    Tenho um álbum de fotos impressas que intitulei “Janelas de Portugal”. Acho que a vista a partir das janelas são mais surpreendentes!
    Não costumo publicar fotos, mas um dia me encorajo a tal!
    Grande beijo! Amo suas experiências ❤️

    Curtir

    • Marcia dezembro 8, 2017 / 5:29 pm

      Oi, Jane, obrigada por perder uns minutinhos pra deixar esse comentário fofo. Nossa, tem que publicar suas fotos. Só assim a gente cresce, porque sabe que os outros vão ver e vamos querer melhorar sempre.

      Curtir

  2. Marcia dezembro 8, 2017 / 3:32 pm

    OLA MÁRCIA,
    ADOREI SUA SELEÇAO DE JANELAS, PRINCIPALMENTE AS DE PRAGA E VENEZA, LUGARES QUE ADOREI CONHECER. A DE MACHU PICCHU MUITO INTERESSANTE.

    Curtir

    • Marcia dezembro 8, 2017 / 5:30 pm

      Dava pra fazer um post só com janelas de Praga e outro só com as de Veneza, são cidades maravilhosas, mesmo. Abraços

      Curtir

  3. Klécia Cassemiro dezembro 14, 2017 / 7:55 am

    Preciso dizer que adorei seu post? Sou a maior fã de janelas (e portas, e pisos, e tetos, e detalhes maravilhosos e simples assim!). Acho que é uma beleza que muita gente nem percebe, mas que me encanta e emociona profundamente. A janela de Machu Picchu é um ícone, e sua foto dela está inspiradora! O que é a delicadeza dos pequenos sinos e detalhes na janela de Praga?
    Mas aqui vai minha favorita: bay-windows em SF. Não conheco ao vivo, mas sonho em um dia me debruçar numa daquelas! Lindo post, Marcia! Até o próximo 8 on 8!

    Curtir

    • Marcia dezembro 14, 2017 / 10:10 am

      Pois é, temos estas “taras” em comum ahahaha. Nossa, São Francisco é um delírio de arquitetura em meio às ladeiras, é um charme só! Obrigada pela visita e até a próxima BC. bjs

      Curtir

  4. Juliana Moreti dezembro 20, 2017 / 2:39 pm

    Vc precisa ir para a Itàlia na primavera e fazer um post apenas dos balconi fioriti… Eu gosto de janelas, mas curto mais a moldura que ela pode proporcionar com a paisagem ao fundo, como aquela tua de Trento (mas confessa: depois do teu curso de fotografia, tem algo na cena que vc eliminaria, nao? hahahahaha).

    Das tuas janelas, a unica que eu sei onde é e tirei uma nela é a de Machu Picchu!
    hehehehe

    Curtir

    • Marcia janeiro 8, 2018 / 11:44 am

      Já fui à Toscana na Primavera, Juliana, realmente renderam muitos gerânios. Se você se refere à mochila na janela de Trento, eu fiz de propósito, já que ela teve um significado nessa viagem, minha companheirinha querida. O bom da fotografia é não ter que seguir todas as regras.

      Curtir

  5. Pollyane Martins janeiro 8, 2018 / 7:46 am

    Amo seus posts, suas abordagens, suas reflexões. O artigo está lindo, representando muitíssimo bem o tema que escolhemos. Janelas são mesmo maravilhosas, assim como maravilhosa é a capacidade de ver beleza em todas as coisas. Beijo grande

    Curtir

    • Marcia janeiro 8, 2018 / 11:46 am

      Oi, Polly, obrigada pelo comentário, sempre muito gentil. Você sabe que também adoro seus posts. Valeu e até a próxima!

      Curtir

  6. quartodeviagem janeiro 11, 2018 / 8:42 am

    O nosso projeto tá cada dia melhor com todas as meninas postando, eu também sou a louca de tirar fotos de objetos ramdômicos, todo mundo ri, tiro fotos de placas, janelas, portas, detalhes e coisas que ninguém percebe, este tipos de fotos deixa a vida bem mais interessante, hehehe

    Curtir

    • Marcia janeiro 11, 2018 / 4:36 pm

      Verdade, Flávia, adoro suas fotos! bjs e até o próximo projeto!

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s