Palácio de Würzburg na Rota Romântica Alemã

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

castelo wurzburgo

O Palácio de Würzburg é uma das principais atrações da charmosa cidade da região bávara alemã e não pode faltar em seu roteiro pela Rota Romântica Alemã. Figura entre os palácios mais importantes da Europa e na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1981. Construído no período de 1720 e 1770, combina estilos arquitetônicos dos castelos franceses, barroco vienense e seu interior guarda afrescos de artistas venezianos e é um ícone da importância dos príncipes-bispos do século 18 no cenário europeu.

Mas contar sobre o Palácio de Würzburg, assim, com tantas informações técnicas, me faz parecer redator de Wikipedia, então venha comigo saborear o passeio.

Passeando pelos jardins do Palácio de Würzburg

Depois de passar a manhã na austera Fortaleza de Würzburg, quando avistei pelo lado oposto da rua a fachada do Palácio de Würzburg lembrei-me imediatamente dos palácios de Viena: uma praça árida e ampla, tendo ao fundo um edifício de linhas clássicas e amarelado.

Wurzburg palácio

E naquele momento eu juro que queria ter rodinhas nos pés pra chegar logo, mas não demorou e estávamos diante da fonte que depois descobri traz no topo a figura alegórica de Francônia (região onde fica Würzburg) e mais abaixo poetas, pintores e escultores que estiveram envolvidos na construção do palácio.

Rota Romântica Wurzburg

Como já era tarde, precisamos optar por conhecer o interior do Palácio ou seus jardins e como era um dia perfeito de início do outono e nós já tínhamos visitado a Fortaleza de Marienberg pela manhã, nos dirigimos à lateral direita, onde um elaborado portão dá acesso ao Jardim Sul.

Wurzburg palácio
As árvores ao fundo são cerejeiras. Imagine como fica este jardim na primavera!

O Jardim Sul segue o estilo francês: simétrico, com uma fonte ao centro, esculturas, arbustos e árvores aparados em formatos diversos. É aqui que acontece o Festival de Mozart (leia mais abaixo).

Não visitamos a estufa (13), a horta (17) ou o orangerie (16), pois o jardim Leste nos esperava (veja mapa numerado abaixo). Tivemos a sorte de encontrar uma simpática californiana que gentilmente tirou uma dezena de fotos nossas num túnel de árvores cujas folhas começavam a tomar as cores do outono.

Wurzburg palácio

O Jardim Leste, que fica atrás do palácio, foi o de que mais gostei e onde tirei mais fotos também, e achei interessante pelo aclive do terreno, que permite um paisagismo interessante.

Wurzburg palácio jardim
planta do Jardim. Em vermelho, são as construções. 1 é o Palácio, 5 o restaurante

O tempo para conhecer os jardins vai depender do quanto você curte fotografia e jardinagem, mas se gostar, dos dois, como eu, separe ao menos uma hora.

Confira os demais posts sobre a Alemanha e sobre a Baviera e a Rota Romântica. E se você curte castelos e palácios, não deixe de conferir Que Castelos da Alemanha visitar e a Rota dos Castelos

Além da arquitetura do Palácio e da beleza dos jardins, outra coisa me lembrou Viena: a inveja que senti ao ver as pessoas aproveitando talvez os últimos dias de sol antes que o clima esfriasse, tranquilamente com seus laptops em um lugar público. O valor acessível de um restaurante em pleno jardim de um palácio. A limpeza e conservação dos jardins sem que houvesse seguranças para todos os lados. E se há câmeras, não as percebi.

Restauração do Würzburg

Em março de 1945 a cidade de Würzburg foi quase aniquilada por bombardeiros aéreos, como mostra a maquete na foto abaixo, em exposição na Fortaleza de Würzburg. O interior do Palácio sofreu um grande incêndio, mas muitas salas que se podem visitar no tour, como a Escadaria, o Hall Branco, o Vestíbulo e o Grande Hall foram poupados. O trabalho de restauração só foi finalizado em 1980 e no ano seguinte o Palácio foi reconhecido como patrimônio histórico da Unesco.

Wurzburg segunda guerra mundial
maquete em exposição da Fortaleza Marienberg retrata a aniquilação de Wurzburg na Segunda Guerra

Tour pelo interior do Palácio Würzburg

Chegamos no final da tarde, então não foi possível visitar seu interior, mas 40 salas estão abertas ao público, com mobília e obras de arte do século 18. 

Onde Comer no Palácio de Würzburg

Se você sonha em comer nos jardins de um palácio, seus problemas acabaram! Um restaurante ao lado do Jardim Sul oferece duas opões: um biergarten (mesas coletivas com bancos) o mesas ao ar livre sob ombrelones. Já tínhamos almoçado, uma pena, mas vi os preços e são até que gentis para o bolso brasilis: pratos em torno de 14 euros.

wurzburg restaurantes

Eventos no Palácio de Würzburg

O festival de Mozart mais antigo da Alemanha acontece nos Jardins do Residenz desde 1921, entre final de maio e final de junho.

Ingressos 

O acesso aos jardins é gratuito. Os ingressos para visitar o interior do palácio podem ser adquiridos na hora e incluem o tour guiado (€7,50) que tem duração de 50 minutos.

Os tours acontecem em alemão a cada 20 minutos. Em Inglês, diariamente das 11h às 15h. De maio a outubro há dois tours adicionais, às 13h30 e às 16h30.

Caso decida alugar um carro na Alemanha, aproveite as dicas em Dirigindo na Alemanha: aluguel de carro, sinalização, estradas, combustível…

Vai para Würzburg e tem alguma dúvida? Terei prazer em te ajudar, deixe seu comentário no campo abaixo. Leia também o post Würzburg: entrada ou sobremesa na Rota Romântica Alemã,

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. Não posso ver um castelo que fico toda eufórica, é muita beleza e glamour em um lugar só. Já conheci alguns pelo mundo e não me canso de querer aumentar minha lista. Este aí foi pro topo da lista dos Must See. Belo post, parabéns!

  2. Que lindo, Marcia! Este eu nao conhecia!
    Eis um dos motivos pelo qual preciso começar a pensar na Europa quando é primavera e não inverno…. Acredita que visitei palàcios apenas durante o frio, com neve ou simplesmente sem flores nenhuma? Em Versailles e em Sanssouci, as esculturas estavam cobertas!
    Incrivel como o Palácio de Würzburg se parece a muitos outros palàcios europeus. Principalmente seu externo (fachada e jardim)!

    1. Verdade, me senti em Viena e meu marido quando leu o post pensou que era o palácio Mirabel, em Salzburgo. Quanto a viajar no inverno, muitas vezes os castelos e palácios nem abrem. Não tem jeito, primavera e outono ainda não as melhores épocas na Europa.

  3. Amo saber de “rotas românticas” e essa alemã parece incrível! Como agora estou morando pertinho, espero poder conhecer a Alemanha ainda esse ano, com certeza vou voltar nesse post pra usar as dicas no meu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.