Palácio de Würzburg na Rota Romântica Alemã

O Palácio de Würzburg é uma das principais atrações da charmosa cidade da região bávara alemã e não pode faltar em seu rotiero pela Rota Romântica Alemã. Figura entre os palácios mais importantes da Europa e na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1981. Construído no período de 1720 e 1770, combina estilos arquitetônicos dos castelos franceses, barroco vienense e seu interior guarda afrescos de artistas venezianos e é um ícone da importância dos príncipes-bispos do século 18 no cenário europeu.

Mas contar sobre o Palácio de Würzburg , assim, com tantas informações técnicas, me faz parecer escritor de Wikipedia, então venha comigo saborear o passeio.

castelo wurzburgo

Quando avistei pelo lado oposto da rua a fachada do Palácio de Würzburg lembrei-me imediatamente dos palácios de Viena: uma praça árida e ampla, tendo ao fundo um edifício de linhas clássicas e amarelado.

Wurzburg palácio

Wurzburg palácio

E naquele momento eu juro que queria ter rodinhas nos pés pra chegar logo, mas não demorou e estávamos diante da fonte que depois descobri traz no topo a figura alegórica de Francônia (região onde fica Wurzburg) e mais abaixo poetas, pintores e escultores que estiveram envolvidos na construção do palácio.

Rota Romântica Wurzburg

Como já era tarde, precisamos optar por conhecer o interior do Palácio ou seus jardins e como era um dia perfeito de início do outono e nós já tínhamos visitado a Fortaleza de Marienberg pela manhã, nos dirigimos à lateral direita, onde um elaborado portão dá acesso ao Jardim Sul.

Wurzburg residenz

Wurzburg palácio
As árvores ao fundo são cerejeiras. Imagine como fica este jardim na primavera!

O Jardim Sul segue o estilo francês: simétrico, com uma fonte ao centro, esculturas, arbustos e árvores aparados em formatos diversos. É aqui que acontece o Festival de Mozart (leia mais abaixo).

Wurzburg palácio

Não visitamos a estufa (13), a horta (17) ou o orangerie (16), pois o jardim Leste nos esperava (veja mapa numerado abaixo). Tivemos a sorte de encontrar uma simpática californiana que gentilmente tirou uma dezena de fotos nossas num túnel de árvores cujas folhas começavam a tomar as cores do outono.

Wurzburg palácio

O Jardim Leste, que fica atrás do palácio, foi o de que mais gostei e onde tirei mais fotos também, e achei interessante pelo aclive do terreno, que permite um paisagismo mais interessante.

Wurzburg palácio

o que fazer Wurzburg

Wurzburg residence

Wurzburg palácio

Wurzburg palácio jardim
planta do Jardim. Em vermelho, são as construções. 1 é o Palácio, 5 o restaurante

O tempo para conhecer os jardins vai depender do quanto você curte fotografia e jardinagem, mas se gostar, como eu, dos dois, separe ao menos uma hora.

Confira os demais posts sobre a Alemanha e sobre a Baviera e a Rota Romântica

Além da arquitetura do Palácio e da beleza dos jardins, outra coisa me lembrou Viena: a inveja que senti ao ver as pessoas aproveitando talvez os últimos dias de sol antes que o clima esfriasse, tranquilamente com seus laptops em um lugar público. O valor acessível de um restaurante em pleno jardim de um palácio. A limpeza e conservação dos jardins sem que houvesse seguranças para todos os lados. E se há câmeras, não as percebi.

Restauração do Würzburg
Em março de 1945 a cidade de Würzburg foi quase aniquilada por bombardeiros aéreos, como mostra a maquete na foto abaixo, em exposição na Fortaleza de Würzburg. O interior do Palácio sofreu um grande incêndio, mas muitas salas que se podem visitar no tour, como a Escadaria, o Hall Branco, o Vestíbulo e o Grande Hall foram poupados. O trabalho de restauração só foi finalizado em 1980 e no ano seguinte o Palácio foi reconhecido como patrimônio histórico da Unesco. 

Wurzburg segunda guerra mundial
maquete em exposição da Fortaleza Marienberg retrata a aniquilação de Wurzburg na Segunda Guerra

Tour pelo interior do Würzburg
Chegamos no final da tarde, então não foi possível visitar seu interior, mas 40 salas estão abertas ao público, com mobília e obras de arte do século 18. 

Onde Comer no Palácio de Würzburg
Se você sonha em comer nos jardins de um palácio, seus problemas acabaram! Um restaurante ao lado do Jardim Sul oferece duas opções oferece oferece duas opções: um biergarten (mesas coletivas com bancos) ou mesas ao ar livre sob ombrelones. Já tínhamos almoçado, uma pena, mas vi os preços e são até que gentis para o bolso brasilis: pratos em torno de €14. 

wurzburg restaurantes

Eventos no Palácio de Würzburg
O festival de Mozart mais antigo da Alemanha acontece nos Jardins do Residenz desde 1921, e em 2018 será entre final de maio e final de junho.

Ingressos 
Os ingressos podem ser adquiridos na hora e incluem o tour guiado (€7,50) que tem duração de 50 minutos. O acesso 
aos jardins é gratuito.

Os tours são apenas em alemão e Inglês e em horários estipulados (veja abaixo)

Horário de funcionamento
Os tours em Inglês acontecem diariamente das 11h às 15h, e de maio a outubro há dois tours adicionais, às 13h30 e às 16h30. Em Alemão, há tours a cada 20 minutos.

Resolva sua viagem aqui no blog utilizando os serviços de nossos parceiros, uma simpática maneira de retribuir pelas dicas compartilhadas, sem que você tenha que gastar mais ao fazer isso. Você pode reservar seu hotel pelo Booking.com, o mesmo que uso nas minhas viagens, e alugar seu carro pela Rentcars.com, na minha opinião, a melhor forma de conhecer a Rota Romântica.

Vai para Würzburg e tem alguma dúvida? Terei prazer em te ajudar, deixe seu comentário no campo abaixo. Já esteve lá? Compartilhe uma dica, também. Ela pode ajudar outros viajantes.

Anúncios

12 comentários sobre “Palácio de Würzburg na Rota Romântica Alemã

  1. Vítor maio 2, 2018 / 12:23 pm

    Fantásticas fotografias e fantástica descrição muitos parabéns..excelente trabalho

    Curtir

  2. Gisele Prosdocimi abril 18, 2018 / 12:35 am

    Não posso ver um castelo que fico toda eufórica, é muita beleza e glamour em um lugar só. Já conheci alguns pelo mundo e não me canso de querer aumentar minha lista. Este aí foi pro topo da lista dos Must See. Belo post, parabéns!

    Curtir

  3. rui batista abril 15, 2018 / 7:38 pm

    Verdadeira obra de arte… soberba, mesmo. E as fotos estão ao nível do monumento. Parabéns!

    Curtir

  4. Juliana Moreti abril 15, 2018 / 6:53 pm

    Que lindo, Marcia! Este eu nao conhecia!
    Eis um dos motivos pelo qual preciso começar a pensar na Europa quando é primavera e não inverno…. Acredita que visitei palàcios apenas durante o frio, com neve ou simplesmente sem flores nenhuma? Em Versailles e em Sanssouci, as esculturas estavam cobertas!
    Incrivel como o Palácio de Würzburg se parece a muitos outros palàcios europeus. Principalmente seu externo (fachada e jardim)!

    Curtir

    • Marcia abril 16, 2018 / 1:33 pm

      Verdade, me senti em Viena e meu marido quando leu o post pensou que era o palácio Mirabel, em Salzburgo. Quanto a viajar no inverno, muitas vezes os castelos e palácios nem abrem. Não tem jeito, primavera e outono ainda não as melhores épocas na Europa.

      Curtir

  5. Katarina Holanda abril 15, 2018 / 4:14 pm

    Amo saber de “rotas românticas” e essa alemã parece incrível! Como agora estou morando pertinho, espero poder conhecer a Alemanha ainda esse ano, com certeza vou voltar nesse post pra usar as dicas no meu roteiro.

    Curtir

    • Marcia abril 16, 2018 / 1:31 pm

      Boa, Katarina, tem que aprovietar, mesmo. Depois quero conferir seus posts.

      Curtir

  6. Camila abril 14, 2018 / 11:51 pm

    Tô apaixonada demais por esse palácio! A rota romântica alemã parece ser demais 🙂

    Curtir

    • Marcia abril 16, 2018 / 1:30 pm

      Camila, eu tinha grandes expectativas e não me frustrei, pelo contrário, tive surpresas bem agradáveis em cidades, castelos e até alimentação.

      Curtir

Vamos trocar figurinhas! Deixe seu comentário ou dúvida:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.