Montreux: uma tarde pela cidade à beira do Lago de Genebra

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

passeio barco montreux suica

Mesmo com apenas 15 dias para explorar a Suíça, Montreux não podia ficar de fora do roteiro. Cidade à beira do Lago Genebra, eu a conhecia mais por seu festival de jazz, mas durante o planejamento do roteiro de 14 dias pela Suíça incluí na lista de atividades uma das maiores atrações da porção francesa do país, o Castelo de Chillon. Veja o que fazer em Montreux em 1 dia ou mais.

Era meu quarto dia de viagem pela Suíça e eu estava empolgada para ver se este pedacinho tinha outros resquícios franceses além da língua. Saí do quarto alugado num bairro charmoso de Berna e tomei o trem para Lausanne, onde passei a manhã. Após o almoço e menos de 30 minutos de trem depois já estava em Montreux.

A estação de trem de Montreux fica a uma quadra da orla do lago, no ponto de partida dos charmosos barcos que fazem o passeio por aquelas águas. E foi então que deduzi porque Lausanne estava vazia: todo mundo estava em Montreux!

O atrativo era o festival de jazz, e a orla do lago de Genebra, nas proximidades da estação de trem, estava tomada por barracas vendendo roupas, comidinhas e outras mercadorias. De uma plataforma circular, jovens se divertiam saltando no lago, enquanto crianças brincavam de esconde-esconde com a fonte de água.

Apesar de curtir ver um país em festa simplesmente por ser verão, segui em frente para conferir o que fazer em Montreux naquela tarde, que só terminou perto das 20h, quando tomei o trem de volta a Berna, ainda sob o sol.

o que fazer em Montreux no verão

O QUE FAZER EM MONTREUX EM 1 DIA

Memorial Freddie Mercury

A estátua em homenagem a Freddie Mercury fica em frente ao lago a poucos metros do terminal de barcos e é um dos locais mais visitados e fotografados de Montreux. A escultura erguida em 1996 é um santuário para todos os fãs que a visitam. 

Fred Mercury Montreux

Queen Studio Experience Montreux

Com pouco tempo, eu não fiz o Queen Studio Experience Montreux. Deve ser muito legal para quem é fã da banda, e eu que sou sinto não ter ido.

O estúdio contém muitos itens do Queen, incluindo figurinos, manuscritos e baterias, entre outros. Se você gosta de música, pode testar a mesa de gravação e criar remixes usando as faixas mais populares do Queen.

Fica dentro do Cassino de Montreux, e permanece aberto todo o ano das 10h às 22h e as visitas são gratuitas. 

Montreux queen

Calçadão de Montreux

O agradável calçadão entre canteiros floridos nos meses quentes e a agradável companhia do lago de Genebra convida o turista, mesmo o cansado como eu estava, a ir a pé até o castelo de Chillon. A área é um dos locais mais populares para residentes e turistas, e muitos pedalam e se exercitam por ali, também. O percurso todo tem 7 km e várias esculturas, mas da estátua do Freddie até o castelo de Chillon são apenas 3 km.

o que fazer em Montreux

Castelo de Chillon

O Castelo de Chillon é uma magnífica fortaleza da Idade Média e fica a cerca de quarenta minutos de caminhada prazerosa à beira do lago de Genebra a partir de Montreux. Encontre o post específico da minha visita ao castelo na página da Suíça.

Castelo Chillon Montreux

Passeio de Barco

Ir de um ponto ao outro é mais agradável na Suíça, seja de trem ou sobre as águas. É possível viajar entre Lausanne, Castelo de Chillon, Montreux e Vevey de barco, mas considere que são mais lentos e com intervalos grandes, indicados para passeios ou para quem tem bastante tempo. Uma boa opção é fazer a ida de trem e a volta de barco ou vice e versa. Eram meus planos, mas a Quai de la Rouvenaz me seduziu, apesar de meus pés estarem doendo porque decidi por sandálias e vestido naquele dia…

Verifique os horários e preços no site da GCN e abaixo o tempo das viagens pelo Lago Genebra:

  • Lausanne para Chateau de Chillon: 1,5 a 2 horas
  • Castelo de Chillon para Montreux: 10 minutos
  • Montreux a Lausanne: 1 hora
  • Vevey para Lausanne: 45 minutos
  • Genebra a Chillon: 6 horas

O que fazer em Montreux em 2 dias ou mais

Atividades esportivas no lago

Para quem está hospedado em Montreux no verão, vale ir além do Castelo de Chillon, em Villeneuve, onde a Nautic Loisirs aluga SUP, caiaques, e lanchas por hora.

o que fazer em Montreux

Trem Golden Pass

O Golden Pass é um trem panorâmico que liga Montreux a Lucerna, mas são tantas variáveis que é preciso escrever um post inteiro para isso. Veja no site da MOB os tipos de trens e as tarifas.

E desde dezembro de 2022 tem também a opção dio GoldenPass Express, que vai de Montreux à região mais linda da Suíça, os Alpes Berneses, passando por paisagens encantadoras, numa viagem de 3h15. Qaundo escrevi este post, custava CHF 53 somente ida na segunda classse, mais taxa de reserva. Portadores do Swiss Travel Pass pagam apenas a marcação de assento ou têm desconto. Veja no site oficial, pois as regras mudam com mais frequência do que consigo dar conta de atualizar o blog.

Trem do Chocolate Suíço

Que tal um passeio em um trem clássico em que croissants de chocolate e café são lanchinho de bordo e a paisagem de tirar o fôlego. No final da rota, o custo do bilhete inclui visita à fábrica de queijo Gruyère e passeio pela cidadezinha que nomeou seu produto mais famoso. A visita à fábrica de chocolate Cailler, a mais antiga da Suíça, justifica o nome da linha de trem.

Museu de Montreux

O Musée de Montreux fica perto da estação ferroviária, e além de detalhes históricos sobre o lugar, tem acervo de arte, arqueologia, escultura e outros itens de pelo menos duzentos anos atrás. 

Vinhedos Corniche Lavaux

Tombados pela Unesco, Lavaux Vineyards é algo que você deve incluir entre o que fazer em Montreux se você a visitar entre maio e outubro.  

As terraças estendem-se por cerca de 30 km e há grandes calçadas de onde se avista o Lago Genebra. Fica entre Lausanne e Montreux.

Vevey

Apenas 7 km separam Montreux da cidade onde viveu Charles Chaplin e sua casa se transformou em museu, o Chaplin’s World. Uma estátua de Chaplin fica próxima do famoso garfo espetado no lago de Genebra, marco dos 10 anos do Museu Alimentarium.

Vevey Charles Chaplin

Mais dicas de viagem a Montreux

Festival de Jazz de Montreux

Além da movimentação na orla, não vi sinal do festival de jazz, além de um grupo de músicos de rua se apresentando em frente ao lago. As apresentações oficiais acontecem no Auditorium Stravinski, no Montreux Jazz Club e Montreux Jazz Lab. Em 2023 o festival de Jazz vai de 30 de junho a 15 de julho.

Mercado de Natal em Montreux

Se você visitar Montreux na última semana de novembro, volte aui pra me contar o que achou do Mercado de Natal, que geralmente começa na última semana de novembro e vai até 24 de dezembro.

Minhas impressões de Montreux

Antecipo que poucas horas em Montreux permitem apenas uma impressão – e que pode ser equivocada. Não me encantei com a cidade como aconteceu em outras suíças, logo de cara. É uma cidade bonita, foi prazeroso conhecê-la e deve ser ainda mais prazeroso se hospedar por ali e fazer passeios nos arredores, navegar o Lago de Genebra, conhecer seus restaurantes. Infelizmente a vida é curta e o mundo é grande, e a gente precisa fazer escolhas.

Fui a Montreux consciente de que o objetivo de minha visita era conhecer o castelo Chillon, e o resto seria um bônus. Montreux naquele dia de verão estava em festa, e só isso já valeu a visita, mas está no final do meu ranking de outras cidades à beira de grandes lagos, como Interlaken, Lucerna, Lugano e mesmo Zurique.

Deixe seu comentário, seja uma dúvida, uma observação ou dica de Montreux e região. Abraços!

Dicas de outros blogs

Este mês o tema da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes foi ‘o que fazer em…’. Veja as escolhas da turma:


Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. Amei suas dicas. Estarei na Suíça no inverno em Janeiro e meu roteiro começa em Genebra até Zurique ( passando por Montreux trem Holden pass ,interlaken e lucerna)vc tiraria alguma dessas cidades e colocaria Lugano no lugar?Me ajude!

    1. Oi, Clara, que delícia! Não mude, não, acho que Lugano é mais gostosa no verão. A região de Interlaken é minha preferida e Lucerna é linda, você vai amar.

  2. Já pensamos em conhecer a Suíça faz tempo, mas só queremos ir quando pudermos ficar pelo menos 15 no país para conhecermos cidades que julgamos imperdíveis e Montreux é uma delas. Agora vi que não podemos deixá-la de fora de jeito nenhum!

    1. Cynara, 15 dias é um bom começo pra Suíça, e você está certa em esperar para ‘fazer bem feito’. Mas eu já tenho até outro roteiro de lugares que não conheci em 2019.

  3. Quando fui à Suíça não consegui incluir Montreux no meu roteiro, pois o tempo era curto. Mas imagino o quanto vc deve ter aproveitado, pois o país é lindo e com 15 dias dá pra fazer muita coisa.

  4. Ah a Suiça , que coisa linda !!!! ainda não fui, mas sou louca para ver tudo isso de pertinho. Principalmente o Queen Studio Experience, sou super fã da banda, acho até que irei me emocionar. Adorei seu post, parabéns!

  5. Adorei a frase “a vida é curta e o mundo é grande” kkk um ótimo resumo de que a vida é feita de escolhas e não dá pra ver e fazer tudo! Também tive a mesma dúvida da Lulu, porque um tributo ao Queen em Montreaux (apesar dos festivais de música, fiquei pensando qual a conexão da banda com a cidade) – e vi que vc já respondeu. Também sou fã do Queen e adoraria conhecer o Queen Studio Experience.

    1. Cintia, apesar de saber que a vida é curta, assim como o dinheiro, e o mundo é grande, ainda tenho minhas listas longas com desejos de viagem.

  6. Adorei conhecer um pouco de Montreux pelo seu post. Como você só conhecida a cidade por conta do festival de jazz. O castelo de Chilon é muito interessante. Por que as homenagens ao Queen na cidade? Fiquei meio perdida… não entendi o motivo.

    1. Oi, Lulu, foi bom ter peguntado, porque esqueci de mencionar no texto. Fred Mercury viveu em Montreux e o Queen comprou o estúdio que fica dentro do cassino e a banda gravou alguns álbuns lá, também.
      Beijinhos

  7. Os cenários da Suíça parece que saíram de um filme de tão perfeitos, né? Ótimas dicas de o Montreux. O Castelo de Chillon realmente parece magnífico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.