12 cadeias de montanhas para conhecer ou sonhar

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Você é do time praia ou montanha? As montanhas têm um apelo que, na minha opinião, nenhuma praia paradisíaca tem. As cadeias de montanhas ao redor do mundo são destinos perfeitos para conhecer quando em busca de beleza, experiências inesquecíveis e um contato mais profundo com a natureza. Neste post, destaco alguns dos destinos de montanha mais lindos do mundo que você precisa conhecer. Nem que seja virtualmente.

Não sei quando me apaixonei por montanhas, talvez seus sonhos também sejam assim, sem data inicial marcada, nebulosos como os sonhos de sono são. Afinal, importa mais a realização do sonho. E você concorda que quanto mais tempo se demora para realizá-lo, maior sua relevância?

Quando fiquei frente a frente com algumas montanhas que habitavam os sonhos dos meus 20 e poucos anos, foi impossível controlar a emoção e chorei, chorei, chorei. Tanto que nem me importei em registrar o momento com fotos instagramáveis. Aqueles momentos eram meus, do encontro com elas. Foi assim em Torres del Paine, no Chile, nas Montanhas Dolomitas, na Itália, e em Zermatt, na Suíça. Mas deixo as fotinhos aqui e ainda melhor: as dicas para você também conhecer as cadeias de montanhas mais incríveis que conheci – e que conhecerei, tá universo?

Cadeias de Montanhas para conhecer na América do Sul

Andes

Os Andes são a maior cadeia de montanhas da América do Sul, atravessando sete países. E uma das cadeias de montanhas que oferecem algo para todos, desde trilhas exigentes até vistas que inspiram pura admiração, acessíveis ao turista comum. E o melhor: tão pertinho de casa…. Se você já viajou para Lima ou Santiago, deve ter sobrevoado esta maravilha.

Patagônia (Chile e Argentina): dona de paisagens selvagens e intocadas, a Patagônia abriga o Parque Nacional Torres del Paine e o Glaciar Perito Moreno, uma das geleiras mais incríveis do mundo!

Leia Sangue, Suor e Beleza, meu relato da trilha até o lago del Paine

Sabe aquela máxima: Não compre roupas novas, vá a lugares novos com as mesmas roupas! Meu casaco indo ahahaha

Machu Picchu, Peru: o sítio arqueológico inca que dispensa apresentações fica no coração dos Andes, cercado por montanhas e florestas exuberantes.

machu picchu

Huaraz, Peru, é a “capital do trekking” no Peru, com trilhas impressionantes como a Laguna 69 e a Cordilheira Branca.

cadeias montanhas conhecer

Cadeias de Montanhas para conhecer na Europa

Alpes

Os Alpes se estendem por vários países: Suíça, França, Itália, Áustria e Alemanha, e são um dos destinos montanhosos mais acessíveis do mundo. Talvez por isso seja uma das cadeias de montanhas que tive o prazer de conhecer melhor.

Os Alpes são ideais para todas as estações: no inverno, a neve garante ação para esportes de neve e o charme da estação na vestimenta, na alimentação e aconchego dos chalés. No verão, trilhas e passeios pela natureza são protagonistas, mas as estradas e linhas de trem e teleféricos levam qualquer pessoa para perto dos picos.

Na Suíça, a icônica Matterhorn, pode ser vista da vila Zermatt, ou no alto das montanhas que circundam o vale. Foi uma das montanhas que mais me emocionou conhecer. Mas se eu puder te dizer para conhecer apenas uma, eu te diria para ir à região do Jungfrau e visitar o Vale de Lauterbrunnen, Grindelwald, Wengen, Murren. E se sentir Heidi entre os planaltos alpinos.

Na França, Chamonix encanta com o Monte Branco e atividades como esqui e passeios de teleférico até o Aiguille du Midi. a foto abaixo é do Mont Blanc, visto de Aosta

Na Itália, o Vale d’Aosta oferece beleza natural e história, com vistas espetaculares dos Alpes italianos.

Mesmo que não tivessem sido declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, as Montanhas Dolomitas seriam ainda um dos lugares mais marcantes que visitei. Localizadas no norte da Itália, têm picos de calcário esculpidos pelo tempo que fazem das Dolomitas um destino super popular – e isso significa muita, muita gente. Fizemos a trilha Tre Cime di Lavaredo seguindo uma fila indiana por quase todo o percurso, no início da temporada de verão. Para os mais aventureiros, muitas opções de Via Ferrata, trilha em que há degraus e apoios de metal em trechos mais complexos. Para o turista em viagem contemplativa, vistas deslumbrantes para lagos alpinos, como o Braies, o Carezza e o Sorapis.

Além disso, as Dolomitas estão na Itália, o que nos permite curtir a gastronomia deliciosa e vinhos excepcionais. Estivemos nas Dolomitas duas vezes e tem muitas dicas aqui no Mulher Casada Viaja.

A Áustria tem paisagens naturais deslumbrantes de montanhas, e muita gente diz ser tão bonita quanto a Suíça. Conheci pouco dos alpes austríacos, mas conheço a Suíça o suficiente para duvidar disso rsrs. Um dos destinos mais populares por sua beleza é Hallstatt, um vale romântico, mas infelizmente tão visitado que quebra o encanto.

Eslovênia tem um trechinho lindo desta cadeia de montanhas, os Alpes Julianos. Não fizemos uma viagem de aventura por lá, mesmo assim foi um encontro marcante com os belos lagos e picos.

Cadeias de Montanhas para conhecer na América do Norte

Montanhas Rochosas

Acho que foram as Rochosas (ou Rockies) a semente desta paixão por conhecer cadeias de montanhas. Destino icônico na América do Norte, atravessam o Canadá e os Estados Unidos. Além disso, a infraestrutura turística nas Rochosas é impecável, tornando-o um destino popular para famílias, aventureiros e amantes da natureza. É um dos lugares mais lindos do mundo, na minha opinião.

Montanhas Rochosas canada onde ficar

No lado canadense, a Icefields Parkway é uma estrada que liga o Parque Nacional de Banff ao Parque de Jasper, e nos quase 300 km tem tantos atrativos que você precisará de mais do que 1 dia para percorrê-la. São cahoeiras, lagos e lagos e lagos, talvez os mais lindos do mundo, como o Lago Moraine e o Lago Louise. Estivemos nas Rochosas Canadenses duas vezes, e eu voltaria se não tivessem tantas outras cadeias de montanhas para conhecer!

O lado americano não é tão bonito, em comparação, mas anote aí: Parque Nacional de Rocky Mountain, no Colorado. Nós visitamos o Parque Nacional dos Glaciares, em Montana, quase na fronteira com o Canadá. Outra cadeia de montanhas dos Estados Unidos é Sierra Nevada, com o Parque Yosemite como principal atração.

cadeias montanhas conhecer

Cadeias de Montanhas para conhecer na África

Montanhas Atlas, Marrocos

Conhecemos as Atlas durante nossa viagem ao Marrocos, no norte da África. Foi interessante conhecer uma cadeia diferente, e me surpreendi encontrando beleza nas paisagens áridas, embora haja também vales férteis e vilarejos berberes. O ponto alto do Atlas é o Monte Toubkal, com mais de 4 mil metros de altura.

cadeias montanhas conhecer

Drakensberg, África do Sul

O Drakensberg, que significa “Montanhas do Dragão” em africâner, é um destino montanhoso impressionante na África do Sul e Lesoto. As montanhas são conhecidas por suas formações rochosas únicas, cachoeiras e arte rupestre deixada pelos povos San. Trilhas como o Amphitheatre e o Sentinel Peak oferecem vistas épicas e a chance de mergulhar em uma das paisagens mais espetaculares do continente.

Monte Kilimanjaro

E já que o Fuji entrou para a lista, o ponto mais alto da África não poderia ficar de fora. Localizado na Tanzânia, o Kilimanjaro atrai montanhistas experientes para vencer seus quase 6 mil metros de altitude. Eu me contentaria em apreciar seu pico nevado em plena savana africana. Sonhos, sonhos…

cadeias montanhas conhecer

Cadeias de Montanhas para conhecer na Ásia

Himalaia, Nepal e Butão

O Himalaia, lar dos picos mais altos do mundo, incluindo o icônico Monte Everest é um sonho de consumo. No Nepal, você encontrará trilhas lendárias como o Circuito de Annapurna e o Campo Base do Everest, que oferecem vistas incríveis, vilarejos pitorescos e uma experiência cultural rica com a hospitalidade dos povos locais. Já no Butão, o Mosteiro do Ninho do Tigre, incrustado em um penhasco, é um espetáculo imperdível. O Himalaia é perfeito para os amantes da natureza e do trekking. Um dia eu vou chorar de emoção ali diante dessas montanhas e volto aqui para contar.

cadeias montanhas conhecer Himalaias

Cáucaso, Geórgia

As montanhas do Cáucaso são uma joia escondida para os amantes da natureza e do trekking. Na Geórgia, a região de Svaneti é conhecida por suas vilas remotas, torres medievais e vistas impressionantes. O Monte Kazbegi, localizado perto da igreja de Gergeti Trinity, é um dos cenários mais icônicos do país. O Cáucaso combina aventura e história, com uma cultura vibrante e paisagens intocadas que atraem viajantes em busca de destinos menos explorados.

Cordilheira do Cáucaso, Rússia e Azerbaijão

A Cordilheira do Cáucaso também é lar do Monte Elbrus, o pico mais alto da Europa. Localizado na Rússia, o Elbrus atrai alpinistas do mundo todo. A região oferece paisagens dramáticas, com vales verdejantes, rios glaciais e montanhas cobertas de neve.

cadeias montanhas conhecer

Montanhas Tien Shan

As Montanhas Tien Shan, que se estendem por países como Quirguistão, Cazaquistão e China, são conhecidas como as “Montanhas Celestiais”. Elas abrigam paisagens intocadas, lagos glaciais como o Issyk-Kul, e picos impressionantes como o Khan Tengri,com mais de 7 mil metros. Esta região é perfeita para trekkers experientes e quem busca contato com uma natureza ainda pouco explorada. Confira o relato do blog Alma de Viajante.

Monte Fuji, Japão

O Monte Fuji não é uma cadeia de montanhas, mas sendo um dos símbolos mais icônicos do Japão, entrou para a lista. Esta montanha simétrica, na verdade um vulcão ativo, é cercada por lagos, templos e florestas, criando um cenário perfeito para fotos e contemplação. Ficamos hospedados em um dos cinco lagos da região, o Kawaguchiko. Durante a temporada de escalada, o Fuji fica super lotado, com turistas subindo até seu cume. Miniha visita foi apenas contemplativa, o que não tirou o brilho e a emoção de estar pertinho dela.

Mas você sabia que no Japão existe uma cadeia de montanhas a poucas horas de Tóquio? Os Alpes Japoneses são ótimo destino de trekking. Visitamos o Parque Kamikochi no início do outono, e pulamos a Rota Alpina, porque a melhor época para conhecê-la é a primavera.

cadeias montanhas conhecer

Cadeias de Montanhas para conhecer na Oceania

Aoraki/Mount Cook, Nova Zelândia

Na Ilha Sul da Nova Zelândia, o Aoraki/Mount Cook é o pico mais alto do país e um paraíso para alpinistas e fotógrafos. O Parque Nacional Mount Cook abriga trilhas como a Hooker Valley Track, que oferece vistas incríveis das montanhas e geleiras. A combinação de paisagens alpinas e céus estrelados torna este destino verdadeiramente mágico.

cadeias montanhas conhecer

Assim como me apaixonei por montanhas ao ler a respeito e ver imagens, espero ter te inspirado a conhecer estas senhoras majestosas cadeias de montanhas. Se precisar de ajuda, saiba que o Mulher Casada Viaja é também uma agência de viagens, fale comigo clincando no link anterior.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 3

  1. Quantas belíssimas cadeias de montanhas você conheceu! Uma mais linda que a outra… Eu conheci os Alpes Suíços e os Andes e amei! Já incluí outras sugestões suas na minha lista, valeu!

  2. Eu confesso que sou mais time praia que montanha, mas essas vistas incríveis têm seu valor haha O que tenho certeza é que estar em meio a montanhas é uma lição de humildade – me sinto tão pequena e insignificante perto delas, que estão ali há milhares de anos ostentando sua beleza gigantesca. Amei esse post e sou obrigada a confessar que sim, essas cadeias de montanhas são lindas e impressionantes, e consigo super entender sua fascinação por elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.