Antes de mais nada, você sabe o que significa bucket list? Em Inglês, a expressão bater as botas (morrer) se fala kick the bucket, com origens em enforcamentos, quando se chutava o balde em que o condenado apoiava os pés e ele… morria. Daí se derivou a expressão bucket list, uma lista de coisas para se fazer antes de morrer. Claro que todo blogueiro ou apaixonado por viagens tem a sua listinha de lugares que gostaria de visitar nesta vida, seja ela física ou mental.
Acho que já falei sobre a minha aqui no blog. Estávamos em Águas Calientes, base de Machu Picchu, ainda extasiados pela energia do lugar e maravilhados por o termos conhecido. Naquele estado de espírito, rascunhei numa folha de pedidos que tomei emprestada do garçom uma lista de 20 lugares para conhecer.
A lista fica fixada na lateral da estante, ao lado do meu computador. Muitos destinos já estão ticados, e aos poucos eu vou tentando enganar o tempo, o destino, ou as forças que regem nossas vidas acrescentando mais destinos à bucket list inicial. Afinal, vai que eu cumpro todas e esse negócio é levado a sério e eu kick the bucket antes de a bucket list terminar (ahahaha).
Nos meus 20-30 anos, eu fazia listas de coisas para realizar, como cursos, cargos almejados, etc. Acho que são uma forma de estímulo, de ter claros nossos objetivos. Então, como aqui falo de viagens, sugiro que faça você também sua bucket-list. Seja realista em algumas escolhas, mas tenha o pé um pouco fora do chão, também. Sonhe, sonhe alto! Maldivas? Por que não? É uma lista, olhe para ela com frequência, ela vai te ajudar a fazer escolhas, economizar para viajar, pesquisar formas de viajar mais barato.
Quando o tema para este post foi sugerido pelo grupo 8on8 (lugares para conhecer antes dos 60), me dei conta de que tenho pouco mais de 7 anos antes de oficialmente me tornar uma senhora idosa. Obrigada, meninas, pelo reality check! ahaha. Quem me conhece deve imaginar que minha preocupação não foi direcionada a cabelos prateados ou ruguinhas. “Meu Deus, vai dar tempo de conhecer 8 lugares de sonho?” foi o primeiro pensamento. Ou seja, eu teria que fazer ao menos duas viagens internacionais no mesmo ano, coisa que já não rola há tempos. Olhando para a frente, a pandemia do Corona vírus ainda vai nos consumir ao menos alguns meses, sendo otimista. A economia do país sugere que o real continuará desvalorizado e com isso viagens internacionais se tornam ainda mais caras.
Mas fazer planos, sonhar com o impossível é o que nos impulsiona a realizar o que queremos. Então repito: pensamento positivo, faça sua bucket list, enxergue-a com frequência, trace metas para que seus destinos de sonho se realizem.
Destinos já riscados de minha bucket list
Tive o privilégio de ter conhecido alguns lugares incríveis do planeta, que também sugiro a você inserir na sua bucket list. É só clicar e se inspirar!
- Deserto do Atacama (Chile)
- Macchu Picchu (Peru)
- Montanhas Rochosas (Canadá e Estados Unidos)
- Patagônia (Chile e Argentina)
- Montanhas Dolomitas (Itália)
- Alpes Suíços
- Alasca, Grand Canyon e Yosemite Park (Estados Unidos)
- cidades ou regiões europeias, como Budapeste (Hungria), Paris, Alsácia e Vale do Loire (França), Costa Amalfitana, Veneza e Toscana (Itália), Baviera (Alemanha), Hallstatt e Viena (Áustria), Praga (República Tcheca)…
Destinos da minha bucket list
E compartilho com você e com o universo os lugares que gostaria de conhecer, numa ordem aleatória. A lista é muito maior do que esta, mas a proposta é me limitar a 8, então deixei de fora destinos aqui pelo Brasil, mais fáceis de serem realizados. Universo, me escute!
EGITO
As pirâmides e outros templos podem ser o grande chamariz para uma visita ao Egito, mas quem começa uma pesquisa sobre turismo descobre outros vários motivos para que o Egito esteja na bucket list. Os mais antigos mercados do mundo, cruzeiro pelo Rio Nilo, de Aswan a Luxor, e praias paradisíacas no mar vermelho. Sem contar o recém-inaugurado Museu Nacional da Civilização Egípcia, no Cairo!
Atualização: Em 2022, depois de dois anos trancafiados em casa por causa do Covid-19, risquei mais este destino da lista. E foi incrível, o Egito é uma experiência, não uma viagem apenas. Encontre os artigos com dicas de viagem na página-índice Egito.
TURQUIA
Istambul já seria motivo suficiente para visitar a Turquia, mas há nomes de peso como Tróia, Éfeso, e a popular Capadócia, além do legado deixado pelos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano.
Confira o roteiro de viagem à Turquia do Edson do blog Ligado na Viagem
MALDIVAS
Já que é sonho, vamos sonhar alto! As Ilhas Maldivas são consideradas um dos destinos de viagem mais caros do mundo, mas também o são Paris, Zurique e Nova Iorque, sabia?
Ainda sei pouco sobre o destino, mas a Fabi do Loucos por Viagem tem dicas de sua viagem de 2017 e esteve lá recentemente, também. Confira suas Dicas das Maldivas.
MARROCOS
País árabe dos mais tolerantes, Marrocos desfila motivos para ser incluído em qualquer bucket list. Mistura cultural de árabes, franceses, portugueses e espanhóis, refletida em edifícios como as mesquitas de Casablanca e de Tânger. Culinária pontuada por especiarias e temperos. Cidades imperiais, como Marraquexe, Fez, Meknes, Rabat. Praias banhadas pelo Mediterrâneo e Atlântico. Montanhas Atlas para pessoas loucas por montanhas, como eu! O Deserto do Saara. Acaba sendo mais barato do que viajar pelo Brasil! Gostou deste motivo, né?
Rozembergue do blog Destinos Notáveis tem dicas bem legais para começar o planejamento desta viagem a Marrocos.
RÚSSIA
Muitos países europeus ficaram e fora da lista, mas a Rússia não podia. Confesso que tenho dificuldades em listar os porquês de ela ser uma finalista, talvez por ser a única da minha bucket list cujas principais atrações não são naturais. Mas quero muito conhecer os museus, as estações de metrô que mais parecem palacetes, os jardins e vivenciar a experiência de ler e não entender nem sequer as letras em placas espalhadas pelas cidades.
TAILÂNDIA
Meus sonhos com a Tailândia são bem irreais: vão desde não estar rodeada de tantos turistas na praia mais badalada, a Phi Phi, participar do festival das lanternas, provar pratos típicos (sou bem avessa a isso, infelizmente é um traço de personalidade que não aprovo em mim). Mesmo que estas coisas não se realizem como nos sonhos perfeitos, tenho certeza de que ficarei enlouquecida com os templos e tudo o que viverei no país.
Diego do blog Uma Viagem Diferente fez uma super viagem pelo sudeste asiático e tem dicas fresquinhas, você pode começar por este Roteiro de 16 dias na Tailândia.
JAPÃO
Tenho a sensação de que vou chorar rios quando for ao Japão. Afinal, quem diria que aquela menina devoradora do livro As Maravilhas do Mundo um dia estaria do outro lado do planeta? Espero poder ir na primavera ou no outono, quando a natureza fica ainda mais deslumbrante. E já sei que não vou curtir as multidões de Tóquio, mas vai ser uma delícia ter a sensação de estar num lugar onde tudo é tão diferente.
Patrícia do blog Bagagem de Memórias tem várias dicas do Japão e você pode começar a se instruir por este do Roteiro de 15 dias pelo Japão.
NOVA ZELÂNDIA
Desde que a Nova Zelândia virou referência em esportes radicais eu sonho ir para lá, pois foi assim que sua beleza natural me foi apresentada. E são as montanhas, os fiordes, geleiras e lagos que me provocam o desejo de percorrer as estradas das duas ilhas que compôem o país, nos meus sonhos a bordo de um motorhome.
O blog Cumbicão tem várias dicas da Nova Zelândia, e você pode começar por Nova Zelândia Introdução.
Outras Bucket Lists
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8on8, então confira para onde as blogueiras participantes desejam ir e se inspire!
- Let’s Fly Away – Viagem dos sonhos: minha lista de lugares que quero visitar
- Chicas Lokas na Estrada – 8 lugares no Brasil para visitar antes dos 60
- Viajante Econômica – Lista de viagem: o que quero visitar antes dos 60
- Dani Turismo – 8 lugares para viajar antes dos 60
- Destinos Por Onde Andei… – Primeira vez em Paris e eternamente…
Respostas de 10
Para tudo!!! Não conheço nenhum dos destinos da sua bucket list! Preciso mesmo conhecer estes lugares incríveis antes dos 60. Quero muito conhecer Maldivas, Tailândia… Ai! Como quero viajar!!!
O mundo tem tantos lugares lindos, né, Denise? Privilégio poder ver um pouco dele.