Documentos necessários para viajar de avião

documentos para viajar de avião
O lindo e eficiente aeroporto de Doha

Mesmo que você já tenha viajado para vários lugares e ainda que vá retornar a um deles, é importante se atualizar para saber quais documentos são necessários para viajar de avião. As regras mudam com frequência, e eu tento atualizar meus posts regularmente.

Além dos documentos para viajar, o Mulher Casada tem uma série de artigos com dicas relacionadas a viagem de avião que podem te ajudar:

Documentos para viajar de avião dentro do Brasil

Para voar dentro do Brasil, basta apresentar seu documento de identidade atualizado – fotos muito antigas no RG podem impedir o embarque. Acredite, eu já presenciei isso.

Não se esqueça de levar sua CNH caso tenha interesse em alugar um carro.

E confira se seu convênio médico tem cobertura na cidade destino. Do contrário, talvez queira contratar um. Sugiro uma cotação com a Seguros Promo.

Para alguns destinos mais naturais e isolados no Brasil, como as regiões da floresta amazônica e o pantanal, é importante estar vacinado contra a febre amarela.

Paraty
A bela Paraty, no Rio de Janeiro

Menores de 18 anos

Menores de 18 anos atendem a uma norma federal. Veja os principais pontos:

  • até os 12 anos, apenas a certidão de nascimento é exigida, mas a partir dos 12 é preciso apresentar seu RG.
  • viajantes de até 16 anos podem viajar dentro do Brasil com os pais, com apenas um deles ou com irmãos maiores, tios e avós desde que seja comprovada documentalmente a relação.
  • menores de 16 anos viajando sozinhos ou acompanhados de amigos ou parentes distantes têm uma burocracia um pouco maior: precisam apresentar a autorização expedida pela Anac, com firmas reconhecidas, além de seu RG.
  • maiores de 16 anos podem viajar em voos domésticos sem apersentar qualquer autorização.

Documentos para viajar de avião na América do Sul

Nove países da América do Sul permitem a entrada de brasileiros que apresentarem no embarque apenas o RG, desde que emitido há 10 anos ou menos. O Mulher Casada Viaja tem dicas de alguns deles, é só seguir o link:

Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela

Se você preferir, pode levar o passaporte – e ganhar mais um carimbinho!

Muitos países da América do Sul exigem a comprovação de vacinas como a da Febre Amarela, que precisa ser tomada ao menos 10 dias antes do embarque.

onde comer nos tours do Atacama
Deserto do Atacama, Chile

Outros documentos exigidos para viajar de avião ao exterior

O passaporte é o documento oficial para viagens internacionais. Para países que o exigem, seja aqueles que demandem visto ou não, seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses da data de embarque. Isto porque muitos países permitem a permanência de 3 ou 6 meses para portadores do visto de turismo e o passaporte estaria vencido caso o viajante usasse todo o período legal.

Outros documentos necessários para viajar são Certificados Internacionais de Vacinação, exigidos para entrada em vários países. As exigências variam por país, por isso é importante buscar informação na companhia aérea, cujo site em geral tem links atualizados para site oficiais do governo. As vacinas você consegue gratuitamente em postos de saúde municipais. O Certificado Internacional de Vacinação pode ser emitido pelo app ou no site do ConecteSUS.

Verifique se há necessidade de visto no país em que fará conexão ou escala, não apenas para o país de destino final. Lembro que estas são informações para turismo, mas há outros tipos de viagem, claro, como para estudos ou a trabalho, que têm vistos específicos.

Outro documento importante é o comprovante de seguro viagem internacional. Que ele é fundamental numa viagem não há dúvida, mas saiba que é obrigatório para viagens a países do Espaço Schengen. Faça sua cotação com a Seguros Promo.

Caso vá dirigir em outro país, precisará da PID. Veja Como emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e os países que a aceitam.

Repito que lista de documentação exigida para viagens também é passível de mudanças, como aconteceu em ago/22 com o México, então é importante sempre pesquisar a documentação necessária antes mesmo de comprar o bilhete aéreo.

documentos para viajar de avião
Dolomitas, Alpes Italianos

Onde obter informação sobre os documentos necessários para viajar

Blogs de viagem como o Mulher Casada Viaja trazem dicas que começam com a inspiração do destino de viagem, passam por informações detalhadas como documentação necessária, passeios, custos, e até indicação de parceiros para reserva de hotel e carros alugados e compra de bilhetes e tours – veja quadro abaixo. Mas caso você não encontrar estas informações atualizadas nestas fontes, visite o site do consulado ou da embaixada do país para onde pretende viajar, e a companhia aérea escolhida para seu voo.

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.

Países que NÃO exigem visto de brasileiros

Há mais de 150 países no mundo que não exigem visto de portadores do passaporte brasileiro, permitindo permanência de até 90 dias.

Na América Central

A maior parte dos países da América Central não exigem visto de portadores de passaporte brasileiro, apenas o passaporte. As exceções são Cuba e os territórios dos Estados Unidos (Porto Rico e Ilhas Virgens).

Na Europa

Até que não esteja em vigor a permissão online ETIAS apenas os países que não pertencem ao Espaço Schengen exigem visto (em cinza, no mapa abaixo). Suíça, Noruega, Lichtenstein e Islândia também requerem emissão do Etias para entradas a partir de novembro/23.

O Etias (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) está programada para agir em novembro de 2023, e foi criado para aumentar a segurança no Velho Continente. Será preciso preencher um formulário online e pagar uma taxa, como já acontece com vistos eletrônicos do Canadá, e agora México.

Tratado de schengen documentos para viajar de avião

Mesmo com a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia, brasileiros viajando a turismo não precisam de visto para entrar na Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Até a publicação deste post, o Reino Unido não tinha planos de exigir o Etias, assim como Irlanda do Norte, Romênia, Bulgária, Croácia e Chipre.

Na Ásia

Países que são destinos de viagem incríveis não exigem visto de brasileiros para viagens de até 90 dias, como Turquia, Tailândia, Ilhas Maldivas, Indonésia, Filipinas, Cingapura, Israel. O Catar e Emirados Árabes também não exigem visto de brasileiros.

Doha, no catar

Na África

África do Sul, Ilhas Seychelles, Marrocos, Namíbia e Tunísia são países africanos que também não exigem visto de brasileiros.

Na Oceania

Visitar as paradisíacas Ilhas Fiji ou as ilhas da Nova Zelândia também não exigem visto para permanência de até 90 dias.

Países bastante visitados por brasileiros que exigem visto

Alguns vistos são eletrônicos, emitidos rapidamente pela Internet, como o do Canadá e do México, mas somente se você tiver o visto americano, do contrário precisará do visto físico.

Outros países exigem apenas o pagamento de uma taxa na chegada ao país, como no Egito, e há mais burocráticos que requerem presença no consulado, como os Estados Unidos.

Índia, China, Japão e Austrália são outros países que exigem visto de turistas brasileiros.

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito

Se você tiver alguma dúvida ou informação relevante sobre documentos necessários para viajar de avião, por favor deixe um comentário, ele pode ajudar outros leitores.


Planeje sua Viagem aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – e posts como este levam muitas horas e às vezes dias até serem publicados.

Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que as dicas continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Booking.com: para fazer suas reservas de hotel, apartamento, B&B
Passagens Promo: pesquise e reserve passagens aéreas nacionais e internacionais
Rentcars: aluguel de carro, com possibilidade de parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior
Seguros Promo: desconto de 5% em seguro viagem para leitores. Aplique o código CASADAVIAJA5
Chip de Viagem: compre seu simcard internacional e receba em casa antes de sua viagem
– para ingressos de atrações, excursões e tours, temos 2 opções para você escolher: a Get your Guide e a Tiqets.


5 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre confundo quais países da América do Sul pode viajar só com RG e acabo indo com o passaporte mesmo rs. Nossa, e já li meia dúzia de vezes sobre a área de Schengen e União Europeia, mas não consigo gravar nunca também! rs

  2. Caramba, esse post é de utilidade pública, Márcia. Na Europa temos, felizmente, a vida bem facilitada, com a livre circulação no espaço Schengen, embora, claro, haja regras mais específicas para menores de idade. Mas quando saímos da Europa, mesmo viajantes experientes como nós, precisamos conferir essas informações. Parabéns por juntar tanta informação preciosa

  3. Que post excelente!!! Completo demais. Com ele não tem erro na hora de viajar. Eu sou daquelas que gosta de levar o passaporte para ter carimbo, mesmo podendo ir só com a identidade para o Mercosul.

  4. Eu tava perdidinha tentando entender tudo que precisava levar na minha viagem (vai ser a primeira), mas seu blog me salvou! Muito obrigada por compartilhar, agora sei que vou com os documentos necessários certinho.

  5. Muito detalhado seu post sobre documentos necessários para viajar de avião, muita gente não tem essa ideia e tem até receio, até quem viaja bastante esquece alguma coisa rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui