Confira informações importantes para dirigir no Canadá, a melhor forma de fazer vários roteiros de viagem, principalmente por destinos de natureza como as Montanhas Rochosas. São dicas sobre combustível, estacionamento, aluguel de carro, regras de trânsito e sobre cruzar a fronteira Canadá-Estados Unidos, colhidas depois da segunda viagem que fizemos pelas Montanhas Rochosas, província de Alberta.
Foi difícil escrever um post sobre dirigir no Canadá e manter a objetividade e frieza que regras de trânsito evocam. Então vou usar apenas este parágrafo para dizer que nada que eu diga ou mostre – ao menos sobre dirigir no Oeste – vai alcançar o prazer de rodar por estradas desta que é uma das regiões de montanha mais lindas do mundo, as Montanhas Rochosas. Sugiro que mesmo que este não seja o objetivo de sua viagem ao Canadá, leia os demais posts e confira as lindas imagens de lagos e picos.
Limites de velocidade no Canadá
O Canadá utiliza o sistema métrico, então nada de milhas! Distâncias e limites vêm expressos em nossos familiares quilômetros. O limite de velocidade varia de acordo com a província, tipo de estrada ou rua:
highways com 3 faixas ou mais | 100 a 110 km/h |
highways com 2 faixas | 80 km/h |
estradas em áreas urbanas | 60 a 70 km/h |
ruas residenciais | 40 a 50 km/h |
áreas escolares | 30 a 50 km/h |
Estradas no Canadá
As estradas são bem mantidas e bem sinalizadas, e como o Canadá é um país bilíngue, as placas vêem em Inglês ou Francês – ou em ambas as línguas, dependendo da província.
A Trans-Canada é a estrada que corta o Canadá, ligando Leste-Oeste do país de dimensões continentais. Ela é uma highway, com opções de combustível, lanchonetes e outros serviços.
Assim como em muitos países, os postos de serviço não ficam exatamente à margem da estrada, visível como aqui no Brasil, mas numa saída sinalizada, com indicação dos serviços disponíveis.
Sinalização – placas de trânsito
As estradas provinciais (equivalentes às nossas estaduais) são sinalizadas com placa em formato de bandeirola à direita, na foto acima, com seu número no centro. A Icefields Parkway (Hwy 93) é uma delas, estrada que liga os parques de Banff e Jasper, trecho mais cinematográfico das Montanhas Rochosas Canadenses – e do Canadá e talvez do mundo.
Com tanto para admirar, ao menos os turistas dirigem abaixo do limite de velocidade. Outro fator que nos faz desacelerar são os bear jams, trânsito causado pela parada de carros para ver ursos nos campos perto do acostamento. É um encontro emocionante!
Nas cidades, você pode encontrar placas como a abaixo, que indica faixas exclusiva para ônibus e taxis (ou bicicletas, se for o caso). Como mostra a placa, pode estar em operação apenas em determinados horários: faixa para ônibus de segunda a sexta, no período de pico do trânsito.
Muitas placas são igualzinhas às nossas, mas nem todas. A placa abaixo à esquerda indica que veículos de neve motorizados podem cruzar a via. A da direita, é mais dramática, mas verdadeira: respeite o limite de velocidade, pois atropelar um alce vai não apenas machucá-lo ou matá-lo, mas causar danos a você e a seu carro. Em Anchorage, no Alasca, os carros são muito altos, justamente para amenizar possíveis impactos com estes bichões de 2 metros de altura.
Combustível no Canadá
Outro ponto que merece atenção ao pensar em dirigir no Canadá é o combustível. Além de controlar custos, é preciso saber que em áreas afastadas dos centros urbanos não haverá postos de combustível por quilômetros. Entre Banff e Jasper, por exemplo, são quase 300 km de estrada e nas duas cidades há postos, mas no percurso entre elas, entretanto, há apenas um. Este posto fica no The Crossing Resort, logo após Saskatchewan Crossing, e funciona entre junho e setembro, ou seja, apenas no verão.
Basicamente há três tipos de combustível: regular (CAD 1,3/litro), Plus (CAD 1,41) e super (CAD 1,48).
Como em muitos países, o próprio motorista deve abastecer seu carro. Eis o passo a passo:
– estacione o carro perto de uma bomba e memorize o número
– dirija-se à loja de conveniênica e informe ao caixa que quer colocar determinada quantia na bomba X
– depois de pagar (em cartão ou cash), retorne ao carro, insira a mangueira no acesso ao tanque
– aperte o botão do tipo de combustível de sua preferência
– aperte o gatilho e espere até que trave.
Caso o valor pago for maior do que o equivalente usado, volte à loja de conveniência e receba o troco. Por isso prefiro pagar sempre na loja de conveniência, além de que nem sempre é possível pagar com o cartão de crédito pois eles pedem o zipcode (CEP), que precisa ser o mesmo do seu endereço do cartão de crédito – que sendo brasileiro não é aceito. Pelo menos foi eta nossa experiência em vários estados dos Estados Unidos e nesta viagem do Canadá.
Os postos de serviço em geral têm, além do posto de combustível, lanchonetes e o onipresente Tim Horton’s, o Starbucks canadense.
Leia sobre o planejamento de nossa viagem em Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e planejamento
Dirigir no Canadá: Aluguel de Carro
Idade mínima para alugar carro
Assim como nos Estados Unidos, as províncias canadenses têm jurisdição própria, mas em geral a idade mínima para alugar um veículo é 21 anos.
Que carro alugar e outras dicas
Os preços variam não apenas de acordo com o veículo, mas também pela estação de ano. Outro item que encarece o custo é retirar o carro em aeroportos, pois é cobrada uma taxa. Veja se há serviço gratuito de shuttle entre o aeroporto e seu hotel. Em Calgary, aeroporto mais próximo de Banff, o filé das Montanhas Rochosas, há, e utilizar o serviço eficiente e confortável nos poupou 1 diária, pois só retiramos o carro na manhã seguinte.
Além do custo, pesquise o tamanho do porta-malas e dê preferência para sedans ou carros que tenham um tampo para esconder as malas, caso você precise fazer paradas entre uma cidade e outra. Embora seja um país seguro, é sempre bom prevenir eventuais problemas que possam atrapalhar nossas férias.
Quanto ao GPS, alugamos várias vezes nos Estados Unidos, mas depois que surgiram as facilidades de chip/sincard comprados ainda no Brasil, nunca mais alugamos. E por falar nisso, saiba que diferente de países como Chile, Itália e muitos da Europa, nos Estados Unidos e Canadá não são vendidos chips por período inferior a 30 dias, então pesquise bem antes de sua viagem. Deixei para comprar no aeroporto de Calgary e no de Anchorage e fiquei na mão, nem loja de telefonia tinha!
Ao retirar o carro, verifique se há riscos e/ou amassados na lataria, ou outros danos no interior e exterior do veículo. Registre a informação no balcão de atendimento, ou o dano será cobrado de sua locação.
Ao devolver o carro, em geral não é feita qualquer conferência do veículo, você apenas deixa no local indicado e entrega as chaves a um funcionário, quando há um. Noutras vezes é ossível entregar numa caixa própria para isso. Pergunte sobre o procedimento de devolução quando for retirar o carro.
Que carro alugamos
Eu sabia que um carro mais alto seria perfeito para dirigir no oeste do Canadá e curtir melhor a paisagem, mas não queríamos um SUV monstro. Então alugamos um carro mais alto que a média, um VW Tiguan com a Hertz por 5 dias por R$ 1.550, no site da Rentcars, que sempre uso nas minhas viagens pois pago em reais e fico livre do IOF. O diferencial deste modelo foi o aquecimento dos bancos, que nas manhãs com temperaturas quase negativas foi uma benção! Pena que não tinha teto solar…
Permissão Internacional para Dirigir
Embora as locadoras não exijam no momento da retirada do veículo a apresentação da PID, a Permissão Internacional para Dirigir, caso você se envolva em algum incidente ou acidente deverá apresentá-la. O Detran do seu estado é quem a emite, e ela tem a mesma validade da sua Carteira de Habilitação brasileira, que também deve ser levada na tua viagem. Leia como emitir a PID. Já dorigimos muito sem a PID, mas agora não arriscamos mais.
Talvez você também queira aproveitar as dicas em Visto Canadense: passo a passo para emitir o eTA
Estacionamento
Nas cidades, você encontrará parquímetros, com limite de tempo e valores variáveis. No centro de Vancouver, a hora pode variar de CAD 1 a CAD$7, enquanto um vaga em estacionamento privado e coberto custa CAD 4 a cada 30 minutos.
Nas Montanhas Rochosas, na alta etemporada às vees é impossível estacionar em lugares como Lake Louise e Emerald, e Moraine Lake. A boa notícia é que há ônibus gratuitos a partir de Banff e Lake Louise durante o verão. Este site indica os estacionamentos disponíveis e quantas vagas há em Banff, para carros, motorhomes e bikes.
Nos posts específicos de cada um dos lugares que visitamos damos informações precisas a respeito.
Outras dicas para dirigir no Canadá
Dirigir no Canadá é muito simples, principalmente nas estradas e no verão. Nas grandes cidades, o ideal é usar o transporte público. Muitas regras são parecidas com as brasileiras, outras merecem atenção. Cada província tem normas específicas, então é difícil listar tudo num só post.
Pedágio nas estradas
Não pagamos nenhum pedágio nas estradas que rodamos em Alberta, passando por Jasper, Banff, Calgary e chegando até a cruzar a fronteira com os Estados Unidos, no estado de Montana. As estradas pedagiadas do Canadá são:
- Highway 407 em Ontário
- Highway 412 também em Ontário
- Cobequid Pass, em Nova Scotia
- Highway 5 na Colúmbia Birtânica
- Autoroute 30 em Quebec
Além de estradas, algumas pontes são pedagiadas, como a ponte A25 (norte de Montreal) e a Confederation Bridge (entre New Brunswick e ilha Prince Edward).
Se precisar de mais informações, pesquise no Google por Toll roads in Canada.
Saiba como é cruzar a fronteira em carro alugado no post Cruzando a Fronteira Canadá-Estados Unidos: roadtrip entre Alberta a Montana
Cinto de Segurança
É obrigatório o uso de cinto de segurança para passageiros e motoristas. Crianças abaixo de 9 anos ou até 145cm devem usar uma cadeirinha, que pode ser alugada junto do carro, como extra.
Celular e cigarro
Não é permitido o uso de celulares enquanto se dirige, como aqui. Por outro lado, não é permitido fumar dentro do veículo se houver crianças nele.
Semáforo
Assim como nos Estados Unidos, se você for virar à direita e o semáforo estiver vermelho, você deve parar, e se não houver pedestres, ciclistas ou carro vindo naquela faixa, você pode entrar na via.
Cuidados ao dirigir nas Montanhas Rochosas
Você deve imaginar que dirigir no Canadá nos meses de inverno é um desafio para brasileiros. Nas Montanhas Rochosas, é uma furada, pois pode haver trechos interditados por avalanches ou nevascas, e muitas atrações estarão fechadas ou não poderão ser visitadas.
Por mais tentador que seja, evite dirigir nas highways próximo do nascer ou pôr do sol, pois é quando os animais selvagens estão mais ativos – e a gente louca pra vê-los e registrar o encontro – e a visibilidade prejudicada. Saiba que em muitos lugares do Canadá atropelamento de veados e afins é a maior causa de acidentes fatais – de humanos.
Tenho certeza que estas dicas serão muito úteis para quem vai dirigir no Canadá, apesar das diferentes normas provinciais. Foram dúvidas que tive e pesquisei, reuni aqui para te ajudar.
Respostas de 18
Que coisa linda deve ser dirigir no Canadá. Adoro roadtrips, principalmente em lugares com paisagens fantásticas, como as canadenses. Ótimo o seu post!
Obrigada, Luciana! Não tem forma melhor, porque assim vamos parando para ver lagos e mirantes.
Dicas excelentes para se dirigir no Canadá! Eu amo fazer road trip e nossa, que sonho passear por paisagens tão incríveis como as Montanhas Rochosas! Post completo e muito útil, obrigada.
Foi um sonho por muitos anos, ainda lembro a primeira vez que vi fotos de lá, origem da primeira viagem, lá me 1997…
Que lugar MARAVILHOSO! Fiquei encantada com as fotos, mais do que com as regras de trânsito, que são muito boas. Tá na minha wish list, que só tá crescendo nessa espera pandêmica!
Marcia, eu acho tão gostoso viajar de carro! Acho a liberdade de conhecer lugares sem tempo para pegar um ônibus ou trem muito gratificante! Imagina então quando junta essa liberdade com essas paisagens das fotos maravilhosas! Fiquei encantada! Excelentes dicas! Abraços!
Eu gosto de viajar de todo jeito ahaha, mas de carro em alguns destinos como as Rochosas, a Toscana e roteiros como dos Castelos da Alemanha ou Alsácia na França é a única forma de aproveitar bem. Obrigada pela visita e pelo comentário.