Neste post você vai encontrar sugestões de 8 destinos de natureza, parques nacionais nos Estados Unidos – ou estaduais, testados e aprovados por mim, em 6 diferentes estados americanos. A verdadeira Beleza Americana.
Nova Iorque, Miami, Los Angeles e outras cidades grandes continuam sendo as mais procuradas nas viagens de brasileiros aos Estados Unidos, mas na minha opinião o país tem na associação natureza + estrutura sua melhor característica. Lugares pouco tocados pelo homem têm fácil acesso a qualquer um, inclusive pessoas com dificuldade de locomoção. É só conseguir juntar dinheirinho pra pagar 4 vezes mais em tudo (#malditocambio), se você é brasileiro.
Não é só a beleza natural que me leva aos Estados Unidos, porque isso temos muito aqui na América do Sul. Primeiramente, acho que é a língua. Quando falamos uma língua estrangeira sentimos um prazer enorme em estar no país e ser capaz de nos comunicar e compreender não só a língua, mas a cultura. O segundo motivo é menos particular: as facilidades seduzem, seja para guiar por estradas impecáveis e bem sinalizadas, pelo baixo custo do combustível, pela acessibilidade que me impressiona: até trilhas têm alguns trechos para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Também admiro o fato de ver gente aparentemente com poucos rescursos financeiros viajando, pois há opções de acomodação ao alcance de todos, e os RVs, as casas sobre rodas, contribuem para a democratização do turismo. Mais sobre isto no post Alasca: o que fazer e onde ficar em Seward.
Seguem os 8 lugares de beleza natural que visitei nos Estados Unidos, organizados por estado:
Alasca
“Gente, eu tô no Alasca!” eu dizia pra mim mesma repetidas vezes e às vezes pro meu marido. Confesso que não é o destino de natureza mais bonito que já visitei, mas certamente estar no Alasca é ter sensações muito diferentes de todos os outros considerados mais belos. E isso eu vou explicando aos poucos, nos posts cheios de dicas em que relato o que fizemos no Roteiro de 7 dias no Alasca e Planejamento de Viagem (com preços). Dos lugares que conhecemos na última fronteira, destaco dois parques nacionais para figurar nesta lista de 8, o Denali e o Kenai.
O parque nacional Denali leva o nome da montanha mais alta da América do Norte, tem 6 milhões de acres e fica ao Norte de Anchorage, cidade mais populosa do Alasca. Dentro do parque, há apenas uma estrada, por onde só os ônibus do parque circulam. De carro, só se pode percorrer as 15 primeiras milhas da estrada, cerca de 24 quilômetros. As paisagens são deslumbrantes e o passeio se assemelha a um safari, tamanha a quantidade de vida selvagem presente na reserva.
A península de Kenai é de uma beleza ímpar: geleiras encontram o mar protegido em diversas baías com encostas rochosas, águas línpidas e vegetação exuberante. Aqui e ali lagos pontuados por hidroaviões e rios por salmões. E onde tem salmão, tem urso. Trilhas, geleiras, campings, muitos motorhomes. Vida marinha farta, que você vê a bordo de um dos minicruzeiros que partem da cidade de Seward. Se eu só tivesse uma coisa para fazer no Alasca, seria esta. Confira o post sobre nossa experiência em um deles no post Alasca: cruzeiro nos fiordes de Kenai
Arizona
Este todo mundo já viu ao menos uma imagem uma vez na vida. Eu vi muitas e incluí o Grand Canyon no roteiro de nossa primeira viagem internacional, lá em 1996. Mas como outros destinos de natureza, percebi a diferença enorme entre apenas ver e fotografar e sentir o lugar. Nós fizemos uma boa parte da trilha Bright Angel, que desce até o rio, e só não a terminamos porque fomos no improviso, pois completá-la exige pernoite, licenças, etc. Sentimos o Grand Canyon, cujo pó de cores variadas entrou por nossos poros, roupas, calçados e memória. Ainda bem, porque se dependesse da qualidade da foto analógica…
Confira as dicas (atualizadas) sobre o Grand Canyon aqui no Mulher Casada Viaja.
Califórnia
A Califórnia é um estado muito versátil, turisticamente falando: praias, parques de diversão, desertos, montanhas, estações de esqui, vida selvagem, cidades legais para visitar, de todos os tamanhos e para todos os gostos – e parques nacionais. Dois lugares de natureza que destaco são o meu queridinho Yosemite Park e a região litorânea conhecida como Big Sur.
Yosemite tem um clima delicioso (afinal, gente de montanha só pode ser boa gente!), o tipo de lugar para onde eu voltaria again and again, é com certeza um dos parques nacionais dos Estados Unidos cujas paisagens mais encantam, é muito fotogênico em qualquer estação. Além disso, é a meca dos escaladores e tem trilhas de vários níveis, animais selvagens, e as sequóias, as árvores gigantes. Escrevi três posts sobre o parque, fruto das duas vezes em que estivemos lá: o Yosemite Park, guia para sua viagem, o Roteiro de 2 dias em Yosemite e Yosemite, o melhor motivo pra ir à Califórnia
Big Sur
Taí um lugar que apenas vi, infelizmente não vivi, porque não pegamos nenhuma trilhazinha (o parque estava fechado devido a incêndios), mas é uma road trip das mais famosas e bem bonita, a que vai de São Francisco a Los Angeles pela CA-1, estrada rente a desfiladeiros, com vistas lindas do mar.
Confira as dicas em HWY 1 Califórnia: a icônica estrada de São Francisco a Los Angeles e 17 Mile Drive, rota panorâmica na HWY-1
Flórida
Com mar no jardim da frente, pântanos no quintal, e dentro de casa os parques de diversão mais famosos do mundo, a Flórida é o estado mais visitado pelos brasileiros, mas meu destaque vai pro mar, aquele tom que o Caribe tão bem entrega. Percorremos a HW-1 até Key West, a icônica rodovia sobre pontes ligando as ilhas. Confesso que achei Key West mais com cara de interior do que litorânea, e compartilhei minhas impressões positivas no post Key West, Flórida, USA. Simples assim.
Montana
Montana faz fronteira com Alberta, no Canadá, e tem montanhas e lagos muito bonitos, também, principalmente no Glacier National Park, que visitamos há um mês. O parque estava bem castigado pelos incêndios florestais deste último verão, mas a natureza é tão maravilhosa que proporciona aprendizado e beleza até nos campos onde tudo parece morto. Aprendi que desde os anos 1960 os incêndios não são combatidos, apenas controlados, pois fazem parte do ecossistema, e são necessários para a renovação daquele tipo de floresta. Por isso, a foto que escolhi não é de um dos lagos, ou dos picos lindos do parque, nem dos glaciares que dão nome a ele, mas de uma floresta que ressurge das cinzas, colorida pelo outono que se aproximava.
Confira como foi nossa breve passagem pelo Glacier, na página Montana.
Nova Iorque
Conheci as Niagara Falls do lado canadense, num bate-volta a partir de Toronto, mas como estamos falando de Estados Unidos, cabe aqui porque no lado americano também tem uma cidade chamada Niagara Falls. Fizemos o passeio de barco, que na minha opinião é imperdível.
Além destes, há muitos outros lugares, geralmente sob a proteção de parques nacionais ou estaduais, que ainda não visitei, mas é claro que estão na lista da esperança. O casal do Coisos on the Go fez um giro fotográfico por 7 Parques Nacionais Americanos. E você, conhece algum outro? Deixe nos comentários a sua sugestão, ela pode inspirar outros viajantes.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte da blogagem coletiva do 8on8, quando todo dia 8 nosso grupo publica um post com 8 fotos sobre um tema diferente, sempre trazendo dicas legais pra você. Confira as escolhas dos demais blogueiros sobre o tema Natureza.
Turistando.in: A beleza do Vale do Colca, no Peru, em 8 fotos
Let’s Fly Away: O espetacular nascer do sol na Amazônia
Quarto de viagem – As belezas naturais da Irlanda do Norte
O Berço do Mundo: [8 on 8] As grutas de Mira d’Aire
Viajando em 3…2…1: Paisagens para amar o verão da Alemanha
Blog convidado do mês: De Mochila e Caneca: A beleza do Atacama em 8 imagens
Respostas de 24
Realmente com tantos destinos urbanos, acabamos esquecendo os naturais nos EUS. Uma pena, o país tem paisagens maravilhosas!
E ainda quero conhecer muitas!
Acompanhei sua viagem do Alasca. Que paisagens eim!!! Acho que de toda essa lista é o lugar que mais gostaria de conhecer!
É realmente um estado incrível, e do que mais gostei foi dos poucos turistas, coisa rara hoje…
Que lindas paisagens!! Já era doida pra visitar o Alasca e Big Sur, agora acabei de colocar os outros na lista… espetáculo da natureza 😀
Que bom, Gabriela! obrigada pela visita.
Amo destinos de natureza, e sou louca pra conhecer o Alasca, mas tem muito mais lugar nos EUA agora pra conhecer com seu post 🙂
Engraçado como tanta gente tem falado que quer conhecer o Alasca, mas foi talvez o único lugar aonde fomos e não tinha um brasileiro sequer! ahaha