Monterosso, a melhor praia de Cinque Terre

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

monterosso cinque terre

Uma das paisagens costeiras mais conhecidas da Itália fica na Ligúria, na macrorregião norte da Bota. Veja o que fazer em Monterosso, a melhor praia das Cinque Terre, que explode no verão.

Um dia em Cinque Terre

Era para termos mais tempo, mas tinha um Lago de Garda no caminho entre Bolzano e a Ligúria, então chegamos no final da tarde a La Spezia, cidade maiorzinha e onde nos hospedamos. Com isso, tivemos apenas a noite pra conhecer a cidade e 1 dia nas Cinque Terre, patrimônio da Unesco.

No post O que fazer em La Spezia eu explico os motivos de a termos escolhido como base para conhecer Cinque Terre. Se você tiver mais tempo na Ligúria, em 5 dias consegue visitar também Gênova, Grotte di Toirano e Portofino.

Mas vale a pena conhecer Cinque Terre em 1 dia?

Sim, vale! Eu sempre digo: pouco é melhor que nada e nas viagens o tempo parece render tanto… Em 1 dia fizemos o passeio de barco entre La Spezia e Riomaggiore, visitamos demoradamente 4 da 5 terre (Corniglia ficou de fora por uma questão de logística) – e olhe que nossa manhã começou bem tarde. Mas – sempre tem um mas – se você quer ir para curtir praia, minha sugestão é eleger uma vila para se hospedar. E Monterosso al Mare é sua melhor aposta!

Para dicas práticas e importantes do planejamento de uma viagem às Cinque Terre, não deixe de ler As Cinque Terre da Ligúria, Itália

Monterosso, a melhor praia de Cinque Terre

Se você quer pegar praia em Cinque Terre, Monterosso é uma opção confortável, pois é a única que tem praias de areia. As demais vilas de Cinque Terre têm costas rochosas, com pouco ou nenhum espaço para se esticar ou praias de pedras em vez de areia, nada confortáveis. As pessoas deitam sobre as rochas, no melhor estilo lagarto. Algumas praias são na verdade pequenos portos de pescadores, não achei nem bonitas nem agradáveis.

Além disso, Monterosso oferece a opção de vários lidos, que são espaços com estrutura de serviço de praia pago: guardassol, cadeiras, espreguiçadeiras, banheiros e cabines para troca de roupa.

lido de Monterosso

Diferente das demais terre, Monterosso al Mare tem uma grande área plana, com uma orla (Via Fegina) cheia de restaurantes, ladeada de árvores floridas que bem poderiam ser mais altas para nos dar sombra. Sim, estava muito quente, chegamos a pegar mais de 35 graus naquele final de junho, primeira semana do verão.

Monterosso é também uma boa opção para quem está de carro, pois tem estacionamento no nível da praia, enquanto as demais terre só têm mais espaço no alto da montanha. Além disso, a estação de trem fica bem pertinho da praia!

Praia di Fegina é a famosa praia com uma grande rocha no centro, o que a torna ainda mais bonita, mas não a confunda com os Faraglioni da Ilha de Capri, na Costa Amalfitana.

praias de cinque terre monterosso

No final da praia Fegina tem uma escultura de Netuno de 14 metros. Percebe-se que não foi esculpida na rocha, mas construída de concreto. Fazia parte da Villa Pastine, destruída por bombardeios na Segunda Guerra, que deixou Netuno sem tridente – e sem uma das pernas e sem braços.

Excursões nas Cinque Terre

Para quem prefere ou precisa viajar com apoio de guias, o Mulher Casada Viaja tem parceria com a Civitatis, onde as excursões e passeios são feitos online ainda no Brasil e as compras feitas em reais, livres de IOF. Além destas que selecionei, há outras opções, como a excursão a Cinque Terre a partir de Florença.

O que fazer em Monterosso

Na outra extremidade da praia Fegina, em direção a Vernazza, a via Fegina termina em um túnel de 100 metros que divide a vila de Monterosso em duas. É preciso atenção, pois ali passam carros e pedestres, e é muito estreito e escuro.

Acima do túnel fica o Mosteiro Capuccino. Não o visitamos, mas tem uma vista linda do mar a partir de terraços com horta e videiras. É possível agendar visita guiada para conhecer os espaços do mosteiro, no link acima.

o que fazer em monterosso
Foto: divulgação

Do outro lado do túnel fica a parte mais antiga de Monterosso al Mare, mais residencial do que turística, a cara da Itália: muitos becos estreitos onde estão lojas e alguns restaurantes. A poucos passos do túnel, estamos na Piazza Giuseppe Garibaldi, onde fica a Igreja de San Giovanni Batista e um playground ótimo para quem está com crianças pequenas – e um porção de sorveterias. Se você estiver por ali numa quinta-feira, aproveite para conferir a feira local que acontece no período da manhã.

a Piazza em Monterosso al Mare

Passeio de Barco em Cinque Terre até Monterosso

Pra chegar a Monterosso al Mare tomamos o barco do Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre Golfo dei Poeti em La Spezia já passavam das 11h. Os barcos são no sistema hop in/off, como os ônibus turísticos de 2 andares presentes em várias cidades do mundo. Mas há um limite de 3 saídas e reembarque. O áudio vai explicando sobre o que vemos: breve histórico, ruínas e paisagens naturais.

Você pode optar pelo bilhete ida e volta ou apenas um sentido, e neste caso, voltar de trem e fazer uma parada em Corniglia, única cidadezinha onde o barco não pára.  

barco Cinque Terre

O barco em que navegamos tinha dois andares e ficamos no superior, sem cobertura, tostando no sol sem perceber graças ao vento, então chapéu e protetor solar são essenciais. Como fomos no verão, estava bem cheio e o embarque e desembarque meio tumultuado.

Por isso, acabamos descendo do barco em Rioaggiore, onde passeamos, e de lá tomamos o trem expresso para Monterosso. Atenção porque há trens expressos, que não fazem paradas, e outros que param em todas as estações. Ao chegar na plataforma, veja no monitor: se tiver 1 na frente do número do trem, é expresso. Se tiver 2, é pinga pinga.

Onde Comer em Monterosso

Na Via Fegina, tem vários restaurantes e bares com mesinhas nas calçadas, mas um me fisgou pela área lateral sombreada (eu falei que tava muito quente?), o Lapo’s.

Para comer com vista, os bares e restaurantes no alto são bem requisitados, eu chegaria cedo para o pôr do sol ou faria reserva. O Torre Aurora fica na torre do séc 13 com vistas incríveis e pratos apetitosos.

onde comer em Monterosso

Onde ficar em Monterosso

Sendo maior, é natural que haja mais opções de hospedagem em Monterosso. Como não nos hospedamos lá, fui beber da fonte original, pesquisei em blogs de viagem onde dormir em Monterosso al Mare. Eles também diziam que hotéis mais estruturados ficam em Levanto, Monterosso e La Spezia.

Nós nos hospedamos em La Spezia a cidade de onde partem trens tanto para as Cinque Terre quanto para outras partes da Itália. Veja o que fazer em La Spezia e porquê a escolhemos como base para as Cinque Terre.

Se você prefere água doce, o Hotel Porto Roca tem uma piscina com vista espetacular para o mar. É um 4 estrelas cujos quartos têm decoração romântica, os hóspedes deram nota 8.6. A água é doce, o custo um pouco salgado, mas para ocasiões especiais, eu investiria!

Foto da galeria desta acomodação
piscina do Hotel Porto Roca, em Monterosso – crédito: Booking

No mais, as opções ou são hotéis sem charme ou do estilo pousadas. Uma bem simples, mas que tem nota 9.3 é o Albergo Al Carugio, na parte antiga de Monterosso. O Roca du Ma Pasu fica na Via Fegina, e nota 9,7, mas apenas 4 quartos – lindos!, corra!

Mais Mar e Praias pelo Brasil e pelo mundo

Fazia tempo eu tinha as imagens de Cinque Terre arquivadas e as memórias guardadas, e foi o tema da blogagem coletiva do 8on8, Mar, que me motivou a trazer estas dicas para você. Confira o que as demais blogueiras de viagem escreveram sobre o tema:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Ahhh que paraíso que parece ser Monterosso! Tá aí um lugar que eu tenho muitaaa vontade de conhecer. Amei suas dicas, seu blog, suas fotos… vai me ajudar muito a planejar a próxima viagem! Obrigada!

  2. Quase fui até a Ligúria encontrar parentes do meu marido nas minhas últimas férias. Sempre tive curiosidade para conhecer as praias da Cinque Terre e agora com este post já sei qual a melhor: Monterosso. E realmente me interessou visitar esta cidade, já que tem estação de trem perto da praia e praia com areia como temos aqui.
    Quem sabe numa próxima viagem, façamos uma parada em Monterosso para conferir suas dicas. Obrigada, Márcia! Você sempre me inspirando!

  3. Amei conhecer a praia de Monterosso com você. Sou apaixonada por seus posts sobre a região, que me sinto viajando com você. Um detalhe que gostei do seu relato é que a praia é de areia. Para nós, acostumados com areia fininha e branca, praia de pedrinhas é bem estranho, não é?

    1. Sim, e Na Costa Amalfitana também tem praias de pedras, como em Capri, ou de areia bem escura, como Positano. Na minha opinião, é estranho brasileiros irem à Itália atrás de praias, a não ser que seja na Sardenha, Sicília… Ou para passeios de contemplação, como eu fiz.

  4. Que mar azul! Já tinha lido que as praias nessa região eram rochosas – bem diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil – então foi uma surpresa conhecer um pouco de Monterosso, que se assemelha mais às daqui. Amo seus posts da Itália, me sinto viajando junto com vc!

  5. Oi Marcia, estive em Cinque Terre há muitos anos atrás numa parada de cruzeiro, então foi aquela correria. Não me lembro de ter visitado Monterosso, mas adorei o seu post mais detalhado sobre essa praia. Que piscina linda desse Hotel Porto Roca. Já morri de vontade.
    Outro dia, vi no IG que é proibido estender cangas e toalhas em algumas praias da Italia. Não sabia! Lá é assim também?
    Beijos
    Mari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.