Raramente um turista iniciando-se nos prazeres de viajar pela Itália escolherá cidades como Bolzano, o que é até compreensível diante de cidades com fator Wow, como Veneza, Roma, Florença. Então pense que se Bolzano estivesse em um país com menos atrativos, talvez figurasse entre as primeiras opções. O ‘problema’ é que Bolzano fica na Itália…
Bem, fica na Itália desde o final da Primeira Guerra Mundial, porque esta parte da Bota era território do império Austro-húngaro. Por isso a cultura germânica está presente na História, arquitetura, culinária, enfim, na cultura local. Além do italiano, o alemão é língua oficial, ensinada nas escolas de Trentino Alto Ádige. Aliás, fica em Bolzano a única universidade multilíngue da Itália, com inglês, além do italiano e alemão. Isso acontece hoje, porque o alemão foi banido da sociedade trentina durante os anos do regime fascista. Assim, uma viagem por Trentino Alto Ádige, região em que fica a cidade de Bolzano, pode ser uma surpresa para quem espera similaridades com outras cidades italianas ou encontrar os clássicos estereótipos.
Bolzano foi eleita por vários anos consecutivos como a cidade com melhor qualidade de vida da Itália, perdendo recentemente a posição para Milão. Curiosamente, as cinco primeiras posições estão ocupadas por cidades do norte da Itália: Trento, Aosta, Trieste. E mesmo que você não esteja interessado em viver em uma das cidades mais frias da Itália, esta qualidade de vida é muito boa de ser observada, nem que seja no pouco tempo em que nos sentamos na piazza, bebericando um aperol spritz no final do dia.
Este post é resultado do que aprendi sobre a cidade, mas infelizmente fiquei apenas uma noite e poucas horas por lá, e o que sugiro aqui não foi de todo experimentado. Confira o que fazer em Bolzano e em distâncias de até 100 km. E ao final, veja o mapa turístico da cidade.
O que fazer em Bolzano
Como toda cidade histórica, não dá pra excluir de uma lista de o que fazer em Bolzano uma caminha pelo centro histórico. Os edifícios são belíssimos, com ares germânicos, as ruas exclusivas para pedestres te convidam a caminhadas, você encontrará fontes com água potável, geladinha, que no verão é um alívio pois faz muito calor, não se engane. Aliás, passei mais calor no centro de Bolzano que em Cinque Terre ou Costa Amalfitana, que visitamos no mesmo verão de 2019.
Duomo
Você pode começar seu roteiro a pé pelas ruas para pedestres a partir do belo Duomo, a catedral de teto verde e dourado localizada na Piazza Walther. Em estilo gótico tardio, foi concluída em 1420 e passou por restauro em 2008. Se você estiver por lá aos sábados e domingos, às 11h ouvirá o melódico som de seus 25 sinos.
Piazza Walther
Construída no século 19 onde desde a idade média existia uma plantação de videiras, foi nomeada em homenagem ao poeta local Walther von der Vogelweide. Além do duomo, de belos e históricos edifícios e dos bem cuidados canteiros, há restaurantes com mesas ao ar livre, como em muitas cidades europeias. Em dezembro abriga o tradicional mercado de Natal, com comidas típicas, produtos regionais e itens natalinos decorativos.
Piazza delle Erbe
Que tal comprar aqueles tomates deliciosos que só a Itália tem, ou frutas e queijos para um piquenique, na Piazza delle Erbe, uma feira que existe desde 1295!
Pórticos do comércio
Sempre é gostoso observar as vitrines e fazer comprinnhas, e em Bolzano é um grande prazer caminhar pelos pórticos barrocos e góticos. Achei os preços razoáveis, e na Via Museo e na via dei Portici você encontrará nomes internacionais como Mango, Zara, H&M, Intimissimi.
Museu Arqueológico do Alto Ádige
Alguns museus valem a visita nem que seja para ver apenas um item em exposição, e este é o caso. Nele se encontra o Ötzi, o corpo mumificado mais antigo da Europa, preservado pelo gelo por mais de 5.300 anos. Descoberto acidentalmente em 1991 por trilheiros, o homem da Idade do Cobre e seus artefatos podem ser vistos numa sala fria, através de uma janela.
A entrada custa 9 euros e o museu funciona de terça a domingo. Em Julho, agosto e dezembro abre às segundas-feiras, também. Reserve cerca de 2 horas para a visita.
Soprabolzano e as Pirâmides de Terra
Perto da estação de trem de Bolzano fica o teleférico Renon, que sobe até Soprabolzano, vilarejo num platô a 1.200 metros de altitude. De lá parte um trem leva às Pirâmides de Terra, formações em forma de cone com mais de 25 mil anos.
Provar a culinária tirolesa
Canederli, strudel, cerveja, presunto parma. Que tal um passeio guiado pelas delícias do tirol neste tour gastronômico por Bolzano? O guia fala italiano e inglês e acho uma opção bem legal para qualquer um, mas ainda mais para quem viaja solo.
Onde ficar em Bolzano
Passamos apenas uma noite em Bolzano, e além do custo e localização, escolhemos um lugar que tivesse estacionamento incluso e no local, o que não é muito comum no centro das cidades europeias. Escolhemos o Villa Jasmine, um studio a 500 metros do Duomo e 700 da estação de trem de Bolzano. Pagamos €80. Os apartamentos ficam numa edícula de um edifício residencial. Ao chegar mandamos um whats app para o proprietário que veio nos entregar a chave. No checkout, deixamos as chaves dentro do apartamento e batemos a porta.
Se você preferir ficar com mais conforto, também no centro, veja o hotel 4 estrelas Parkhotel Laurin e o Greif, ambos com nota superior a 9. Se quiser um apartamento, sugiro o Andreas Hofer Residence
Documentos para viajar para a Itália
Não é necessário visto para entrar na Itália (ainda não se paga taxa), apenas passaporte com validade superior a 6 meses e, como a Itália faz parte da Comunidade Europeia onde é exigida a Carta Schengen, há obrigatoriedade de contratação de seguro viagem. Além disso, seguro viagem não é só para o caso de você torcer o pé numa trilha ou sofrer um acidente. Malas extraviadas, voos cancelados e tantas outras dores de cabeça podem ser minimizadas com o seguro. Temos parceria com a Seguros Promo, que oferece vários tipos de seguro e seguradoras, além de de$conto para os leitores do blog.
O que fazer perto de Bolzano
Cidades
Trento
Localizada a 60 km de Bolzano, é a capital de Trentino Alto Ádige. Eu me apaixonei quando a conheci, provavelmente porque fiquei num apartamento em um prédio tombado, histórico, em frente ao Duomo. Leia O que Fazer em Trento: roteiro de 1 dia
Ortisei
Pensa numa cidade gracinha! Ficamos em Ortisei na minha segunda vez nas Dolomitas e apesar de pequena tem boa estrutura de restaurantes, comércio e serviços. Ortisei é uma excelente base e tem duas estações de cable car: uma vai para Seceda, um dos cartões postais das Dolomitas, outro vai para Alpe di Siusi, de que falo abaixo. Se você não ficar lá, visite ao menos o centrinho, cheio de esculturas, fontes, casas lindas que parecem de boneca.
Merano
Esta ainda não conheci, mas tem algumas semelhanças com Bolzano, como as lojas nos pórticos. A grande atração é o jardim botânico do castelo Trauttmansdorff (veja abaixo em ‘castelos’).
Atrações de Natureza
Imagino que estando em Trentino Alto Ádige você tenha se programado para ir às Montanhas Dolomitas, ao menos em sua porção mais próxima de Bolzano. Esta parte dos Alpes é cinematográfica, e tem bastante material para você ler no link acima. Quem segue o Mulher Casada Viaja no Facebook ou Instagram sabe o quanto gosto das Dolomitas. E Bolzano é considerada a “porta para as Dolomitas”, veja que conveniente!
Lago di Carezza
Além das formações dramáticas de seus picos, os lagos em meio às Montanhas Dolomitas são estonteantes. Um deles é o Carezza, a apenas 25 km de Bolzano. Para saber mais, leia Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas.
Alpe di Siusi
Outro lugar que gosto muito nas Dolomitas fica a apenas 23 km de Bolzano, Alpe di Siusi (Seis am Schelern). Como é um platô de altitude, aliás, o maior da Europa, você chega de cable car ou pela estradinha sinuosa, mas cujo acesso tem restrição de horários. Leia Alpe di Siusi, o paraíso nos Alpes Italianos.
Val di Funes e a Igreja Santa Madalena
A 45 km de Bolzano, fica o cartão postal mais popular das Dolomitas, em Val di Funes, a igreja Santa Madalena. Como além da igreja e de caminhar não há muito o que fazer, sugiro que você coloque no GPS ‘Zanser Schwaige’, o restaurante da foto abaixo. São 9 km a mais, apenas.
Passo do Stelvio
Desejo voltar ao menos mais uma vez às Dolomitas para explorar a porção Oeste, entre Bolzano e a fronteira da Suíça, e aproveitar a oportunidade para rodar pelas 60 curvas do mais alto passo da Itália (2.757m) e segundo da Europa.
Castelos
Esta região é pontuada por castelos no alto de montanhas, mas são castelos medievais, bem rústicos, fortalezas defensivas, muito diferentes de castelos luxuosos da França ou Alemanha. Selecionei apenas dois deles, mas se você tiver interesse especial pelo assunto, visite Suedtirolerland.it e encontre informação a respeito.
Castelo e Jardins Trauttmansdorff
Em Merano, vale a pena visitar os jardins do Castelo de Trauttmansdorff. O castelo tem origens no século 13 e no século 19 serviu de residência de inverno para a imperatriz Sissi. Serviu de base para o exército alemão durante a segunda Guerra Mundial e desde 2003 suas salas foram recuperadas e funcionam como um museu.
Reserve ao menos 3 horas para conhecer os jardins. Eles abrem diariamente de abril a outubro, e o ingresso custa 15 euros.
Castelo Roncolo
A apenas 3 km do centro de Bolzano, o castelo-fortaleza Roncolo (Runkelstein, em alemão) foi construído no século 13 e possui ricos afrescos deste período. Abre de terça a domingo e custa 8 euros.
O que fazer em Bolzano e arredores de excursão
Se você preferir conhecer Bolzano e arredores no conforto de uma excursão, vejas estas e outras opções com nosso parceiro Get your Guide:
Mapa turístico de Bolzano
Se você ainda curte um mapa de papel, não deixe de passar no escritório turístico de Bolzano (Via Alto Adige, 60) para pegar o seu. Ou salve a print que fiz do que eu trouxe na mala:
O que achou de Bolzano? Se você está indo para lá, espero que tenha aproveitado as dicas e que curta a cidade.
Respostas de 21
Marcia, adoro todos os seus posts da Itália! Esse sobre o que fazer em Bolzano está sensacional e com lindas fotos. Fiquei com mais vontade de conhecer a cidade!
Nossa que lindo que é Bolzano. Confesso que nao ia mesmo escolher visitar a cidade, mas depois do teu relato e fotos fiquei doida pra visitar. Obrigada por compartilhar o que fazer em Bolzano!
Ruthia, obrigada pela dica do livro! Li a resenha e comprei no Kindle. Depois te conto o que achei.
Estou indo para Bolzano em Março de 2024. Foi uma escolha meio aleatória, mas depois de ler seus relatos fiquei feliz de ter feito a escolha certa pela região das Dolomitas.
Adorei seu post.
Oi, Patrícia, espero que curta Bolzano e as Dolomitas. Obrigada pelo comentário.