Onde ver as principais esculturas em Roma

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Mesmo que você não elabore um roteiro especial para ver as principais esculturas de Roma, é provável que passará por algumas delas. São fontes, estátuas e outros elementos arquitetônicos que podemos conhecer não apenas em museus e igrejas, mas pelas ruas. Salve o post para ler durante ou antes de sua visita a Roma. Vai ser muito mais rico entender um pouco a respeito do que vemos.

Confira que igrejas de Roma conhecer para ver Arte, Onde Ficar em Roma: Hotéis por Região e Roma: Guia para Planejar sua Viagem

Galleria Borghese: incríveis esculturas de Roma

A Galleria Borghese é um museu espetacular com grandes obras num palácio igualmente rico. E como é compacto, precisa comprar ingresso com hora marcada antecipadamente. Eu comprei o ingresso pela Tiqets, e foi só apresentar o voucher na bilheteria no horário marcado.

Conjunto de Bernini

Esculturas de um jovem Bernini, como Enéias, Anquises e Ascânio, Davi, e Apolo e Dafne, criadas em mármore entre 1598 e 1622, são destaques do acervo. Apolo e Dafne, considerada a obra prima de Bernini, nos mostra o exato momento em que Dafne é transformada em árvore para escapar das investidas de Apollo.

Mas eu gosto ainda mais da O Rapto de Prosérpina, talvez pelo detalhe da coxa ‘macia’ feita de pedra. A escultura é um exemplo barroco, que visava criar obras de arte dramáticas que emocionassem o espectador. 

Atenção: não é permitido fotografar a Galleria Borghese, estas não são fotos minhas, mas de domínio público.

Fontes: grandes esculturas de Roma

Tritão

A Fonte do Tritão, localizada na Piazza Barberini, em frente ao Palazzo Barberini, que hoje abriga a Galleria d’Arte Antica, mas que era residência do papa Urbano VII, justo quem a encomendou – com dinheiro público, claro. E aposto que você já sabe quem é seu autor! Isso mesmo, Gian Lorenzo Bernini.

Moisés

A 600 metros da Fonte Tritão, você encontra a Fontana dell’Acqua Felice, mais popularmente conhecida como a Fonte de Moisés. Construída entre 1585 e 1588, no local onde terminava o aqueduto Acqua Felice, o primeiro da Roma Antiga! No centro da fonte, vemos a figura de Moisés, ladeada por dois relevos: Arão e Josué conduzindo os israelitas. ​Os quatro leões são cópias de obras egípcias antigas, cujos originais se encontram no museu egípcio do Vaticano.

Trevi

A mais popular e escandalosa das esculturas de Roma teve um começo mais prático do que artístico: como o local era a parte final do aqueduto Aqua Virgo, havia ali um reservatório. Foi apenas no século 16 que um projeto de fonte encabeçado por Bernini, Pannini e Bracci, entre outros, começou a tomar a forma monumental que vemos hoje. Você sabe que tem que jogar uma moedinha na fonte de Trevi, mas sabe o significados de seus elementos? O Deus Oceano ao centro acompanhado por duas figuras a cavalo representando a vertente agitada e calma do mar. Nos nichos laterais, duas estátuas femininas representam características da água trazida pelo aqueduto: salubridade e abundância.

esculturas em Roma

Quatro Rios

Uma das praças mais bonitas de Roma, a Piazza Navona possui 3 fontes. A fonte do meio, em frente à igreja Sant’Agnese in Agone, é uma das principais esculturas de Roma, a Fonte dos Quatro Rios. Mais uma vez Bernini foi o responsável pelo planejamento e execução, entre 1648 e 1651. Construída em bronze, mármore, granito e travertino, as 4 figuras humanas representam os rios dos então conhecidos continentes: o Danúbio, o Ganges, o Nilo e o Prata. O obelisco egípcio de 16 mestros que vemos no centro da fonte foi trazido do circo Massenzio, na Via Appia à piazza Navona – e antes de Assuã. Sobre ele, foi então colocada uma pomba que simboliza o Espírito Santo, representando o triunfo da Igreja sobre as quatro partes do mundo.

esculturas em Roma

Museus Capitolinos

Marco Aurélio

Embora eu tivesse fotografado a estátua do imperador Marco Aurélio no Monte Capitolino, eu nada sabias obre ela e só aprendi para escrever aqui. Ela é a única remanescente de um grupo de 22 estátuas equestres feitas em comemoração pela vitória sobre os povos germânicos entre 176 e 180 AD. Restaurada por Michelangelo, foi transferida para o Monte Capitolino em 1538, mas em 1970 foi substituída por uma réplica. A original está nos Museus Capitolinos.

Constantino

Outra escultura da Roma antiga exposta nos Museus Capitolinos é a Cabeça Colossal de Constantino, parte de um corpo de 12 metros feito de madeira ou estuque, portanto perdidos.

Loba Capitolina

Talvez a mais importante das esculturas de Roma, a Loba Capitolina, ou o famoso símbolo da cidade de Roma, a “estátua de Rômulo e Remo”, também pode ser vista nos Museus Capitolinos. A estátua retrata uma loba amamentando dois bebês, e representa a lenda de Rômulo e Remo, parte do mito da fundação de Roma.

As estátuas da Ponte Sant’Angelo

A ponte mais bonita de Roma, na minha opinião, é a ponte para pedestres Sant’Angelo, que leva diretamente ao Castelo Sant’Angelo. As 10 estátuas da ponte como vemos hoje é projeto de Gian Lorenzo Bernini, que instalou as grades de ferro e balaústres.

esculturas em Roma

Leia mais a respeito em Castelo Sant’Angelo e a ponte mais bonita de Roma

Esculturas no Vaticano

A impressionante colunata que circunda a praça de São Pedro não é uma das esculturas de Roma, mas um elemento arquitetônico de destaque no Vaticano, também projetada por Bernini. O desenho das colunas alinhadas parecem braços abertos a receber os fiéis – e turistas.

O baldaquino de Bernini foi construído sobre o túmulo de São Pedro, dentro da Basílica de São Pedro. É um trabalho deslumbrante, e me lembro do quanto fiquei impressionada com o altar papal e suas formas escancaradamente barrocas. As colunas de bronze – retirado do Pantheon – têm 20 metros de altura, e são decoradas com galhos de oliveira e louro. A base das colunas possuem brasões representando abelhas heráldicas, símbolo da família Barberini, à qual pertencia o papa Urbano VIII. Outra base exibe as chaves do Reino dos Céus, junto à coroa papal. No topo do Baldaquino, há anjos e querubins segurando a coroa papal, e uma cruz sobre um globo terrestre dourado. Foram necessários 9 anos para completar a obra.

Pietà

Ainda na Basílica de São Pedro, a Pietà é outra das esculturas imperdíveis de Roma. Encomendada pelo cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas a Michelangelo em 1498, para seu túmulo na então basílica de São Pedro, foi levada à Basílica no século 18. Além do incrível trabalho em mármore carrara dos volumes e detalhes, é a única obra assinada por Michelangelo, numa faixa que cruza o tronco da Santa Maria. A desproporcionalidade de tamanho de Maria e Jesus parece ter sido proposital, assim como o semblante calmo ou resignado, em oposição a tantas obras que retrataram uma aflita Maria diante da morte do filho.

Se você conhece Roma melhor que eu, é provável que se lembre de outras esculturas, mas como Roma é infinita e eterna, sempre temos algo para descobrir – e uma desculpa para voltar, nem que seja para aproveitar algumas horas antes ou depois do voo de retorno ao Brasil.

Mais Arte em viagens

Estes são os blogs do grupo 8on8 que neste 8 de janeiro também publicaram sobre Arte, confira:

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Oi Márcia,
    que seleção linda de lugares culturais em Roma. Adorei saber onde ver as principais esculturas em Roma. Poxa, fui há décadas e morro de vontade de voltar.
    Fiquei com muita vontade de conhecer a Ponte Sant Angelo, não lembro de ter visitado.

    Lindo demais esse post!!
    Beijo

  2. Márcia, realmente seu post é pra ser salvo e lido durante uma viagem a Roma.
    Quantos detalhes importantes dessas obras que temos a sorte de conhecer numa viagem à cidade eterna. Adorei sua seleção de esculturas para ver em Roma. Não vejo a hora de voltar para conhecer a Galleria Borghese, pois não tive a oportunidade de visitar ainda.
    Bjs

  3. Que bela seleção de esculturas de Roma, Márcia, um verdadeiro convite para visitar ou revisitar a Cidade Eterna, que tando adoro. Tenho muitas lembranças boas de Roma e pude ver de perto tanta beleza, principalmente nas obras de Bernini, que é o artista que mais admiro.
    Adorei rever estas obras pelo seu olhar, adoraria vê-las novamente ao vivo e a cores, porque Roma sempre merece um retorno de tão especial que é!
    Grande beijo e obrigada pelas lindas imagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.